Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de Iniciação Científica – Uma lupa na língua – Est Latin a mortuus lingua? Latina Aeterna est!

 

04/07/2012

Autor y Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar a influência do latim na formação da língua portuguesa
  • Compreender o processo de formação de palavras
  • Reconhecer palavras de origem latina 
  • Criar uma comunidade em uma rede social para compartilhar a pesquisa realizada
  • Verificar a influência da língua latina na cultura atual
Duração das atividades
15 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que os alunos estejam familiarizados com o processo de formação de palavras. Caso não estejam, esse conteúdo poderá ser trabalhado paralelamente  ao projeto.

Estratégias e recursos da aula
  • Recursos
  • Laptops Classmate e Tablets conectados a Internet
  • Data show

 

Estratégias

  • Trabalho em duplas
  • Trabalho em grupos
  • Debates

imgem latim

Imagem disponível em http://spzagorow.pl/polski/index.php/lingua-latina-jezyk-lacinski

Um projeto de pesquisa demanda tempo, dedicação e envolvimento com o tema, por isso, o professor deverá criar estratégias para engajar os alunos desde o primeiro momento até a conclusão do mesmo.

Embora, o tema língua latina seja  previamente escolhido pelo professor,  os alunos deverão contribuir com a delimitação do mesmo, isto é, qual aspecto da língua latina eles pretendem estudar: história, influência na formação de palavras, a presença do latim hoje na atualidade.

 

Atividade 1– Mini-gincana

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado à Internet
  • Cópias do quiz a ser desenvolvido (caso você prefira)

 

Inicie a aula promovendo um quiz para os alunos.

Apresente as definições e peça para que os alunos digam as palavras.

Anote os nomes dos grupos à medida que cada um conclua a tarefa.

DEFINIÇÃO

PALAVRA

Aquele que caminha enquanto está dormindo

 

Aquele que mata a si mesmo

 

Como é conhecido popularmente aquele que é traído

 

Ato de escrever no computador

 

Aquele que só pensa em si mesmo

 

Aquele que devora ervas

 

Saia curta

 

Água da chuva

 

O primeiro filho

 

Aparelho que mede a velocidade

 

 

Respostas:

Sonâmbulo

Suicida

Corno

Digitar

Egoísta

Herbívoro

Minissaia

Pluvial

Primogênito

Velocímetro

 

Atividade 2 – Discussão sobre as palavras

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado à Internet

 

Apresente o resultado do quiz mostrando as palavras certas.

Caso você queira, faça a premiação do grupo vencedor.

Chame a atenção dos alunos para as palavras apresentadas.

Pergunte a eles como eles deduziram as palavras. Instigue os alunos a utilizarem os conhecimentos sobre formação de palavras.

Por exemplo, pergunte aos alunos como é feita a identificação digital (com o dedo), o que é extremamente pequeno (minúsculo), vendedor que não tem loja e anda de porta em porta (ambulante).

Esclareça aos alunos que essas palavras são derivadas do latim, língua que contribuiu largamente para a formação de palavras da nossa língua portuguesa.

Utilizamos radicais latinos em nossas palavras, por isso conseguimos identificar os significados das palavras.

Apresente para os alunos os radicais utilizados nas palavras do quiz.

RADICAIS

SIGNIFICADOS

EXEMPLOS

Ambulo

Caminhar, andar

Sonâmbulo, noctâmbulo

Cida

Que mata

Vermicida, inseticida

Corn(i)

Chifre, antena

Cornear, cornudo

Digit(i)

Dedo

Digitador, digitação

Ego

Eu

Egocentrismo, egoísmo

Herbi

Erva

Herbívoro, herbicida

Mini

Muito pequeno

Minissaia, mínimo

Pluvio

Chuva

Pluviômetro, pluviosidade

Primi

Primeiro

Primogênito

 Fonte: Gramática Contemporânea da Língua Portuguesa de José de Nicola e Ulisses Infante – São Paulo: Scipione, 1997.

 

Atividade 3 – Leitura de um texto

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Data show conectado à Internet
  • Laptops ou Tablets conectados à Internet

 

Peça aos alunos que acessem o site http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/18/artigo143917-1.asp.

