Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Juventude virtual”: os jovens e as redes sociais no Brasil atual

 

28/05/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Transporte e comunicação no caminho da globalização
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar dados do acesso às redes sociais pelos jovens brasileiros, na atualidade.
  • Entender as razões e para quais fins os jovens utilizam as redes sociais.
  • Compreender como as redes sociais interferem na vida de jovens brasileiros.
  • Conhecer o uso engajado da Internet.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

A proposta de pesquisa

As chamadas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter) atraem muitos seguidores no Brasil. Dentre os grupos de pessoas que o fazem, temos uma considerável parcela da juventude brasileira.

A partir dessa constatação, propõe-se a pesquisa para entender o envolvimento dos jovens com as redes sociais, na atualidade.

-

a) Problematização do tema

As questões que norteiam a problematização do tema são:

  • Como os jovens têm se relacionado com as redes sociais?
  • Por quais razões as utilizam?
  • Quais os aspectos positivos e negativos desse uso?

-

b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Orais
  • Fontes Escritas
  • Fontes Imagéticas ou Iconográficas

-

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento e análise de matérias/reportagens.
  • Análise de dados estatísticos.
  • Reprodução de vídeo/debate sobre o tema.

-

c) Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1- "A turma e as redes sociais"

Esta atividade divide-se em duas etapas.

ETAPA 1

Iniciar a etapa conversando com os alunos, a fim de mapear o relacionamento da turma com as redes sociais. Questões pertinentes nesta conversa:

  1. Vocês usam as redes sociais? Quais delas?
  2. Com que frequência e para quais fins as utilizam?
  3. Qual a importância dessas redes em seu cotidiano?
  4. Como elas contribuem em suas relações interpessoais?
  5. Consideram possível deixar de usá-las, sem afetar a rotina de vida?

-

As informações devem ser sistematizadas pelos alunos, criando o perfil da turma com as respostas para os seguintes questionamentos:

  • Qual a porcentagem de alunos usa as redes?
  • Quais são as mais utilizadas (Orkut, Facebook ou Twitter)?
  • Quais as principais utilidades das redes sociais para os usuários da turma:

-

  1. Entretenimento
  2. Pesquisa/compartilhar conhecimento
  3. Relacionar-se com amigos ou familiares
  4. Conhecer pessoas/relação afetiva
  5. Outro (especificar)

-

Nesta tarefa, os alunos poderão contar com o(a) professor(a) de Matemática e/ou Informática, que os ajudarão a tabular os dados e apresentá-los no formato de gráficos.

ORIENTAÇÕES gerais:

a) Os dados devem ser contabilizados pelos alunos usando o Microsoft Office Excel 2007 ou o software livre escolhido pela escola. No caso do sistema Linux, os alunos podem utilizar o Kspread, do KOffice/KDE.

 

b) As respostas para cada questionamento acima proposto, depois de transferidas para a planilha, serão transformadas em gráfico.

-

c) Portanto, teremos três gráficos:

1) Porcentagem de alunos da turma que usam as redes

2) Redes sociais mais utilizadas pelos alunos

3) Principais utilidades das redes para os usuário da turma

-

d) Recomenda-se o uso do Gráfico em formato de pizza.

grafico

-

Para conhecer esse tipo de gráfico, use este link: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx#BMpiecharts. Acesso em 18 de abril de 2012

Para saber como transformar dados do Excel em um gráfico de pizza, use este link: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/apresente-seus-dados-em-um-grafico-de-pizza-HA010211848.aspx?CTT=5&origin=HA001233737. Acesso em 18 de abril de 2012

-

ETAPA 2

Agora, oferecer aos alunos a seguinte leitura:

-

http://showmetech.com.br/brasil-e-o-3o-pais-mais-presente-no-facebook. Acesso em 23 de Maio de 2012

Brasil Facebook

Trecho:

"No final de semana dos dias 14 e 15 de abril, o Facebook superou o Google em número de acessos na web brasileira, o que já era um indicativo do crescimento da utilização da página. Em dezembro do ano passado, a rede social já havia ultrapassado a visitação do Orkut – posição consolidada menos de um mês depois."

-

Em seguida, os alunos devem refletir sobre os dados apresentados na reportagem, respondendo as perguntas abaixo:

-

  1. Qual é o número de usuários do Facebook no Brasil?
  2. Considerando a população total de nosso país, qual é a porcentagem de brasileiros que acessa a rede social?

-

ORIENTAÇÕES gerais:

  • Este exercício poderá ser realizado com a ajuda do professor de Matemática ou de Geografia.

-

  • Os dados podem ser contabilizados pelos alunos usando o Microsoft Office Excel 2007 ou o software livre escolhido pela escola. No caso do sistema Linux, os alunos podem utilizar o Kspread, do KOffice/KDE. 

