21/12/2011
Dalânea Cristina Flor
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Aprender que o papelão pode ser um recurso importante para oportunizar o brincar criativo;
- Possibilitar experimentos artísticos utilizando papelão;
- Compartilhar o espaço e as brincadeiras com outras crianças e adultos, ampliando o seu universo cultural e vivencial;
- Aprender a esperar a vez de participar, respeitar e ser respeitado, possibilitar trocas de conhecimentos; e
- Instigar a curiosidade, a memória, a percepção, a fantasia e socialização.
Brincadeira, linguagem, imitação e imaginação.
1º momento - Apresentando a história
Para este primeiro momento, o professor conta a história “O trenzinho do Nicolau”, de Ruth Rocha; Editora Salamandra,2009. Quando for apresentar a história é interessante que o professor, organize o grupo de crianças em roda, sentadas num tapete, num espaço aconchegante e tranquilo. Após contar a história, o professor deve chamar a atenção para os pontos principais da história e para as figuras do livro, instigando para que as crianças falem sobre suas impressões. O professor pode realizar algumas perguntas, como, qual era o meio de transporte usado por Nicolau para percorrer a cidade? Quais os meios de transportes temos em nossa cidade? Temos trem em nossa cidade? Como cada criança chegou à escola? Vieram caminhando, de ônibus, de carro, de bicicleta?
Fonte: http://salamandra.com.br/book.php?id_titulo=10021598, acesso em 17/12/2011.
2º momento – Vamos fazer um volante para brincar de dirigir?
Professor, propõe às crianças a construção de um brinquedo. Mostre para as crianças pedaços de papelão cortados em forma de tiras, e junte as extremidades do papelão, com fita adesiva, formando um círculo. Mostre o círculo para as crianças e pergunte: o que o objeto parece? Que brincadeira é possível fazer utilizando este objeto?
Após estas perguntas, o professor compara o círculo a um volante e convida as crianças para construírem em conjunto com ele mais alguns volantes.
Etapas da construção do volante feito de papelão.
Fonte: arquivo pessoal da autora.
NDI -UFSC 2011
3º momento - A construção do Volante.
Solicite ajuda das crianças para rasgar jornal em tiras, enrolar e sobrepor o jornal sobre a estrutura de papelão, dando volume e forma arredondada. Fixe o jornal com fita adesiva.
Na etapa a seguir use a técnica da papietagem para deixar mais forte o objeto. Solicite ajuda das crianças para forrar o objeto, utilizando o jornal rasgado com grude ou cola (a receita do grude pode ser encontrada na aula “Vamos fazer uma caixa registradora e moedas para brincar de supermercado”, postada anteriormente no Portal do Professor, o link desta aula encontra-se no item recursos complementares.
Distribua o papel rasgado anteriormente e solicite que as crianças passem grude ou cola no papel, sobrepondo as camadas. Depois, coloque para secar.
Enrolando jornal sobre a estrutura de papelão.Fonte: arquivo pessoal da autora.
NDI-UFSC 2011
4º momento - Vamos brincar de caminhão?
Com o volante pronto, o professor poderá propor pintá-lo com tinta guache ou cola colorida. Nós optamos por deixar o volante com o jornal aparente.
Professor, selecione várias caixas de papelão e organize uma brincadeira com o volante construído. Lembre-se de escolher caixas que sejam firmes e resistentes. Em nosso caso, utilizamos as caixas de papelão que servem para transportar as frutas para o lanche das crianças.
É interessante o professor brincar junto com as crianças e interagir criativamente, trazendo elementos novos e enriquecedores às brincadeiras.
Em nosso caso, a brincadeira foi planejada e proposta junto ao grupo de crianças de dois anos de idade, da professora Josiana Piccole, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – UFSC. Chamamos de “brincadeira de caminhão”. A professora Josiana brincou com as crianças instigando-as a imaginarem diferentes situações. Primeiro, brincou que as crianças eram as frutas que estavam dentro do caminhão, perguntando-lhes que tipo de fruta elas eram. Depois, as crianças assumiram papel de motoristas e a professora perguntou-lhes qual fruta o caminhão delas estava levando. E as crianças respondiam: “o meu caminhão está levando mamão”; “o meu está levando melancia”. Também estavam lá o caminhão de maçã, o do bolo, entre outros. As crianças entravam e saiam do caminhão, numa divertida brincadeira.
Professor, você pode usar sua criatividade e transformar os caminhões em diferentes propostas.
Crianças de 2 anos brincando de caminhão.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora
5º momento – Transformando o caminhão em trem.
Professor, relembrando a história “O trenzinho do Nicolau”, convide as crianças a brincarem de trem do Nicolau. Solicite ajuda delas para colocar as caixas enfileiradas e as instigue imitando o maquinista, apitando, fazendo o barulho do trem. Para animar ainda mais a brincadeira, cante a canção “Eu vou andar de trem”, presente no site postado no item recursos complementares.
Crianças de 2 anos brincando de trem.NDI-UFSC,2011.Fonte: arquivo pessoal da autora.
ROCHA, Ruth O trenzinho do Nicolau/Ruth Rocha; ilustrações de Luiz Maia.-São Paulo: Salamantra,2009.
MACHADO, M.M. O brinquedo-sucata e a criança. São Paulo: edições Loyola, 1994.
Para avaliar as crianças o professor deve observar se elas participaram da construção dos volantes e das brincadeiras propostas; se interagiram umas com as outras e com a professora, ou predominou a brincadeira individual? Os recursos utilizados possibilitaram a imitação de diferentes papéis e enriqueceram as brincadeiras?
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/06/2015
Cinco estrelasFantástico. Será nosso projeto da semana.
16/06/2013
Quatro estrelasNossa, muito boa pena que o dia do motorista já foi comemorado, mas mesmo asim vou fazer com as crianças na aula de artes. Deus abençõe vcs. Gosto muito de trabalhar com rplo de papel, jornais, são materiais batratos e fáceis de fazer, pq sempre tive dificudades em confeccionar, essa lembrancinhas, mas estou começana gostar. nota 1000. Parabéns. bjos. Sou do Brasil, cidade Recife, Boa Viagem.
01/11/2012
Cinco estrelasAdorei o plano de aula,super criativo e dinâmico,as crianças vão gostar muito!!Parabéns!
10/02/2012
Cinco estrelasExcelente criatividade
16/01/2012
Cinco estrelasFácil de confeccionar e proporciona às crianças interação com as pessoas e o meio. Também é possivel incluir outros assuntos com elas.