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A, B, AB ou O? Que tipo de sangue é o seu?

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a presença de substâncias na membrana das hemácias e no plasma sanguíneo.
  • Relacionar a presença dessas substâncias à determinação do tipo sanguíneo em humanos segundo o sistema ABO.
  • Identificar a ocorrência dos tipos sanguíneos ABO na população.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sangue: plasma e células sanguíneas.

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1- Por que meu sangue não é igual ao seu? – Debate e Pesquisa

Essa etapa da aula será desenvolvida com o uso de computadores com acesso à internet e de um equipamento para projeção de imagens (data show, projetor, retroprojetor, etc.). Na ausência de equipamentos para projeção de imagens, o professor deverá capturar na internet as imagens que serão utilizadas em sua aula em uma mídia de armazenamento (pendrive, CD, DVD) e disponibilizá-las em rede para os alunos. O mesmo procedimento poderá ser adotado para o caso de os computadores não possuírem conexão com a internet ou esta conexão estar comprometida durante a realização da atividade por qualquer motivo. O ideal seria que cada aluno dispusesse de um computador para realização da atividade, mas caso isso não seja possível, o professor deverá organizar a turma em duplas ou grupos.

Para iniciar a aula, projete as imagens abaixo para os alunos, e em seguida faça a pergunta: “vocês percebem alguma diferença entre o sangue dessas duas pessoas?”.

Sangue 1

 

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-8xubdIymtnQ/T22kSmQzxWI/AAAAAAAAADM/DU02QkV9CwQ/s1600/Sangue_doa%C3%A7%C3%A3o.jpg. Acesso em 18/03/2012.

Sangue 2

 

Fonte da imagem: http://www.gratisonline.com.br/wp-content/uploads/2011/07/doa%C3%A7%C3%A3o-de-sangue-requisitos-doador-de-sangue-universal.jpg. Acesso em 18/03/2012.

 

Permita que os alunos dialoguem entre si, expondo seus pontos de vista e, a partir da discussão gerada, introduza a temática dos grupos sanguíneos em seres humanos. Os alunos, provavelmente, irão mencionar os tipos sanguíneos do Sistema ABO e nesse momento, faça um resgate do conhecimento trabalhado em aulas anteriores sobre o sangue e seus constituintes (plasma e células sanguíneas).

Para fazer um breve resgate do conteúdo de sangue já trabalhado e introduzir novas questões para debate, solicite aos alunos que entrem no navegador da internet e digite o endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=vs9oT55_ptw&feature=related (Acesso em 18/03/2012) e assistam ao vídeo intitulado “Biologia –Fisiologia – O sangue”.

Após assistirem ao vídeo, retome o diálogo com os alunos sobre a diferença entre o sangue das pessoas e estimule a reflexão lançando perguntas como “fala-se muito em tipos de sangue: sangue A, sangue B, sangue AB, sangue O, mas, qual a diferença do sangue A para o sangue B?”, “como os pesquisadores descobriram que o sangue das pessoas pode ser diferente?”, “quando isso aconteceu?”. Permita que os alunos se expressem, dialoguem, mas não forneça a resposta para nenhuma das questões.

Sangue: constituintes

 

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-pf25LwLddQQ/T22mWlwmixI/AAAAAAAAADU/Im1X0gBvg4g/s1600/video+sobre+sangue.jpg. Acesso em 18/03/2012.

 

Sugerimos que o professor solicite ao grupo que faça uma pesquisa na internet sobre as questões levantadas na sala de aula. Forneça aos alunos, por escrito, as fontes para as pesquisas, a fim de que possam trabalhar com organização e autonomia. Os alunos poderão acessar o endereço do computador, fazendo a leitura de todos os textos e, em seguida, registrar aquilo que esteja relacionado às questões levantadas na sala de aula. Em seguida, os alunos discutem os apontamentos de cada um e formula um texto que sintetize os destaques do grupo. Os registros poderão ser feitos no caderno ou no editor de texto do computador. Caso os alunos optem por fazer o registro no computador, oriente-os a salvarem o trabalho em um pendrive ou em outro tipo de mídia. 

 

Fontes para pesquisa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_sangu%C3%ADneo. Acesso em 18/03/2012

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_ABO. Acesso em 18/03/2012

http://enfermagemurgenciaemergencia.blogspot.com.br/2011/01/descoberta-do-sistema-de-grupo.html. Acesso em 18/03/2012.

