Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Rebeldia jovem”: as músicas e os dilemas da juventude

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
GETULIO RIBEIRO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a historicidade da música.
  • Perceber como a música trata de sentimentos e convicções.
  • Compreender a importância de alguns nomes da rebeldia jovem na música.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1- A proposta de pesquisa

A música, em especial a chamada Música Popular, sempre deu vazão aos sentimentos e anseios das pessoas, em vários momentos e lugares da história. Daí os compositores e interpretes como "antenas de seu tempo". Foi assim com o gênero musical Rock 'n' Roll, surgido em meados dos anos 50, nos Estados Unidos, o qual capitaneou dilemas da juventude ao longo de mais de cinco décadas.

A partir dessa constatação, propõe-se a pesquisa que busca analisar a "rebeldia jovem" expressada nas canções, nas performances ao vivo e demais comportamentos difundidos pelas gerações roqueiras que se sucederam.

-

a) Problematização do tema

As questões que norteiam a problematização do tema são:

  • Como a música pode sintonizar dilemas da juventude?
  • De que maneira a rebeldia jovem contribui para a emancipação humana?

-

b) Fontes e procedimentos para realização da pesquisa

Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:

  • Fontes Escritas
  • Músicas/letras e Performances ao vivo de artistas
  • Fontes Imagéticas e Iconográficas

-

A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:

  • Levantamento de músicas/performances para análise.
  • Discussão de dilemas da juventude a partir das músicas.
  • Leituras/vídeos sobre o tema da juventude e sobre história da música.

-

c) Desenvolvimento da pesquisa

-

Atividade 1- "A rebeldia nos jovens não é um crime"

Esta atividade se divide em duas etapas.

ETAPA 1

Iniciar os trabalhos lançando uma série de questões para a turma, tendo como tema a "rebeldia jovem". Nossa sugestão de questões:

  1. Qual é o seu conceito de "rebeldia"?
  2. E qual é o significado do termo no dicionário? Utilizar o dicionário virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 25 de março de 2012
  3. Entende como a ideia de rebeldia está associada à juventude?
  4. Você se considera rebelde? Exemplifique.
  5. Em sua opinião, qual é a importância da juventude para as transformações necessárias ao país?

-

PROFESSOR!

Você poderá aprofundar o conceito de "rebeldia jovem" por meio de algumas leituras e/ou filmes.

Exemplo:  "Juventude transviada"

Indicamos assistir ao filme "Rebel without a cause", que no Brasil recebeu o nome de "Juventude transviada":

-

juventude transviada

Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-GI1N7ukMC-o/Ti2cqtpuvvI/AAAAAAAAAo4/UHdOk1RQfi4/s1600/Juventude+Transviada.jpg. Acesso em 19 de abril de 2012

-

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama

Atores principais: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo

Direção: Nicholas Ray

Roteiro: Stewart Stern

Fotografia: Ernest Haller

Estúdio: Warner

País: EUA

Ano: 1955

Para visualização da ficha técnica completa e também ler a sinopse e comentários sobre o filme, visite este link do site 70 ANOS DE CINEMA - http://www.65anosdecinema.pro.br/809-JUVENTUDE_TRANSVIADA_%281955%29. Acesso em 19 de abril de 2012

-

Antes de reproduzir o filme para os alunos, solicitar que se atentem aos seguintes aspectos:

  1. Em que contexto o filme se passa?
  2. Quem são os seus protagonistas? Como vivem?
  3. Quais os dilemas da juventude são retratados durante o roteiro?
  4. Como podemos perceber a rebeldia jovem?
  5. Para você, qual é a principal mensagem desse filme?

-

Atenção!

Os alunos também podem realizar uma resenha crítica do filme. Neste exercício, poderão contar com o professor de Literatura ou de Língua Portuguesa.

Para ajudar na tarefa, confira estas sugestões de leitura na Internet:

-

-

Indicações bibliográficas:

  • Livro Culturas da rebeldia: a juventude em questão, de Paulo Sérgio do Carmo (Editora Senac São Paulo, 2001).

