16/05/2012
Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Não há conhecimentos prévios.
A música, em especial a chamada Música Popular, sempre deu vazão aos sentimentos e anseios das pessoas, em vários momentos e lugares da história. Daí os compositores e interpretes como "antenas de seu tempo". Foi assim com o gênero musical Rock 'n' Roll, surgido em meados dos anos 50, nos Estados Unidos, o qual capitaneou dilemas da juventude ao longo de mais de cinco décadas.
A partir dessa constatação, propõe-se a pesquisa que busca analisar a "rebeldia jovem" expressada nas canções, nas performances ao vivo e demais comportamentos difundidos pelas gerações roqueiras que se sucederam.
-
As questões que norteiam a problematização do tema são:
-
Para esta pesquisa a proposta é o trabalho com as seguintes fontes:
-
A estratégia de trabalho inclui as seguintes atividades:
-
-
Esta atividade se divide em duas etapas.
Iniciar os trabalhos lançando uma série de questões para a turma, tendo como tema a "rebeldia jovem". Nossa sugestão de questões:
-
PROFESSOR!
Você poderá aprofundar o conceito de "rebeldia jovem" por meio de algumas leituras e/ou filmes.
Indicamos assistir ao filme "Rebel without a cause", que no Brasil recebeu o nome de "Juventude transviada":
-
Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-GI1N7ukMC-o/Ti2cqtpuvvI/AAAAAAAAAo4/UHdOk1RQfi4/s1600/Juventude+Transviada.jpg. Acesso em 19 de abril de 2012
-
Gênero: Drama
Atores principais: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo
Direção: Nicholas Ray
Roteiro: Stewart Stern
Fotografia: Ernest Haller
Estúdio: Warner
País: EUA
Ano: 1955
Para visualização da ficha técnica completa e também ler a sinopse e comentários sobre o filme, visite este link do site 70 ANOS DE CINEMA - http://www.65anosdecinema.pro.br/809-JUVENTUDE_TRANSVIADA_%281955%29. Acesso em 19 de abril de 2012
-
Antes de reproduzir o filme para os alunos, solicitar que se atentem aos seguintes aspectos:
-
Atenção!
Os alunos também podem realizar uma resenha crítica do filme. Neste exercício, poderão contar com o professor de Literatura ou de Língua Portuguesa.
Para ajudar na tarefa, confira estas sugestões de leitura na Internet:
-
-
Indicações bibliográficas:
-
-
Em seguida, disponibilizar aos alunos o artigo intitulado "Rebeldia Jovem para desacomodar o mundo", assinado por Nei Alberto Pies, professor em Passo Fundo-RS. O texto encontra-se disponível no site Mundo Jovem (PUC RS) - http://www.mundojovem.com.br. Acesso em 25 de março de 2012
-
http://www.mundojovem.com.br/artigo-rebeldia-jovem-para-desacomodar-o-mundo.php. Acesso em 25 de março de 2012
Trecho do artigo:
-
Para dialogar com o autor:
-
Recomenda-se que os principais pontos do texto sejam registrados pelos alunos em fichamento, o qual será útil na atividade de socialização da pesquisa.
-
Nesta atividade, faremos a análise de três (03) performances musicais, de artistas sintonizadores da rebeldia jovem, bastante representativos na primeira década do gênero musical Rock 'n' Roll (1954-1964). Analisaremos performances de Elvis Presley, The Beatles e The Rolling Stones.
Atenção: esta atividade poderá ser realizada numa colaboração com o professor de Filosofia ou de Educação Artística, que ajudará na análise das performances.
-
DINÂMICA sugerida:
-
Esta é a música-tema do terceiro filme protagonizado pelo cantor norte-americano Elvis Presley, considerado o Rei do Rock 'n' Roll. Assistiremos ao vídeo oficial da música, uma performance datada em 1957.
