Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os lugares e suas diferentes paisagens

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o conceito de paisagem;

- Identificar os elementos naturais e sociais presentes nas diferentes paisagens;

- Entender como uma paisagem pode revelar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que nela vivem.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos de lugar, território e espaço geográfico.

Estratégias e recursos da aula

 hhh

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

Prezado(a) Professor(a),

- A partir dos conhecimentos dos alunos sobre as paisagens que eles visualizam em seu espaço de vivência, ou durante uma viagem, ou ainda por imagens veiculadas pela TV ou internet, instigue seus alunos a refletirem sobre as diferenças existentes entre cada uma delas, auxiliando-os a organizar um projeto de pesquisa para refletirem sobre esta temática. Antes de apresentar a proposta de pesquisa, sugerimos que seja realizado um debate interdisciplinar com os professores de diversas áreas, como a Geografia, a Biologia, a Sociologia, a Filosofia, a Língua Portuguesa, a Artes, dentre outras, com o intuito de instigar a curiosidade dos alunos sobre as diferenças culturais e o trabalho do homem na construção das paisagens urbanas e rurais.

 

Atividade 01

Os diferentes lugares e suas paisagens

PASSO A PASSO

- Inicie a conversa apresentando aos alunos a seguinte imagem e, posteriormente, algumas questões motivadoras:

Paisagem na janela

Paisagem da Janela. Santiago-Chile/2009 - Foto da autora.

  • Que elementos naturais e culturais podem ser identificados numa paisagem?
  • Quais as características da paisagem mais lhe despertaram a atenção?
  • Como podemos definir uma paisagem?

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões e, em seguida, explique que a melhor forma de compreender estas e outras questões, com profundidade, é elaborando e desenvolvendo um projeto de pesquisa, que se constitui basicamente das seguintes etapas:

  • tema (o quê pesquisar?),
  • problema (qual pergunta eu quero responder com a pesquisa),
  • justificativa (por que pesquisar?),
  • objetivos (para que pesquisar - onde se quer chegar?),
  • metodologia (como chegar? Qual melhor caminho?),
  • resultados (quais as respostas/descobertas?).

 

- Oriente os alunos para formarem grupos de trabalho, para o desenvolvimento das atividades a seguir.

 

Atividade 02

Elaboração do projeto de pesquisa

PASSO A PASSO

Disponível em: <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index>. Acesso em 22/03/2012.

 

Definição do tema:  auxilie os alunos a reconhecerem o assunto a ser pesquisado. Explique que o tema desta aula é: Os diferentes lugares e suas paisagens.

- É importante explicar aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa a definição do tema é somente o ponto de partida. Além disso, precisamos ter clareza por que é importante pesquisar esse tema (justificativa), o que desejamos descobrir sobre ele (situação-problema), o que pretendemos alcançar com a pesquisa (objetivos) e como vamos conseguir realizar a pesquisa (metodologia e fontes).

- Delimitação da situação-problema: auxilie os discentes a definirem qual o questionamento/interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema, partir do debate sugerido no início da aula.

- Nessa aula a situação-problema é: Como os elementos que compõem uma paisagem podem nos contar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que ali vivem?    

- Justificativa da pesquisa e seus objetivos: refletir com os alunos sobre por que é importante identificar os elementos naturais e culturais que compõem uma paisagem, além de compreender que é a combinação desses que constituem as paisagens terrestres. Esta reflexão pode se basear na ideia de que  além de observar os elementos naturais e culturais visíveis em uma paisagem, com suas variadas cores, formas e tamanhos, é importante apreendê-la por meio de outros sentidos, como o tato, o olfato e a audição. Desta maneira, a paisagem deve ser compreendida como sendo tudo aquilo que está presente em uma determinada extensão do espaço terrestre e que pode ser abrangido pelos nossos sentidos, envolvendo, portanto, tanto os elementos visíveis como os não visíveis presentes nesse lugar. É por meio da observação de uma paisagem – natural ou cultural – que identificamos a maneira como no decorrer do tempo as pessoas, organizadas em sociedade, transformam o espaço geográfico.

- Problemática/questões da pesquisa: auxiliar os alunos a definirem questões que complementam e orientam a investigação da situação-problema.

- Na pesquisa aqui proposta, estas questões podem ser: Como identificar os elementos naturais e culturais numa paisagem?;  Quais são os instrumentos e técnicas utilizados na transformação da paisagem natural em paisagem cultural?; De que maneira as paisagens podem revelar como os grupos sociais se relacionam entre si e com a natureza do lugar onde vivem?