-

  • Livro O que é rock, de Paulo Chacon (Editora Brasiliense, São Paulo, 1982)

-

ETAPA 2

Em seguida, disponibilizar aos alunos o artigo intitulado "Rebeldia Jovem para desacomodar o mundo", assinado por Nei Alberto Pies, professor em Passo Fundo-RS. O texto encontra-se disponível no site Mundo Jovem (PUC RS) - http://www.mundojovem.com.br. Acesso em 25 de março de 2012

-

http://www.mundojovem.com.br/artigo-rebeldia-jovem-para-desacomodar-o-mundo.php. Acesso em 25 de março de 2012

rebeldia não é crime

Trecho do artigo:

"Bravamente, ao longo dos tempos, os jovens resistiram e mantêm acesa a ideia de mudar o mundo. Desejam, profundamente, que ideais e mundo sejam uma nota só. Seus sonhos são suas ideias em teimosia. Os jovens têm consciência de que precisam controlar o seu “fogo ardente”. Mas desejariam que este controle fosse deles, não daqueles que representam qualquer autoridade (pais, professores, psicólogos, legisladores, juízes, polícia). Rejeitam serem pensados pelos outros."

-

Para dialogar com o autor:

  1. De que forma o professor associa a rebeldia jovem à desacomodação do mundo?
  2. Como a rebeldia é relacionada com o protagonismo na história?
  3. Qual a orientação para se resolver os embates da juventude rebelde?
  4. Como a rebeldia contribui para a emancipação humana, segundo o filósofo grego Sócrates?
  5. De que maneira se distancia a rebeldia da ideia de violência?
  6. Qual é a mensagem da música ao final do texto?

-

Recomenda-se que os principais pontos do texto sejam registrados pelos alunos em fichamento, o qual será útil na atividade de socialização da pesquisa.

-

Atividade 2- "A Era do Rock 'n' Roll"

Nesta atividade, faremos a análise de três (03) performances musicais, de artistas sintonizadores da rebeldia jovem, bastante representativos na primeira década do gênero musical Rock 'n' Roll (1954-1964). Analisaremos performances de Elvis Presley, The Beatles e The Rolling Stones.

Atenção: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com o professor de Filosofia ou de Educação Artística, que ajudará na análise das performances.

-

DINÂMICA sugerida:

  • O professor reproduzirá as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ouvir as canções buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las à rebeldia jovem.
  • Analisar as performances.

-

Música 1: "Jailhouse rock" com Elvis Presley (1957)

Esta é a música-tema do terceiro filme protagonizado pelo cantor norte-americano Elvis Presley, considerado o Rei do Rock 'n' Roll. Assistiremos ao vídeo oficial da música, uma performance datada em 1957.

Antes de reproduzir o vídeo, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:

  1. Já ouviu falar de Elvis Presley?
  2. Sabe quem foi esta pessoa?
  3. Conhece o seu trabalho?
  4. E sabe por que ele se tornou famoso?

-

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=gj0Rz-uP4Mk. Acesso em 19 de abril de 2012

jailhouse rock

-

Compositores: Leiber - Stoller

Intérprete: Elvis Presley

Disco: Golden Records - vol .2

Gravadora/País, ano: RCA/UK, 1959

-

Para analisar a performance:

  1. Quais os instrumentos você pode identificar nesta música?
  2. Como é o ritmo?
  3. E a performance vocal de Elvis Presley?
  4. Como é a coreografia interpretada por Elvis junto dos demais atores?
  5. Em sua opinião, por que esse vídeo tem a ver com a rebeldia jovem?

-

Uma tarefa que indicamos, a ser desenvolvida pelos alunos, é a tradução e interpretação da letra de "Jailhouse rock". Neste caso, poderão contar com a colaboração do professor de Língua Estrangeira.

