04/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com o processo de formação de palavras. Caso não estejam, esse conteúdo poderá ser trabalhado paralelamente ao projeto.
Estratégias
Imagem disponível em http://spzagorow.pl/polski/index.php/lingua-latina-jezyk-lacinski
Um projeto de pesquisa demanda tempo, dedicação e envolvimento com o tema, por isso, o professor deverá criar estratégias para engajar os alunos desde o primeiro momento até a conclusão do mesmo.
Embora, o tema língua latina seja previamente escolhido pelo professor, os alunos deverão contribuir com a delimitação do mesmo, isto é, qual aspecto da língua latina eles pretendem estudar: história, influência na formação de palavras, a presença do latim hoje na atualidade.
Inicie a aula promovendo um quiz para os alunos.
Apresente as definições e peça para que os alunos digam as palavras.
Anote os nomes dos grupos à medida que cada um conclua a tarefa.
DEFINIÇÃO |
PALAVRA |
Aquele que caminha enquanto está dormindo |
|
Aquele que mata a si mesmo |
|
Como é conhecido popularmente aquele que é traído |
|
Ato de escrever no computador |
|
Aquele que só pensa em si mesmo |
|
Aquele que devora ervas |
|
Saia curta |
|
Água da chuva |
|
O primeiro filho |
|
Aparelho que mede a velocidade |
|
Respostas:
Sonâmbulo
Suicida
Corno
Digitar
Egoísta
Herbívoro
Minissaia
Pluvial
Primogênito
Velocímetro
Apresente o resultado do quiz mostrando as palavras certas.
Caso você queira, faça a premiação do grupo vencedor.
Chame a atenção dos alunos para as palavras apresentadas.
Pergunte a eles como eles deduziram as palavras. Instigue os alunos a utilizarem os conhecimentos sobre formação de palavras.
Por exemplo, pergunte aos alunos como é feita a identificação digital (com o dedo), o que é extremamente pequeno (minúsculo), vendedor que não tem loja e anda de porta em porta (ambulante).
Esclareça aos alunos que essas palavras são derivadas do latim, língua que contribuiu largamente para a formação de palavras da nossa língua portuguesa.
Utilizamos radicais latinos em nossas palavras, por isso conseguimos identificar os significados das palavras.
Apresente para os alunos os radicais utilizados nas palavras do quiz.
RADICAIS |
SIGNIFICADOS |
EXEMPLOS |
Ambulo |
Caminhar, andar |
Sonâmbulo, noctâmbulo |
Cida |
Que mata |
Vermicida, inseticida |
Corn(i) |
Chifre, antena |
Cornear, cornudo |
Digit(i) |
Dedo |
Digitador, digitação |
Ego |
Eu |
Egocentrismo, egoísmo |
Herbi |
Erva |
Herbívoro, herbicida |
Mini |
Muito pequeno |
Minissaia, mínimo |
Pluvio |
Chuva |
Pluviômetro, pluviosidade |
Primi |
Primeiro |
Primogênito |
Fonte: Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa de José de Nicola e Ulisses Infante – São Paulo: Scipione, 1997.
Peça aos alunos que acessem o site http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/artigo143917-1.asp.
Nesse site está disponível o artigo Por que (não) estudar latim hoje? de Francisco Edmar Cialdine Arruda.
Propomos o seguinte roteiro de leitura:
1º Momento
Apresente algumas tatuagens com frases em latim e peça para que os alunos tentem adivinhar o que está escrito.
À primeira vista, provavelmente, os alunos não conseguirão dizer o significado completo das frases. Por isso, chame a atenção deles para algumas palavras que são parecidas com o português e conduza-os na formação das frases.
AMOR VINCIT PERFECTIO SPIRITU NETRITI DESTRUIT |
Peça aos alunos que anotem suas deduções sobre as frases para posterior comparação com o que elas realmente significam.
2º Momento
Finalizada a primeira etapa da atividade, permita que os alunos acessem o site do Orkut e localizem comunidades sobre o tema (tatuagens em latim).
Sabemos que o acesso a uma rede social pode gerar alguns transtornos e desvios de atenção por parte dos alunos, por isso é imprescindível que você esclareça aos alunos o objetivo da atividade e, portanto, a navegação no site com intuitos outros não será tolerada.
Realize essa atividade como um quiz e solicite que cada grupo envie via email os significados das frases. Oriente aos grupos a enviar emails quando tiver apenas todas as respostas.
