17/04/2012
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções do que seja fauna, leitura e escrita, preservação da natureza e utilização de recursos do tablet e do laptop Classmate como o uso dos programas:Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux. Além disto, é importante que sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.
Para realização das atividades propostas no desenvolvimento do Projeto, é necessário que você professor já tenha trabalhado com os alunos o que é “Iniciação a Pesquisa Científica”. O próprio termo “Iniciação” significa iniciar um trabalho, e para isso necessita-se de uma preparação preliminar para tal. Para trabalhar um Projeto de Pesquisa, tendo em vista alcançar os objetivos propostos é necessário seguir as seguintes etapas:
Escolha do tema: deverá estar vinculada ao gosto dos alunos, pelo assunto a ser trabalhado, pois se este não for do seu agrado, tornará a pesquisa um exercício de tortura e sofrimento.
Problematização: é a mola propulsora da pesquisa. É composta por perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da pesquisa e na sua conclusão. Os problemas deverão ser elaborados pelos próprios alunos. Não há limite para o número de problemas, mas é importante que o professor acompanhe de perto essa fase, pois grande quantidade de problemas poderá tornar a pesquisa repetitiva e cansativa. Os alunos deverão criar questionamentos para delimitarem a abrangência de sua pesquisa.
Exemplo:
Tema: Um mundo subterrâneo: as minhocas
Problema: Por que as minhocas vivem embaixo da terra?
O próximo passo:
Construção das hipóteses: deverá sinalizar para as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas e/ou refutadas, por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras técnicas de pesquisa.
Em seguida é de suma importância traçar a Justificativa e os Objetivos.
Justificativa: os alunos deverão enumerar as razões pelas quais escolheram o assunto, isto é, devem explicar o interesse sobre o mesmo. Tendo em vista a importância dos alunos conhecerem sobre a “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservação” e especificamente o tema desta aula: “Um mundo subterrâneo: as minhocas” deverão demonstrar interesse,a fim de investigarem a vida das minhocas no mundo subterrâneo e identificarem suas características, modo de viver e hábitos, e a importância para a preservação do meio ambiente.
Objetivos: nesta etapa os alunos detalharão em forma de objetivos gerais e específicos, o que pretendem aprender e ou resolver com a pesquisa.
Dando continuidade devemos percorrer as demais etapas:
Seleção das fontes da pesquisa: nesta etapa os alunos selecionarão os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido.
Metodologia: os alunos irão definir como farão a pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.
Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: o que fazer, quando e quem.
Comprovação das hipóteses/ desenvolvimento da pesquisa: a partir das hipóteses levantadas, utilizando as fontes de pesquisa, os alunos buscarão refutá-las ou comprová-las, tendo em vista a busca de resposta/s para a problematização.
Conclusão: deverá expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. É o momento em que irão responder a problematização da pesquisa.
Indicação das referências bibliográficas: é o momento de cumprir a sua última etapa, que é a indicação das referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do Projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa.
Desde os anos iniciais do ensino fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de citação e referência, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da pesquisa, enquanto que a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto;
Concluída a pesquisa é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar, e se houver espaço para a comunidade externa. A socialização da pesquisa é um compromisso que todo pesquisador deve assumir com a sociedade, pois assim estará contribuindo com a propagação de saberes necessários para a melhoria da vida no Planeta Terra e sua preservação.
O Projeto de Pesquisa deve ser naturalmente, um instrumento flexível, pronto para ser reconstruído ao longo do caminho empreendido pelo pesquisador.
As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Dessa forma, o planejamento deverá ser revisto constantemente. A flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações.
Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno para anotar todas as informações obtidas. Poderá ainda ser organizado um “dossiê” (coletânea de todos os trabalhos desenvolvidos ao longo do Projeto. Registros dos alunos, organizados pela professora nos quais podem ser vislumbradas todas as etapas do Projeto, desde o seu início até a culminância). Tanto o caderno quanto o dossiê serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do Projeto.
Professor, esclarecemos que a quantidade de aulas destinada a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios dos alunos. Lembramos ainda que a aula: “Um mundo subterrâneo: as minhocas” é um subprojeto do Projeto “Fauna Brasileira: encantos, curiosidades e preservaçãão.
Importante: só inicie a pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma Pesquisa Científica e sobre as partes que a compõem.
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, converse com os alunos sobre a temática da aula e a importância da preservação da Fauna Brasileira. Prepare algumas fichas de animais para discutir com os alunos sobre a importância deles para a natureza.
