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A poesia trovadoresca, a música regional e a literatura de cordel

 

05/02/2012

Autor e Coautor(es)
GILEUZA RITA SANTOS DA SILVA
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ITABUNA - BA EE - COLEGIO ESTADUAL FELIX MENDONCA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características.

reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional.

relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à  música contemporânea.

identificar na literatura de cordel, elementos e temas trovadorescos .

produzir textos poéticos com características trovadorescas.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento histórico e  literário sobre a primeira época medieval, o Trovadorismo.

Habilidade em leitura, análise e  produção de textos poéticos.

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA

Conduzir os alunos ao laboratório de informática e solicitar que se organizem em duplas por computador escolham um dos sites a seguir e acessem:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo ,

http://www.brasilescola.com/literatura/trovadorismo.htm,

http://educacao.uol.com.br/portugues/trovadorismo-poesia.jhtm

http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm,

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_portuguesa/estilos_literarios/1_trovadorismo

em seguida, deverão  fazer anotações nos cadernos seguindo o roteiro: 

- as origens do Trovadorismo;

- a classificação das composições poéticas e suas respectivas características;

- os principais compositores, também chamados de trovadores.

De volta a sala de aula, dividir a turma em grupos formados por 4 (quatro) componentes cada um e pedir que socializem a pesquisa, utilizando um painel tabela, confeccionado em papel metro pelo professor e pré fixado na parede, o qual deverá ser preenchido por cada representante de grupo, eleito pelos próprios integrantes, com as informações coletadas, seguindo o esquema:

Trovadorismo - origem:

Características das cantigas trovadorescas:

Cantiga de amigo:

Cantiga de amor:

Cantiga de escárnio:

Cantiga de maldizer;

Principais autores (trovadores)

A turma deverá concluir a aula identificando as semelhanças e diferenças entre as cantigas pesquisadas.

2 ª e 3ª AULAS:

Apresentar,através do projetor,os seguintes textos e imagem e solicitar que a turma identifique, oralmente, as características trovadorescas pesquisadas na aula anterior:

Exemplo de cantiga Joan Garcia de Guilhade

"Ai dona fea! Foste-vos queixar Que vos nunca louv'en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei toda via; E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia! Ai dona fea! Se Deus mi pardon! E pois havedes tan gran coraçon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero já loar toda via; E vedes qual será a loaçon: Dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora já en bom cantar farei En que vos loarei toda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia!"    

Exemplo (de D. Dinis)

"Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo! ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi há jurado! ai Deus, e u é?" (...)

 Chamar a atenção para a língua usada nas composições ( Galego português).

Apresentar aos alunos, através do Datashow, as seguintes figuras:

 

cantiga de amigo

http://fremosinha.wordpress.com/2008/05/20/tematica-das-cantigas-de-amigo/

 

cantiga de amor

http://www.google.com.br/imgres?q=trovadorismo+cantiga+de+amor&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=K6R&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=981&bih=514&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=B-S69C787nZ8mM:&imgrefurl=http://mariamarcelino.tripod.com/poesia%2520trovadoresca.htm&docid=glNmVcT_WE55tM&imgurl=http://mariamarcelino.tripod.com/damas.JPG&w=337&h=480&ei=WVYsT9qgAseDtgev07kB&zoom=1&iact=hc&vpx=101&vpy=4&dur=6529&hovh=268&hovw=188&tx=84&ty=136&sig=108543439943837014323&page=1&tbnh=153&tbnw=109&start=0&ndsp=10&ved=1t:429,r:5,s:0

escárnio e maldizer

http://www.google.com.br/imgres?q=trovadorismo+cantiga+de+amor&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=K6R&sa=X&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=981&bih=514&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=sLjm7BRs9GS3XM:&imgrefurl=http://tabernadoguerreiro.blogspot.com/2011/10/musica-na-idade-media-trovadorismo.html&docid=zra9N8TKj1k5EM&imgurl=http://3.bp.blogspot.com/-Vqi5Rg30OTw/TqRDc-H24WI/AAAAAAAAA-4/GZoODbiOFjg/s1600/trovadores.jpg&w=450&h=600&ei=WVYsT9qgAseDtgev07kB&zoom=1&iact=hc&vpx=353&vpy=129&dur=127&hovh=259&hovw=194&tx=107&ty=194&sig=108543439943837014323&page=2&tbnh=160&tbnw=114&start=10&ndsp=16&ved=1t:429,r:12,s:10

Pedir que os alunos levantem hipóteses acerca da época representada nas imagens, identificando os indivíduos representados e os diferentes ambientes, estabelecendo relação com as cantigas trovadorescas .

