28/05/2012
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Transporte e comunicação no caminho da globalização |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
As chamadas redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter) atraem muitos seguidores no Brasil. Dentre os grupos de pessoas que o fazem, temos uma considerável parcela da juventude brasileira.
A partir dessa constatação, propõe-se a pesquisa para entender o envolvimento dos jovens com as redes sociais, na atualidade.
-
As questões que norteiam a problematização do tema são:
-
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
-
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
-
-
Esta atividade divide-se em duas etapas.
Iniciar a etapa conversando com os alunos, a fim de mapear o relacionamento da turma com as redes sociais. Questões pertinentes nesta conversa:
-
As informações devem ser sistematizadas pelos alunos, criando o perfil da turma com as respostas para os seguintes questionamentos:
-
-
Nesta tarefa, os alunos poderão contar com o(a) professor(a) de Matemática e/ou Informática, que os ajudarão a tabular os dados e apresentá-los no formato de gráficos.
ORIENTAÇÕES gerais:
a) Os dados devem ser contabilizados pelos alunos usando o Microsoft Office Excel 2007 ou o software livre escolhido pela escola. No caso do sistema Linux, os alunos podem utilizar o Kspread, do KOffice/KDE.
b) As respostas para cada questionamento acima proposto, depois de transferidas para a planilha, serão transformadas em gráfico.
-
c) Portanto, teremos três gráficos:
1) Porcentagem de alunos da turma que usam as redes
2) Redes sociais mais utilizadas pelos alunos
3) Principais utilidades das redes para os usuário da turma
-
d) Recomenda-se o uso do Gráfico em formato de pizza.
-
Para conhecer esse tipo de gráfico, use este link: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx#BMpiecharts. Acesso em 18 de abril de 2012
Para saber como transformar dados do Excel em um gráfico de pizza, use este link: http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/apresente-seus-dados-em-um-grafico-de-pizza-HA010211848.aspx?CTT=5&origin=HA001233737. Acesso em 18 de abril de 2012
-
Agora, oferecer aos alunos a seguinte leitura:
-
http://showmetech.com.br/brasil-e-o-3o-pais-mais-presente-no-facebook. Acesso em 23 de Maio de 2012
Trecho:
-
Em seguida, os alunos devem refletir sobre os dados apresentados na reportagem, respondendo as perguntas abaixo:
-
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
Nesta atividade, buscamos as informações da matéria que sintetiza a pesquisa sobre o perfil do jovem brasileiro diante das redes sociais. A matéria foi publicada no site INOVADORES ESPM - http://www.inovadoresespm.com.br. Acesso em 12 de março de 2012
Para acessar o estudo completo no qual se baseou a matéria que iremos analisar, use este link: http://issuu.com/njovem/docs/sondagemredessociais. Acesso em 18 de abril de 2012. Para iniciar a leitura do documento, clique sobre "Click to read"; para passar as páginas, clique sobre a setinha à direita.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.inovadoresespm.com.br/2011/07/o-perfil-do-jovem-brasileiro-nas-redes-sociais/. Acesso em 12 de março de 2012
-
Questões essenciais na análise da matéria:
-
Os alunos devem organizar as informações da matéria em quadros comparativos, expondo o perfil de cada faixa etária pesquisada, com base nas respostas das perguntas 1, 2 e 3. Veja os exemplos:
Principais temas de interesse nas redes sociais:
Jovens de 15 a 18 anos | Jovens de 19 a 24 anos |
-
Principais atividades realizadas nas redes sociais:
Jovens de 15 a 18 anos | Jovens de 19 a 24 anos |
-
Usam as redes sociais para...
Jovens de 15 a 18 anos | Jovens de 19 a 24 anos | |
ORKUT | ||
-
Agora, estamos à procura de elementos que justificam o expressivo número de acesso às redes sociais por jovens, no Brasil. Para tal, analisaremos um artigo publicado no site da Universidade Metodista de São Paulo, disponível no link abaixo indicado.
DINÂMICA sugerida:
-
http://www.metodista.br/cidadania/numero-69/redes-sociais-dao-visibilidade-aos-jovens. Acesso em 12 de março de 2012
Trecho do artigo:
-
Questões para dialogar com o artigo:
-
Após o debate, os alunos devem realizar o fichamento do texto, expondo a compreensão dos elementos essenciais para explicar a adesão dos jovens às redes sociais.
-
Para o professor:
Para que os alunos façam um bom fichamento das fontes selecionadas, é importante que, inicialmente, o professor tenha clareza dos objetivos e aspectos positivos desta estratégia de estudo. Sendo assim, a sugestão é que, antes de propor a atividade aos alunos, o professor faça uma leitura dos seguintes textos:
-
-
-
Atenção!
Este exercício pode ser realizado conjuntamente com o professor de Português, que poderá auxiliar os alunos na elaboração dos fichamentos.
-
Para os alunos:
Fontes que podem ser consultadas para a elaboração de fichamentos:
-
-
Nesta etapa da pesquisa, analisaremos a reportagem do UOL Tecnologia que traz a entrevista com o psiquiatra britânico Richard Graham, estudioso do comportamento de crianças e adolescentes. Durante a entrevista, o especialista mostra como as redes sociais mudam a vida das pessoas.
PROFESSOR!
Antes de solicitar a leitura da entrevista, levantar algumas questões para os alunos, a respeito do uso das redes sociais:
-
Em seguida, oferecer a leitura do texto, para depois realizar o debate a partir das questões propostas.
-
http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/11/11/redes-sociais-fazem-jovens-viverem-como-em-um-zoologico-diz-psiquiatra.jhtm. Acesso em 12 de março de 2012.
-
Para o debate:
-
Nesta atividade, espera-se que as mudanças causadas pela vida virtual sejam compreendidas, especialmente na vida dos jovens. Nesse sentido, é salutar que as opiniões e orientações do especialista sejam organizadas em fichamento.
Em seguida, para aprofundar o debate, os alunos devem realizar uma redação dissertativa, versando sobre o tema da "Segurança na Internet". Nesta tarefa, poderão contar com o professor de Língua Portuguesa e/ou de Informática.
-
Para esta última atividade, indicamos a análise do vídeo "Redes sociais fortalecem a mobilização de jovens no Brasil", episódio do programa ENTRE ASPAS, do canal Globo News, exibido em 26 de junho de 2011. Nele, dentre outros assuntos, debate-se o uso da Internet na organização de manifestações/protestos por jovens.
DINÂMICA sugerida:
-
-
http://www.youtube.com/watch?v=Ihdc7nPtLws&feature=player_embedded. Acesso em 12 de março de 2012
-
-
PROFESSOR!
Como desdobramento do debate, encaminhar as questões que comporão um questionário, a ser respondido pelos alunos. Por meio dele, teremos o perfil da turma quanto ao uso engajado das redes sociais. Nossa sugestão de questões:
-
Para organizar e socializar o conhecimento produzido na pesquisa, recomendamos a dramatização de um telejornal, pelos alunos. O programa deverá conter, no mínimo, três reportagens/pautas, podendo ocorrer o momento de debate com convidado especial.
-
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das matérias/reportagens e do vídeo; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!