Por que (não) estudar latim

Nesse site está disponível o artigo Por que (não) estudar latim hoje? de Francisco Edmar Cialdine Arruda.

Propomos o seguinte roteiro de leitura:

  1. Os alunos, divididos em grupos, deverão ler o artigo em seus laptops ou tablets. Devem ir anotando as informações mais pertinentes.
  2. Finalizada a leitura, os alunos fazem um círculo e promovem um debate sobre o texto. O professor deverá orientar os alunos nessa atividade, chamando a atenção para a importância do latim na formação da nossa língua e também levar aos alunos à reflexão para uma possível resposta para a pergunta que dá título ao texto.
  3. Alunos deverão também escrever textos, em grupos, resumindo as informações que conseguiram depreender do artigo. Nesse primeiro momento, não há necessidade de elaboração de um texto cientifico. Um texto dissertativo é satisfatório.
  4. Criação de uma comunidade em uma rede social para a divulgação dos textos e de resultados da pesquisa.

 

3.1. Desvendando o que está escrito nas tatuagens

1º Momento

Apresente algumas tatuagens com frases em latim e peça para que os alunos tentem adivinhar o que está escrito.

À primeira vista, provavelmente, os alunos não conseguirão dizer o significado completo das frases. Por isso, chame a atenção deles para algumas palavras que são parecidas com o português e conduza-os na formação das frases.

AMOR

VINCIT

PERFECTIO

SPIRITU

NETRITI

DESTRUIT

Peça aos alunos que anotem suas deduções sobre as frases para posterior comparação com o que elas realmente significam.

 

2º Momento

Finalizada a primeira etapa da atividade, permita que os alunos acessem o site do Orkut e localizem comunidades sobre o tema (tatuagens em latim).

Sabemos que o acesso a uma rede social pode gerar alguns transtornos e desvios de atenção por parte dos alunos, por isso é imprescindível que você esclareça aos alunos o objetivo da atividade e, portanto, a navegação no site com intuitos outros não será tolerada.

Realize essa atividade como um quiz e solicite que cada grupo envie via email os significados das frases. Oriente aos grupos a enviar emails quando tiver apenas todas as respostas.

Você pode utilizar um email particular ou criar um específico para esse tipo de atividade. Apresente esse email para os alunos antes do início da atividade

Tatuagem 1 

Amor Vincit omnia - O amor tudo vence

Amor Omnia Vincit     

Imagem disponível em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens 

 

Tatuagem 2

Carpe Diem - Aproveite o dia, aproveite a vida

Carpe Diem

Imagem disponível em http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens

 

Tatuagem 3

 Perfectio in spiritu - Perfeição espiritual

                                                                                                David Beckham

Imagem disponível em : http://www.artenocorpo.com/685/frases-em-latim-para-tatuagens

 

Tatuagem 4

Quod me netrit me destruit - O que me nutre também me destrói

Tatuagem

Imagem disponível em http://sonhodeescorpiana.blogspot.com.br/2009/11/quod-me-nutrit-me-destruit.html

 

Tatuagem 5

Dominus Pascit Me - O Senhor é meu Pastor

Isis Valverde

Imagem disponível em http://momentoscler.blogspot.com.br/2011/07/isis-valverde-e-o-significado-da-sua.html

 

3º Momento 

Ao final do envio dos emails, apresente os significados das frases e solicite aos grupos que leiam as suas deduções.

Promova um debate sobre as frases apresentadas:

  • Elas são legais?
  • Você tatuaria uma frase escrita em latim?
  • Qual frase você tatuaria?
  • Na sua opinião, por que as pessoas escolhem esse tipo de frase?

 

Atividade 4 – Discutindo o projeto

É chegado o momento dos alunos se centrarem no projeto em si, isto é, o que vai ser estudado, por que e quais são as perguntas que se pretende responder ao final da pesquisa.

Apresentamos a seguinte proposta de condução dessas etapas:

 

Atividade 4.1 -  Problematização e justificativa

Os alunos divididos em grupos de 4 elementos deverão elencar problemas acerca da temática pesquisada.

Questione seus alunos sobre as informações obtidas na pesquisa inicial.

Possíveis perguntas:

  • Por que não estudamos latim na nossa escola?
  • Você gostaria de estudar latim?
  • Latim é língua morta?
  • Latim realmente está presente na vida das pessoas atualmente?
  • Qual a importância de se estudar latim?