Antes de reproduzir o vídeo, repercutir algumas questões entre os alunos, tais como:
-
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=gj0Rz-uP4Mk. Acesso em 19 de abril de 2012
-
Compositores: Leiber - Stoller
Intérprete: Elvis Presley
Disco: Golden Records - vol .2
Gravadora/País, ano: RCA/UK, 1959
-
Para analisar a performance:
-
Uma tarefa que indicamos, a ser desenvolvida pelos alunos, é a tradução e interpretação da letra de "Jailhouse rock". Neste caso, poderão contar com a colaboração do professor de Língua Estrangeira.
-
Em seguida, os alunos devem ler um texto sobre o legado de Elvis Presley, usando este link da revista Rolling Stone:
O Rei do Rock inaugurou o culto a personalidades como conhecemos hoje - e ainda é uma paixão mundial"
http://www.rollingstone.com.br/noticia/elvis-75-anos-depois/. Acesso em 25 de março de 2012
-
O objetivo da leitura é que os alunos assimilem a importância de Elvis Presley, na qualidade primeira referência de rebeldia para milhares jovens, ainda nos anos 50. É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
-
Indicações bibliográficas (fontes de depoimentos):
-
Publicação assinada pela ex-esposa de Elvis Presley, na qual expõe lembranças ainda na condição de fã do cantor, nos anos 50.
-
Agora, assistiremos ao clipe de uma canção do conjunto inglês The Beatles, um dos principais grupos de identificação jovem de todos os tempos. A música enfoca o tema do amor, não deixando, contudo, de sintonizar a rebeldia juvenil.
Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Beatles:
-
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=IVgJZqwnoxY. Acesso em 15 de março de 2012
-
Compositores: Lennon– McCartney
Intérprete: The Beatles
Disco: A hard day's night
Gravadora, ano: Odeon, 1964
-
Para analisar o documento:
-
PROFESSOR!
Para aprofundar no entendimento de como o conjunto The Beatles sintonizou dilemas da juventude, indicamos as seguintes referências:
Trabalho jornalístico sobre a trajetória da banda; o autor foi correspondente na Inglaterra durante os anos 60.
-
Inclui informações a respeito de discografia e filmografia, assim como detalhada cronologia de carreira dos Beatles.
-
Imagens do último show ao vivo dos Beatles, gravado sobre o prédio da Apple Records, em Londres/Inglaterra (1969).
-
-
É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
-
Esta música foi um dos grandes sucessos do grupo The Rolling Stones nos anos 60, sendo um dos conjuntos mais rebeldes a surgir na década. Assistiremos a uma performance ao vivo da banda, tocando a música antes de registrá-la oficialmente, em estúdio.
Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Rolling Stones:
-
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=Pbg_dwzC4XA&feature=related. Acesso em 15 de março de 2012
-
Compositores: Jagger - Richards
Intérprete: The Rolling Stones
Disco: Out of our heads
Gravadora, ano: London, 1966
-
Para analisar a performance:
-
Para mais informações sobre a música, acesse este link da Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/%28I_Can%27t_Get_No%29_Satisfaction. Acesso em 19 de abril de 2012
-
PROFESSOR!
Para entender melhor a relevância do conjunto The Rolling Stones, indicamos as seguintes referências:
Trecho da histórica apresentação da banda na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, ocorrida em 2006, contando com 1,3 milhões de pessoas de público. Nesta ocasião, a banda caminhava para sua quinta década de existência, gravando discos e fazendo shows.
-
-
É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
-
Nesta atividade analisaremos mais três (03) performances musicais, de conjuntos brasileiros sintonizadores da rebeldia jovem. Analisaremos performances de The Bubbles, Raul Seixas e Legião Urbana.
Esta atividade também poderá ser realizada numa colaboração com o(a) professor(a) de Filosofia.
-
DINÂMICA sugerida:
-
O conjunto The Bubbles surgiu nos anos 60, um das inúmeras bandas brasileiras influenciadas pela repercussão dos internacionais The Beatles e The Rolling Stones. Ouviremos a música "Não vou cortar o cabelo", um protesto em prol dos jovens rapazes de cabelos grandes.
