Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sonho de Ícaro

 

26/11/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
imagem do usuário

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Entender os três principais marcos da história da Conquista Espacial: o lançamento do primeiro satélite artificial, a ida do primeiro ser vivo ao espaço e a ida do primeiro ser humano ao espaço.

- Associar uma história da mitologia grega e o sonho da humanidade em conquistar o Universo e voar como pássaros.

- Entender o grande feito do brasileiro Santos Dumont. 

Duração das atividades
2 aulas com 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noções básicas de Astronomia: composição do Sistema Solar, definição de Galáxia e o modelo mais aceito academicamente de formação e expansão do Universo

- Noções básicas de Dinâmica: Leis de Newton

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos que a aula seja apresentada em um laboratório de informática ou em um espaço (sala de aula ou auditório) que disponibilize para o professor o acesso a um computador, com sistema de som, e a um projetor multimídia. Propomos que a aula seja apresentada em três momentos conforme se segue:

1o  Momento

Sugerimos que a aula tenha início com a apresentação da lenda de Dédalo e Ícaro.  Como referências para a realização dessa atividade propomos:

  • Como elemento de motivação apresentamos abaixo o texto "O Sonho de Ícaro e a Conquista Espacial". O professor pode imprimir esse texto e entregar uma copia a cada aluno. Depois, exibir os vídeos e imagens abaixo aos alunos, discutindo o contexto histórico da lenda de Ícaro e sua relação com a exploração espacial tripulada.

"Com as imagens obtidas por satélites artificiais temos uma visão da forma do planeta no qual vivemos. Desde a Grécia antiga já se imaginava a Terra como uma esfera. Ideia, naquela época, restrita a estudiosos. Imaginava-se popularmente limites para o nosso planeta. Bordas. Abismos. Eram corajosos os primeiros navegadores que partiam em busca de novas terras. Nos tempos modernos, a primeira viagem de circunavegação da Terra foi concluída em 1522. Fernão de Magalhães a iniciou e Sebastião Del Cano a encerrou.

Diz a lenda que Dédalo, a pedido do Rei Minos de Creta, construiu o labirinto onde se encontrava o Minotauro. Apesar desse fato, auxiliou Teseu a derrotar o Minotauro e a encontrar a saída do labirinto. Foi punido pelo Rei Minos. Ele e seu filho Ícaro foram colocados prisioneiros no labirinto. Dédalo, inteligente e criativo, imaginou uma forma de escapar. Desenvolveu asas com penas e as colou ao corpo com cera. Fugiram voando. Alertou seu filho de que não deveria voar muito alto. A aproximação ao Sol faria a cera derreter. Ícaro porém não resistiu e subiu, subiu, subiu... Sonho desfeito. Queda abrupta. Parábola do mundo moderno? Coragem e prudência seguem caminhos distintos?

A observação do vôo dos pássaros levou o ser humano a sonhar também em voar. O Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão e Alberto Santos Dumontsão dois geniais cientistas sonhadores brasileiros que contribuíram para a realização desse sonho.

Conta-se, que Bartolomeu de Gusmão ao observar uma bolha de sabão se movendo no ar, teve inspiração para o desenvolvimento de um aparelho mais leve que o ar. Um balão, que chamou de Passarola. Sua primeira demonstração foi realizada, segundo alguns autores, em 5 de agosto de 1709, para a corte portuguesa.

Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realiza na França o primeiro voo de um aparelho mais pesado do que ar, o famoso 14-bis. No próximo ano, 2006, foi comemorado o centenário desse pioneiro voo. O Brasil teve o seu astronauta, o Tenente-Coronel Marcos César Pontes, realizando atividades na Estação Espacial Internacional (EEI). Como ele enfatiza esse seu voo ao espaço foi uma homenagem a Santos Dumont. O astronauta brasileiro foi ao espaço a bordo da nave russa Soyuz. Nave que tem sido utilizada mais intensamente como transporte de astronautas à EEI, desde o surgimento de problemas com os ônibus espaciais americanos.

