Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - Roma: cultura e língua

 

17/04/2012

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar como a língua, cultura e religião de Roma influenciaram na formação da língua portuguesa.
  • Compreender a origem do nosso alfabeto e dos meses do ano.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet

  • trabalho em grupo

 

Atividade 1

Professor, imprima a imagem dos três alfabetos abaixo e afixe em lugar visível da sala em disposição aleatória. Leia cada trecho abaixo e peça ao grupo que identifique a que alfabeto ele se refere. Por fim peça que eles ordenem as imagens conforme a sequência de surgimento de cada alfabeto.

Trechos para leitura:

  • Crê-se que o alfabeto grego deriva duma variante do semítico, introduzido na Grécia por mercadores fenícios. Dado que o alfabeto semítico não necessita de notar as vogais, ao contrário da língua grega e outras da família indo-europeia, como o latim e, consequentemente o português, os gregos adaptaram alguns símbolos fenícios sem valor fonético em grego para representar as vogais.

    Disponível em: <http://www.ocultura.org.br/index.php/Alfabeto_grego>. Acesso em 03 abr. 2012.

  • No século VII a.C. a Itália recebeu as primeiras influências culturais gregas, principalmente seu alfabeto. O alfabeto latino, também conhecido como alfabeto romano, é o sistema de escrita alfabética mais utilizado no mundo.

    Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_latino>. Acesso em 03 abr. 2012

  • O alfabeto fenício tinha 22 letras, a escrita ia da direita para a esquerda e tinha alguns elementos hieroglíficos egípcios. Data do ano 1000 antes da era comum e é considerado o sistema mais importante da antiguidade, porque, introduzido na Grécia, constituiu a base do alfabeto grego, do qual derivam todas as antigas formas alfabéticas europeias.

            Disponível em: <http://letraslivroseafins.blogspot.com.br/2007/04/alfabetos.html>. Acesso em 03 abr. 2012.

(Resposta: Alfabeto fenício)

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTBiuNfBJUszk370_bQqGFI9EiuaalNyUShru4Y64wzOJ9-L2Yi . Acesso em 10 mar. 2012.

(Resposta: Alfabeto grego)

Imagem disponível em:http://static.freepik.com/fotos-gratis/ben-clip-art-alfabeto-grego_419328.jpg. Acesso em 10 mar. 2012.

(Resposta: Alfabeto romano)

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTg_d_efaQ2Gi5bPcYom2Fw7vale-ErEeDGrAtbXUS4kyb-vqKV. Acesso em 10 mar. 2012.

Atividade 2

Professor, organize a turma em 5 grupos. Entregue as questões abaixo, sobre fatos a respeito da civilização romana e sobre a influência que recebemos de sua cultura, para que os alunos pesquisem em casa e tragam as respostas na próxima aula.

Dicas internet: Professor, para que seus alunos desenvolvam tais pesquisas, de forma que estas sejam mais rápidas e objetivas, peça-lhes que escolham as palavras chaves de cada pesquisa, coloque-as entre aspas e façam a busca. Ex.: "mito da fundação de Roma", "Aca Laurentia+Roma".

Os links listados abaixo de cada orientação são sugestões que podem ou não ser compartilhadas com os alunos, dependendo da abordagem adotada pelo professor com sua turma.

Na aula seguinte, reúna os grupos  e peça que apresentem o resultado de suas pesquisas da seguinte forma:

  • Faça um sorteio para designar a sequência de apresentação  dos grupos.
  • O grupo sorteado para iniciar comentará a primeira proposição. Após sua conclusão, dê oportunidade aos outros grupos para contribuírem com informação adicional que, porventura, venham a ter.
  • Continue com a apresentação das proposições na sequência sorteada.

Imagem  disponível em:  http://www.suapesquisa.com/imperioromano/roma.jpg . Acesso em 10 mar. 2012.

  • Pesquise sobre o mito da fundação de Roma (loba amamentando Rômulo e Remo) e sobre uma cortesã chamada Aca Laurentia ou Laurentina.

Disponível em: http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/artigo134840-1.asp . Acesso em 10 mar. 2012.

 

  • Segundo a tradição, Roma teria sido fundada no ano de 753 a.C. por Rômulo e o seu irmão Remo. Pesquise sobre o fim dos dois irmãos. Quem reinou? O que aconteceu ao outro?

Disponível em "cultura": http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080711103037AARxyli. Acesso em 04 abr. 2012.

 

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRv7xg60KApn5NP2flI6au0WKkQLo_REu_ed5Ikhtq2zsPv5neUtQ. Acesso em 04 abr. 2012.

  • Ser bebê em Roma não era nada fácil! O que acontecia ao bebê caso o pai não o reconhecesse como seu?

Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/curiosidades/nascer/. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR0SqV5PjWIMu9rV4LX4vpTjOqGIN4MKRUT7CRfJELFqoms5ysCGA . Acesso em 10 mar. 2012.

  • Pesquise sobre a Infuência de Roma na forma de fazermos as leis na atualidade. (o Direito).

Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTP5OzPR6TGV-3jnFA6XTOdCfkDzd1y4UCCsEeGB-kAShOleWQhhQ. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTmLCQqT7-wz_k0RDuqevAE68eqNxbxHNaX-JlSQ8ZMechnntyH. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLVId_MqSo6FngfghtA-sXk5w9YrH70wpBj5wTscBdecMWPgBsCg. Acesso em 04 abr. 2012.

Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQjAemzy6fB6l14L47SeilWtBfUwnpB-SuYlhYQ5hhGjv0dPBxS8Q. Acesso em 04 abr. 2012.

  • A que outras línguas o latim deu origem?

Disponível em:  http://www.suapesquisa.com/imperioromano/ . Acesso em 10 mar. 2012.

 

Atividade 3

 

Imagem disponível em: <http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/imagens/i114042.jpg >. Acesso em 10 mar.2012.

Professor, imprima os quadros com os meses do ano abaixo e afixe na sala de aula. Apresente esta breve explicação dando oportunidade aos alunos para acrescentarem informação da qual tenham conhecimento.

A relação entre o calendário e a Astronomia é direta. Cedo, o homem sentiu necessidade de dividir o tempo para comemorar suas festas religiosas e, principalmente, para saber a época de suas atividades agrícolas e comerciais. O calendário, criado por Rômulo (753 a 717 a.C.), tinha 304 dias divididos em dez meses, cada mês variando entre 16 e 36 dias. Posteriormente, o número de dias de cada mês teria 30 ou 31 dias, compreendendo dez meses lunares, mas este calendário teve pouca duração, pois os meses flutuavam pelas estações do ano. Os nomes dos meses foram provavelmente o único legado deste calendário:

Martius (31 dias)

Sextilis (30 dias)

Aprilis (30 dias)

September (31 dias)

Maius (31 dias)

October (31 dias)

Junius (30 dias)

November (31 dias)

Quintilis (31 dias)

10º December (30 dias)

Disponível em: http://timoteo.blogger.com.br/calendario.htm. Acesso em 04 abr. 2012.

Numa Pompílio ( 715 a 672 a.C.), sucessor de Rômulo, querendo igualar a contagem do tempo romano à dos gregos e fenícios, reformou o calendário de Rômulo, instituindo os meses de Januarius e Februarius, do latim februus. No mês de fevereiro, realizavam-se cerimônias de purificação, como sacrifícios expiatórios e os ritos de purificação. Os meses Quintilis e Sextilis foram rebatizados com os nomes de julho e agosto, em homenagem aos dois primeiros dos doze césares: Julius (Júlio César) e Augustus. Para que julho e agosto tivessem o mesmo número de dias, subtraíram-se dois dias do mês de fevereiro. Repare que as festas de junho são juninas (de Juno), mas as festas de julho são julianas (de Júlio), e não "julhinas" ou "julinas", nomes que não existem.

 

Calendário Juliano/dias

Calendário Juliano depois de Augustus/dias

Januarius 31

Januarius 31

Februarius 29 ou 30

Februarius 28 ou 29

Martius 31

Martius 31

Aprilis 30

Aprilis 30

Maius 31

Maius 31

Junius 30

Junius 30

Quintilis 31

Julius 31

Sextilis 30

Augustus 31

September 30

September 30

10º October 31

10º October 31

11º November 30

11º November 30

12º December 31

12º December 31

Disponível em: http://timoteo.blogger.com.br/calendario.htm . Acesso em 04 abr. 2012.

Ao final desta explanação, peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem e significado de cada um dos meses do calendário que utilizamos atualmente e que a entreguem na próxima aula. Isso possibilitará que os alunos contribuam mais e melhor na próxima parte da atividade.

Na aula seguinte, mantenha a formatação de grupos da Atividade 2 e leia as informações abaixo (Professor: Nossa sugestão é que imprima a tela, recorte cada informação sobre os meses e cole formando fichas. Assim os meses ficarão fora de ordem para a leitura das dicas!). O grupo que primeiro identificar a que mês a informação se refere, desde que a leitura do item tenha sido finalizada, marca ponto.

  • Janeiro:  É composto por 31 dias. Foi uma homenagem a Jano, deus da mitologia romana. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: O nome provém do latim Ianuarius, décimo primeiro mês do calendário de Numa Pompílio

  • Fevereiro: Por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês.