Antes de reproduzir o vídeo, conversar com os alunos a respeito dos Rolling Stones:
-
Reprodução do vídeo por meio do link a seguir:
-
http://www.youtube.com/watch?v=oO6TS0WTJv4. Acesso em 15 de março de 2012
-
Música original: Break it all Composição original: Los Shakers (Uruguai)
Versão: The Bubbles (Brasil)
Disco: Raw and unreleased
Gravadora, ano: Groovie Records, 2010 (reedição)
-
LETRA (não disponível na Internet)
Você pode pedir, que eu não vou desistir
Você pode falar, mas não vou cortar
Até para polícia podem telefonar
No meu cabelo ninguém poderá tocar
-
Vou ele deixar pelo chão arrastar
Só vai cortar quem me matar
Até para polícia podem telefonar
No meu cabelo ninguém poderá tocar
-
Um aviso para todos os que quiserem cortar
Pelo meu cabelo, eu mato, grito, mato
Acho bom ninguém tentar, ninguém poderá cortar
O meu cabelo ninguém cortará
-
Para ler sobre a banda The Bubbles e também conhecer outras músicas de seu repertório, utilize este link do site BRAZILIAN NUGGETS - http://brnuggets.blogspot.com.br/2011/08/bubbles-raw-and-unreleased-2010.html. Acesso em 19 de abril de 2012
-
Para análise da música:
-
É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
PROFESSOR!
A publicação a seguir também utiliza letras de músicas para discutir temas ligados à juventude:
-
O baiano Raul Seixas é uma grande referência da rebeldia jovem no Brasil, desde os anos 60, quando iniciou a sua carreira artística. Ainda hoje, 22 anos após a sua morte, a música de Raul exala inconformismo. Ouviremos uma faixa de seu primeiro disco solo, chamada "Mosca na sopa", ouvida pela juventude brasileira de diferentes décadas.
Antes de ouvir a música, recomenda-se uma conversa sobre o artista Raul Seixas:
-
http://www.youtube.com/watch?v=cVfBGckHMlU&feature=fvst. Acesso em 24 de março de 2012
-
Compositor: Raul Seixas
Intérprete: Raul Seixas
Disco: Krig-ha Bandolo!
Gravadora, ano: Philips, 1973
-
LETRA
Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(3x)
Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar...(2x)
E não adianta
Vir me detetizar
Pois nem o DDT
Pode assim me exterminar
Porque você mata uma
E vem outra em meu lugar...
Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)
-"Atenção, eu sou a mosca
A grande mosca
A mosca que perturba o seu sono
Eu sou a mosca no seu quarto
A zum-zum-zumbizar
Observando e abusando
Olha do outro lado agora
Eu tô sempre junto de você
Água mole em pedra dura
Tanto bate até que fura
Quem, quem é?
A mosca, meu irmão!"
Eu sou a mosca
Que posou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)
E não adianta
Vir me detetizar
Pois nem o DDT
Pode assim me exterminar
Porque você mata uma
E vem outra em meu lugar...
Eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...(2x)
Eu sou a mosca
Que perturba o seu sono
Eu sou a mosca
No seu quarto a zumbizar...(2x)
Mas eu sou a mosca
Que pousou em sua sopa
Eu sou a mosca
Que pintou prá lhe abusar...
Disponível em: http://letras.terra.com.br/raul-seixas/48320/. Acesso em 25 de março de 2012
-
Para análise da música:
-
É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
PROFESSOR!
Para aprofundar a discussão sobre a rebeldia na obra de Raul Seixas, recomendamos o filme "Raul: o início, o fim e o meio", lançado em 23 de março de 2012, em capitais brasileiras - http://www.raulseixasofilme.com.br/. Acesso em 19 de abril de 2012
-
E aqui, uma indicação bibliográfica (textos, imagens e depoimentos):
-
Parte da chamada Geração anos 80, oriundo de Brasília, o conjunto Legião Urbana é marcante para expressiva parcela da juventude de sua época, justamente pela rebeldia e a capacidade de falar sobre conflitos juvenis. Assistiremos a performance da banda no programa Perdidos na Noite (TV Bandeirantes, 1986), comandado pelo apresentador Fausto Silva.
