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Estatística: explorando as medidas de tendência central.

 

16/03/2012

Autor e Coautor(es)
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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Magalli Germano Sampaio

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Alana Souza de Oliveira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Jéssyka dos Santos

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Talita Araújo

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Felipe Guimarães Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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IVANEIDE FERREIRA FARIAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Diego de Sousa Rodrigues

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diego de Sousa Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

 

- O conceito de população e amostra;

- Calcular a média aritmética, moda e mediana de uma distribuição;

- Identificar a relação de um histograma com as medidas de tendência central.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- Conhecimentos de proporcionalidade e porcentagem;

- Divisão de números inteiros;

- Representação de um número em sua forma decimal.

Estratégias e recursos da aula

 

AMBIENTE Sala de Aula

ATIVIDADE 1:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta atividade serão utilizados os seguintes recursos: cartolina, caneta colorida, tesoura e uma caixinha (ou saco), (será necessária apenas uma caixinha para a turma).

Recomendam-se as seguintes regras para o desenvolvimento das atividades:

- Participação nas atividades;

- A turma será dividida em quatro grupos, estes deverão ser nomeados da seguinte forma: grupo 1, grupo 2, grupo 3 e grupo 4.

- Respeitar a opinião do colega.

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Esta atividade será realizada em três etapas:

Etapa 1:

O professor deverá solicitar a cada grupo que recorte a cartolina em 25 pequenos quadrados de mesmo tamanho. Utilizando as canetas coloridas (a escolha da cor fica a critério do professor e dos alunos, pois o objetivo é apenas diferenciar os quadrados), os alunos deverão pintar alguns dos quadrados produzidos (entre 2 e 10 quadrados) e anotar em seus cadernos quantos quadrados foram pintados (cada grupo deverá manter esse número em segredo, pois o conhecimento prévio desta quantidade poderá interferir no resultado final).Em seguida, os 25 quadrados deverão ser depositados na caixinha que está no centro da sala.

Etapa 2:

O professor deverá solicitar a cada grupo que retire 15 quadrados da caixinha e preencha a tabela abaixo com as seguintes informações:

1.    O número de quadrados pintados;

2.    O número de quadrados retirados;

3.    A razão entre esses números.

Após esse momento, cada grupo deverá retirar 20 quadrados e preencher a tabela abaixo com os novos dados.

 

Tabela 1: Razão entre quadrados pintados e retirados

 

Grupo 1

Grupo 2

Grupo 3

Grupo 4

QUADRADOS PINTADOS

 

 

 

 

QUADRADOS RETIRADOS

 

 

 

 

N= Quadrados Pintados / Quadrados Retirados

 

 

 

 

                                                                                                                 Fonte: Criação do Autor

Observações:

- O representante do grupo deverá repor os quadrados na caixinha para que o processo seja realizado por outro grupo.

- Cada grupo deverá anotar seus resultados e os resultados dos outros grupos.

Etapa 3

O professor deverá solicitar a cada grupo que, baseado em seus dados e nos seus conhecimentos prévios de porcentagem ou proporção, estime a quantidade total de quadrados que foram pintados.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta.

DISCUSSÃO:

 

Os grupos apresentarão ao restante da turma seus resultados.Em seguida, o professor deverá propor a seguinte questão: O que aconteceria se retirássemos uma quantidade maior do que 20 quadrados da caixinha? Espera-se que os alunos respondam que eles teriam uma certeza maior em relação ao resultado encontrado à medida que possuírem uma quantidade maior de quadrados em mãos, caso os grupos não observem isso, o professor deverá solicitar a análise dos dados com retiradas cada vez maiores de quadrados da caixinha. 

SISTEMATIZAÇÃO:

Nesse momento, o professor formalizará o conteúdo estudado. Desse modo, ele deverá explicar que os quadrados retirados da caixinha representam uma amostra da população que, neste caso, é a quantidade total de quadrados. Com o intuito de fazer com que os alunos percebam que a razão entre o número de quadrados pintados e os quadrados retirados obtida por cada grupo é, aproximadamente, igual à razão entre o total de quadrados pintados e a quantidade total de quadrados, o professor deverá revelar o total de quadrados pintados por cada grupo e solicitar que dividam esse número pelo total de quadrados existentes (neste caso a quantidade total de quadrados é igual a 100) e comparar este resultado encontrado com o obtido pelo grupo. Por exemplo, se o grupo retirou 50 quadrados, 13 eram pintados, suponha que temos o total de 24 quadrados pintados, assim este grupo realizará os seguintes cálculos:

 

img1

 

AMBIENTE :Sala de Aula

ATIVIDADE 2:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os mesmos recursos da atividade anterior. O professor deverá ratificar as regras citadas na atividade anterior.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 2:

Esta atividade será realizada em quatro etapas:

Etapa 1

O professor deverá propor a cada grupo que construa a seguinte tabela:

                                                                             Tabela 2: Razão entre quadrados pintados e retirados

Número de Quadrados Retirados

N= Número de quadrados pintados / Número de Quadrados Retirados

 

10

N10 = ________

20

N20 = ________

30

N30 = ________

40

N40 = ________

50

N50 = ________

 

                                                                 Fonte: Criação do Autor

 

Etapa 2

O professor solicitará a cada grupo:

- Retirar aleatoriamente da caixinha 10, 20, 30, 40 e 50 quadrados (cada aluno deverá repor os quadrados na caixinha após cada retirada) e dividir a quantidade de quadrados pintados pela quantidade de quadrados retirados, esse processo será repetido entre os quatro grupos;

- Anotar seus resultados na tabela construída.