-

-

  • Nesta etapa, espera-se que os alunos percebam a expressiva adesão de brasileiros às redes sociais da Internet, em especial ao Facebook.

-

Atividade 2- "O perfil do jovem brasileiro nas redes sociais"

Nesta atividade, buscamos as informações da matéria que sintetiza a pesquisa sobre o perfil do jovem brasileiro diante das redes sociais. A matéria foi publicada no site INOVADORES ESPM - http://www.inovadoresespm.com.br. Acesso em 12 de março de 2012

Para acessar o estudo completo no qual se baseou a matéria que iremos analisar, use este link: http://issuu.com/njovem/docs/sondagemredessociais. Acesso em 18 de abril de 2012. Para iniciar a leitura do documento, clique sobre "Click to read"; para passar as páginas, clique sobre a setinha à direita.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link abaixo informado.
  • Fazer o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 12 de março de 2012
  • Analisar e sistematizar os dados apresentados na matéria.

-

http://www.inovadoresespm.com.br/2011/07/o-perfil-do-jovem-brasileiro-nas-redes-sociais/. Acesso em 12 de março de 2012

  principais temas de interesse nas redes sociais   

-

Questões essenciais na análise da matéria:

  1. De acordo com o primeiro gráfico apresentado na matéria, quais são os temas que mais despertam o interesse dos jovens, nas diferentes faixas etárias pesquisadas?
  2. E quais as principais atividades realizadas por cada faixa etária enfocada na pesquisa, conforme o segundo gráfico?
  3. Para quais fins os jovens usam as diferentes redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter)?
  4. Qual é a relação entre as redes sociais e a publicidade de mercado?

-

Os alunos devem organizar as informações da matéria em quadros comparativos, expondo o perfil de cada faixa etária pesquisada, com base nas respostas das perguntas 1, 2 e 3. Veja os exemplos:

 

Principais temas de interesse nas redes sociais:

 
Jovens de 15 a 18 anos Jovens de 19 a 24 anos
   

-

Principais atividades realizadas nas redes sociais:

 
Jovens de 15 a 18 anos Jovens de 19 a 24 anos
   

-

Usam as redes sociais para...

 
  Jovens de 15 a 18 anos Jovens de 19 a 24 anos
FACEBOOK    
ORKUT    
TWITTER    

-

Atividade 3- "Redes sociais dão visibilidade aos jovens"

Agora, estamos à procura de elementos que justificam o expressivo número de acesso às redes sociais por jovens, no Brasil. Para tal, analisaremos um artigo publicado no site da Universidade Metodista de São Paulo, disponível no link abaixo indicado.

DINÂMICA sugerida:

  • Localizar o texto por meio do link informado.
  • Fazer o vocabulário. Nesta última tarefa, utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 12 de março de 2012

-

http://www.metodista.br/cidadania/numero-69/redes-sociais-dao-visibilidade-aos-jovens. Acesso em 12 de março de 2012

redes sociais visibilidade para os jovens

Trecho do artigo:

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo, Sergio Dassie Genciauskas, há uma explicação para o sucesso das redes sociais. “O ser humano em geral vive uma crise, não sabendo o papel dele na sociedade. Por isso, ele usa esses sites para se confirmar e expandir horizontes”. Esses tipos de sites possibilitam conhecer novas pessoas, reativar antigas amizades e começar relacionamentos. Você produz um perfil social da forma que bem entende, sendo verdadeiro ou não, e com isso é visto e tem a chance de ganhar status e se autoafirmar. “Muita gente usa esse meio para se promover, criando uma personalidade. Você monta o seu mundo”, afirma o professor.

-

Questões para dialogar com o artigo:

  1. De que maneira o uso da Internet no Brasil está associado à participação nas redes sociais?
  2. Qual é o principal argumento apresentado para explicar a utilização das redes por jovens?
  3. Quais as previsões quanto à participação nas redes sociais para autopromoção?
  4. Quais os aspectos negativos do uso dessas redes?
  5. E quais os aspectos positivos?

-

Após o debate, os alunos devem realizar o fichamento do texto, expondo a compreensão dos elementos essenciais para explicar a adesão dos jovens às redes sociais.

-

Para o professor:

Para que os alunos façam um bom fichamento das fontes selecionadas, é importante que, inicialmente, o professor tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, a sugestão é que, antes de propor a atividade aos alunos, o professor faça uma leitura dos seguintes textos:

-

-

-

Atenção!

Este exercício pode ser realizado conjuntamente com o professor de Português, que poderá auxiliar os alunos na elaboração dos fichamentos.

-

Para os alunos:

Fontes que podem ser consultadas para a elaboração de fichamentos: 

-

 

-

Atividade 4- "Redes sociais: um zoológico?"