- Metodologia da pesquisa: discutir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para: levantar e coletar as fontes (pesquisa em sites de busca na Internet, privilegiando endereços de pesquisas escolares; documentários e produções discentes e docentes postadas no Youtube, em blogs e outros sites; boxes de livros didáticos que trazem indicações de estudo da paisagem; entrevistas com professores...), as fontes possíveis de serem encontradas são múltiplas e variam conforme os procedimentos utilizados para levantá-las, o contexto social onde os discentes envolvidos na pesquisa estão inseridos; explorar as fontes e refletir sobre a situação-problema e questões da pesquisa (atividades de leitura, discussão em grupo; comparação entre as fontes para observar como explicam os conceitos abordados na pesquisa; registrar e socializar as descobertas feitas (produção de relatório individual e/ou coletivo, construção de blog na Internet; criação de slides/pôsteres para apresentar em seminários; encenações...). Para organizar estas atividades, é importante definir um cronograma e quem serão os responsáveis por cada etapa/atividade da pesquisa.

- Nesta pesquisa propomos utilizar mostra de dois vídeos (Rio de Janeiro e Bonito) e a letra da música "Paisagem da Janela" do autor Milton Nascimento, para facilitar a compreensão da problemática proposta para esta pesquisa. O professor deve solicitar aos grupos que pesquisem sobre alguns pontos referentes ao assunto e ao nosso objeto específico. Eles devem encontrar as seguintes modalidades de fontes:

  • Artigos científicos;
  • Artigos em revistas de grande circulação;
  • Sites institucionais e voltados a escolas,  que abordem o tema com propriedade;

 

- Professor deverá completar as fontes com outras referências conhecidas. Sugerimos o texto "A paisagem no ensino da Geografia", disponível em <http://www.sumarios.org/sites/default/files/pdfs/130-343-1-pb.pdf>, acesso em 22/03/2012, que discute a importância da paisagem no ensino de Geografia, resgatando a evolução do conceito de "paisagem" na abordagem de diversos teóricos em diferentes tempos históricos.

- Sugestões de sites com artigos de caráter mais científicos:

<http://revistaescola.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012

<http://cienciahoje.uol.com.br/>, acesso em 20/03/2012

Obs.: Com orientação do professor, os alunos poderão ainda conhecer artigos científicos (em sentido estrito) no site Scielo: www.scielo.br/, acesso em 20/03/2012.

 

- Sugestões de sites de revistas de grande circulação:

<http://veja.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012

<http://super.abril.com.br/>, acesso em 20/03/2012

<http://www.istoe.com.br/capa>, acesso em 20/03/2012

<http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, acesso em 20/03/2012

 

- Sugestões de sites institucionais:

<www.mec.gov.br>, acesso em 20/03/2012

<http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=173642>, acesso em 20/03/2012

 

- Resultados: No momento da elaboração do projeto de pesquisa oriente os alunos em relação aos registros, elaboração dos relatórios e socialização dos resultados da pesquisa. 

- Sugerimos que o  registro das descobertas realizadas com esta pesquisa seja feito por meio da produção de relatório coletivo, incentivando a cooperação e a colaboração de todos os membros do grupo, e a socialização dos conhecimentos adquiridos seja feita através da elaboração de slides para serem apresentados em seminários.

Atividade 03

Os elementos naturais e culturais que compõem uma paisagem terrestre

PASSO A PASSO

hhh  

- Após elaborar e registrar o projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores inicia-se o desenvolvimento de cada etapa da pesquisa, a partir da situação-problema: Como os elementos que compõem uma paisagem podem nos contar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que ali vivem?    

- Para exemplificar como explorar essa questão, sugerimos que o professor utilize como metodologia para enriquecer/complementar as fontes coletadas pelos alunos, os seguintes vídeos, disponíveis no Portal do Professor, ficha técnica <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=170>, acesso em 22/03/2012:

 

 

- Os vídeos anteriores descrevem paisagens muito diferentes uma da outra. O objetivo é que os alunos desenvolvam a percepção afim de que consigam identificar os elementos naturais e culturais que compõem uma paisagem e compreendam que é a combinação desses elementos que constituem as paisagens terrestres.  

- Pergunte aos alunos:

  • Que elementos naturais e culturais podem ser identificados nas paisagens do vídeo "Rio de Janeiro"?
  • Que elementos naturais e culturais podem ser identificados nas paisagens do vídeo "Bonito"?
  • Que características das paisagens presentes nos vídeos anteriores que mais despertaram a sua atenção?
  • Há diferenças entre as paisagens mostradas nos dois vídeos? Identifique quais são as principais.
  • Que características prevalecem numa paisagem urbana e numa paisagem rural?