-

Em seguida, os alunos devem ler um texto sobre o legado de Elvis Presley, usando este link da revista Rolling Stone:

"Elvis, 75 anos depois

O Rei do Rock inaugurou o culto a personalidades como conhecemos hoje - e ainda é uma paixão mundial"

http://www.rollingstone.com.br/noticia/elvis-75-anos-depois/. Acesso em 25 de março de 2012

-

O objetivo da leitura é que os alunos assimilem a importância de Elvis Presley, na qualidade primeira referência de rebeldia para milhares jovens, ainda nos anos 50. É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

-

Indicações bibliográficas (fontes de depoimentos):

  • Livro Elvis por ele mesmo, depoimentos compilados por Marcelo Eduardo Lemos Costa (Martin Claret Editores Ltda., São Paulo, 1990)

-

  • Livro Elvis e eu, de Priscilla Beaulieu Presley & Sandra Harmon (Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1986)

Publicação assinada pela ex-esposa de Elvis Presley, na qual expõe lembranças ainda na condição de fã do cantor, nos anos 50.

-

Música 2: "And l love her" com The Beatles (ao vivo 1964)

Agora, assistiremos ao clipe de uma canção do conjunto inglês The Beatles, um dos principais grupos de identificação jovem de todos os tempos. A música enfoca o tema do amor, não deixando, contudo, de sintonizar a rebeldia juvenil.

Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Beatles:

  1. Você conhece alguma música deles?
  2. Sabe de sua importância para a cultura jovem a partir dos anos 60?
  3. Conhece as razões que levaram este conjunto ao reconhecimento artístico no mundo?

-

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=IVgJZqwnoxY. Acesso em 15 de março de 2012

beatles

-

Compositores: Lennon– McCartney

Intérprete: The Beatles

Disco: A hard day's night

Gravadora, ano: Odeon, 1964

-

Para analisar o documento:

  1. Como a banda é composta? Descreva o figurino dos músicos.
  2. Qual é o cenário da apresentação?
  3. De que forma você definiria esta música?
  4. Qual é o tema abordado na letra?
  5. Como este se relaciona com a juventude? Este link poder ajudar na resposta - http://vidaordinaria.com/2010/07/as-20-maiores-musicas-de-amor-de-todos-os-tempos/. Acesso em 19 de abril de 2012

-

PROFESSOR!

Para aprofundar no entendimento de como o conjunto The Beatles sintonizou dilemas da juventude, indicamos as seguintes referências:

  • Livro A revolução dos Beatles, de Roberto Muggiati (Ediouro, Rio de Janeiro, 1997).

Trabalho jornalístico sobre a trajetória da banda; o autor foi correspondente na Inglaterra durante os anos 60.

-

  • Livro Os anos de beatlemania, de Ricardo Pugialli e Marcelo Fróes (Editora Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 1992)

Inclui informações a respeito de discografia e filmografia, assim como detalhada cronologia de carreira dos Beatles.

-

Imagens do último show ao vivo dos Beatles, gravado sobre o prédio da Apple Records, em Londres/Inglaterra (1969).

-

-

É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

-

Música 3: "Satisfaction" com The Rolling Stones (ao vivo 1965)

Esta música foi um dos grandes sucessos do grupo The Rolling Stones nos anos 60, sendo um dos conjuntos mais rebeldes a surgir na década. Assistiremos a uma performance ao vivo da banda, tocando a música antes de registrá-la oficialmente, em estúdio.

Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Rolling Stones:

  1. Já ouviu falar dessa banda? Se sim, em quais circunstâncias?
  2. Conhece a sua importância desde os anos 60?

-

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=Pbg_dwzC4XA&feature=related. Acesso em 15 de março de 2012

stones

-

Compositores: Jagger - Richards

Intérprete: The Rolling Stones

Disco: Out of our heads

Gravadora, ano: London, 1966

-

Para analisar a performance:

  1. Qual é a formação da banda? E figurino dos músicos?
  2. Como é o cenário da apresentação?
  3. Recomenda-se a tradução e interpretação da letra pelos alunos, com a colaboração do professor de Língua Estrangeira.
  4. Como esta música tem a ver com dilemas da juventude?
  5. Em sua opinião, qual é a principal mensagem da música?