Etapa 3

Cada grupo deverá construir a tabela abaixo e preenchê-la com os resultados dos passos descritos abaixo:

Tabela 3: Resultados Encontrados

Resultados Encontrados

1)

2)

3)

                                                                                                                       Fonte: Criação do Autor

 

1)Somar os resultados(N10,N20,N30,N40,N50) e dividir pelo número total de resultados encontrados;

2) Verificar que resultado mais se repetiu;

3) Dispor os resultados em ordem crescente e identificar qual é o termo que se encontra no meio da sequência.

Etapa 4

Cada equipe deverá dizer que resultado representa melhor a porcentagem de quadrados pintados dentro da caixinha. Para realizar essa escolha os alunos deverão comparar esse resultado com o valor correto encontrado na atividade anterior (este valor correto é a razão entre a quantidade de quadrados pintados e o total de quadrados existentes).

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta. Uma possível dificuldade poderá ocorrer na realização do passo 2 da terceira etapa, caso não se tenha resultados repetidos o professor deverá orientar o aluno à escrever: “resultado inexistente”, se ocorrer resultados que se repetem com a mesma freqüência, então o professor deverá orientar o aluno à registrar esses resultados.

DISCUSSÃO:

Cada grupo deverá expor para o restante da turma seus resultados, qual dos passos (1, 2 ou 3) eles escolheram para representar os dados e o motivo da escolha, por exemplo, certo grupo escolheu o passo 2, pois seu valor está entre os valores dos passos 1 e 3. Após as exposições o professor deverá comentar a escolha de cada grupo e a “lógica” utilizada por eles. O seguinte questionamento deverá ser realizado: Onde podemos identificar essas operações no cotidiano? Como elas se apresentam?

SISTEMATIZAÇÃO:

Para formalizar os conceitos de Média, Moda e Mediana o professor deverá propor as seguintes perguntas e, juntamente com seus alunos, procurar respondê-las: Por que os três resultados obtidos em cada grupo podem representar os demais resultados? Por que alguns resultados são mais aproximados do valor correto do que outros?

O professor deverá explicar que as operações realizadas por eles são denominadas Média, Moda e Mediana e representam a tendência para os dados considerados. Essas operações são exibidas, respectivamente, nos passos 1, 2 e 3 da terceira etapa desta atividade.

Com o intuito de sistematizar alguns aspectos relacionados à média, moda e mediana, o professor deverá abordar os seguintes tópicos:

 

1.            Se tivéssemos mais dados, o que aconteceria com os valores dos passos 1, 2 e 3? Espera-se que os alunos observem que esses valores ficariam mais próximos.

2.            Quando uma distribuição não possui moda, ou seja, quando não existem resultados se repetindo, dizemos que essa distribuição é amodal. Se a distribuição possuir mais de uma moda, ou seja, quando existir mais de um resultado se repetindo com a mesma freqüência, dizemos que essa distribuição é bimodal, trimodal, etc.

3.            Se tivermos uma quantidade par de dados, como poderíamos calcular a mediana? O professor explicará que nesse caso, a mediana será a média aritmética dos termos centrais. 

 

AMBIENTE :Sala de Aula / Laboratório de Informática

ATIVIDADE 3:

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Os recursos utilizados nesta aula serão utilizados uma fita métrica, folhas de papel, o computador e o software GeoGebra, disponível no Banco Internacional de Objetos Educacionais através do seguinte endereço: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/17984 .

Recomenda-se que o professor, estabeleça juntamente com os alunos algumas regras para o desenvolvimento dessa atividade:

- Participação na atividade;

- Nesta atividade a turma será dividida em duplas;

- Respeitar a opinião do colega.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO SOFTWARE:

O GeoGebra é um software de geometria dinâmica que possibilita a obtenção de representações geométrica e algébrica de um objeto matemático.

Observação:

1. Para o funcionamento do GeoGebra é necessário que o computador tenha o plugin Java.

2. Ao abrir o arquivo de download do GeoGebra, clicar com o botão direito no arquivo geogebra.jar que está na pasta unsinegd e escolher a opção “abrir com o Java” para que o software seja exibido na tela.