 

- Permita que os grupos discutam as questões anteriores, façam registros em arquivos Kword e expressem verbalmente suas observações. O objetivo, neste momento, é identificar o conhecimento prévio dos grupos sobre um dos pontos fundamentais para este trabalho: auxiliá-los a compreenderem que os elementos que compõem uma paisagem podem nos contar um pouco sobre a dinâmica da natureza e dos seres humanos que ali vivem. Assim sendo, oriente-os para que consultem as fontes de pesquisa buscando compreender que os elementos naturais são aqueles que se originam de processos e fenômenos da natureza, como por exemplo, a vegetação, a fauna, a flora, as formas de relevo, os tipos de clima e de solos, os cursos d’água, dentre outros. Já os elementos culturais ou sociais são aqueles criados pelos seres humanos, utilizando diferentes técnicas, como as edificações nos centros urbanos (casas prédios, viadutos, avenidas, etc.) ou, ainda, as lavouras, as pontes, as hidrelétricas, dentre outros.

hh

Fonte: Clip-Art.

- Auxilie-os, também, a entenderem que cada lugar em qualquer parte do mundo, seja em nosso país ou em qualquer parte do mundo, possui especificidades decorrentes da combinação de uma série de elementos, sejam eles naturais ou concebidos pela ação humana. Auxilie-os, também, a entenderem que cada lugar seja em nosso país ou em qualquer parte do mundo,possui especificidades decorrentes da combinação de uma série de elementos, sejam eles naturais ou concebidos pela ação humana.[c1]

 [c1]revisei toda a frase

Auxilie-os, também, a entenderem que cada lugar seja em nosso país ou em qualquer parte do mundo,possui especificidades decorrentes da combinação de uma série de elementos, sejam eles naturais ou concebidos pela ação humana

 

Atividade 04

A percepção do observador sobre a paisagem

PASSO A PASSO

- Agora, sugerimos que o professor utilize como metodologia a letra da música "Paisagem da janela", de autoria do compositor e intérprete Milton Nascimento, disponíveis no endereço web <http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/47443/>, acesso em 22/03/2012: 

Paisagem da Janela

Milton Nascimento

Da janela lateral do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal

Mensageiro natural de coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou

Você não quis acreditar
Mas isso é tão normal
Você não quis acreditar
E eu apenas era

Cavaleiro marginal lavado em ribeirão
Cavaleiro negro que viveu mistérios
Cavaleiro e senhor de casa e árvores
Sem querer descanso nem dominical

Cavaleiro marginal banhado em ribeirão
Conheci as torres e os cemitérios
Conheci os homens e os seus velórios
Quando olhava da janela lateral
Do quarto de dormir

Você não quis acreditar
Mas isso tão normal
Você não quis acreditar
Mas isso tão normal
Um cavaleiro marginal
Banhado em ribeirão
Você não quis acreditar

....

 - Após ouvir a música e ler a letra com os alunos, questione:

  • Que elementos predominam nesta paisagem (naturais e culturais)?
  • É possível identificar elementos invisíveis existentes neste lugar? Quais?
  • Como essa paisagem foi descrita?

 

- Permita que os grupos discutam as questões anteriores, façam registros em arquivos Kword e expressem verbalmente suas observações. O objetivo, neste momento, é identificar o conhecimento prévio dos grupos e auxiliá-los a compreenderem que em princípio é muito comum a definição de paisagem terrestre como sendo a constituição de todos os elementos naturais e sociais, combinados entre si. No entanto, esclareça aos alunos que a ideia de paisagem compreende tudo que está presente em uma determinada extensão do espaço terrestre e que pode ser abarcado por todos os nossos sentidos, o que compreende os elementos visíveis e não-visíveis presentes nesse lugar. Ou seja, além dos elementos concretos que compõem a paisagem, com suas diversas cores, formas e tamanhos, essa compreende também a percepção do observador por meio de outros órgãos de sentido, como o tato, o olfato, e a audição.

- Esclareça, também, que existem elementos na paisagem que revelam fluxo (trânsito de pessoas e automóveis, circulação de mercadorias por trem, avião ou navio, transmissão de informações (torres de TV, rádio, telefones, etc.).

 

Atividade 05

Socialização dos resultados das pesquisas e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Agora, oriente os grupos para que apresentem uma sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Ressaltamos que esta atividade pode ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investigação e, ao final, os registros sejam revistos e reconstruídos com o intuito de produzir um texto melhor elaborado, com base nos dados coletados no decorrer do processo de pesquisa, propiciando uma reflexão da situação-problema.