Alguns animais são vitais para a existência de muitas plantas, pois são eles que fazem a reprodução de determinados vegetais. Temos como exemplo os beija flores, borboletas, besouros etc. Outros animais e insetos espalham sementes e alguns também adubam a terra (como as minhocas). Veja abaixo algumas sugestões:
http://www.walldesk.com.br/papel-de-parede/wallpapers-flores-jardins.asp?f=8966. Acesso 12/03/2012.
1. Minhocas de jardim, 2- Borboletas
3. Joaninhas 4- Formigas
1 Imagem:
Fonte:http://www.imagensdeposito.com/animal/2385/minhoca+no+jardim.html. Acesso 12/03/2012.
2 Imagem
Fonte: http://www.baixaki.com.br/download/palawan-butterfly-garden-screensaver.htm. Acesso 12/03/2012.
3 Imagem
Fonte: http://www.jardimdasideias.com.br/314-a_joaninha. Acesso 12/03/2012.
4 Imagem
Fonte: http://www.pinzon.com.br/index.php?i=5&c=6&n=926. Acesso 12/03/2012.
Levante alguns questionamentos:
Professor, para iniciar, incentive os alunos a pensarem sobre a temática da aula.
Explore imagens, leia obras literárias, faça atividades lúdicas dentre outras ações.
A partir da roda de conversa sobre os tipos de animais que vivem nos ambientes citados acima, surgiu a curiosidade dos alunos em saber sobre as minhocas, animais que podem ser encontrados em jardins e vivem embaixo da terra.
Após as discussões proponha a construção de um Projeto de Pesquisa. Explique à eles o que é um Projeto. Para isso faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o que entendem pela palavra Projeto. Ouça suas hipóteses, consulte o dicionário para confirmar o sentido da referida palavra. Utilize o tablet ou o laptop Classmate para acessar o sítio:
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php, nele você poderá ajudar os alunos a localizarem o significado da palavra Projeto.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a temática discutida na aula anterior. Converse com os alunos sobre o que querem estudar e também porque estudar o tema escolhido. Deixe claro que serão realizadas diversas atividades algumas delas individualmente e outras em grupo, pois deverão buscar respostas para as situações problema.
Logo após, solicite-os que escrevam suas opiniões sobre o tema escolhido. Você poderá fazer assim:
JUSTIFICANDO O PROJETO
Vamos pesquisar sobre as minhocas para descobrir como elas nascem e do que se alimentam. |
Queremos pesquisar para aprender como as minhocas conseguem respirar embaixo da Terra. |
Nossa curiosidade é descobrir se as minhocas têm cabeça. |
Vamos pesquisar sobre as minhocas para descobrir qual a sua utilidade para o meio ambiente. |
Fonte: Acervo da autora
Solicite que os alunos registrem as fichas com as justificativas do Projeto, no caderno de Projetos ou no dossiê e posteriormente a/s leia para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma justificativa. Depois, registre na lousa cada justificativa e o nome do aluno que a elaborou.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PROBLEMATIZANDO
Todo Projeto de Pesquisa deve ter questões a serem respondidas veja alguns exemplos:
O QUE QUERO PESQUISAR SOBRE AS MINHOCAS
Professor, a problematização assim como toda etapa do Projeto, pode ser registrada no caderno em forma de ficha com escrita e ilustrações.
LEVANTANDO AS HIPÓTESES
Professor, converse com os alunos sobre o próximo passo, construir as hipóteses, que são as possíveis soluções (respostas) para o/s problema/s proposto/s, as quais devem ser comprovadas por meio de observação, experimentação, coleta e análise de dados, dentre outras atividades.
Hipótese é o que sabemos sobre alguma coisa, pode estar certa ou não. Portanto, vamos pesquisar para descobrirmos se nossas hipóteses são verdadeiras ou falsas.
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE AS MINHOCAS
AS FONTES DE PESQUISA
Em seguida, explique aos alunos que para pesquisarmos precisamos buscar as informações sobre o nosso Projeto. E que as fontes de pesquisas são os locais onde irão pesquisar sobre o tema escolhido.
Pergunte aos alunos em quais locais poderão buscar informações sobre o tema do Projeto.
As fontes serão:
Professor, o registro deverá ser realizado no caderno de Projetos ou em uma ficha preparada com antecedência.
Na metodologia os alunos irão definir como farão a pesquisa, ou seja, como será o seu passo a passo.
Cronograma
Cronograma: nesta etapa os alunos deverão registrar: quando, o que fazer e quem.
