21/12/2011
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
- Perceber as obras de arte como uma forma de conhecer e observar o mundo;
- Trabalhar o seu olhar sensível, admirando não só o que lhe é familiar, mas o que sai das formas comuns;
- Desenvolver a criação e a imaginação por meio do desenho e da pintura.
A proposta prevê que os professores habitualmente levem o grupo a museus ou galerias de arte e que, na escola, as crianças tenham acesso a livros, catálogos ou imagens de obras de arte. A sugestão é indicada para crianças de 04 a 06 anos.
1ª momento:
Colocar, à disposição das crianças, imagens de obras de Paul Klee. Chamar a atenção para cada imagem observando-a e pensando sobre o que ela significa, sempre privilegiando o olhar e a fala das crianças. Sobre algumas obras, perguntar: Se tivéssemos que dar um título a ela, qual seria?
Registrar a fala das crianças por meio de anotações.
Esclarecer que nosso olhar também é importante para obra de arte, portanto podemos pensar em diferentes significados e títulos para ela, sem desrespeitar a autoria do artista. Se for possível, deixar as imagens das obras exposta na sala.
Disponível em: http://www.ricci-arte.biz/pt/Paul-Klee.htm
Disponível em: http://www.ricci-arte.biz/pt/Paul-Klee.htm
Disponível em: http://www.ricci-arte.biz/pt/Paul-Klee.htm
2ª momento:
Ler previamente um texto ou um livro sobre Paul Klee e contar às crianças um pouco sobre a vida do artista e sobre seu estilo e métodos de pintar. Apresentar mais algumas obras.
Sugestão:
Livro: Paul Klee. Autor: Mike Venezia. Coleção Mestre das Artes. Moderna. Disponível em: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/busca/busca.asp?palavra=Paul+Klee+Mike+Venezia&tipo_pesq=&tipo_pesq_new_value=false&tkn=0
O livro sugerido conta que Paul Klee sempre gostou de desenhar. Quando era criança, sempre que ia ao restaurante de seu tio Ernest, observa as configurações dos mármores das mesas e depois passava o que havia imaginado para o papel.
Convidar as crianças para criarem desenhos a partir das configurações que poderão observar no muro, na calçada ou até mesmo nas nuvens. Sugiro que o professor lance as opções para decidir uma junto ao grupo. Entregar, para cada criança, folhas A4 (podem ser reutilizadas, aproveitando seu verso) juntamente com uma prancheta para apoio do papel.
Escolher um local na sala para expor os desenhos para que cada criança apresente o seu.
3ª momento:
Assim como Paul Klee, também podemos utilizar outras texturas para desenharmos e pintarmos.
Tingir gaze com café e deixar secar por um dia. Depois de seca, cobrir a cartolina, deixando uma pequena margem. As crianças participam de todas as etapas, tanto no tingimento, quanto na cobertura do papel. O momento deve ser registrado com fotografias e anotações das falas.
Cada criança retomará seu desenho (feito no momento anterior) e, utilizando tinta guache e pincel fino (também podem optar por cola colorida, ou as duas tintas juntas), transporá seu desenho para a folha de cartolina A3.
Sugerimos que o professor consulte a aula do Portal do Professor sobre desenho infantil da mesma autora - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38037
Imagens de Paul Klee - disponível em: http://www.google.com.br/search?q=Paul+Klee&hl=pt-BR&prmd=imvnso&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=u4XqTvcUxoSDB9_PkOQI&ved=0CDIQsAQ&biw=1024&bih=335
Paul Klee - Biografia disponível em: http://www.pintoresfamosos.com.br/?pg=klee
Paul Klee - video disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-01s6AAq8k4
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e Criação na infância. Trad. Zoia Prestes. São Paulo: Editora Ática, 2009.
A Avaliação será processual e terá como fundamento os objetivos propostos e os registros escritos e fotográficos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!