05/02/2012
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
analisar as composições trovadorescas identificando as respectivas características.
reconhecer a importância do artista regional no cenário literário nacional.
relacionar as características das cantigas de amor e de amigo à música contemporânea.
identificar na literatura de cordel, elementos e temas trovadorescos .
produzir textos poéticos com características trovadorescas.
Conhecimento histórico e literário sobre a primeira época medieval, o Trovadorismo.
Habilidade em leitura, análise e produção de textos poéticos.
1ª AULA
Conduzir os alunos ao laboratório de informática e solicitar que se organizem em duplas por computador escolham um dos sites a seguir e acessem:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trovadorismo ,
http://www.brasilescola.com/literatura/trovadorismo.htm,
http://educacao.uol.com.br/portugues/trovadorismo-poesia.jhtm,
http://www.jackbran.pro.br/literatura/trovadorismo_portugues.htm,
em seguida, deverão fazer anotações nos cadernos seguindo o roteiro:
- as origens do Trovadorismo;
- a classificação das composições poéticas e suas respectivas características;
- os principais compositores, também chamados de trovadores.
De volta a sala de aula, dividir a turma em grupos formados por 4 (quatro) componentes cada um e pedir que socializem a pesquisa, utilizando um painel tabela, confeccionado em papel metro pelo professor e pré fixado na parede, o qual deverá ser preenchido por cada representante de grupo, eleito pelos próprios integrantes, com as informações coletadas, seguindo o esquema:
Trovadorismo - origem:
Características das cantigas trovadorescas:
Cantiga de amigo:
Cantiga de amor:
Cantiga de escárnio:
Cantiga de maldizer;
Principais autores (trovadores)
A turma deverá concluir a aula identificando as semelhanças e diferenças entre as cantigas pesquisadas.
2 ª e 3ª AULAS:
Apresentar,através do projetor,os seguintes textos e imagem e solicitar que a turma identifique, oralmente, as características trovadorescas pesquisadas na aula anterior:
Exemplo de cantiga Joan Garcia de Guilhade
"Ai dona fea! Foste-vos queixar Que vos nunca louv'en meu trobar Mais ora quero fazer un cantar En que vos loarei toda via; E vedes como vos quero loar: Dona fea, velha e sandia! Ai dona fea! Se Deus mi pardon! E pois havedes tan gran coraçon Que vos eu loe en esta razon, Vos quero já loar toda via; E vedes qual será a loaçon: Dona fea, velha e sandia! Dona fea, nunca vos eu loei En meu trobar, pero muito trobei; Mais ora já en bom cantar farei En que vos loarei toda via; E direi-vos como vos loarei: Dona fea, velha e sandia!"Exemplo (de D. Dinis)
"Ai flores, ai flores do verde pino, se sabedes novas do meu amigo! ai Deus, e u é? Ai flores, ai flores do verde ramo, se sabedes novas do meu amado! ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amigo, aquel que mentiu do que pôs comigo! ai Deus, e u é? Se sabedes novas do meu amado, aquel que mentiu do que mi há jurado! ai Deus, e u é?" (...)Chamar a atenção para a língua usada nas composições ( Galego português).
Apresentar aos alunos, através do Datashow, as seguintes figuras:
http://fremosinha.wordpress.com/2008/05/20/tematica-das-cantigas-de-amigo/
Pedir que os alunos levantem hipóteses acerca da época representada nas imagens, identificando os indivíduos representados e os diferentes ambientes, estabelecendo relação com as cantigas trovadorescas .
Espera-se que os alunos associem as imagens ao período histórico da Idade Média, por causa das vestes, identificando os trovadores, através dos instrumentos musicais assim como os diferentes ambientes : Campo relacionando às cantigas de amigo e Corte, relacionando às cantigas de amor.
Antes de apresentar alguns textos de nossa música popular, que trazem as características das cantigas trovadorescas, mostrar aos alunos a imagem do "Violeiro" (1899), do pintor Almeida Júnior, pedindo-os que analisem a imagem:
O que faz o homem ao centro?
Para quem ele dirige sua cantiga?
Em que ambiente ele se encontra (urbano ou rural)?
Retirado de: http://www.cecac.org.br/Artes_Almeida_Jr.htm
Após a participação dos alunos, explicar qual a relação entre o meio rural, o caipira (violeiro), seu violão e sua amada, ressaltando que o violeiro é um cantador solitário como eram os trovadores e menestréis e é com sua cantiga que se comunica com a amada (senhora). Abordar também as pelejas(desafios) entre trovadores do sertão nordestino, os quais também assemelham-se aos poetas trovadores,que tematizam a simplicidade do ambiente campestre e a cultura popular. A literatura popular, ou literatura de cordel foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses e tornou-se uma forma de expressão típica do interior do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Aproveitando o contexto, falar que na nossa música popular também ocorrem algumas manifestações desses cantadores, os quais se assemelham aos trovadores. Alguns deles , se inspiram na temática medieval e a uma variante arcaica ou regionalista da língua, com termos de pouco uso contemporâneo, sobretudo nos ambientes urbanos e que um dos maiores exemplos dessa tradição, na atualidade, é Elomar Figueira de Melo. Muita gente desconhece, mas Elomar, baiano, de Vitória da Conquista, é reconhecido internacionalmente pela sua forma simples de cantar a vida. Exibir o vídeo com 4 min e 30 segundos de duração, através da TV pen drive ou datashow " Concerto Lá na Casa dos Carneiros", o qual aborda a trajetória artística de Elomar.http://www.youtube.com/watch?v=mqx8wB-CBt8 Em seguida apresentar a letra da música "Cantiga de amigo"http://www.letras.com.br/elomar/cantiga-de-amigo ,através do datashow e solicitar que os alunos relacionem individualmente, por escrito, as características das cantigas trovadorescas à letra da música apresentada e logo após, interagirem socializando a atividade, enquanto o professor fará as inferências necessárias.
4ª AULA
Exibição do vídeo "O pobre e o rico", com 4 min. e 17 seg., de Caju e Castanha http://www.youtube.com/watch?v=ewne2yBzx0U&feature=related e análise, juntamente com a turma, oralmente, a respeito da semelhança entre o conteúdo mostrado no vídeo e as cantigas satíricas do Trovadorismo, em seguida solicitar que a turma se divida em grupos com 4 componentes cada e elaborem um resumo acerca do conteúdo estudado.
Solicitar a produção de um texto poético para cada grupo de 8 alunos, com características trovadorescas,o qual deverá ser musicado e gravado pelo referido grupo, em atividade extra classe e socializado através de exibição do vídeo na 5ª AULA destinada ao estudo. Após apreciação do professor e dos demais colegas, os vídeos poderão ser veiculados na rede.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elomar_Figueira_Mello
http://letras.terra.com.br/elomar/
http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_cordel
Observação do desempenho e da participação dos alunos nas atividades propostas.
Apreciação e análise do vídeo produzido pelos alunos.
Cinco estrelas 5 classificações
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03/07/2015
Cinco estrelasMaravilhosa!!!!!! Parabéns
26/09/2012
Cinco estrelasAdorei a ideia. Coincidiu com o trabalho que venho desenvolvendo, sobretudo com relação a Elomar, pelo qual tenho verdadeira admiração e já tive o prazer de conversar com ele.
11/06/2012
Cinco estrelasParabéns, excelente aula!
24/05/2012
Cinco estrelasExcelente!
07/03/2012
Cinco estrelasApreciei o conteúdo das aulas e pretendo aplicá-las nas minhas turmas, às vezes temos dificuldades de encontrar atividades criativas.