QUANDO O QUE FAZER QUEM
1º passo: Escolher o tema do projeto. Alunos e professor
2º passo: Justificar o Projeto Alunos e professor
3º passo: Problematizar o tema Alunos e professor
Levantar as hipóteses.
Definir a metodologia e elaborar
cronograma.
4º passo: Analisar a necessidade das minhocas Alunos e professor
na Terra.
5º passo: Assistir o filme das minhocas e direcionar Alunos e professor
algumas pesquisas.
6º passo: Ler texto informativo sobre as Alunos e professor
características do seu corpo, alimentação
e respiração.
7º passo: Pesquisar e construir um minhocário. Alunos e professor
8º passo: Pesquisar informações e curiosidades Alunos e professor
em obras literárias e em sítios sobre a
importância da minhoca na cadeia
alimentar.
9º passo: Concluir a pesquisa e apresentar as Alunos, professor, familiares,
descobertas do projeto para as famílias comunidade escolar.
dos alunos e toda a comunidade escolar.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
A temática “Um mundo subterrâneo: as minhocas” perpassa as diversas áreas do conhecimento, constituindo-se instrumento básico para que os alunos possam conduzir o processo de ensino e de aprendizagem.
O tema favorece a discussão sobre os animais que possuem papéis importantes para a manutenção do equilíbrio na natureza. As minhocas são extremamente úteis para a agricultura, passam a vida perfurando o solo, descompactando-o e tornando-o mais arejado. Além desse trabalho, as minhocas ainda "adubam" o solo, ingerindo terra e matéria orgânica e defecando o precioso húmus, produto rico em nutrientes.
Professor, disponibilize o pequeno trecho abaixo para os alunos e promova uma discussão sobre o que é necessário para uma semente germinar.
"Era uma vez uma menina que plantou várias sementinhas em um canteiro cheio de terra. Passaram-se alguns dias e nenhuma sementinha germinou. A menina se perguntou “O que será que falta para que as minhas sementes nasçam?” O pai da menina, vendo aquilo, foi até o canteiro verificar o que realmente estava faltando e viu que naquele canteiro não havia minhocas".
Fonte: http://www.escolakids.com/minhocas.htm .Acesso em 12/031/2012.
Mas o que são as minhocas, e por que elas são tão importantes?
Para responder essa pergunta faça uma pesquisa no sítio acima. Caso na sua escola possua tablet ou laptop Classmate, auxilie os alunos a acessarem no programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido para que descubram informações sobre as minhocas e o final da história.
Mas e as sementinhas da menina, nasceram?
Professor, organize os alunos em duplas para registrarem no caderno de Projetos as informações obtidas na pesquisa.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
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Titulo Original: Minhocas – O Filme
Titulo no Brasil: Minhocas – O Filme
Data de Estreia: 06/01/2012
Gênero: Animação Nacional
Ano de lançamento: 2012
Direção: Paolo Conti
Fonte: http://www.universelv.net/2011/11/filme-minhocas-o-filme.html. Acesso em 13/03/2012.
No filme Minhocas – O Filme, três minhocas - Júnior (11 anos), Linda (12 anos) e Neco (9 anos) enfrentam o terrível tatu-bola, ditador maníaco que, com a ajuda dos vermes da Gangue da Lama, pretende dominar todas as minhocas da terra através do hipnotismo e construir um Império onde os tatus-bola serão os senhores.
Durante a aventura, Júnior, antes um garoto mimado e inseguro, descobrirá o valor da amizade, da coragem e da confiança em si próprio.
Crítica do filme
“Minhocas – O filme”- é uma oportunidade para analisarmos o modo de vida das minhocas no subsolo, as dificuldades e os desafios que enfrentam diariamente.
Sugestões pedagógicas
Para perfeita compreensão do filme, é interessante que os alunos tenham algumas noções sobre a importância, características e utilização das minhocas na Terra.
Proponha que os alunos pesquisem em alguns sites interessantes onde poderão coletar informações:
http://www.curiosidadeanimal.com/insetos_minhocas.shtml . Acesso em 13/03/2012.
http://mundoorgnico.blogspot.com.br/2009/08/importancia-da-minhoca-na-agricultura.html . Acesso em 13/03/2012.
http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+41-50/Passo+a+Passo+41/NOSSAS+AMIGAS+As+Minhocas.htm. Acesso em 13/03/2012.
Faça, com os alunos, um paralelo entre o real e o imaginário do modo de viver da minhoca, suas ações e utilidades
É importante registrar no caderno de Projetos, as descobertas das pesquisas depois de assistir ao filme.
