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A Declaração Universal dos Direitos Humanos: Origem e Propósito

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá compreender o contexto histórico no qual a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada, fazendo emergir os sujeitos sociais envolvidos no processo. Além disso, poderá identificar os propósitos da Declaração, bem como refletir sobre os seus impactos nos dias atuais. 

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não será necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios sobre a temática.

Estratégias e recursos da aula

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS: UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO

 

1. A PROPOSTA DA PESQUISA:

Os alunos serão orientados a desenvolver uma pesquisa que lhes permita compreender o contexto histórico e os propósitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

  • Antes de construir o conceito sobre Direitos Humanos e compreender o histórico no qual a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada  é aconselhável propor uma discussão inicial sobre o tema aos alunos, para que o professor perceba qual a noção que os mesmos têm a respeito da temática. Portanto, levante algumas questões como:

 

a) Para você, o que são os Direitos Humanos?

b) Quando, por que e por quem foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos?

c) Em sua opinião, o que são atitudes desumanas?

d) Por que muitas pessoas usam a violência para resolver os seus conflitos?

e) O que é injustiça para você?

f) Você saberia definir o que é ética e cidadania?

g) Por que fazer uma pesquisa sobre esse tema?

 

  • Depois de ouvir as respostas dos alunos sobre as questões acima, indique a eles o documentário produzido por United for the Human Rights, o qual apresenta um histórico sobre a noção de direitos humanos no tempo. O documentário apresenta marcos importantes para a criação da noção de direito e aborda também a emergência da Declaração Universal dos Direitos Humanos em 10 de dezembro de 1948, documento soberano que nasceu sob o propósito de marcar uma nova era de respeito aos direitos humanos.

 

A História dos Direitos Humanos (legenda)

Vídeo DH

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=uCnIKEOtbfc

Acesso em 14/03/2012.

  • Após a exibição do documentário, peça aos alunos que se dividam em grupos de no máximo cinco integrantes, para que discutam as ideias principais do vídeo apresentado. Depois, entregue revistas e jornais a cada grupo  para que os alunos possam procurar informações ou imagens que estejam associadas à temática. Os grupos deverão construir um painel sintetizando o que eles entenderam por Direitos Humanos. Todos os painéis deverão ser socializados com todos da turma.

 

2. A PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA:

 

Professor, pergunte aos alunos se as respostas dadas anteriormente para as questões do item 1 ainda seriam as mesmas após discutirem as ideias centrais do documentário. O que mudou? Que novas reflexões eles fariam sobre os Direitos Humanos?

  

  • Como a atividade busca verificar a capacidade do aluno, através da pesquisa, de compreender o histórico no qual a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada e também compreender os impactos dos 30 artigos desse texto nos dias atuais, para definir os objetivos da pesquisa o professor deve questionar os alunos sobre quais perguntas/questões querem responder a partir da pesquisa. É importante que o professor explique aos alunos que uma questão de pesquisa exige que o/a pesquisador/a selecione e interprete diversas fontes, aprofunde seus estudos lendo uma bibliografia sobre o assunto, analisando cuidadosamente todo o material selecionado para chegar a algumas conclusões. Neste sentido, o próprio professor pode levantar algumas questões, tais como:

 

O que são os direitos humanos?

Em que se fundamentam os direitos humanos?

Qual a origem da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Quais são os propósitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Quais os impactos da Declaração nos dias atuais?

 

pesquisa

 

 

3. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA:

  • Isto feito, peça aos alunos que apresentem as perguntas que levantaram a respeito do tema de pesquisa. Os alunos deverão decidir coletivamente as questões mais pertinentes para a construção do conhecimento sobre a temática. Depois, divida os alunos em grupos.

Oriente os alunos para que, além de informações, procurem também imagens e não se esqueçam de anotar de onde extraíram o material e a fonte pesquisada.

Professor, confira abaixo alguns links que poderão ajudar os alunos na pesquisa:

 

NEMETZ, Erian Karina. A Evolução histórica dos direitos humanos. Rev. de Ciênc. Jur. e Soc. da Unipar, v.7, n.2, p.233-242, jul./dez., 2004. – Disponível em: http://revistas.unipar.br/juridica/article/viewFile/1332/1184

História dos Direitos Humanos – Disponível em: http://www.f2j.edu.br/jaime/2010/downloads/historia_direitos_humanos.pdf

Essas duas indicações bibliográficas apresentam ao aluno/pesquisador um histórico de como surgiu a ideia de Direitos Humanos na sociedade moderna e os principais sujeitos envolvidos nessa evolução e construção da noção de respeito à dignidade humana.

 

Declaração Universal dos Direitos Humanos – Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/download/Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20Humanos.pdf

Declaração Universal dos Direitos Humanos Comentada – Disponível em: http://pt.scribd.com/lilian_andrade_22/d/67812307-Declaracao-Universal-dos-Direitos-Humanos-comentada

Essas referências apresentam ao aluno pesquisador os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, explicando os principais direitos aludidos nela.

 

Ziraldo e os Direitos Humanos – Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/documentos/CartilhaZiraldo.pdf

Esse endereço eletrônico irá apresentar ao aluno a Cartilha criada pelo cartunista Ziraldo, explicando os Direitos Humanos em história em quadrinhos.

 

Além disso, os alunos poderão pesquisar nos sites: http://www.dhnet.org.br/ e http://www.sedh.gov.br/ onde poderão encontrar vários materiais sobre os Direitos Humanos.

