29/08/2008
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Conteúdos específicos:
• Indicadores ácido-base;
• Indicar o caráter ácido-base de soluções pelo uso de indicadores.
Recursos educacionais:
Simulação sobre indicadores ácido-base com materiais alternativos: www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_indicadores.htm
Preparando a aula:
O professor deverá preparar, em aula anterior, algumas soluções que serão utilizadas na aula:
Solução de repolho roxo:
Corte aproximadamente 250 g de repolho roxo em cubos de cerca de 2 cm e coloque num liquidificador ou processador. Acrescente aproximadamente 120 mililitros de água e deixe bater até que o repolho fique cortado uniformemente em pedaços minúsculos. Passe a mistura por uma peneira fina. Esse será nosso extrato de repolho roxo que será utilizado como indicador ácido-base.
Solução de sabão:
Coloque aproximadamente 100g de sabão em 150 mL de água e misture bem.
Outras soluções:
Vinagre, suco de limão e água sanitária.
Introduzindo a aula: (5 min.)
Inicie a aula colocando sobre a mesa quatro recipientes, o primeiro contendo a solução de sabão, o segundo contendo a solução de vinagre, o terceiro contendo água sanitária e o quarto contendo o suco de limão. Diante das soluções pergunte aos alunos de que forma podemos classificá-las em ácidas ou básicas.
Desenvolvendo a aula: (25 min.)
Após as indagações dos alunos, pegue um indicador ácido-base, que pode ser a solução de repolho roxo preparada previamente, fenolftaleína ou uma solução de azul do bromotimol comprada em lojas especializadas em aquários. Considerando que o indicador escolhido seja a solução de repolho roxo, explique aos alunos como foi preparada a solução, após a explicação acrescente algumas gotas da solução nos dois copos e peça aos alunos que observem. Pergunte aos alunos o que aconteceu com a coloração das duas soluções? Após ouvir as respostas, explique que mesmo as soluções adquirindo colorações distintas, ainda não é possível saber qual é a solução ácida e qual é a solução básica. Diga aos alunos para iniciarem a animação presente no site do LabVirt.
Informe aos alunos que toda vez que aparecer uma palavra em destaque na simulação (em vermelho), eles poderão clicar para obter mais informações. Após a conclusão da animação pelos alunos, pergunte-lhes o que é indicador ácido base e peça para eles darem um exemplo. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que indicador é um composto químico que é adicionado em pequenas quantidades a uma solução e que permite saber se essa solução é ácida ou alcalina. Isso só é possível porque o indicador adquire cores distintas na presença de uma solução ácida ou básica. Pergunte aos alunos quais foram as cores das quatro soluções ao adicionarmos a solução de repolho roxo. Após ouvir as respostas dos alunos, explique que a solução de repolho roxo em contato com as soluções ácidas adquirem uma coloração avermelhada e em contato com as soluções básicas adquirem uma coloração amarelo-esverdeada. Por fim, informe aos alunos que existem outras substâncias presentes no nosso dia-a-dia que possuem esse comportamento de indicador, como por exemplo, a pêra, na qual a sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
Explique que a mudança de coloração do indicador deve-se ao fato de eles serem formados por espécies químicas com cores diferentes que estão em equilíbrio químico, o qual poderá ser alterado pela presença de íons H+.
Sistematizando a aula: (20 min.)
Para sistematizar e consolidar os conteúdos explorados na simulação e nas explicações do professor, os alunos deverão responder as questões e realizar a pesquisa que são apresentadas abaixo:
Questões
Pesquisa
Os alunos farão uma pesquisa sobre outras soluções naturais de indicadores, ou seja, deverão pesquisar sobre algumas soluções de substâncias naturais, especialmente originárias de plantas, comportam-se como soluções de indicadores.
Sugestão de alternativa para o desenvolvimento da aula
Caso o professor não tenha a sua disposição um laboratório computacional e possua apenas um computador com um data show, poderá mostrar a simulação para a turma.
O professor poderá preparar as soluções em aula anterior junto com as alunos.
Quatro estrelas 11 classificações
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27/10/2013
Quatro estrelasdeveria ter mais indicadores para demonstração
27/02/2013
Quatro estrelasAdorei, porém, através da minha conclusão seria melhor colocar as respostas das perguntas elaboradas.
10/04/2012
Cinco estrelaseu irei fazer essa experiencia na minha escola estadual francisca rosa da costa,com o meu professor de Química Gutemberg,ira fazer esse trabalho de experiencias com nós no dia 18/04/2012...estou muito ansiosa pois pelo o que eu pude observar sera muito bom. brigadinha adorei
08/03/2012
Cinco estrelasotimo
15/10/2011
Quatro estrelasOlá professor . Parabéns o esquema da aula é muito bom. Se puder me envie o video por email para eu utilizar na aula. Obrigada
07/09/2011
Quatro estrelasOlá professor, costumo fazer a experiência com os alunos usando outros indicadores, inclusive o cartão de cores para medir o pH, mas gostaria, se possível de enriquecer minhas aulas com o vídeo. Você poderia enviá-lo para mim? Obrigada...
30/01/2011
Cinco estrelasMuito bom! Sou professora, mas onde leciono não temos internet na sala. Gostaria de baixar o vídeo, mas como não é possível, você poderia me mandar por email? Agradecida! Atenciosamente, Prof. Suellen
21/10/2010
Cinco estrelasacheei muito legal, vou fazer um trabalho no colégio sobre acido e base queria esse video para passar para meus amigo se for possivél você me enviar o video pelo email até o dia 30
13/04/2010
Cinco estrelasMuito interessante a aula mesmo, eu e mais duas amigas somos graduandas do curso de Química Tecnológia (bacharelado) e iremos participar do Grupo Arandú e iremos ministrar uma pequena aula a respeito e esta aula nos ajudou muito. Muito obrigada. Att Mariana Fujita
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito dessa aula pois os alunos se animaram com a experiência conseguindo assimilar muito melhor o conteúdo, só não consegui fazer a parte da sala de informática
24/03/2010
Cinco estrelasótima aula gostei muito.