Proponha que os alunos perguntem, em casa, para seus familiares, o que sabem sobre as minhocas. Peça que registrem as informações em uma folha de papel em branco, através da escrita e ou desenhos.
Em duplas, os alunos poderão desenhar ou escrever um resumo do que foi apresentado no filme. Exponha os trabalhos no mural da escola, mas fotografe para anexar ou colar no caderno do Projetos.
6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Converse com os alunos sobre os aspectos discutidos em suas casas com seus familiares. Peça que socializem para os colegas, o material que trouxeram de casa. Depois os organizem em duplas para pesquisarem em livros ou sítios, informações sobre as características das minhocas.
LEITURA DO TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO DA MINHOCA, LOCOMOÇÃO, ALIMENTAÇÃO E RESPIRAÇÃO.
Caso a sua escola possua os laptops, peça aos alunos, que façam uma pesquisa nos sítios sugeridos abaixo, para descobrirem curiosidades e informações sobre esse animal tão pequenino.
http://www.colegioweb.com.br/biologia/minhoca.html . Acesso em 14/03/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=C8Gr0Rqa-Z4. Acesso em 05/04/2012.
http://www.agrov.com/animais/peq_ani/minhoca.htm. Acesso em 05/04/2012.
Após a leitura das informações dos sítios acima, proponha atividades relacionadas a essa temática e anexe ao caderno do Projetos. Peça aos alunos que registrem em forma de pequenos textos resumos, as partes que acharem mais relevantes das informações pesquisadas.
Auxilie os alunos a acessarem o tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox). Em seguida, os oriente para que em duplas registrem no caderno de Projetos o que descobriram sobre as características das minhocas.
Nesta atividade você poderá utilizar o programa Tux Paint, basta acessar (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: Conhecendo o corpo das minhocas e suas curiosidades.
Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados pela escola.
http://www.jornallivre.com.br/240307/como-sao-os-anelideos.html. Acesso em 14/03/2012.
Peça aos alunos para pesquisarem sobre o modo de vida das minhocas embaixo da Terra. Solicite que utilizem seus laptops por meio do caminho Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Instrua que registrem as informações pesquisadas no caderno de Projetos.
7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, realize um diálogo com os alunos para que todos socializem suas pesquisas. A partir das pesquisas proponha a construção de um minhocário em sala de aula. Para isso pesquise juntamente com os alunos, nos sítios indicados as orientações para a construção do minhocário. Solicite que utilizem o tablet ou o laptop por meio do caminho Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).
Leia orientações:
http://www.minhobox.com.br/reportagens/diarinho%200707.htm . Acesso em 14/03/2012.
http://www.blogboasatitudes.com.br/2010/06/minhocario.html . Acesso em 14/03/2012.
Assista ao Vídeo: Aprenda a fazer um minhocário juntamente com os alunos.
http://mais.uol.com.br/view/gc439u8dh7oo/aprenda-a-fazer-um-minhocario-04029A3564D8B99307?types=A . Acesso em 14/03/2012.
É fácil montar um minhocário para poder observar o papel das minhocas na natureza. Você vai precisar de terra, areia, folhas de árvore, garrafa PET, pano grosso, papel alumínio e minhocas. Confira:
1.Prepare uma mistura de terra com folhas já em decomposição. Você pode recolher as que já caíram da árvore.
2.Pegue a garrafa PET, corte o gargalo fora e faça furos no fundo. Coloque uma camada de areia, uma camada da mistura preparada e uma de terra. Repita isso até faltar de 8 a 10 cm para encher a garrafa. Cada camada deve ter 2 cm.
3.Coloque três ou quatro minhocas. Cubra a superfície com folhas de verdura velha e coloque meio copo de água.
4.Cubra a garrafa com pano e envolva-a com papel alumínio para que as minhocas não percebam a luz.
5.Só destampe a garrafa duas vezes por semana para acrescentar mais folhas. Diariamente, retire o papel alumínio para observar, mas cubra de novo. Acompanhe o trabalho das minhocas por, no mínimo, quatro semanas para notar as diferenças.
Fonte: http://www.minhobox.com.br/reportagens/diarinho%200707.htm . Acesso em 14/03/2012.
Professor, proponha aos alunos que montem o minhocário,com sua ajuda e façam a observação e em seguida redijam um relatório da mesma, contendo as etapas. Veja a sugestão abaixo:
O quadro de observações poderá ser registrado no caderno de Projetos ou caso sua escola possua tablet ou laptop, por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).
