Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ética e Cidadania: a caricatura nacional (UCA)

 

19/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar, interpretar e produzir comentários sobre textos caricatos, entre eles, os cartuns, as charges e as tirinhas;

o       Produzir trabalhos de apresentação oral sobre esses textos, utilizando o Power Point (ou equivalente);

o       Entender melhor o compromisso da sociedade com a ética e a cidadania.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desde os primórdios da humanidade, o ser humano sempre se organizou em sociedades com interesses comuns. Seja em uma cidade, seja em um distinto grupo social, seja em uma classe representativa, o homem está sempre envolvido com outras pessoas, de forma que é necessário estabelecer algumas regras para uma boa convivência. As regras sociais, com as quais os alunos já lidam em seu cotidiano, surgem com o intuito de permitir a toda a população daquele grupo, uma boa convivência entre si, respeitando os direitos e cumprindo os deveres estabelecidos. Entre essas regras para a boa convivência, os alunos certamente serão capazes de destacar os bons hábitos, tais como o respeito à diversidade, a educação, o pagamento dos impostos, o respeito à vida, a dignidade, etc. Esses valores são externos ao humano, então precisam ser incutidos pela cultura, através de um longo processo educacional. Mas também existem os valores humanos que são intrínsecos ao indivíduo, como, por exemplo, o desejo de querer sempre mais, o amor, o ódio, liberdade, entre tantos outros com os quais os alunos já estão acostumados a lidar. Como então juntar esses dois tipos de valores, o externo e o interno, em prol da humanidade? Essa é a grande questão do Estado, sendo responsável pela boa integração dos indivíduos na sociedade. Ter consciência desse processo faz parte da formação de um indivíduo enquanto um cidadão que reconhece os seus direitos e pratica os seus deveres em prol da cidadania, para formação de uma sociedade mais igualitária, mais justa e, sobretudo, mais humana.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 01

 

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre questões relacionadas à relação ser humano, sociedade e cidadania. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas as pessoas têm enfrentado ao se deparar na sociedade, com o diferente, o outro, a diversidade, a desigualdade social, a corrupção, etc. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar as seguintes imagens:

1

Disponível em: http://eticaecidadania-sm.blogspot.com/.

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

 

2

 Disponível em: http://novacharges.files.wordpress.com/2009/11/cota.jpg

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

3

Disponível em: http://prof-marcosalexandre.blogspot.com/2010/06/charge-desigualdade-social.html

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

4

Disponível em: http://prof-marcosalexandre.blogspot.com/2010/06/charge-desigualdade-social.html

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

5

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3sociologia/01cha_538.jpg

 Acesso em: 11 Dez. 2011

6

Disponível em: http://politicanoticias.blogspot.com/2011/08/na-carta-maior-negros-servem-e-pra.html

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

 

 

 

7

Disponível em: http://desniveissociais.blogspot.com/2010/04/charge-da-semana_30.html

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

 

8

 

Disponível em: http://tvecologica.wordpress.com/2010/04/05/mundo-desigual/

 Acesso em: 11 Dez. 2011

9

Disponível em: http://chargesprotestantes.blogspot.com/2007/12/racismo-e-desigualdade-social.html

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

10

Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/3sociologia/01cha_533.jpg

 Acesso em: 11 Dez. 2011

 

Após a apresentação das imagens, o professor fará uma análise, considerando algumas perguntas para interpretação dos alunos. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  1. Qual a temática principal de cada cartum? Que elementos os cartuns apresentam para comprovar essa temática?

  2. Os cartuns têm como objetivo principal a crítica a um determinado comportamento social, considerado antiético. Qual a principal crítica presente em cada um dos cartuns?

  3. Qual a importância da utilização da linguagem mista (verbal e não verbal) em cada um dos cartuns?

  4. Os cartuns abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamento é esse?

  5. Quais seriam as possíveis consequências (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?

 

Observação:Essas perguntas devem ser feitas oralmente, em forma de debate, para que os alunos aprofundem suas reflexões a respeito da relação existente entre o humano, sociedade e cidadania..

 

Atividade 02

Após analisar os cartuns, os alunos podem buscar outros semelhantes em seu teor crítico, para serem analisados em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas ao humano, à sociedade e à cidadania, no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo, o Google: www.google.com.

Eles podem digitar expressões como “Ética e Cidadania”, “Ser humano e sociedade”, “desigualdade social”, etc., acrescido de palavras chave como “cartuns, charges, tirinhas”, para encontrar textos a serem analisados. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

Esses textos, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compilados e postados no blog da turma, junto aos cartuns analisados na Atividade 01, que também deverão ser disponibilizados no blog. Esses cartuns recolhidos serão utilizados pelos alunos na próxima atividade.

 

Observação:

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

passo

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

blog

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Atividade 03

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de no máximo 04 componentes, para que os alunos escolham 03 textos, entre cartuns, charges e tirinhas dos que já foram pesquisados, que mais lhes chamaram a atenção. Eles devem fazer uma apresentação de slide para a turma, analisando-as oralmente perante a turma.

Nessa análise os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas já abordadas na Atividade 01:

1.      Por que escolheram essas imagens?

2.      Qual a temática principal de cada cartum? Que elementos os cartuns apresentam para comprovar essa temática?

3.      Os cartuns têm como objetivo principal a crítica a um determinado comportamento social, considerado antiético. Qual a principal crítica presente em cada um dos cartuns?

4.      Qual a importância da utilização da linguagem mista (verbal e não verbal) em cada um dos cartuns?

5.      Os cartuns abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamento é esse?

6.     Quais seriam as possíveis consequências (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?

Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na criação dos slides, eles deverão fazer:

·        Uma capa, contendo o título do trabalho;

·        O corpo do trabalho, composto pelas três imagens;

·        Um último slide, contendo a relação dos integrantes do grupo.

 

Após as apresentações, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nesta etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

Recursos Complementares

Livros:

·         ALCÂNTARA, Ivan. O Futuro Cidadão – Ética e Cidadania – Todo Mundo é Igual. São Paulo: Editora Escala, 2004.

·         GALLO, Sílvio. (Org.) Ética e Cidadania – Caminhos da Filosofia. Campinas: Papirus Editora, 1997.

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade.  Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015509.pdf

·         BRASIL, MEC. Ética e Cidadania: Construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria Especial de Direitos Humanos, 2003. Disponível em: http://www.oei.es/quipu/brasil/ec_intro.pdf

 

Sites:

·         http://www.mundodosfilosofos.com.br/rosana6.htm

·         http://desniveissociais.blogspot.com/2010/04/charge-da-semana_30.html

·         http://www.ligasolidaria.org.br/default.asp

·         http://www.webartigos.com/artigos/etica-e-cidadania-na-sociedade-brasileira/17721/

 

Filmes:

·         Ilha das Flores

·         Cronicamente Inviável

·         Carandiru

·         Cidade de Deus

·         Tropa de Elite (1 e 2)

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lúcia Helena, Escola Estadual Felipe dos Santos , Minas Gerais - disse:
    lucy_gava@hotmail.com

    22/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a sua aula o conteúdo é muito rico , diversificado e atual.


  • Tarcísio da Silva, E.E E.M ENGENHEIRO PAROBÉ , Rio Grande do Sul - disse:
    silvaciso@yahoo.com.br

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula muito boa, pois desperta a consciência crítica, além de oportunizar a construção colaborativa de saberes.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.