21/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cultura |
- As origens das Ordens de Cavalaria.
- As Ordens e as Cruzadas.
- A importância militar, social e econômica das Ordens.
- Sua importância religiosa.
- Templários, hospitalários e teutônicos: semelhanças e diferenças.
- As Cruzadas.
- As principais estruturas políticas, sociais, religiosas, militares e econômicas do período medieval.
INTRODUÇÃO
Antes do início da aula, o professor deverá explicar que a iniciativa de se criar ordens militares e religiosas é completamente nova para o mundo medieval e está intrinsecamente ligada às Cruzadas e à defesa dos peregrinos cristãos.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Ao iniciar a aula, o professor deverá dispor seus alunos em semicírculo e questioná-los:
- Vocês já ouviram falar nas ordens militares?
- O que vocês sabem a respeito delas?
- Conhecem a história dos templários, hospitalários e dos cavaleiros teutônicos?
Este pequeno debate deverá ser intercalado com a seguinte sequência de imagens, que dará uma melhor noção do tema da aula aos alunos:
- Imagem 1: Cavaleiro Teutônico. Disponível em:
- Imagem 2: Hospitalário. Disponível em:
http://s2.subirimagenes.com/otros/3725215hospitalario.jpg
- Imagem 3: Templário. Disponível em:
http://3.bp.blogspot.com/_sbf9dlna9lg/TQZ6ThTw8kI/AAAAAAAAESs/m0OzgdGvkco/s1600/freemasons-3.jpg
- Imagem 4: Outras Ordens Militares. Disponível em:
http://img.terra.com.br/i/2005/12/13/286416-9552-cp.jpg
Aula 2
Dando prosseguimento ao debate da aula anterior, o professor deverá distribuir entre os estudantes o seguinte texto, disponível em:
http://www.infopedia.pt/$ordens-religiosas-militares.
Uma vez feita a leitura do texto, o professor deverá dar sequência à discussão, desta vez incitando os alunos com as seguintes perguntas:
- O que caracterizavam as ordens militares?
- Qual a sua raison d’être?
- Qual a importância delas para o mundo medieval?
Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que redijam um texto, de aproximadamente 15 a 20 linhas, contendo os principais aspectos debatidos nas duas aulas. Os textos deverão ser entregues ao término da segunda aula.
Aula 3
Para a terceira aula, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática, onde os dividirá em quatro grupos. Cada grupo será responsável por uma pesquisa de levantamento de dados e imagens da seguinte forma:
- Grupo 1: “Ordem dos Templários”
Links:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2005/12/13/000.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios
- Grupo 2: “Ordem dos Hospitalários”
Links:
http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Malta.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Soberana_e_Militar_de_Malta
- Grupo 3: “Ordem dos Teutônicos”
Links:
http://rpg_ficcao.sites.uol.com.br/Outro/Ordem_Teutonica.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_Teut%C3%B3nica
http://robertodearaujocorreia.blogspot.com/2010/08/ordem-teutonica-ordem-dos-cavaleiros.html
- Grupo 4: “Ordens de Avis, Calatrava e outras”
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Avis
http://www.infopedia.pt/$ordem-de-calatrava
Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes aspectos:
- Data, local e motivo que levou à fundação da Ordem;
- Contexto em que se deu sua fundação e sua história;
- História da Ordem.
Aula 4
Atividade
Na quarta aula, os alunos apresentarão um trabalho em grupo, tomando como base a pesquisa feita na aula anterior. As apresentações deverão durar em torno de 10 minutos, na qual deverão apresentar imagens, e poderão ser feitas de acordo com a criatividade dos grupos. Sugerimos a ordem de apresentação de acordo com a ordem numérica dos grupos, ou seja: o Grupo 1 será o primeiro a se apresentar, seguido do Grupo 2 que, por sua vez, será sucedido pelo Grupo 3, etc.
CONCLUSÃO
Uma vez terminadas as aulas, os alunos entenderão o importante papel realizado pelas ordens militares religiosas da Idade Média. Compreenderão que elas foram uma inovação, tanto militar, quanto religiosa, sobressaindo, inclusive, nas esferas políticas e econômicas do medievo.
Sites:
- http://www.dedechi.hd1.com.br/heraldXIII.html
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Calatrava
Documentário:
- O Julgamento dos Cavaleiros Templários (2008). Direção: National Geographic Channel.
Filme:
- O Sangue dos Templários (2004). Direção: Florian Baxmeyer.
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nos debates da primeira e da segunda aulas. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Já a pesquisa e as apresentações em grupo deverão ser avaliadas de acordo com a participação e interação de cada aluno.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!