-

Para mais informações sobre a música, acesse este link da Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/%28I_Can%27t_Get_No%29_Satisfaction. Acesso em 19 de abril de 2012

-

PROFESSOR!

Para entender melhor a relevância do conjunto The Rolling Stones, indicamos as seguintes referências:

Trecho da histórica apresentação da banda na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ocorrida em 2006, contando com 1,3 milhões de pessoas de público. Nesta ocasião, a banda caminhava para sua quinta década de existência, gravando discos e fazendo shows.

-

  • Filme The Rolling Stones - Shine a Light, dirigido por Martin Scorsese (2006), com filmagens e os bastidores de duas apresentações da banda no Beacon Theater, em Nova York/EUA, em 29 de outubro e 1º de novembro de 2006.

-

É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

-

Atividade 3- "Rock Brasil"

Nesta atividade analisaremos mais três (03) performances musicais, de conjuntos brasileiros sintonizadores da rebeldia jovem. Analisaremos performances de The Bubbles, Raul Seixas e Legião Urbana.

Esta atividade também poderá ser realizada numa colaboração com o(a) professor(a) de Filosofia.

-

DINÂMICA sugerida:

  • O professor reproduzirá as músicas para os alunos a partir de seu computador/aparelhagem de som.
  • Ouvir as canções buscando contextualizá-las, ou seja, associá-las à rebeldia jovem.
  • Analisar os documentos.

-

Música 1: "Não vou cortar o cabelo" com The Bubbles (1966)

O conjunto The Bubbles surgiu nos anos 60, um das inúmeras bandas brasileiras influenciadas pela repercussão dos internacionais The Beatles e The Rolling Stones. Ouviremos a música "Não vou cortar o cabelo", um protesto em prol dos jovens rapazes de cabelos grandes.

Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Rolling Stones:

  1. Já ouviu falar dessa banda?
  2. Sabia que trata-se de banda que atuou no Brasil, nos anos 60?

-

Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:

-

http://www.youtube.com/watch?v=oO6TS0WTJv4. Acesso em 15 de março de 2012

bubbles

-

Música original: Break it all Composição original: Los Shakers (Uruguai)

Versão: The Bubbles (Brasil)

Disco: Raw and unreleased

Gravadora, ano: Groovie Records, 2010 (reedição)

-

LETRA (não disponível na Internet)

Você pode pedir, que eu não vou desistir

Você pode falar, mas não vou cortar

Até para polícia podem telefonar

No meu cabelo ninguém poderá tocar

-

Vou ele deixar pelo chão arrastar

Só vai cortar quem me matar

Até para polícia podem telefonar

No meu cabelo ninguém poderá tocar

-

Um aviso para todos os que quiserem cortar

Pelo meu cabelo, eu mato, grito, mato

Acho bom ninguém tentar, ninguém poderá cortar

O meu cabelo ninguém cortará

-

Para ler sobre a banda The Bubbles e também conhecer outras músicas de seu repertório, utilize este link do site BRAZILIAN NUGGETS - http://brnuggets.blogspot.com.br/2011/08/bubbles-raw-and-unreleased-2010.html. Acesso em 19 de abril de 2012

-

Para análise da música:

  1. Como caracterizar esta música?
  2. Qual é o protesto na letra?
  3. Como a música representa a rebeldia jovem?

-

É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

PROFESSOR!

A publicação a seguir também utiliza letras de músicas para discutir temas ligados à juventude:

  • Livro Jovem Guarda: cronistas sentimentais da juventude, de Ana Barbara Aparecida Pederiva (Companhia Editoral Nacional, São Paulo, 2000)

-

Música 2: "Mosca na sopa" com Raul Seixas (1973)

O baiano Raul Seixas é uma grande referência da rebeldia jovem no Brasil, desde os anos 60, quando iniciou a sua carreira artística. Ainda hoje, 22 anos após a sua morte, a música de Raul exala inconformismo. Ouviremos uma faixa de seu primeiro disco solo, chamada "Mosca na sopa", ouvida pela juventude brasileira de diferentes décadas.