DATA/DIA |
OBSERVAÇÕES ESCRITAS |
DESENHOS |
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Fonte: Acervo da autora
8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos que com ações como a construção do minhocário, eles e suas famílias podem reaproveitar mais os resíduos gerados por eles em casa, não apenas reciclando os materiais recicláveis, mas também reciclando os resíduos orgânicos. Para isso, prepare uma contação da história com a obra literária "A Fuga das Minhocas" autora Raquel Ribeiro.
Sinopse do livro:
A história " Fuga das Minhocas" é um achado: através de uma história saborosa, Raquel Ribeiro introduz os leitores em temas atualíssimos, como o saneamento básico, a preservação ambiental, a química dos alimentos, os ciclos reprodutivos da natureza, o lixo urbano, os cuidados nutricionais e o plantio de verduras, legumes e frutas. A ideia é informar sobre os animais que ajudam a transformar o lixo orgânico em adubo e trocar experiências sobre compostagem, reciclagem e incentivar o consumo consciente.
Fonte: http://fugadasminhocas.blogspot.com.br/. Acesso em 15/03/2012.
Professor, depois de conversar com os alunos sobre as descobertas realizadas proponha a construção de cartazes informativos para divulgar para toda a escola, as informações pesquisadas sobre as minhocas na natureza.
As minhocas na natureza se alimentam de resíduos orgânicos e restos de vegetais em decomposição, portanto, elas não comem raízes vivas.
Um terreno com muitas minhocas tem o solo mais rico, apresentando uma boa produtividade agrícola.
Nesta proposta os alunos poderão utilizar o tablet ou o programa Tux Paint do laptop, basta acessarem (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de criar um título para a sua ilustração. Você poderá sugerir: "As minhocas e sua importância para o solo". Ao terminar organize em um pendrive, imprima o texto que os alunos digitaram com os seus desenhos para serem divulgados pela escola .
9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Ao partir para a etapa final do Projeto é importante que os alunos tenham compreendido a vida das minhocas no mundo subterrâneo, suas características, modo de viver, hábitos e sua relevância para a fauna.
Professor, crie uma forma de registro no qual possa expor as conclusões a que os alunos chegaram, após testarem as hipóteses. Agora, é o momento em que irão responder a problematização da pesquisa. Veja o exemplo:
Nosso Projeto está chegando a etapa final, é bom saber tudo que você aprendeu e a que conclusões chegou.
Para isso, lembre – se de que sua problematização era:
As minhocas conseguem respiram pela pele, uma respiração chamada cutânea. |
Ao concluir a pesquisa, é o momento para indicar as referências bibliográficas, as quais são constituídas pelas fontes de consulta citadas na elaboração do projeto (livros, revistas, sites e outras) que foram utilizadas para desenvolver a pesquisa. Os alunos deverão coletar as referências utilizadas no decorrer do Projeto.
Em seguida, é chegado o momento para “Socializar seus resultados” para comunidade escolar. Convide os pais e familiares para assistirem e conhecerem todo o trabalho construído pela turma.
http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/musical-das-minhocas/. Acesso em 15/03/ 2012.
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/as-minhocas-suas-galerias.htm . Acesso em 05/04/2012.
http://adelsmarques.blogspot.com/2010/04/para-que-serve-as-minhocas.html. Acesso em 16/03/2012.
Os Projetos transformam a avaliação em um processo contínuo na realidade cotidiana da sala de aula. Considera- se como instrumentos de avaliação:
Assim a avaliação deverá acontecer no decorrer das atividades propostas no Projeto. É importante avaliar se os alunos entenderam o significado e a prática da Metodologia de Projeto de Iniciação Cientifica e se, quando for o caso, utilizaram adequadamente, os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Cinco estrelas 5 classificações
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11/09/2015
Cinco estrelasÓtima iniciativa, parabéns
30/08/2015
Cinco estrelasexcelente trabalho, parabéns!
09/08/2015
Cinco estrelasMe ajudou bastante
07/06/2013
Cinco estrelasAchei excelente ,sou professora e vou trabalhar na semana q vem um minhocario com minha turma, alheas vou adaptar, pois se trata de educaçao infantil.Acredito que obterei otimo resultado. valeu.
22/08/2012
Cinco estrelasExcelente! Não sou professora, mas tenho minhocário em casa e queria saber mais sobre as minhocas. Gostei muito de como o assunto foi abordado e também dos links. Obrigada.