Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma análise sobre as categorias do espaço geográfico.

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar as categorias do espaço geográfico, dentre elas, Paisagem, Lugar, Região e Território;
  • Conhecer de que forma essas categorias interferem no meio geográfico;
  • Entender como o homem modifica essas categorias.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Formação da Terra, Relevo, Clima, Hidrografia, Vegetação, Regiões brasileiras, Limite e Fronteira.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1- Conhecendo as categorias do espaço geográfico

 

Para iniciar a discussão sobre a aula tendo como objetivo despertar o interesse da turma para o tema proposto, o professor irá passar três vídeos que abordam à temática que será estudada, para isso, deverá ter em sala projetor multimídia, computador e caixa de som.

  • Nos links e nas telas abaixo estão disponíveis os vídeos que serão usados na aula pelo professor.

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=v7vGpM8HK4Q. Acesso em 14/03/2012.

IMAGEM 1

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=61nyjSRkPXQ. Acesso em 14/03/2012.

IMAGEM 2

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=6h6D3A09Nk8. Acesso em 14/03/2012.

IMAGEM 3

 

Após a turma ter assistido aos vídeos o professor irá fazer algumas perguntas para analisar a compreensão dos alunos sobre o assunto abordado. As questões podem ser colocadas para a turma antes de passar os vídeos.

  • Quais assuntos são abordados pelos vídeos?
  • De que forma os autores dos vídeos nos apresentam as diferentes categorias do espaço geográfico?
  • Como eles as classificam?

 

Neste momento, o professor será o mediador do debate ouvindo as questões colocadas pela turma, incentivando os alunos a falarem sobre suas compreensões a respeito dos vídeos e fazendo suas considerações sobre os vídeos e sobre o tema.

 

Atividade 2 – Pesquisa Científica


Após o professor ter apresentado o tema, ele irá dividir a turma em quatro grupos, e a quantidade de alunos por grupo irá variar de acordo com número de alunos por sala.

Os grupos irão realizar uma pesquisa sobre as categorias do espaço geográfico, sendo que, cada grupo irá trabalhar com uma categoria, sendo elas: Paisagem, Lugar, Território e Região.

Mas primeiro é necessário apresentar aos grupos os passos para realizarem uma pesquisa científica.

Desta forma, o professor irá solicitar que os grupos façam a leitura de um texto disponível na internet.

Texto disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 17/04/2012.


A partir da leitura do texto, o professor irá comentar com os grupos como realizar uma pesquisa cientifica. Os alunos poderão falar sobre o que entenderam e o professor ampliar as discussões.


• Tema: É o assunto que será abordado durante a realização da pesquisa;

• Delimitação do tema: A partir da temática geral será escolhido um tema específico para ser trabalhado;

• Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa;

• Hipótese: É uma suposição que irá tentar responder o problema levantado através do tema da pesquisa;

• Justificativa: Afirma a importância de se estudar o tema;

• Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir;

• Metodologia: É a explicação detalhada de todos os caminhos para a realização da pesquisa;

• Cronograma: É a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas;

• Referências: São os documentos consultados para a realização da pesquisa;

• Resultados alcançados: É o trabalho final que irá conter todos os passos da pesquisa.
 

Em seguida, após os grupos conhecer os passos da pesquisa, o professor irá explicar o que ele quer de resultado final.

Após a pesquisa os grupos deverão apresentar um relatório em forma de slides usando o software Kpresenter. Contendo os passos da pesquisa e os aspectos analisados. Composto de:

• Elementos textuais (introdução, objetivos, justificativa, metodologia e fundamentação teórica);
• Elementos pós-textuais (cronograma, bibliografia).

Passos para acessar o Kpresenter:

  • Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

 

Fazer um vídeo contendo todos os aspectos abordados na pesquisa;

 

Como ferramenta de comunicação para divulgar o trabalho que está sendo realizado em sala os grupos irão elaborar um blog, onde serão postados todos os passos da pesquisa, desde a sua criação até as conclusões finais. Além disso, o blog também deverá conter:

• A apresentação de slides;
• O vídeo;
• Imagens das categorias pesquisadas;
• Outras informações que os grupos acharem relevante.
 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

Disponível em:  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 16/04/2012.
 