Antes de ouvir a música, refletir por meio das questões abaixo:
-
http://www.youtube.com/watch?v=ps0Oy9f_Yxk. Acesso em 24 de março de 2012
-
Compositores: Renato Russo - Marcelo Bonfá
Intérprete: Legião Urbana
Disco: Legião Urbana
Gravadora, ano: Odeon, 1984
-
LETRA
Ainda me lembro aos três anos de idade
O meu primeiro contato com as grades
O meu primeiro dia na escola
Como eu senti vontade de ir embora
Fazia tudo que eles quisessem
Acreditava em tudo que eles me dissessem
Me pediram pra ter paciência
Falhei
Gritaram: - Cresça e apareça!
Cresci e apareci e não vi nada
Aprendi o que era certo com a pessoa errada
Assistia o jornal da TV
E aprendi a roubar pra vencer
Nada era como eu imaginava
Nem as pessoas que eu tanto amava
Mas e daí, se é mesmo assim
Vou ver se tiro o melhor pra mim.
Me ajuda se eu quiser, me faz o que eu pedir
Não faz o que eu fizer
Mas não me deixe aqui
Ninguém me perguntou se eu estava pronto
E eu fiquei completamente tonto
Procurando descobrir a verdade
Nos meios das mentiras da cidade
Tentava ver o que existia de errado
Quantas crianças Deus já tinha matado.
Beberam o meu sangue e não me deixam viver
Têm o meu destino pronto e não me deixam escolher
Vêm falar de liberdade pra depois me prender
Pedem identidade pra depois me bater
Tiram todas as minhas armas
Como posso me defender?
Vocês venceram essa batalha
Quanto à guerra,
vamos ver.
Disponível em: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/46963/. Acesso em 25 de março de 2012
-
Para análise da música:
-
É salutar que as principais ideias aqui pontuadas sejam registradas pelos alunos.
PROFESSOR!
A publicação a seguir também utiliza letras de músicas para discutir temas ligados à juventude:
-
Outro vídeo da banda Legião Urbana:
-
Com base nas experiências realizadas durante a pesquisa, os alunos devem organizar um Blog / Web Rádio composto por textos e músicas que tratam diretamente de dilemas da juventude.
Leia sobre o rádio via Internet - http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_r%C3%A1dio. Acesso em 19 de abril de 2012
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-QJ-Bp9JZu3Q/TdYaE3IwiMI/AAAAAAAABNo/QVmobRnX7BE/s400/internet_radio.jpg. Acesso em 19 de abril de 2012
-
ORIENTAÇÕES gerais:
-
-
-
-
Confira neste link uma possibilidade de criação de web rádio - http://blip.fm/. Acesso em 19 de abril de 2012
Para cadastro, fornecer nome de usuário (Your DJ name) e nome de email (Your emails address), depois clicar em Sign up. Os alunos poderão contar com a ajuda do professor de Língua Estrangeira, que os ajudarão a trabalhar usando a língua inglesa.
Sobre as possibilidades na criação de blog, recomendamos este link - http://meta.blog.br/. Acesso em 19 de abril de 2012
-
-
-
-
-
-
-
Nesta aula, o professor poderá avaliar o aprendizado dos alunos por meio da capacidade de análise das músicas/vídeos/reportagens; além da realização da atividade final e demais registros produzidos na aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2012
Cinco estrelasNa minha opinião professor vc esta de parabens pois precisava muito saber essa informação sobre a musica,os jovens e a linha do tempo.para um trabalho da escola e somente aqui encontrei informações completas.muito obrigado!!!!!! o sr. nao sabe o bem que me fez.