02/12/2009
Rose Miriam Pellens da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.
Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Esses alunos têm, desse modo, uma atividade atrativa que os leva a assimilar o que antes não conseguiam, a aprender de um modo natural, quase sem perceber que estão direcionados ao aprendizado, interligando a oralidade, a escrita e a leitura. Tal é o objetivo desta aula.
Estas aulas deverão ser realizadas no laboratório de informática da escola, haja vista a necessidade do uso dos computadores e também pelo fato dos alunos trocarem de ambiente, o que pode favorecer a assimilação do conhecimento.
Primeiro encontro:
No primeiro encontro os alunos poderão usar o programa Paint, do Office, para fazer as seguintes atividades;
- Realizar um ditado, a fim de o professor perceber os níveis de alfabetização em que os alunos se encontram.
- Após, irá motivá-los a desenhar livremente as imagens contidas em seus pensamentos e que se relacionam às palavras escritas por eles no ditado, de forma que darão um sentido às letras, usando a sua imaginação e criatividade.
- Em seguida, realizarão uma atividade onde devem escrever palavras significativas para eles próprios, por exemplo, poderão escrever seus nomes e nomes de pessoas importantes: pai, mãe, irmãos, etc.; também poderão escrever os nomes de seus animaizinhos de estimação.
- No final da aula o professor deverá fazer uma avaliação das atividades realizadas, para estimar quantos alunos estão alfabéticos, silábicos e pré-silábicos.
Segundo encontro:
Nesse dia serão trabalhadas atividades com o uso da internet (todos os jogos encontram-se linkados logo abaixo) e também do software "Alfabetização" (opcional). Haverá atividades de acordo com os níveis de aprendizagem de cada criança; serão formadas duplas para a realização do trabalho.
- Às crianças que apresentam dificuldade de atenção poderão ser oferecidos os seguintes jogos: da memória, ache as cartas iguais, jogo das diferenças e seqüência lógica.
- As crianças do nível pré-silábico poderão trabalhar a atividade do alfabeto no trenzinho do smartkids.
- Crianças do nível silábico farão atividades com sílabas do software “Alfabetização” ou da internet.
- Crianças do nível silábico-alfabético trabalharão com atividades de ditado e palavras cruzadas alternadas do software "Alfabetização" e da internet.
Sugestões de jogos usados da internet;
Jogo da memória
Ache as cartas iguais
Jogo das diferenças
Alfabeto
Silabas ; < /strong>
Sequência lógica
Ditado
Palavras cruzadas
Caça palavras
Trenzinho Smartkids
Dicas de sites com jogos educativos:
http://sitededicas.uol.com.br/jogos.htm
http://clientes.netvisao.pt/mcharrao/jogoseducativos/
http://www.cardiol.br/jogos/
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/
O professor deverá observar se os alunos sentem-se desafiados e estimulados para que consigam expressar suas idéias e dúvidas com naturalidade. O computador favorece a utilização das ferramentas para a interatividade e a troca de conhecimentos através do trabalho em duplas, o que permite que um colega aprenda com o outro. Deverá, também, identificar primeiramente as dificuldades dos alunos, depois selecionar as atividades para atender suas necessidades. É preciso muita atenção na escolha dos recursos (softwares e sites) a serem utilizados para que atendam às reais carências de cada aluno, pois nem todos têm a mesma necessidade e a informática não deve ser utilizada como passatempo e sim contribuir efetivamente no processo ensino-aprendizagem.
O aluno, já com a sua auto-estima prejudicada em função das limitações que apresenta para aprender, passa a acreditar na sua capacidade, desenvolvendo, assim, o sentimento de pertencer, de ser capaz. Acreditamos ser este o principal papel da escola: diversificar e incluir.
Quatro estrelas 18 classificações
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18/02/2014
Cinco estrelasAs atividades vão ajudar ,para que eu possa contibuir para melhorar à aprendizagem dos meus alunos.
28/10/2013
Três estrelasBoa sugestão de sites educativos!
12/09/2013
Quatro estrelasMuito bom, parabéns Evanir.
16/01/2013
Cinco estrelasEsta aula esta muito bem preparada, apliquei com os meus alunos todas as sugestões e consegui muitos progressos. Parabéns!
12/08/2012
Cinco estrelasESTA AULA ESTA ME AJUDANDO POIS ESTOU ESTAGIANDO EM UM COLEGIO MUNICIPAL E TENHO VARIAS CRIANÇAS QUE ESTAO NA FASE SILABICA E PRE SILABICA AGRADEÇO PELA AJUDA
13/04/2012
Três estrelasGostei da forma como os autores dessa aula conseguiram inserir os recursos tecnológicos na prática pedagogica. Vale ressaltar que o trabalho com a alfabetização pautado em jogos torna a aprendizagem muito mais prazerosa.
01/04/2011
Quatro estrelasachei muito boa sua aula, estou com um 3 ano e considerei relevante suas ideias para aqueles que nao estão alfabetizados uma vez que computador e jogos é algo de que as crianças gostam muito
18/11/2010
Cinco estrelasAdorei suas dicas para inovar a educação do nosso país.
14/04/2010
Cinco estrelasexcelente estratégia de ensino: o uso da informática. Moderno, lúdico, atrativo para uma clientela que a Educação tem que "dar conta": os alunos com dificuldade de aprendizagem.
04/04/2010
Quatro estrelasQuero, parabenizar o seu plano de aula que está escrito de forma objetiva, porém muito rico em sugestões no qual poderei utilizar algumas sugestões de alfabetização.Grata
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula e de facil aplicabilidade em alunos com dificuldade de aprendizagem que, através de jogos educativos aprendem estimulados pelo desafio. Além disso os inserém na tecnologia disponivel nas nossas escolas.
24/03/2010
Cinco estrelasExelente!!!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Evanir e Rose Miriam! Estou contente por encontrar a aula que vocês construiram finalmente editada no Portal do Professor. Parabéns!!! Esforço recompensado. Atividades como estas que vêm ao encontro da preocupação do professor em procurar nos diversos recursos, uma forma de provocar no aluno o aprendizado através de suas peculiaridades, são importantes fontes de consulta para os profissionais da educação. Continuem editando suas contribuições educacionais no Portal. Um abraço! Margarida.
24/03/2010
Quatro estrelasótima aula.Muito bem elaborada e fácil de ser entendida para ser aplicada com alunos que estão sendo alfabetizados e apresentam dificuldade de leitura e escrita,pois trabalhar com jogos,torna mais prazeirosa e divertida a aprendizagem. Desperta atenção,a memorização de letras,números e símbolos na fase inicial da alfabetização.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente, adorei, apliquei essa aula e senti meus alunos interessados e felizes com o progresso deles.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sua sujestão de aula, PARABÉNS! No ano de 2010 provalvelmente irei trabalhar com um turma de Alfabetização, com certeza irei aplicar esta aula pois a mesma será de grande ajuda para os pequenos.
24/03/2010
Cinco estrelasA aula ficou muito interessante. Vê-se que houve planejamento para deixá-la tão atrativa. Não posso deixar de parabenizar às professoras Evanir e Rose pelo resultado de seu trabalho. Sucesso!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente o método usado.Criança adora brincar e ela vai aprender brincando. Os encontros serão prazerosos, e isso fará com que o interesse seja maior para que o próximo momento ocorra.