Recursos do GeoGebra que serão utilizados nesta atividade:

  • Barra de Entrada: o comando “histograma” será inserido neste espaço, basta escrevê-lo e em seguida pressionar a tecla Enter (Ver a Figura 1).
  • Menu Exibir: a opção planilha apresenta este recurso na tela do software.
  • Janela de Visualização: apresenta os resultados dos comandos executados. 

 geogebra 1

 

  • Ampliar: Essa opção amplia a imagem exibida na Janela de Visualização. Para selecioná-la, basta clicar no botão indicado na Figura 2 e selecionar a opção “Ampliar”.

geogebra 2

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Esta atividade será realizada em quatro etapas:

Etapa 1 (A ser realizada em Sala de Aula)

O professor deverá solicitar aos alunos a realização das seguintes ações:

- Medir sua altura e escrevê-la no quadro (O aluno deverá registrar sua altura em metros).

- Cada dupla deverá ordenar e registrar numa folha de papel as alturas descritas no quadro em ordem crescente.

Etapa 2 (A ser realizada em Sala de Aula)

Cada dupla deverá construir a tabela abaixo e preenchê-la com as alturas encontradas anteriormente:

                                                         tabela 4

 

Observações:

- A tabela acima foi construída considerando a menor altura entre 1,50 e 1,55, e a maior altura entre 1,75 e 1,80.

- Se a menor altura for menor que 1,50 m, então a tabela deverá ser alterada, por exemplo, se a menor altura for 1,43, então a tabela se iniciará pelo intervalo de 1,40 até 1,45. O mesmo acontece quando a maior altura supera 1,80 m.

 

Segue abaixo um exemplo da tabela 4 preenchida:

tabela 5

 

Roteiro de utilização do GeoGebra (A ser realizada no Laboratório de Informática)

Cada dupla deverá iniciar o software GeoGebra e realizar os seguintes passos:

1)    Clicar em “Exibir” na barra de menu e marcar a opção planilha.

2)    Preencher a coluna “A” com os intervalos de altura, (Por exemplo, de acordo com a tabela 6, a célula A1 deverá conter o valor 1.50.)

Observação: Os decimais deverão ser registrados com pontos no lugar de vírgulas.

3)    Preencher a coluna “B” a partir da segunda célula (B2) com a quantidade de alunos em cada intervalo. (Pela tabela 5, a célula B2 deverá conter o valor 3, a célula B3 o valor 7, e assim sucessivamente até a célula B7 com o valor 2).

geogebra3

 

1)    Selecionar os valores da coluna A, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Criar Lista”. Repetir esse passo com a coluna “B”. Nesse momento foram criadas as listas L1 e L2.

2)    Escrever o comando histograma [L_1, L_2] na barra de entrada e apertar o botão Enter.

3)    Clicar na Janela de Visualização com o botão direito do mouse, selecionar a opção “EixoX:EixoY” e clicar em “1:20”.

geogebra 4

 

Etapa 4

Cada dupla deverá:

A)   Calcular a média, a moda (classificar em amodal, modal, bimodal, trimodal, etc.) e a mediana das alturas.

B)    Verificar onde a média, a moda e a mediana localizam se no gráfico construído.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os alunos buscarão realizar a atividade proposta pelo professor.  

DISCUSSÃO:

Os alunos deverão apresentar os resultados encontrados ao restante da turma, debatendo as principais dificuldades encontradas durante a realização da atividade. Com o intuito de estimular uma discussão a partir de uma análise das ações e resultados envolvidos nessa atividade, o professor deverá propor as duplas os seguintes questionamentos:

- Quais as vantagens e as desvantagens de representar os dados em forma de gráfico? 

- Por que as posições da média, da moda e da mediana se localizam próximas uma das outras?

- Qual a relação entre a quantidade de alunos em certo intervalo e a altura da barra vertical nesse mesmo intervalo?

SISTEMATIZAÇÃO:

Com o intuito de formalizar a construção de um histograma, o professor deverá solicitar aos alunos a realização da seguinte modificação:

Alterar alguns dos valores presentes na coluna “B” da planilha.

Pergunta 1: O que aconteceu com o gráfico?

Pergunta 2: O que aconteceu com a Média, a Moda e a Mediana?

O professor deverá explicar que o gráfico construído se denomina “Histograma” e ele representa a forma como os dados se distribuem em certo intervalo fixado previamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recursos Complementares

http://www.somatematica.com.br/estatistica.php- Os conteúdos deste site abordam os assuntos trabalhados nesta aula.

Avaliação

O professor deverá investigar se os alunos conseguiram compreender os conceitos trabalhados em cada atividade. Na atividade 1 recomenda-se que o professor verifique se os alunos conseguiram compreender corretamente os conceitos de Amostra e População. Na atividade 2, o professor deverá averiguar se os alunos compreenderam a diferença entre média, moda e mediana. E na atividade 3, o professor deverá verificar se os alunos identificaram a relação existente entre os dados apresentados e a construção do histograma que os representa. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Tatiane Castanheira, Governo do Estado de São Paulo , São Paulo - disse:
    tati_castanheira@hotmail.com

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela excelente aula, na realidade um show de aula, sou PCNPE (Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico) de Matemática do Ensino Médio na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e recomendarei este site aos professores em minhas orientações. Belo trabalho!!! Tatiane Castanheira.


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