16/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1 a 6
Atividade 1
É importante ressaltar que essa sequência só será proveitosa se os alunos já estiverem suficientemente familiarizados com o gênero textual jornal (pode ser apenas o jornal impresso) e com noções básicas da língua oral formal pública, porque o foco da proposta é a produção de vídeo de um jornal falado. Caso não tenham tido qualquer vivência com os conteúdos, é preferível optar por trabalhar essa proposta após introdução devida aos temas. Importante: toda proposta é elaborada para ser trabalhada em equipes.
O professor inicia a aula pedindo os alunos para acessarem os links em ordem:
Após a visualização dos vídeos, o professor questionará:
Professor, esse questionário permitirá à sala trocar impressões sobre um jornal falado oficial e um jornal falado informal produzido para e sob determinadas condições. O objetivo é que os alunos evidenciem semelhanças, diferenças e singularidades das produções vistas. Após a reflexão, os alunos, em grupos de até 4 pessoas, deverão preencher uma tabela comparativa que os orientará em atividade futura.
Link 1 | Link 2 | Link 3 | Link 4 | Link 5 | |
Semelhanças | |||||
Diferenças | |||||
Singularidades | |||||
Repetiriam | |||||
Evitariam | |||||
Nota 0-10 |
Professor, ressalte com os alunos o quão importante é ter entonação na voz, boa dicção e postura corporal adequada à situação. Além disso, comente sobre os trajes possíveis bem como a maquiagem e o olhar. Um bom exemplo desses aspectos é o Jornal Nacional ou Jornal Hoje.
http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/11054618.jpeg
Atividade 2
Os alunos, após observação dos vídeos, terão a incumbência de prepararem um jornal falado. A primeira tarefa será a de organizar a pauta do jornal com as notícias que serão tratadas. Para tanto, os alunos deverão organizar-se para a pesquisa na internet.
Professor, caso queiram, os alunos poderão criar suas próprias notícias ou adaptarem notícias publicadas na internet. É válido ainda combinar com os alunos um tempo limite de duração do jornal. A sugestão é de que o jornal não ultrapasse 10 minutos. É possível contar com repórteres que podem ser chamados ao longo da edição e outros detalhes de composição que o grupo requerer.
Para dinamizar o trabalho, o professor pedirá aos alunos para acessarem a Wikpédia para conhecerem melhor sobre o que constitui uma pauta, em seguida um artigo que trata especificamente sobre pauta. Na sequência, uma aula em power point com tudo sobre pauta (conceito, finalidade, conteúdo etc) e, por fim, um arquivo de uma pauta original do Jornal RIC Notícias, do Paraná.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_(jornalismo)
http://lucajor.vilabol.uol.com.br/pauta1.htm
http://pt.scribd.com/doc/29319442/Aula-a-pauta-jornalistica
http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/Image/noticias_portal/folha1.jpg
Professor, circule entre os grupos a fim de sanar ou minimizar dúvidas dos alunos com relação à pauta.
Situada a pauta, é hora de distribuir as funções de cada aluno na equipe, preparar o texto na versão definitiva e organizar o cenário para a filmagem do jornal falado.
Atividade 3
Os alunos deverão escolher, na escola, um lugar adequado e propício para a filmagem do jornal. Deverão testar os ambientes para verem se a luz é boa, se o áudio sairá bom, dentre outras interferências possíveis. Após a escolha do lugar, os alunos deverão posicionar seus classmates UCA para enquadrarem o melhor ângulo. E vários ensaios gravados devem ser operacionalizados a fim de observar os possíveis problemas.
Atividade 4
Feita a testagem inicial, do ambiente, dos textos, do ângulo, chegou o momento de assistir às gravações iniciais para corrigir problemas.
Professor, nesse momento, organize a sala em círculo de modo que cada grupo apresente suas gravações iniciais aos colegas de modo que possam receber dicas e opiniões acerca do material produzido. Faça desse momento oportunidade para trabalhar a aceitação e produção de críticas impessoais.
Ainda, peça aos alunos que retomem a tabela comparativa produzida no início da proposta e verifiquem se não estão incorrendo em erro citado por eles próprios.
Atividade 5
Chegou o momento de apresentar o jornal falado para a sala.
Durante a apresentação, os colegas deverão estar em mãos com a tabela da primeira atividade e avaliar o que estão vendo.
Ao final de cada apresentação, abre-se uma rodada de discussão a fim de pontuar pontos positivos e negativos. É importante que o próprio grupo se auto-avalie.
Para leitura do professor:
"O jornal na sala de aula: leitura e assunto novo todo dia"
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml
"Criando um jornal falado"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13080
"Jornal falado"
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13538
"Jornal falado: notícias para a sala de aula"
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/jornal-faladonoticias-para-sala-aula.htm
A avaliação dessa proposta reside justamente na capacidade de os alunos se avaliarem e avaliarem os colegas de forma impessoal e objetiva. Os alunos devem ser capazes de pontuar aspectos positivos e negativos conforme estudo do jornal falado.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/04/2012
Cinco estrelasEu achei Excelente,a idéia de trabalhar o jornal em sala de aula.Os alunos não gostam de jornal mas esta é uma ideia iteressante aposto que eles vão gostar.