Os russos foram os principais responsáveis e herdeiros do sucesso da indústria aeroespacial da antiga União Soviética. Contaram, desde o final do século XIX, com o incentivo dos livros e artigos escritos por um grande cientista sonhador, o Konstantin Eduardovich Tsiolkovsky. Ele é mundialmente reconhecido como um dos pioneiros da conquista espacial. Nasceu em uma família pobre. Foi autodidata em Matemática e Física. Pela leitura dos livros de Jules Verne, Santos Dumont também os leu, se interessou desde cedo pelos vôos planetários. Instalou um laboratório em sua casa, onde realizou diversas experiências. Em seus artigos e livros concebeu a colocação de um satélite em órbita da Terra, propôs o desenvolvimento de um foguete a propulsão, imaginou foguetes com diversos estágios,.... Foi também um escritor de ficção científica. Foi, provavelmente, a fonte histórica do interesse dos russos pela conquista espacial.

Nossa fronteira agora é a conquista espacial. Os astronautas são os navegadores do futuro. Há bordas e abismos ainda a serem superados nessa nova caminhada. Sonhos de Ícaros modernos."

Fonte: Livro "Um Passeio pelo Céu" de autoria de Marcelo de Oliveira Souza, páginas 25 e 26, editora Muiraquitã, 2007

 

  • Como mais um elemento de motivação sugerimos a apresentação da Música "Sonho de Ícaro" de autoria de Pisca e Cláudio Rabello e interpretada por Byafra. 

 Sonho de Ícaro

Figura 1 - Imagem do vídeo com o cantor Biafra e disponível para acesso no Youtube

Vídeo disponível no Youtube com apresentação do cantor Byafra: http://youtu.be/eg6quvqQm0g

  • Várias famosas pinturas retratam a Lenda de Dédalo e Ícaro, como, por exemplo:

Ícaro e Dédalo

Figura 2 - "ícaro e Dédalo" de autoria de Charles Paul Landon

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Landon-IcarusandDaedalus.jpg

Dédalo e Ícaro

Figura 3 - "Dédalo e Ícaro" - Pintura de autoria de Frederic Leighton

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Lord_Frederick_Leighton_FLL006.jpg

  • Referências na internet sobre a Lenda de Dédalo e Ícaro:

-  http://www.infopedia.pt/$lenda-de-dedalo-e-icaro

http://mitologia.blogs.sapo.pt/54997.html

Voo de Ícaro

Figura 4 - Imagem do Vídeo "Voo de Ícaro" disponível para acesso no Youtube

- Vídeo "Voo de Ícaro" disponível para acesso no endereço:  http://www.youtube.com/watch?v=mRj-CbjjXjQ

Sugerimos que o professor organize após a apresentação (com auxílio de recursos de multimídia) da Lenda de Dédalo e Ícaro um debate com os estudantes tendo como tema o modo como cada estudante interpreta o sonho de Ícaro e se a humanidade já conseguiu realizá-lo.  Uma outra atividade que sugerimos é a criação por parte dos estudantes de uma história em quadrinhos ou um pequeno vídeo relatando de modo criativo a lenda de Dédalo e Ícaro. O vídeo pode ser produzido utilizando recursos simples, como o celular. Abaixo duas referências para a produção de um vídeo simples:

Como fazer um vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=K1Q5GBXcUCk

http://www.istoe.com.br/reportagens/90354_COMO+FAZER+UM+VIDEO+DE+SUCESSO+NA+INTERNET

Sugerimos que sejam vídeos de curta duração. Propomos que seja estipulada uma duração máxima de cinco minutos por vídeo.Os estudantes podem produzir vídeos utilizando uma narração sobre uma sequência de imagens (fotografias ou ilustrações). Podem, por exemplo, buscar fazer uma associação entre a Lenda de Ícaro e Dédalo e a conquista espacial.

2o Momento

Nesse momento propomos a apresentação de dados sobre Santos Dumont e do voo do 14 Bis. A primeira vez que o ser humano conseguiu com sucesso voar com auxílio de um aparelho mais pesado do que ar. Em Paris, no Campo de Bagatelle, no dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont tornou-se o primeiro ser humano a pilotar uma máquina mais pesada que o ar. O grande feito foi realizado por um brasileiro!!! Um grande orgulho para todos nós. O sonho de Ícaro tornando-se real... 

Abaixo apresentamos referências sobre Santos Dumont e sobre o lendário 14 Bis. 