Todos os links acima sugeridos foram previamente consultados no dia 14/03/2012.

 

  • Peça aos alunos que registrem em seu caderno as respostas das seguintes questões:

 

Como fizemos a pesquisa?

Quais fontes e procedimentos foram utilizados?

 

Todos os grupos deverão apresentar, em Power Point, as hipóteses que desenvolveram para as questões de pesquisa, indicando o material e as fontes utilizadas. Professor, é importante que o aluno compreenda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos é um pacto universal no que diz respeito ao reconhecimento, desenvolvimento e fortalecimento do respeito aos direitos humanos. Além disso, a promoção e a valorização dos direitos aludidos nos 30 artigos da Declaração poderão resultar no compromisso de todos na construção de uma sociedade mais justa e não violenta.  

Para que esse entendimento fique claro para todos os alunos e comunidade escolar, sugira aos alunos que criem  uma Cartilha impressa, com informações e imagens criadas pelos alunos, contendo o histórico da Declaração dos Direitos Humanos, uma análise resumida dos seus 30 artigos e uma conclusão sobre a importância da valorização dos direitos humanos em nossa sociedade.  

a. Para que os alunos saibam como montar uma Cartilha eles poderão consultar o texto: Como elaborar uma boa cartilha. Na introdução do texto o autor afirma que "a elaboração de cartilhas e publicações similares, que implicam a apresentação de informações importantes de forma sintética, didática, clara e simples, exige planejamento adequado e a adoção de cuidados básicos para a obtenção de um bom produto final". Confira em: http://www.cartilhasecia.com.br/dicas-para-elaboracao-de-cartilhas Acesso em: 14/03/2012

b. Ainda como estratégia para estimular os alunos ao aprofundamento da temática a partir da produção de uma cartilha, oriente-os a conferir o link abaixo, onde está disponível, para download, uma cartilha criada pelo IAJ (Instituto de Acesso à Justiça) de Porto Alegre.

Cartilha  

Link para download: http://www.iaj.org.br/default.php?reg=1&p_secao=13&PHPSESSID=9c27660c91b389d3555c91091cb886f3  Acesso em 01/04/2012 

 

c. No link indicado acima, os alunos poderão conferir o que é o IAJ, seus projetos e publicações. Particularmente, poderão fazer o download da Cartilha elaborada pelo Instituto, ler o conteúdo e debater as suas principais ideias.

d. Oriente os alunos a criarem uma capa bem original para a cartilha, baseada nas discussões realizadas.

ORIENTAÇÃO: Para a criação da cartilha os alunos poderão contar com ajuda dos professores das disciplinas de Português e Artes. 

 

 

 

PRÁTICA

 

4. OS RESULTADOS DA PESQUISA:

Com as informações coletadas, discutidas, analisadas e com a criação da Cartilha impressa, os alunos deverão:

1. Disponibilizar a Cartilha impressa sobre Direitos Humanos para a Biblioteca da escola, para que possa ser usada como material de consulta.

2. Elaborar painéis informativos em um modelo de linha do tempo, contendo a origem e atualidade dos Direitos Humanos.

2. Criar um vídeo para divulgar na internet explicando a origem, os propósitos e a importância da valorização dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos nos dias atuais. Esse vídeo também poderá ser exibido no horário do intervalo para todos da escola.

3. Se houver possibilidade, sob a orientação de advogados e/ou líderes comunitários, a turma poderá organizar uma palestra e desenvolver um projeto que auxilie uma comunidade carente de sua cidade a conhecer seus direitos como cidadãos através de orientações jurídicas. Um exemplo, entre outros, seria o PROCON (Proteção ao Consumidor).

4. Finalizar o trabalho com a criação de um Blog da Turma, expondo todas as informações adquiridas ao longo do trabalho.

Professor, acessando o link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=24 você encontrará a seguinte notícia no Portal do professor: Blogs: descubra aqui como criar o da sua turma.

Na página está disponível um vídeo elaborado pelo professor Moisés André Nisenbaum (CEFET/RJ) sobre o assunto. Confira o link abaixo:

Blog - Video

Link para acesso ao vídeo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/swf/videoPlayer.htm?video=/storage/jornaldoprofessor/midias//video/edicao2/blog.flv

 

Acesse também a seção de Recursos Digitais do Portal do Professor e confira mais informações sobre como criar um blog: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=8 

5. Sugira à turma que, semanalmente, escolham alunos para alimentar o blog com informações e ações sobre os Direitos Humanos. 

Recursos Complementares

Sugestão de link para os professores:

Artigo "UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS”, site UNIBRASIL. Disponível em: http://www.unibrasil.com.br/arquivos/direito/20092/lilith-abrantes-bellinho.pdf. Acesso 14 de março de 2012.

 

Recursos de Vídeo que podem ser consultados pelo professor e pelos alunos:

Direitos Humanos (Parte 1). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vKB9G5Y8Kdo

Direitos Humanos (Parte 2). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Qb89fQiZ6wc&feature=related

Acesso em 14 de março de 2012.

Avaliação

A avaliação deve permear toda a atividade pedagógica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poderá avaliar o aluno segundo sua participação em todo o processo de pesquisa e, principalmente, ao colocar em prática os resultados das informações coletadas. A Iniciação Científica de jovens estudantes visa à formação de sujeitos pesquisadores críticos e reflexivos.

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