Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Da carta ao e-mail

 

15/12/2011

Autor y Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Reconhecer os elementos que compõem o gênero carta e utilizá-los de maneira eficiente;

·         Reconhecer os elementos que compõem o gênero e-mail e utilizá-los de maneira eficiente;

·         Comparar os gêneros carta e e-mail, utilizando-os de maneira adequada e reconhecendo seus usos sociais.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções de gêneros textuais.
Estratégias e recursos da aula

 

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show

·         Caixas de som

Aula 1:

 

A carta é um dos mais antigos meios de comunicação existentes na sociedade. Ela cumpre o seu propósito quando chega às mãos de seu leitor e transmite a mensagem desejada pelo remetente. Ainda que seja um gênero tão conhecido, é necessário destacar que a escrita de uma carta pode ser orientada por diversos fatores. Veremos alguns deles nesta sequência didática.

 

Na aula 1, falaremos um pouco sobre os diferentes tipos de carta. Para isso, leve seus alunos ao laboratório de informática e peça      que acessem os endereços eletrônicos a seguir e descrevam os diferentes tipos de carta existentes neles:

 

 

Depois de verificar o cumprimento dessa tarefa, divida a turma em equipes de 4 alunos. Construa situações de comunicação, como as descritas a seguir, copie-as em cartões de papel e entregue para as equipes.

 

a)      EX-PATRÃO RECOMENDA FUNCIONÁRIO PARA TRABALHAR EM OUTRA EMPRESA.

b)     TIA PARABENIZA SOBRINHA PELA CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE CONTABILIDADE.

c)      JOVEM RECÉM-FORMADO PEDE EMPREGO EM UMA MULTINACIONAL.

d)     AMIGO EXPRESSA SEUS SENTIMENTOS PARA AMIGO QUE PERDEU O AVÔ.

e)      RAPAZ COMPRA UM CELULAR NA INTERNET QUE NÃO FUNCIONA MUITO BEM.

f)       VIZINHO SE CANSA DO BARULHO FEITO POR JOVENS QUE MORAM NO ANDAR DE CIMA DE SEU APARTAMENTO.

g)      MÃE DESEJA CONTAR AS NOVIDADES PARA A FILHA QUE ESTÁ MORANDO FORA DO PAÍS.

 

Entregue a cada equipe um cartão com todas as situações apresentadas. Você pode acrescentar outras que façam parte das vivências de sua comunidade. Explique para os alunos que os cartões recebidos trazem situações de comunicação que podem ser efetivadas na escrita de uma carta. Utilizando a pesquisa feita, eles devem identificar o tipo de carta à qual as situações se relacionam.

 

Professor, ao terminar essa atividade, converse com os alunos para verificar as respostas dadas. Na medida em que eles forem apresentando as associações feitas, oriente-os a pensar em justificativas para essas associações.

 

Aula 2:

 

Nessa aula, trabalharemos como as relações de interlocução podem influenciar e modificar a escrita de uma carta. Para começar, escreva no quadro a seguinte questão e peça que, em equipes, os alunos a discutam:

 

Linguagem formal e informal: quando utilizá-las?

 

Discuta com eles, em seguida, a necessidade de sempre avaliar a situação comunicativa para escolher entre os dois tipos de registro.

 

Retome, então, as situações de comunicação propostas na aula anterior. Os alunos deverão identificar que tipo de registro é o mais adequado para que as cartas sejam escritas.

 

Imagem disponível em: http://www.imagensdahora.com.br/clipart/cliparts_imagens/03Comemoracoes//escrevendo_carta.jpg

 

A seguir estão algumas imagens que podem ser exibidas em data show ou impressas em cartões de papel. Os alunos deverão imaginar que, em algum momento de suas vidas irão escreve uma carta para os destinatários representados nas imagens. Eles devem escrever em seus cadernos o tipo de registro mais adequado para se dirigir a cada interlocutor.