Antes de ouvir a música, recomenda-se uma conversa sobre o artista Raul Seixas:

  1. Conhece o trabalho de Raul Seixas?
  2. Entende a sua importância para a música jovem no Brasil?

-

http://www.youtube.com/watch?v=cVfBGckHMlU&feature=fvst. Acesso em 24 de março de 2012

raul

-

Compositor: Raul Seixas

Intérprete: Raul Seixas

Disco: Krig-ha Bandolo!

Gravadora, ano: Philips, 1973

-

LETRA

Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(3x)

Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar...(2x)

E não adianta
Vir me detetizar
Pois nem o DDT
Pode assim me exterminar
Porque você mata uma
E vem outra em meu lugar...

Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)

-"Atenção, eu sou a mosca
A grande mosca
A mosca que perturba o seu sono
Eu sou a mosca no seu quarto
A zum-zum-zumbizar
Observando e abusando
Olha do outro lado agora
Eu tô sempre junto de você
Água mole em pedra dura
Tanto bate até que fura
Quem, quem é?
A mosca, meu irmão!"

Eu sou a mosca
Que posou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)

E não adianta
Vir me detetizar
Pois nem o DDT
Pode assim me exterminar
Porque você mata uma
E vem outra em meu lugar...

Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)

Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar...(2x)

Mas eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...

 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48320/. Acesso em 25 de março de 2012

-

Para análise da música:

  1. Quais os sons você escuta na introdução?
  2. Quais os gêneros musicais são apresentados nessa?
  3. Qual é o protesto por meio da letra?
  4. Como a música relaciona-se com a rebeldia jovem?
  5. Em sua opinião, qual é a importância das pessoas serem contestadoras?

-

É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

PROFESSOR!

Para aprofundar a discussão sobre a rebeldia na obra de Raul Seixas, recomendamos o filme "Raul: o início, o fim e o meio", lançado em 23 de março de 2012, em capitais brasileiras - http://www.raulseixasofilme.com.br/. Acesso em 19 de abril de 2012

raul filme

-

E aqui, uma indicação bibliográfica (textos, imagens e depoimentos):

  • Livro Almanaque dos anos 70, de Ana Maria Baiahana (Ediouro, São Paulo, 2006)

-

Música 3:  "O reggae" com Legião Urbana (1986)

Parte da chamada Geração anos 80, oriundo de Brasília, o conjunto Legião Urbana é marcante para expressiva parcela da juventude de sua época, justamente pela rebeldia e a capacidade de falar sobre conflitos juvenis. Assistiremos a performance da banda no programa Perdidos na Noite (TV Bandeirantes, 1986), comandado pelo apresentador Fausto Silva.

Antes de ouvir a música, refletir por meio das questões abaixo:

  1. Você já participou de alguma manifestação pública, para requerer direitos e/ou protestar?
  2. E já esteve em algum show no qual se emocionou com a performance da banda?
  3. Sabe descrever essas sensações?

-

http://www.youtube.com/watch?v=ps0Oy9f_Yxk. Acesso em 24 de março de 2012

o reggae

 

-

Compositores: Renato Russo - Marcelo Bonfá

Intérprete: Legião Urbana

Disco: Legião Urbana

Gravadora, ano: Odeon, 1984

-

LETRA

Ainda me lembro aos três anos de idade
O meu primeiro contato com as grades
O meu primeiro dia na escola
Como eu senti vontade de ir embora
Fazia tudo que eles quisessem
Acreditava em tudo que eles me dissessem
Me pediram pra ter paciência
Falhei
Gritaram: - Cresça e apareça!
Cresci e apareci e não vi nada
Aprendi o que era certo com a pessoa errada
Assistia o jornal da TV
E aprendi a roubar pra vencer
Nada era como eu imaginava
Nem as pessoas que eu tanto amava
Mas e daí, se é mesmo assim
Vou ver se tiro o melhor pra mim.