Respondidas essas perguntas, os alunos terão realizado a etapa de elaboração da problematização e justificativa

 

Atividade 4. 2.  – Hipóteses

Esclareça aos alunos que hipóteses são suposições: é o que pensamos sobre um dado assunto. Com o intuito de respondermos nossas hipóteses é que nós iremos realizar a pesquisa; para isso, vamos coletar dados, ler artigos, comparar resultados, entre outros passos.

Mas o nosso primeiro passo é formular as perguntas que queremos responder ao final do nosso projeto de pesquisa.

Divida os alunos em grupos e peça para que cada grupo crie 1 ou mais hipóteses sobre o tema língua latina e o que queremos estudar.

Sugestões de hipóteses:

  • Se estudássemos latim na escola ao invés de inglês e espanhol entenderíamos melhor a língua portuguesa?
  • Se latim é língua morta, por que ainda é tão utilizada hoje em dia? Por que existem cursos para aprender essa língua?
  • As pessoas utilizam a língua latina sem saber que estão a utilizando?
  • O direito e a ciências naturais receberam maior influência da língua latina?

 

Assim, que os alunos finalizarem suas hipóteses, peça aos grupos que as apresentem para a turma.

 

Atividade 4.3. – Fundamentando as nossas hipóteses

Esclareça aos alunos que uma pesquisa deve ser conduzida tendo em base o que almejamos descobrir, mas também baseada no que já foi pesquisado anteriormente. Por isso é imprescindível a leitura de textos escritos por outros autores. É nessas leituras que encontraremos fundamentações para as hipóteses que elaboramos ou ainda, poderemos nos deparar com argumentos contrários ao que propomos. É um exercício inevitável  e necessário para quem se propõe a realizar pesquisas.

Peça aos alunos que se reúnam em grupos e leiam os seguintes artigos:

Caso sua turma tenha mais grupos, peça que 2 grupos fiquem responsáveis pela leitura e discussão do mesmo artigo.

Essa atividade pode ser realizada seguindo o seguinte esquema:

 

  • Leitura dos artigos por parte dos alunos
  • Seminário para discussão dos artigos
  • Criação da comunidade em uma rede social
  • Elaboração do texto a ser postado na comunidade

 

Atividade 5– Como realizar a pesquisa?

  • Alunos divididos em grupos de 4 elementos
  • Laptops ou Tablets conectados à Internet

É chegada a hora de definir a metodologia de trabalho, como a pesquisa será conduzida.

Apresentamos como sugestões:

1. Estudo da influência no latim em várias áreas de conhecimento ou não.

  • Grupo 1 – Ciências Naturais
  • Grupo 2 – Religião Católica
  • Grupo 3 – Direito
  • Grupo 4 – Provérbios
  • Grupo 5 – Agricultura

 

2. Criação de um quiz 

Pode ser um quiz similar aos que foram propostos no início da realização do projeto de pesquisa ou outro diferente.

O quiz deve ser postado na comunidade criada e os demais grupos deverão acessá-lo e respondê-lo.

Cada quiz deve constar de, no mínimo, 10 perguntas e abranger o tema estudado. Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos durante as leituras e pesquisas realizadas até aqui.

A socialização dos quizzes deve ser feita em sala de aula. Cada grupo apresenta seu quiz e escolhe outro grupo para respondê-lo.

 

Atividade 6 – Socialização da pesquisa

Os alunos deverão escrever um artigo crítico sobre os resultados a que chegaram.Esse artigo deve constar de: introdução, fundamentação teórica, descrição das etapas e considerações finais.

Solicite ao diretor da sua escola, um espaço para a apresentação dos resultados da pesquisa. Pode ser criado um evento para a apresentação de trabalhos realizados na escola, por exemplo.

Estimule os alunos para que divulguem seus trabalhos em seus perfis de redes sociais e junto de seus amigos e colegas de escola.

Recursos Complementares
Avaliação

Leve em consideração todo o processo envolvido na realização do projeto de pesquisa, desde as participações orais até a entrega do artigo crítico. 

Avalie o desempenho individual dos alunos e o envolvimento, engajamento e a participação de cada um deles em todas as etapas do projeto.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.