 

AMIGO

http://www.dasgurias.com/wp-content/2010/11/link_amigo.jpg

 

IRMÃO

http://www.zippy.pt/upload/content/201005/acdfbe21-9093-4d74-9f03-55225e929edf_tLtfS3Bx_contentimage.jpg

 

PROFESSORA

http://4.bp.blogspot.com/_r42O6mWV2EE/TLhO_MbHpsI/AAAAAAAAAQY/BJrjNzXy0Nw/s1600/professor2.jpg

 

PRESIDENTE DO BRASIL

 

 

http://blog.planalto.gov.br/wp-content/uploads/2011/01/dilma_oficial2.jpg

 

DONO DE UMA EMPRESA

 

 

http://static.photaki.com/top-empresario-falando-no-celular-e-verificar-as-condicoes-meteorologicas_256941.jpg

 

Professor, aproveite para relembrar alguns pronomes de tratamento. Os alunos podem acessar o site http://www.brasilescola.com/gramatica/pronomes-tratamento.htm e verificar a tabela de pronomes.

 

 

Aula 3:

 

Nesta aula, serão retratados a forma e os conteúdos da carta. O protótipo será o da carta pessoal, já que os outros tipos de carta derivam dela.

 

Comece a aula levantando os conhecimentos prévios dos alunos em relação à forma da carta. Pergunte o que compõe uma carta, o que não pode faltar nela, o que ela não deve conter, que variações pode sofrer. É importante, professor, que os alunos saibam que as cartas precisam ser localizadas espacial e temporalmente, para que o destinatário tenha ciência maior do contexto de comunicação. Além disso, deve haver saudação, o corpo do texto, uma despedida e a assinatura. Peça que eles identifiquem esses elementos na carta a seguir:

 

 

http://www.doceshop.com.br/blog/wp-content/uploads/2009/01/modelo-de-carta-de-demissao2.jpg

 

 

Agora, retome as imagens da aula 2. Os alunos, em grupos, deverão identificar assuntos possíveis para serem tratados com cada um dos destinatários. Em seguida, eles deverão escolher um deles para redigir uma pequena carta.

 

Professor, utilize essa atividade para diagnosticar o aprendizado dos alunos. Caso haja alguma dificuldade recorrente na escrita, trabalhe-a com toda a turma.

 

Aula 4:

 

Um meio de comunicação que vem facilitando e agilizando a comunicação entre as pessoas é o e-mail. Ele possui características semelhantes às da carta, principalmente no que se refere á adequação dos registros, mas apresenta também algumas diferenças.

Proponha aos alunos as seguintes perguntas:

 

  • Para que serve o e-mail?
  • Que utilidades ele possui a mais do que a carta?
  • O que a carta permite e o e-mail não permite?
  • Destaquem semelhanças e diferenças entre os dois gêneros.
  • Qual deles você gosta mais de enviar? E de receber?

 

Agora, os alunos deverão transformar a carta escrita na aula anterior em um e-mail, fazendo as alterações necessárias. Eles devem criar a imagem do suporte, o provedor e o endereço eletrônico do destinatário. Professor, destaque a importância do campo “ASSUNTO” no e-mail, inexistente na carta, além da inexistência de necessidade de colocar a data no e-mail.

 

Aula 5:

 

Proponha uma troca de cartas na turma ou entre turmas diferentes. Os destinatários podem ser sorteados ou escolhidos pelos próprios alunos. Peça que eles levem para a sala papéis de carta e envelopes para realizar a atividade. O mesmo procedimento pode ser adotado com os e-mails. Faça uma lista dos endereços eletrônicos dos alunos e leve-os ao laboratório de informática para escreverem para seus colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, avalie o aluno durante todo o processo. Verifique a qualidade de suas pesquisas e as contribuições que ele dá na equipe e nas discussões. Veja também a qualidade da carta que ele produziu em relação aos critérios estabelecidos na proposta e a sua retextualização para um e-mail. Caso perceba dificuldades em algum dos elementos trabalhados, retome-o com a turma. Atividades de ortografia, coesão e coerência também podem ser incluídas nesta sequência didática.

Opinión de quien visitó

Uma estrela 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 1/1 - 100%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.