- Oriente os alunos sobre o significado das considerações finais de uma pesquisa. Explique que nesta etapa os grupos devem expressar o que concluíram desse processo e apontar para outras possibilidades de continuação desse estudo, por eles ou por outros pesquisadores interessados no tema.   

- Como sugerido no início desta aula, cada grupo deve fazer uma exposição, de forma resumida, utilizando slides.

- Explique que o slide caracteriza-se por apresentar, por meio de ilustrações, textos reduzidos e cores, uma mensagem clara e direta do tema escolhido. As ilustrações assemelham-se ao slogan, que exprimem numa frase a idéia central do que se quer transmitir. Um slide deve ser motivador, instrutivo e divulgador, podendo ser confeccionados usando figuras geométricas (quadrado, triângulo e circunferência) ou desenhos de traços (figuras de palito). A apresentação deve ser clara e objetiva, ou seja, eliminar tudo o que é supérfluo e que possa dispersar a atenção do observador. 

 - Incentive, também, a construção de um blog na Internet para a divulgação dos resultados, troca de experiências e de reflexões, sugestões, dentre outras possibilidades.

Observação: Para saber como criar blogs, os grupos devem, com o auxílio do laptop UCA, acessar o site:<http://www.criarumblog.com/>, (acesso em: 13/03/2012) e seguir as instruções dadas 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

- A partir dos resultados apresentados pelos grupos, reforce a ideia de que uma observação atenta das paisagens pode revelar o modo como a sociedade desenvolve suas atividades, o que as pessoas estão fazendo em um determinado momento e como se relacionam entre si e com a natureza do lugar onde vivem.

- Os diferentes grupos sociais utilizam diferentes instrumentos e técnicas de trabalho na transformação da paisagem natural em paisagem cultural.

- A percepção de uma paisagem depende da intenção do observador, portanto, a exposição dos resultados de cada grupo de pesquisa varia de acordo com o seu objetivo e sua relação com o lugar observado.

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; Com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam do espaço geográfico e modificam a paisagem; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes das principais atividades econômicas que alteram as paisagens; em Artes, confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Bonito Vídeo
Rio de Janeiro (RJ) [Momento Brasil] Vídeo
Recursos Complementares

Para o professor:

- Artigo que discute as categorias de análise da Geografia. SUERTEGARAY, D. M. A. Espaço Geográfico Uno e Múltiplo. Disponível em: <http://www.ub.edu/geocrit/sn-93.htm>.  Acesso em: 05 de março de 2012.

- Aula "Paisagens urbanas e rurais. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=170>. Acesso em 22/03/2012.

- Aula "Conhecendo as paisagens humanizadas". Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30951>. Acesso em 22/03/2012.

Avaliação

Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informações sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposições: constatar se houve a compreensão dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com relação aos conceitos abordados após a realização de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudanças significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • sonia, EEB IGNACIO STAKOWSKI , Santa Catarina - disse:
    smgugli@live.com

    19/03/2013

    Cinco estrelas

    Otimo trabalho. Parabéns


  • Arnaldo de Souza Porto, Universidade Federal de Minas Gerais , Minas Gerais - disse:
    arnaldo.sp@hotmail.com

    03/12/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante, norteou minha pesquisa sobre planejamento de uma aula.


  • ZENILDA R. WANDERLEY, ESC. MUNICIPAL CECÍLIA MEIRELES-ENS-FUNDAMENTAL SÉRIES INIIAIS , Paraná - disse:
    zenildaw20090@hotmail.com

    10/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente,muito ira contribuir para nosso projeto no curso de Educação integral. obrigada


  • Ivana Cavalli, Secretaria de Educação , Santa Catarina - disse:
    ivanacavalli@hotmail.com

    01/08/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito bem elaborada. ótima sugestão para o tema.


  • Eloina Vier Signor, SDR - CONCORDIA , Santa Catarina - disse:
    elomkt@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão em relação a diversidade de sugestões, a criatividade em relação a utilização de itens que possam promover e instigar a especulação do conhecimento. Atividade focada e minuciosamente bem apresentada.


  • Joseânia J. N. da Silva, Creche Diamantina B. Conceição - PMF , Santa Catarina - disse:
    fjfdasilva@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal sua sugestão de aula, trabalho com crianças de Educação Infantil, cinco anos, mas pude tirar idéias para trabalhar a identidade e o lugar onde a creche esta inserida.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.