Pesquisa Wikipédia

 

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-HA4fZYOVbgU/T22oXvNIv0I/AAAAAAAAADc/lguukynTlIQ/s1600/Fonte+para+pesquisa+sobre+ABO.jpg. Acesso em 18/03/2012.

 

Atividade 2 - Conhecendo os tipos sanguíneo ABO – Construção de modelos

Esta etapa da atividade pode ser realizada em um laboratório que possua bancadas ou mesas que permitam a organização da turma em grupos ou na própria sala de aula. Neste último caso, o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos, solicitando aos alunos que organizem também suas carteiras.

O professor deverá providenciar o material que será utilizado na aula. Se a atividade for realizada no laboratório o ideal é que, antes dos alunos se dirigirem para lá, o professor já tenha organizado o material. Em cada mesa ou bancada, o professor deverá afixar uma cartolina amarela dividida em quatro partes identificadas com os tipos sanguíneos, sendo que em cada parte deverão ser colados três círculos vermelho para representar as hemácias. Observe o modelo abaixo.

Modelo Tipos Sanguíneos_1

 

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-AlsEMBY2zys/T2u0qQSjDEI/AAAAAAAAAB4/yfe7KN3dOCQ/s1600/cartolina+sangue.jpg. Acesso em 24/03/2012.

 

O professor também deverá fabricar pequenos triângulos de duas cores diferentes de papel color set. Esses triângulos representarão os aglutinogênios presentes na membrana das hemácias. Cada grupo deverá receber 50 peças, 25 de aglutinogênio A e 25 de aglutinogênio B.

Aglutinogênios

 

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-Z-ZWakJ3kv4/T2u01qgY07I/AAAAAAAAACA/1R63dpnP-IM/s1600/Apresenta%C3%A7%C3%A3o1.jpg. Acesso em 24/03/2012.

Para representar as aglutininas do plasma sanguíneo, o professor deverá confeccionar pequenos losangos de cores diferentes de papel color set. Esses triângulos representarão as aglutininas presentes no plasma sanguíneo. Cada grupo deverá receber 50 peças, 25 de aglutinina anti- A e 25 de aglutinina anti-B.

Aglutininas

 

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-HjoX967l-hY/T2u0mymvU5I/AAAAAAAAABw/qLbJhM9O0oQ/s1600/Aglutininas.jpg. Acesso em 24/03/2012.

 

Para iniciar a atividade, solicite aos alunos que se organizem em seus lugares e que, por enquanto, não mexam no material presente na mesa. O ideal é que o professor consiga se posicionar em um lugar central para que todos possam vê-lo. O mesmo material presente na mesa dos alunos deverá estar na mesa do professor, para que ele possa utilizá-los durante a explicação da atividade. Para conduzir a atividade, siga os passos:

1º Passo: comece chamando a atenção dos alunos para o material presente em suas mesas. Questione o que representa cada elemento na cartolina: o amarelo e os círculos vermelhos.

2º Passo: após os alunos identificarem o plasma sanguíneo e as hemácias, introduza os conceitos de aglutinogênio e aglutininas. Para isso, separe os dois modelos que representam as aglutininas (Anti-A e Anti-B) e os dois modelos que representam os aglutinogênios (A e B). Apresente esses modelos aos alunos explicando suas funções e onde estão localizados, mas atenção, não revele ainda a relação dessas substâncias aos tipos sanguíneos.

3º Momento: a partir da explicação dos dois tipos de aglutinogênios e aglutininas presentes nas hemácias e plasma sanguíneo respectivamente, desenvolva com os alunos o conceito de aglutinação sanguínea, chamando a atenção para os nomes das substâncias. Por exemplo: aglutinogênio A + aglutinina anti-A= coagulação! O próprio nome já diz, são incompatíveis!

4º Momento: neste ponto da aula os alunos serão desafiados a descobrir quais aglutininas e aglutinogênios estão presentes nos diferentes tipos sanguíneos. Lance o desafio aos alunos fornecendo a seguinte dica: o tipo sanguíneo de uma pessoa é determinado pelo tipo de aglutinogênio presente em suas hemácias. Baseado nesta informação e na explicação anteriormente dada, cada grupo deverá colar nas hemácias de cada tipo sanguíneo os aglutinogênios correspondentes. O mesmo será adotado para o plasma de cada tipo sanguíneo. Ao final, cada grupo deverá ter montado o modelo presente em sua mesa, que deverá ficar semelhante ao apresentado abaixo.