  • Vídeos

Vídeo sobre Santos Dumont

Figura 5 - Imagem de vídeo sobre Santos Dumont disponível no Youtube

- Documentário com imagens do voo realizado no dia 23 de outubro de 1906:  http://www.youtube.com/watch?v=vhE7UPOlmeQ

Imagens raras do voo do 14 Bis

Figura 6 - Imagem de vídeo com imagens raras do 14 Bis dispon[ivel no Youtube

- Imagens raras do voo do 14 Bis: http://www.youtube.com/watch?v=3CPaOB7mUcI

  • Referências na Internet:

-  http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont

http://www.santos-dumont.net/

http://www.aer.mil.br/portal/personalidades/sdumont/index.htm

Sugerimos que o professor organize um debate com os estudantes após a apresentação das informações sobre Santos Dumont e sobre o voo do 14 Bis. Propomos que o tema desse debate seja o 14 Bis e as modernas aeronaves do século XXI, alguma mudança? Uma outra atividade que sugerimos é a elaboração de uma simulação do voo do 14 Bis. Os estudantes devem ser criativos e usarem os materiais e o espaço disponível para realizar a simulação. Como referência básica os estudantes podem acessar a página citadas abaixo e copiar o modelo em papel do 14 Bis. 

http://www.recortecole.com.br/14bis/14bis.htm

No link abaixo os estudantes poderão acessar a planta do 14 Bis:

http://www.aeromodelismoonline.com.br/wp-content/uploads/14Bis.zip

Usando o modelo em papel e a planta do 14 Bis os estudantes devem colocar a imaginação em ação e criar o seu próprio modelo para o 14 Bis. O modelo pode ser produzido individualmente ou em equipe. Após a criação dos modelos sugerimos que seja realizada uma exposição com todos os modelos. Pode haver uma premiação para o melhor modelo escolhido pela turma.

3o Momento

Nesse momento propomos que o professor apresente as informações sobre três marcos do início da conquista espacial: o lançamento do satélite artificial Sputnik, o voo da cadela Laika e o voo de Yuri Gagarin. 

No dia 4 de outubro de 1957, a União Soviética conseguiu colocar o satélite artificial Sputnik, com sucesso, em órbita da Terra. O primeiro objeto desenvolvido pela humanidade colocado para girar em torno da Terra. Um sonho imaginado por diversos idealistas, com destaque para os pioneiros da conquista espacial: o russo Konstatntin Tsiolkovsky, o norte-americano Robert Goddard e o romeno Hermann Oberth.  

No dia 3 de novembro de 1957, foi lançada a nave soviética Sputnik 2. A bordo dessa nave estava a cadela Laika. O primeiro ser vivo terrestre a realizar um voo espacial.

No dia 12 de abril de 1961, foi lançada a nave soviética Vostok 1. A bordo dessa nave estava o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a realizar um voo espacial.

Referências sobre os três primeiros marcos da conquista espacial:

  • Sputnik 1

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sputnik

http://www.feg.unesp.br/~orbital/sputnik/Capitulo-1.pdf

  • Cadela Laika

http://pt.wikipedia.org/wiki/Laika

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/021028_caomtc.shtml

http://www.zenite.nu/06/laika-2.php

  • Yuri Gagarin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Iuri_Gagarin

http://blogs.estadao.com.br/radar-cientifico/2011/04/11/saiba-mais-sobre-yuri-gagarin/

http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/fotos/conheca-a-trajetoria-de-yuri-gagarin-20110411.html

Sugerimos que seja apresentado para os estudantes o filme "O Céu de Outubro" . É um excelente filme com temática relacionada a conquista espacial. Abaixo disponibilizamos uma sinopse do filme:

"No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre."

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-22351/

O sonho de Ícaro foi realizado? Após a apresentação de informações sobre esses três primeiros marcos da conquista espacial, propomos que o professor retome o debate inicial e avalie se houve mudanças na posição dos estudantes. Uma outra atividade que sugerimos é a realização, por parte dos estudantes, de uma exposição multimídia sobre os primeiros marcos da conquista espacial.

Recursos Complementares
Avaliação

Propomos três avaliações:

- Produção de material de multimídia (apresentação power-point, vídeo ou página na internet) associando a lenda de Dédalo e Ícaro ao desenvolvimento do 14 Bis e a conquista espacial.

- Avaliação oral sobre o voo do 14 Bis e sobre os três marcos iniciais da conquista espacial.

- Pesquisa sobre outros grandes marcos da conquista espacial após o voo de Yuri Gagarin.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.