Criar um blog


Neste caso, para chegar ao resultado final é necessário percorrer alguns caminhos e cabe ao professor orientar os alunos para terem sucesso na pesquisa.
 

Atividade 3 – Realizando a pesquisa
 

Tema geral: Cada grupo irá trabalhar com um tema, sendo eles Lugar, Paisagem, Território e Região.

Com o tema geral em mãos e para continuar os passos da pesquisa é necessário que os grupos conheçam o assunto que será trabalhado. Para isso, eles irão realizar uma pesquisa bibliográfica em livros, internet, revistas e outros.

Menino ilustrativo  


Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/03/2012.




Sugestões de sítios para a pesquisa


Paisagem

Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/espaco-geografico/. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/50971_5988.PDF. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.jhtm. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.visaogeografica.com/paisagens.htm. Acesso em 14/03/2012.
 

Lugar

Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/espaco-geografico/. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.simonsen.br/eja/arquivos-pdf/capitulo-geo-5.pdf. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm. Acesso em 14/03/2012.


Território

Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/espaco-geografico/. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/espaco_territorio.htm. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/50971_5988.PDF. Acesso em 14/03/2012.

 

Região

Disponível em: http://www.infoescola.com/geografia/espaco-geografico/. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.goiania.ifg.edu.br/cienciashumanas/images/downloads/artigos/regiao.pdf. Acesso em 14/03/2012.

Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-124e.htm. Acesso em 14/03/2012.
 

Após pesquisa, consulta aos sítios sugeridos e leitura da bibliografia os grupos irão continuar a pesquisa.

 

Delimitando o tema: Para conseguir delimitar o tema os grupos deverão pensar em algumas questões:

• O que é cada categoria? Sendo que, cada um responde a categoria que está pesquisando.
• Que lugar, Paisagem, Território ou Região querem conhecer?
• Vão trabalhar somente um local em especifico ou irão abranger a pesquisa.
 

Em seguida terão que definir o problema, a hipótese, a justificativa e os objetivos e para isso, deverão analisar os seguintes aspectos:

• Entender de que forma a categoria estudada interfere no meio geográfico;
• Verificar se existe a interferência humana na categoria estudada;
• Analisar o lugar onde moram a partir da categoria estudada;
• Entender a importância de se estudar este assunto;
• Que novidades e/ou descobertas trazem a respeito do tema.
 

Para definir a Metodologia pode se pensar em que além da busca de bibliografia poderá ajudar para atingir os objetivos propostos.

• Aplicar questionário para conhecer a opinião das pessoas sobre o tema;
• Ver vídeos que abordam o assunto;
• Conhecer o local que está sendo estudado (caso for possível);
• Dividir tarefas entre os colegas do grupo.
 

O cronograma deve ser estabelecido através do prazo que o professor der para realizar a pesquisa.

Definir os resultados alcançados e organizar o blog para apresentar, verificando se nele consta: os passos da pesquisa e os instrumentos usados para concluí-la; a apresentação de slides; o vídeo e imagens que ilustrem as categorias estudadas.


 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados


Ao término da pesquisa o professor irá propor que os grupos apresentem os resultados. Como foi criado o blog com todos os passos da pesquisa, somente o blog poderá ser apresentado. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia, computador e caixa de som.

Ao término das apresentações, o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema e as dificuldades e satisfações de realizarem a pesquisa.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

É necessário que os grupos divulguem o blog para os alunos da escola, e em suas redes sociais, pra todos terem acesso ao trabalho.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Artigo: “A importância dos conceitos da geografia para a aprendizagem de conteúdos geográficos escolares”. Disponível em: http://www.coluni.ufv.br/revista/docs/volume04/importanciaConceitosGeografia.pdf. Acesso em 14/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.

Artigo: “Revisitando as noções de espaço, lugar, paisagem e território, sob uma perspectiva geográfica”. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~revista/rch41/RCH41_artigo_7.pdf. Acesso em 14/03/2012. Texto poderá servir como base de estudo para o professor.

Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 14/03/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/03/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em: http://www.criarumblog.com/. Acesso em 16/04/2012. No sítio está disponível os passos para criar o blog.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387. Acesso em 17/04/2012. No sítio mostra como fazer um vídeo.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; e o blog apresentado pelos grupos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.