Nesta etapa da pesquisa, analisaremos a reportagem do UOL Tecnologia que traz a entrevista com o psiquiatra britânico Richard Graham, estudioso do comportamento de crianças e adolescentes. Durante a entrevista, o especialista mostra como as redes sociais mudam a vida das pessoas.

PROFESSOR!

Antes de solicitar a leitura da entrevista, levantar algumas questões para os alunos, a respeito do uso das redes sociais:

  1. Em sua opinião, quais os aspectos negativos das redes sociais da Internet?
  2. Você viu ou viveu alguma situação negativa no Facebook ou Twitter?
  3. Quais cuidados você tem ao usar as redes?

-

Em seguida, oferecer a leitura do texto, para depois realizar o debate a partir das questões propostas.

-

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/11/11/redes-sociais-fazem-jovens-viverem-como-em-um-zoologico-diz-psiquiatra.jhtm. Acesso em 12 de março de 2012.

redes sociais zoologico

"Os jovens hoje crescem não apenas em um mundo social, mas em um mundo transparente, onde quase tudo é visto por todos. Se você cometer um erro, ele será publico. Se fizer algo bom, também será publico. É como viver em uma casa de vidro sem cortinas, sem portas, onde qualquer um pode entrar e vê-los. Da mesma forma, eles também podem ver todo mundo, o que acaba criando uma competição intensa e uma comparação intensa." - Richard Graham

-

Para o debate:

  1. Por que o psiquiatra afirma que as redes sociais levam os jovens a viver num zoológico?
  2. Como as redes alteram a vida dos adolescentes, segundo o entrevistado?
  3. Quais os transtornos gerados pelas redes sociais para seus usuários?
  4. Como a tecnologia está alterando o modo de vida das pessoas?
  5. Qual é a mensagem deixada por Richard Graham sobre os cuidados com a Internet?

-

Nesta atividade, espera-se que as mudanças causadas pela vida virtual sejam compreendidas, especialmente na vida dos jovens. Nesse sentido, é salutar que as opiniões e orientações do especialista sejam organizadas em fichamento.

Em seguida, para aprofundar o debate, os alunos devem realizar uma redação dissertativa, versando sobre o tema da "Segurança na Internet". Nesta tarefa, poderão contar com o professor de Língua Portuguesa e/ou de Informática.

-

Atividade 5- "Mobilização pelas redes"

Para esta última atividade, indicamos a análise do vídeo "Redes sociais fortalecem a mobilização de jovens no Brasil", episódio do programa ENTRE ASPAS, do canal Globo News, exibido em 26 de junho de 2011. Nele, dentre outros assuntos, debate-se o uso da Internet na organização de manifestações/protestos por jovens.

DINÂMICA sugerida:

  • Antes de iniciar o programa, repercutir as seguintes questões entre os alunos:

 

  1. Sabe quem são os "ativistas de sofá"? O que eles fazem?
  2. Quais os aspectos positivos das redes sociais?
  3. Qual é o seu ponto de vista sobre o uso engajado/político dessas redes?
  4. Como a tecnologia pode colaborar nas melhorias que o Brasil precisa conquistar?

-

  • Reprodução do vídeo:

-

http://www.youtube.com/watch?v=Ihdc7nPtLws&feature=player_embedded. Acesso em 12 de março de 2012

entre aspas

-

  • Em seguida, reapresentar as questões, a fim de que aos alunos exponham impressões e percepções acerca do vídeo.

-

PROFESSOR!

Como desdobramento do debate, encaminhar as questões que comporão um questionário, a ser respondido pelos alunos. Por meio dele, teremos o perfil da turma quanto ao uso engajado das redes sociais. Nossa sugestão de questões:

  1. Você se considera um ativista de sofá? Se sim, quais as suas ações praticadas?
  2. Com que frequência você se interessa pelo uso político das redes sociais?

-

d) Resultados de pesquisa

Para organizarsocializar o conhecimento produzido na pesquisa, recomendamos a dramatização de um telejornal, pelos alunos. O programa deverá conter, no mínimo, três reportagens/pautas, podendo ocorrer o momento de debate com convidado especial.

-

telejornal

-

ORIENTAÇÕES gerais:

  • O tema do programa é: "Os jovens e as redes sociais no Brasil atual".

-

-

  • O grupo 1 fará o roteiro do telejornal, por meio dos resultados/conclusões obtidas na pesquisa.

-

  • O grupo 2 será responsável pela interpretação/encenação do telejornal.

-

  • O grupo 3 realizará a captação de imagens, sonoplastia e montagem do vídeo, disponibilizando-o em formato que possa ser postado no YouTube, cujo link será compartilhado pelos alunos da turma com seus "amigos" de rede social.

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Link do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das matérias/reportagens e do vídeo; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.