Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Produção de vídeos na sala de aula: o jornal falado

 

16/12/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Julgar jornais falados.
  • Criar tabela comparativa de jornais falados.
  • Organizar uma pauta jornalística.
  • Produzir uma edição de jornal falado.
  • Avaliar os colegas.
  • Autoavaliar-se.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gênero jornal.
  • Gêneros orais formais públicos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Trabalho em equipe.
  • Avaliação e autoavaliação.
  • Produção de gênero oral formal público.

 

Recursos:

  • Classmate Uca com acesso à internet, programa de gravação e editoramento e câmera e microfones integrados.

 

ESEBA

Aulas 1 a 6

Atividade 1

 

É importante ressaltar que essa sequência só será proveitosa se os alunos já estiverem suficientemente familiarizados com o gênero textual jornal (pode ser apenas o jornal impresso) e com noções básicas da língua oral formal pública, porque o foco da proposta é a produção de vídeo de um jornal falado. Caso não tenham tido qualquer vivência com os conteúdos, é preferível optar por trabalhar essa proposta após introdução devida aos temas. Importante: toda proposta é elaborada para ser trabalhada em equipes.

O professor inicia a aula pedindo os alunos para acessarem os links em ordem: 

  1. http://www.youtube.com/watch?v=XI7SU1Gpkf4

1

  1. http://www.youtube.com/watch?v=y8S3Ew6Ri-g&feature=related

2

  1. http://www.youtube.com/watch?v=tZD1COx9fuA&feature=related

3

  1. http://www.youtube.com/watch?v=e9Wlg3TOqR4&feature=related

4

  1. http://g1.globo.com/jornal-nacional/  (edição 14 dez. 2011)

5

 

Após a visualização dos vídeos, o professor questionará:

  • Qual o gênero de texto que vocês viram em todos os vídeos?
  • Em quais condições eles foram produzidos?
  • O que há de comum e de diferente?
  • O que vocês evitariam ou fariam diferente?
  • O que vocês copiariam e por quê?
  • O que mais chama a atenção em cada vídeo?
  • Qual nota dariam de 0 a 10 para cada produção?

 

Professor, esse questionário permitirá à sala trocar impressões sobre um jornal falado oficial  e um jornal falado informal produzido para e sob determinadas condições. O objetivo é que os alunos evidenciem semelhanças, diferenças e singularidades das produções vistas. Após a reflexão, os alunos, em grupos de até 4 pessoas, deverão preencher uma tabela comparativa que os orientará em atividade futura.

 

  Link 1 Link 2 Link 3 Link 4 Link 5
Semelhanças          
Diferenças          
Singularidades          
Repetiriam          
Evitariam          
Nota 0-10          

 

 

 

 

 

 

 

 

Professor, ressalte com os alunos o quão importante é ter entonação na voz, boa dicção e postura corporal adequada à situação. Além disso, comente sobre os trajes possíveis bem como a maquiagem e o olhar. Um bom exemplo desses aspectos é o Jornal Nacional ou Jornal Hoje. 

 

 

http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/11054618.jpeg

6

http://2.bp.blogspot.com/-hN0Unydz-J0/Tf59zvC01bI/AAAAAAAALbA/9rzFdMj5Os0/s1600/Jornal-Hoje-globo.jpg

7

Atividade 2

 

Os alunos, após observação dos vídeos, terão a incumbência de prepararem um jornal falado. A primeira tarefa será a de organizar a pauta do jornal com as notícias que serão tratadas. Para tanto, os alunos deverão organizar-se para a pesquisa na internet. 

Professor, caso queiram, os alunos poderão criar suas próprias notícias ou adaptarem notícias publicadas na internet. É válido ainda combinar com os alunos um tempo limite de duração do jornal. A sugestão é de que o jornal não ultrapasse 10 minutos. É possível contar com repórteres que podem ser chamados ao longo da edição e outros detalhes de composição que o grupo requerer.

 

Para dinamizar o trabalho, o professor pedirá aos alunos para acessarem a Wikpédia para conhecerem melhor sobre o que constitui uma pauta, em seguida um artigo que trata especificamente sobre pauta. Na sequência, uma aula em power point com tudo sobre pauta (conceito, finalidade, conteúdo etc) e, por fim, um arquivo de uma pauta original do Jornal RIC Notícias, do Paraná.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_(jornalismo)

http://lucajor.vilabol.uol.com.br/pauta1.htm

http://pt.scribd.com/doc/29319442/Aula-a-pauta-jornalistica

http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/Image/noticias_portal/folha1.jpg

 

Professor, circule entre os grupos a fim de sanar ou minimizar dúvidas dos alunos com relação à pauta.

 

Situada a pauta, é hora de distribuir as funções de cada aluno na equipe, preparar o texto na versão definitiva e organizar o cenário para a filmagem do jornal falado.

 

Atividade 3

 

Os alunos deverão escolher, na escola, um lugar adequado e propício para a filmagem do jornal. Deverão testar os ambientes para verem se a luz é boa, se o áudio sairá bom, dentre outras interferências possíveis. Após a escolha do lugar, os alunos deverão posicionar seus classmates UCA para enquadrarem o melhor ângulo. E vários ensaios gravados devem ser operacionalizados a fim de observar os possíveis problemas.

 

Atividade 4

Feita a testagem inicial, do ambiente, dos textos, do ângulo, chegou o momento de assistir às gravações iniciais para corrigir problemas. 

Professor, nesse momento, organize a sala em círculo de modo que cada grupo apresente suas gravações iniciais aos colegas de modo que possam receber dicas e opiniões acerca do material produzido. Faça desse momento oportunidade para trabalhar a aceitação e produção de críticas impessoais. 

Ainda, peça aos alunos que retomem a tabela comparativa produzida no início da proposta e verifiquem se não estão incorrendo em erro citado por eles próprios.

 

Atividade 5

Chegou o momento de apresentar o jornal falado para a sala. 

Durante a apresentação, os colegas deverão estar em mãos com a tabela da primeira atividade e avaliar o que estão vendo.

Ao final de cada apresentação, abre-se uma rodada de discussão a fim de pontuar pontos positivos e negativos. É importante que o próprio grupo se auto-avalie.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dessa proposta reside justamente na capacidade de os alunos se avaliarem e avaliarem os colegas de forma impessoal e objetiva. Os alunos devem ser capazes de pontuar aspectos positivos e negativos conforme estudo do jornal falado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Gomes Santos, JOSE MENDES DA CRUZ EMEIEF , Ceará - disse:
    Profaednagomes@hotmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Eu achei Excelente,a idéia de trabalhar o jornal em sala de aula.Os alunos não gostam de jornal mas esta é uma ideia iteressante aposto que eles vão gostar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.