  • Março: O seu nome deriva do deus romano Marte.É o terceiro mês do ano no calendário gregoriano.

  • Abril: Tem 30 dias. Seu nome deriva do nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos neste mês são para sempre. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas.

  • Maio: Tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro:Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.

  • Junho: Tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana que era mulher do deus Júpiter. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: O nome da esposa de Júpiter era Juno.

  • Julho: Tem a duração de 31 dias. antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: Deve o seu nome ao imperador romano Júlio César,  por ser o mês em que César nasceu.

  • Agosto: Era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano). Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: Por decreto do imperador César Augusto, o “seu” mês também tem 31 dias, pois este não queria ficar atrás de Júlio César.

  • Setembro: Tem a duração de 30 dias. Na Grécia Antiga, chamava-se Boedromion. Deve o seu nome à palavra latina septem (sete).

  • Outubro: Tem a duração de 31 dias. Começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, quando o ano não é bissexto. Caso nenhum grupo acerte, leia esta informação e veja quem responde primeiro: Deve o seu nome à palavra latina octo (oito)

  • Novembro: Deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano. Tem a duração de 30 dias.

  • Dezembro: Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano. Tem a duração de 31 dias.

Disponível em: http://www.vocesabia.net/ciencia/astronomia/curiosidades-sobre-os-meses-do-ano/. Acesso em 04 abr. 2012.

 

Atividade 4

 

Nesta atividade, o professor deverá orientar para que cada grupo prepare um Blog com o conteúdo trabalhado na aula.

Professor, para criar o blog, peça para os alunos acessarem http://tutorialdoblog.blogspot.com.br/

Lá encontrarão uma imagem, conforme esta abaixo, contendo informações sobre os passos a serem seguidos para a criação de um blog.

Outra opçao é assistir ao vídeo do youtube  Tutorial BLOG passo a passo que traz instruções em como fazer um blog. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=1DKM1RTTqLA >.

 

Professor, para finalizar, a turma deve formar um círculo para um momento de interação.

Peça a cada um dos alunos que digam em que mês nasceram e o que mais acharam interessante a respeito da pesquisa que fizeram. Pergunte se as alterações no calendário cristão ao longo dos anos foi realmente necessária. Levante as opiniões a favor e contra e deixe que exponham seus motivos para que cheguem a um consenso. Caso seja necessário, interfira com orientações que os levem a uma conclusão.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

§  História "As voltas que a língua dá" -http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=912&sid=7. Acesso em 10 mar. 2012.

§  História "Alguns alfabetos" -http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=914&sid=7  . Acesso em 10 mar. 2012.

§  Artigo "Calendário" -http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio . Acesso em 10 mar. 2012.

§  Curiosidades "Calendário Romano" -http://www.solbrilhando.com.br/Curiosidades/Calendarios/Calendario_Romano.htm . Acesso em 10 mar. 2012.

§  "Análise comparativa  sobre o mito de fundação de Roma" - poema épico de Virgílio com a escultura (1616), de Giovanni Lorenzo Bernini . http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2008/ROSARIO,%20Nilcileia%20da%20Silva%20-%20IVEHA.pdf

Professor, este artigo pode ser usado para que se crie uma aula interdiciplinar com a área de Artes. Pode também ser sugerido como uma pesquisa a ser desenvolvida pelos alunos em aulas posteriores.

Sugestões de links para alunos:

§ Recurso de vídeo " Império Romano - Parte 2 " -http://www.youtube.com/watch?v=JRW4R7G7kJc&feature=related . Acesso em 10 mar. de 2012.

§ Recurso de vídeo " Império Romano - Parte 1 " -http://www.youtube.com/watch?v=2VF_pXPpgZM . Acesso em 10 mar. de 2012.

§  Artigo "A origem dos nomes dos meses e do ano bissexto" -http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/17/artigo134840-1.asp. Acesso em 14 abr. 2012.

§ Texto em formato html - O mito da fundação de Roma - < http://www.prof2000.pt/users/secjeste/isarosete/Fundacao_Roma.htm  >

§ Texto em formato pdf - "Sobre mito, símbolo e rito" -< http://www.sociedadeteosofica.org.br/bhagavad/site/livro/cap65.htm

Avaliação

A partir da análise do Blog,  o professor avaliará a produção textual dos alunos.

Professor, considere:

  • fidelidade ao tema,
  • consistência das informações,
  • coesão e coerência textual,
  • uso de links ( incentive-os a usarem páginas institucionais e governamentais e evitar as comerciais) terminados em edu e gov.br, uso de imagens (incentive-os a buscarem obras de arte romana clássicas) e links para sites com atividades interativas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.