Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais possibilidades de desenhar e modelar utilizando grude?

 

21/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRICILLA CRISTINE TRIERWEILLER
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Experimentar maneiras diferentes para desenhar e modelar;

- Aprender, reconhecer e criar outros significados pelos sentidos do olfato e do paladar;

- Desenvolver a imaginação e a criação, expressando-se pela linguagem do desenho.

Duração das atividades
A aula está divida em quatro momentos. O primeiro é reservado para preparação do grude; e o segundo, terceiro e quarto momentos podem ser realizados em um ou dois dias, porém respeitando a sequência apontada abaixo. O tempo previsto é de 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta proposta, o professor deverá já ter proporcionado momentos em que as crianças desenham experimentando diferentes tipos de materiais, como lápis de cor, giz de cera, giz de quadro; com diferentes tipos de papéis, como ofício com e sem pauta, camurça, crepom, cartolina, kraft, laminado, entre outros, oferecidos, por sua vez, em tamanhos A3, A4 ou em retalhos; e utilizado variadas superfícies para tanto, como mesas, parede ou chão. É importante também que os alunos tenham vivenciado momentos de modelar, criar e imaginar com massinha ou argila..

Estratégias e recursos da aula

 

1ª momento:

O professor inicia a preparação do grude com o grupo de crianças. Sentados ao redor de uma mesa, colocará os materiais e ingredientes: farinha de trigo, água, uma panela e uma colher grande. A seguir, ele coloca a farinha e a água na panela e mexe até a mistura ficar homogênea, sempre contando com o auxílio das crianças.

Tendo em vista que algumas crianças gostam de pegar a farinha, o professor pode colocar uma pequena quantidade na mão de cada uma para experimentarem a textura. É interessante falar sobre a utilização da farinha de trigo na preparação de alimentos como: bolo, pão, pizza, biscoito, entre outros.      Antes de levar a mistura ao fogo, o docente deve explicar às crianças a etapa do cozimento, esclarecendo os cuidados com o fogo, motivo pelo qual somente os adultos poderão dar continuidade e finalizar a preparação.
 

2ª momento:

Com o grude pronto e ligeiramente morno, podemos iniciar a experimentação. O professor então organiza o grupo em uma mesa grande, de forma que todos estejam bem acomodados, e coloca uma toalha, preferencialmente plástica, para facilitar, tanto a proposta, quanto a limpeza. Uma alternativa é reutilizar toalhas de festa de aniversário infantil, usando seu lado avesso.
Mesmo com o grude em temperatura morna, a panela pode estar um pouco quente, portanto, mantenha a panela fora do alcance das crianças ou transfira o grude para outro recipiente, como uma tigela plástica. 

Feito isso, o professor entrega às crianças, individualmente, um pouco de grude num pote transparente (pode-se reutilizar potes de iogurte, de doce ou de requeijão) com um palito de churrasco para elas mexerem. É interessante motivá-las a colocar um pouco nas mãos para sentirem a textura e a temperatura do grude, propondo que retirem, aos poucos, coloquem-no na mesa, desenhem e o modelem.  É comum algumas crianças sentirem o grude nos braços, pés, pernas e até no rosto.

3ª momento:

As crianças misturam o grude com pó de gelatina para sentirem outros aromas e colorirem o grude. O professor repõe grude nos potes e comunica que colocará um pouco de “pó mágico” para que as crianças os misturem (utilizando os palitos) e, em seguida, observem o que acontecerá. 

 Gelatina 2 Gelatina 1

Fotos acervo NDI – UFSC, 2010.

O professor pode utilizar aproximadamente quatro sabores, porém, no primeiro momento, ele deve entregar somente um para cada criança. Depois de elas descobrirem as cores que irão surgir e sentirem os respectivos aromas, para ampliar a experiência, elas podem misturar estas cores e os diferentes perfumes. É interessante registrar a reação e a fala das crianças por meio de fotos e anotações.

Dica: O professor pode criar uma história sobre o “pó mágico” ou indicar que um personagem, de uma história de que as crianças gostem, enviou-lhes.

4ª Momento:

Desenhar com grude colorido utilizando pincéis. Cada criança coloca sua mistura colorida sobre a mesa, e o professor entrega pincéis para as crianças desenharem com o grude colorido sobre a toalha.
 

desenho 2 desenhoooo

Foto acervo NDI – UFSC, 2010.


Depois de desenharem, o professor deve oferecer papel ofício A4, branco ou colorido em tons suaves, para assentarem sobre seus desenhos e os carimbarem. Depois de puxar a folha, as crianças devem observar o desenho carimbado e colocar, com o auxílio do professor, para secar.
Dica: É importante que os pincéis tenham as cerdas volumosas, como se fossem pequenas brochas.
 

Recursos Complementares

Sugerimos que o professor consulte a aula do Portal do Professor sobre desenho infantil da mesma autora - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38037 

DAY, Gisele. A produção de desenhos na proposta pedagógica para a Educação infantil: Que lugar ocupam as crianças? Dissertação de Mestrado: Centro de Educação/Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.  

CUNHA, Susana Rangel Vieira. As imagens na Educação Infantil: Uma abordagem a partir da Cultura Visual. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/10896  

VIANNA. Maria Letícia Rauen. Desenhos estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com este mal? Disponível em: http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos_texto.php?id_m=38

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.  

Avaliação

A avaliação será processual, observando os registros fotográficos e as anotações de cada momento. Levará em conta a participação das crianças e seu interesse pelo proposto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.