Espera-se que os alunos associem as imagens ao período histórico da Idade Média, por causa das vestes, identificando os trovadores, através dos instrumentos musicais assim como os diferentes ambientes : Campo relacionando às cantigas de amigo e Corte, relacionando às cantigas de amor.

Antes de apresentar alguns textos de nossa música popular, que trazem as características das cantigas trovadorescas, mostrar aos alunos a imagem do "Violeiro" (1899), do pintor Almeida Júnior, pedindo-os  que analisem a imagem:

O que faz o homem ao centro?

Para quem ele dirige sua cantiga?

Em que ambiente ele se encontra (urbano ou rural)?

 

Retirado de: http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm

 

Após a participação dos alunos, explicar qual a relação entre o meio rural, o caipira (violeiro), seu violão e sua amada, ressaltando que o violeiro é um cantador solitário como eram os trovadores e menestréis e é com sua cantiga que se comunica com a amada (senhora). Abordar também as pelejas(desafios) entre trovadores do sertão nordestino, os quais também assemelham-se aos poetas trovadores,que tematizam a simplicidade do ambiente campestre e a cultura popular. A literatura popular, ou literatura de cordel foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e tornou-se uma forma de expressão típica do interior do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Aproveitando o  contexto, falar que na nossa música popular também ocorrem algumas manifestações desses cantadores, os quais se assemelham aos trovadores. Alguns deles , se inspiram na  temática medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da língua, com termos de pouco uso contemporâneo, sobretudo nos ambientes urbanos e que um dos maiores exemplos dessa tradição, na atualidade, é Elomar Figueira de Melo. Muita gente desconhece, mas Elomar, baiano, de Vitória da Conquista, é reconhecido internacionalmente pela sua forma simples de cantar a vida. Exibir o vídeo com 4 min e 30 segundos de duração, através da TV pen drive ou datashow  " Concerto Lá na Casa dos Carneiros", o qual aborda a trajetória artística de Elomar.http://www.youtube.com/watch?v=mqx8wB-CBt8  Em seguida apresentar a letra da música "Cantiga de amigo"http://www.letras.com.br/elomar/cantiga-de-amigo ,através do datashow e solicitar que os alunos relacionem individualmente, por escrito, as características das cantigas trovadorescas à letra da música apresentada e logo após, interagirem socializando a atividade, enquanto o professor fará as inferências necessárias.

4ª  AULA

Exibição do vídeo "O pobre e o rico", com 4 min. e 17 seg., de Caju e Castanha http://www.youtube.com/watch?v=ewne2yBzx0U&feature=related e análise, juntamente com a turma, oralmente, a respeito da semelhança entre o conteúdo mostrado no vídeo e as cantigas satíricas do Trovadorismo, em seguida solicitar que a turma se divida em grupos com 4 componentes cada e elaborem um resumo acerca do conteúdo estudado.

Solicitar a produção de um texto poético para cada grupo de 8 alunos, com características trovadorescas,o qual deverá ser musicado e gravado pelo referido grupo, em atividade extra classe e socializado através de exibição do vídeo na 5ª AULA destinada ao estudo. Após apreciação do professor e dos demais colegas, os vídeos poderão ser veiculados na rede.

Recursos Complementares
Avaliação

Observação do desempenho e da participação dos alunos nas atividades propostas.

Apreciação e análise do vídeo produzido pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

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Opiniões

  • Meire Moura, Colégio da Polícia Militar , São Paulo - disse:
    meirebeth@yahoo.com.br

    03/07/2015

    Cinco estrelas

    Maravilhosa!!!!!! Parabéns


  • Solange Maciel, Colégio Estadual Luiz Viana Filho , Bahia - disse:
    prosolange67@hotmail.com

    26/09/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a ideia. Coincidiu com o trabalho que venho desenvolvendo, sobretudo com relação a Elomar, pelo qual tenho verdadeira admiração e já tive o prazer de conversar com ele.


  • zenon moreira, UESC , Bahia - disse:
    non_moreira@hotmail.com

    11/06/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns, excelente aula!


  • Kátia, Ciep 382 - Aspirante Francisco Mega , Rio de Janeiro - disse:
    elias.katialacerda@hotmail.com

    24/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!


  • Margarete Larrosa, I.E.E. Marcílio Dias , Rio Grande do Sul - disse:
    margaretelarrosa@hotmail.com

    07/03/2012

    Cinco estrelas

    Apreciei o conteúdo das aulas e pretendo aplicá-las nas minhas turmas, às vezes temos dificuldades de encontrar atividades criativas.


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