Você pode utilizar um email particular ou criar um específico para esse tipo de atividade. Apresente esse email para os alunos antes do início da atividade
Tatuagem 1
Amor Vincit omnia - O amor tudo vence
Imagem disponível em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
Tatuagem 2
Carpe Diem - Aproveite o dia, aproveite a vida
Imagem disponível em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
Tatuagem 3
Perfectio in spiritu - Perfeição espiritual
Imagem disponível em : http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens
Tatuagem 4
Quod me netrit me destruit - O que me nutre também me destrói
Imagem disponível em http://sonhodeescorpiana.blogspot.com.br/2009/11/quod-me-nutrit-me-destruit.html
Tatuagem 5
Dominus Pascit Me - O Senhor é meu Pastor
Imagem disponível em http://momentoscler.blogspot.com.br/2011/07/isis-valverde-e-o-significado-da-sua.html
3º Momento
Ao final do envio dos emails, apresente os significados das frases e solicite aos grupos que leiam as suas deduções.
Promova um debate sobre as frases apresentadas:
É chegado o momento dos alunos se centrarem no projeto em si, isto é, o que vai ser estudado, por que e quais são as perguntas que se pretende responder ao final da pesquisa.
Apresentamos a seguinte proposta de condução dessas etapas:
Atividade 4.1 - Problematização e justificativa
Os alunos divididos em grupos de 4 elementos deverão elencar problemas acerca da temática pesquisada.
Questione seus alunos sobre as informações obtidas na pesquisa inicial.
Possíveis perguntas:
Respondidas essas perguntas, os alunos terão realizado a etapa de elaboração da problematização e justificativa
Atividade 4. 2. – Hipóteses
Esclareça aos alunos que hipóteses são suposições: é o que pensamos sobre um dado assunto. Com o intuito de respondermos nossas hipóteses é que nós iremos realizar a pesquisa; para isso, vamos coletar dados, ler artigos, comparar resultados, entre outros passos.
Mas o nosso primeiro passo é formular as perguntas que queremos responder ao final do nosso projeto de pesquisa.
Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie 1 ou mais hipóteses sobre o tema língua latina e o que queremos estudar.
Sugestões de hipóteses:
Assim, que os alunos finalizarem suas hipóteses, peça aos grupos que as apresentem para a turma.
Atividade 4.3. – Fundamentando as nossas hipóteses
Esclareça aos alunos que uma pesquisa deve ser conduzida tendo em base o que almejamos descobrir, mas também baseada no que já foi pesquisado anteriormente. Por isso é imprescindível a leitura de textos escritos por outros autores. É nessas leituras que encontraremos fundamentações para as hipóteses que elaboramos ou ainda, poderemos nos deparar com argumentos contrários ao que propomos. É um exercício inevitável e necessário para quem se propõe a realizar pesquisas.
Peça aos alunos que se reúnam em grupos e leiam os seguintes artigos:
Caso sua turma tenha mais grupos, peça que 2 grupos fiquem responsáveis pela leitura e discussão do mesmo artigo.
Essa atividade pode ser realizada seguindo o seguinte esquema:
É chegada a hora de definir a metodologia de trabalho, como a pesquisa será conduzida.
Apresentamos como sugestões:
1. Estudo da influência no latim em várias áreas de conhecimento ou não.
2. Criação de um quiz
Pode ser um quiz similar aos que foram propostos no início da realização do projeto de pesquisa ou outro diferente.
O quiz deve ser postado na comunidade criada e os demais grupos deverão acessá-lo e respondê-lo.
Cada quiz deve constar de, no mínimo, 10 perguntas e abranger o tema estudado. Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos durante as leituras e pesquisas realizadas até aqui.
A socialização dos quizzes deve ser feita em sala de aula. Cada grupo apresenta seu quiz e escolhe outro grupo para respondê-lo.
Os alunos deverão escrever um artigo crítico sobre os resultados a que chegaram.Esse artigo deve constar de: introdução, fundamentação teórica, descrição das etapas e considerações finais.
Solicite ao diretor da sua escola, um espaço para a apresentação dos resultados da pesquisa. Pode ser criado um evento para a apresentação de trabalhos realizados na escola, por exemplo.
Estimule os alunos para que divulguem seus trabalhos em seus perfis de redes sociais e junto de seus amigos e colegas de escola.
Leve em consideração todo o processo envolvido na realização do projeto de pesquisa, desde as participações orais até a entrega do artigo crítico.
Avalie o desempenho individual dos alunos e o envolvimento, engajamento e a participação de cada um deles em todas as etapas do projeto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!