Modelo Tipos Sanguíneos_2

 

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-m6bVvRDN3BY/T2u0kSg55qI/AAAAAAAAABo/oX4aBZQuiQ8/s1600/cartolina+snague+preenchida.jpg. Acesso em 24/03/2012.

 

Atividade 3- Consolidando a aprendizagem

Para consolidar o aprendizado da aula, o professor deverá apresentar aos alunos novos desafios onde eles precisão recorrer às estratégias desenvolvidas na aula para solucionar os problemas. Inicie a atividade entregando para cada aluno o modelo abaixo e oriente-os a preencherem as informações que estão faltando (representadas pelo ponto de interrogação) e a identificarem o tipo sanguíneo correspondente a cada situação. Em seguida, apresente as questões abaixo para os alunos:

Atividade_Tipo Sanguíneo

 

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-8tW6konGjKE/T22-jskAR1I/AAAAAAAAADs/bAxBRs6MaL4/s1600/ATIVIDADE+TIPO+ABO.jpg. Acesso 24/03/2012.

 

1ª) O que estes círculos representam?

2ª) Como são denominadas as substâncias presentes na borda desses círculos?

3ª) Como são denominadas as substâncias que estão presentes fora desses círculos?

4ª) Qual(is) tipo(s) sanguíneo(s) apresenta(m) apenas um tipo de aglutinogênio nas hemácias?

5ª) Qual(is) tipo(s) sanguíneo(s) apresenta(m) apenas um tipo de aglutinina no plasma?

6ª) Qual tipo sanguíneo não possui aglutininas em seu plasma?

7ª) Qual tipo sanguíneo não possui aglutinogênio em suas hemácias?

8ª) Qual tipo sanguíneo apresenta apenas a aglutinina anti-B no plasma?

9ª) Qual tipo sanguíneo apresenta apenas o aglutinogênio A em suas hemácias?

10ª) Qual tipo sanguíneo apresenta aglutinina anti-A e aglutinogênio B?

Após responderem a todas as questões, o professor deverá fazer uma correção coletiva, abrindo espaço para que os alunos exponham suas dúvidas.

 

Atividade 4- Que tipo de sangue é o seu? – entrevista para levantamento de dados - tabulação dos dados

No intuito de identificar a ocorrência dos tipos sanguíneos do sistema ABO na população, sugerimos a realização de entrevistas para levantamento de dados. O professor deverá organizar os alunos em duplas e solicitar que cada dupla entreviste 10 pessoas, questionando qual o tipo sanguíneo, de acordo com o sistema ABO, a pessoa apresenta.

As entrevistas são para levantamento de dados e o professor deverá estabelecer um diálogo com a turma, orientando-os para a entrevista e dando algumas dicas de como se portar ao entrevistar uma pessoa: ser educado, usar linguagem adequada e ter organização.

Finalizada a etapa de levantamento, o passo seguinte é a tabulação dos dados. Cada dupla deverá apresentar as informações que coletaram e, ao final, todos os dados deverão ser somados no intuito de se gerar um único gráfico com as informações trazidas por todos os alunos. Seria interessante neste momento da atividade que os alunos dispusessem de computadores, tabletes ou notebooks para gerarem esses gráficos, mas a ausência desses recursos não inviabilizará o desenvolvimento da atividade.

Recursos Complementares

 

Sugestões de links para alunos:

-

Sugestões de links para professores:

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

 

A avaliação dos/as alunos/as poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas. Os textos e modelos de tipos sanguíneos produzidos pelos alunos durante as atividades também poderão ser utilizados pelo professor como forma de registro e avaliação das atividades desenvolvidas. 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • cirineu addelino albuquerque, E.E.Conselheiro Rodrigues Alves , São Paulo - disse:
    cirineuadelino@yahoo.com.br

    26/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei ótimo, objetivo, bem estruturado e fácil de trabalhar. Porém a dificuldade é que em apenas uma aula é impossível a realização. Necessitaria de apoio de um auxiliar que preparasse o material e apoio econômico da escola. Necessitaria de no mínimo duas aulas cheias para o trabalho. E naturalmente a colaboração dos alunos.


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