Me ajuda se eu quiser, me faz o que eu pedir
Não faz o que eu fizer
Mas não me deixe aqui
Ninguém me perguntou se eu estava pronto
E eu fiquei completamente tonto
Procurando descobrir a verdade
Nos meios das mentiras da cidade
Tentava ver o que existia de errado
Quantas crianças Deus já tinha matado.

Beberam o meu sangue e não me deixam viver
Têm o meu destino pronto e não me deixam escolher
Vêm falar de liberdade pra depois me prender
Pedem identidade pra depois me bater
Tiram todas as minhas armas
Como posso me defender?
Vocês venceram essa batalha
Quanto à guerra,
vamos ver.
 

Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46963/. Acesso em 25 de março de 2012

-

Para análise da música:

  1. Como é a ocupação do cenário pelo público?
  2. Você pode reconhecer a faixa etária que compõe a plateia?
  3. Como essas pessoas participam durante a execução da música?
  4. E a performance do vocalista?
  5. De que ponto de vista o autor da letra fala? Quais conflitos são expostos?
  6. Identifique a rebeldia jovem em versos.
  7. Em sua opinião, qual é a mensagem desta música?

-

É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.

PROFESSOR!

A publicação a seguir também utiliza letras de músicas para discutir temas ligados à juventude:

  • Livro Kurt Cobain: fragmentos de uma autobiografia, de Marcelo Orozco (Conrad Editora, São Paulo, 2002)

-

Outro vídeo da banda Legião Urbana:

perfeição

-

d) Resultados de pesquisa

Com base nas experiências realizadas durante a pesquisa, os alunos devem organizar um Blog / Web Rádio composto por textos e músicas que tratam diretamente de dilemas da juventude.

Leia sobre o rádio via Internet - http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_r%C3%A1dio. Acesso em 19 de abril de 2012

radio

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-QJ-Bp9JZu3Q/TdYaE3IwiMI/AAAAAAAABNo/QVmobRnX7BE/s400/internet_radio.jpg. Acesso em 19 de abril de 2012

-

ORIENTAÇÕES gerais:

  • Dividir a turma em três grupos.

-

  • O primeiro grupo fará o trabalho de seleção das músicas que comporão a programação da rádio.

-

  • O segundo, por sua vez, fará a análise de algumas das músicas selecionadas, tal como realizamos durante a pesquisa. Essas análises devem ser convertidas em textos para o blog web rádio.

-

  • Já o terceiro grupo ficará encarregado de realizar a postagem das músicas na web rádio e os textos no blog - moderando a página na Internet.

-

Confira neste link uma possibilidade de criação de web rádio - http://blip.fm/. Acesso em 19 de abril de 2012

Para cadastro, fornecer nome de usuário (Your DJ name) e nome de email (Your emails address), depois clicar em Sign up. Os alunos poderão contar com a ajuda do professor de Língua Estrangeira, que os ajudarão a trabalhar usando a língua inglesa.

Sobre as possibilidades na criação de blog, recomendamos este link - http://meta.blog.br/. Acesso em 19 de abril de 2012

-

  • Dentre as formas de difusão do conhecimento produzido, temos as redes sociais da Internet (Facebook, Twitter, Orkut etc.)

-

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

-

Sugestões de links para professores:

-

-

-

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas/vídeos/reportagens; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria luisa de lima, E.e antonia guedes martis , Rio Grande do Norte - disse:
    marialuisadelima29@gmail.com

    18/09/2012

    Cinco estrelas

    Na minha opinião professor vc esta de parabens pois precisava muito saber essa informação sobre a musica,os jovens e a linha do tempo.para um trabalho da escola e somente aqui encontrei informações completas.muito obrigado!!!!!! o sr. nao sabe o bem que me fez.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.