09/04/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a:
- Dialogar a respeito de uma questão polêmica.
- Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado.
- Construir relações solidárias.
- Realizar pesquisa de opinião.
Para participação nesta sequência didática, é necessário que os estudantes usem as habilidades de leitura e de escrita com autonomia.
Para o enriquecimento do trabalho, é importante a participação de pelos menos duas escolas e de turmas que usam a leitura e a escrita com autonomia. Nesse sentido, é necessário que as secretarias se mobilizem para articulação das escolas.
Após a seleção das escolas parceiras, é necessário que professores e alunos definam os objetivos e a metodologia a ser usada no projeto. Abaixo, nossa sugestão:
Combine com as turmas participantes de registrar todo o projeto em um Blog, a ser criado justamente para isso. A fim de que os alunos aprendam a criá-lo e conheçam as possibilidades de uso do Blog, sugerimos que seja desenvolvida a aula: “Vamos criar um Blog da turma?”, localizada no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391.
Após o desenvolvimento dessa sequência didática, cada professor deverá sugerir à sua turma que o projeto: “A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying” seja registrado em um Blog. Com essa ferramenta, os alunos poderão socializar as discussões feitas em sala, conhecer como a questão é tratada em outra escola e colaborar na construção de soluções para o combate à essa prática.
É preciso que uma turma assuma a função de criar o Blog. Caso a escola tenha um data show, o professor poderá fazer isso de forma coletiva, discutindo com os alunos as etapas necessárias para construção do Blog. Os professores das demais turmas deverão apresentar o blog aos seus alunos.
Primeiramente, cada turma participante poderá fazer um levantamento do que pensam sobre o Bullying e do que gostariam de conhecer melhor sobre essa questão. É importante que nesse diálogo, os alunos expressem seus sentimentos e procurem identificar os danos que essa prática pode acarretar. O debate poderá ser iniciado pela análise das imagens abaixo:
http://bullying-out.blogspot.com.br/2009/11/charge.html
http://jepmeloo.blogspot.com/2011/04/bullying-o-que-e-isso-eu-explico.html
http://blog0news.blogspot.com/2011/04/onda-agora-e-o-bullying.html
http://professorescursoeducacaolp.blogspot.com/2011/10/charge-sobre-bullying.html
http://blog.giselebundchen.com.br/charges-socioambientais/diga-nao-ao-bullying/
Ao final do debate, sugerimos os seguintes procedimentos:
Atividade 3: Estudo do tema
Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar sobre o tema no ambiente virtual. Selecionamos alguns sites que contém textos relevantes sobre a questão (http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19 http://www.apeoc.org.br/publicacoes/cartilha.bullying/ http://www.pgj.pb.gov.br/bullying/cartilha_bullying.pdf, http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/). A pesquisa poderá ser orientada pela metodologia: webquestion. Para isso, é necessário o desenvolvimento das seguintes estratégias:
Obs: Os professores deverão garantir que cada turma pesquise questões diferentes.
Nesta atividade, propomos que as crianças de cada turma realizem uma pesquisa de opinião sobre o bullying. Entretanto, antes da realização da pesquisa, sugerimos que as turmas estudem e analisem os dados de uma pesquisa sobre Bullying em uma escola de Portugal. Tais dados encontram-se no link http://nobullying2.blogspot.com.br/2010/05/alguns-graficos-dos-nossos-inqueritos.html . Em seguida, cada turma deverá construir um questionário, aplicá-lo aos colegas da escola, tabular os dados e analisar os resultados.
A imagem abaixo ilustra um exemplo de questionário, localizado no site: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFpaNGt4bnZoc1VPZUJmaFZ2R05qTHc6MQ. Leia o questionário com os alunos e oriente a seleção de perguntas que poderão fazer parte do questionário a ser aplicado pela turma aos colegas da escola.
Após a aplicação, os estudantes poderão construir tabelas e gráficos para tabular os dados. Cada turma deverá postar esse trabalho no Blog. Como exemplo, sugerimos a visita ao site: http://nobullying2.blogspot.com.br/2010/05/alguns-graficos-dos-nossos-inqueritos.html:
Por fim, as turmas irão elaborar uma síntese coletiva do que foi possível conhecer sobre o bullying com a realização da pesquisa de opinião. O relatório deverá ser baseado nos dados levantados. Em seguida, cada turma deverá postar os relatórios no blog.
Em outra aula, os alunos deverão conhecer o trabalho realizado pela turma parceira. Para isso, irão analisar os resultados do questionário e o relatório produzido. Após o debate, peça aos estudantes para, em duplas, fazer um comentário em relação ao que foi possível aprender com a pesquisa realizada pela outra turma. O texto poderá ser postado no tópico a ser criado por um dos professores: “ O que aprendemos com nossas pesquisa”.
Ao final, os alunos de cada turma poderão ler e discutir os comentários produzidos pelas parceiras.
Atividade 5: Campanha contra o bullying
Ao final do projeto, os alunos de cada turma poderão realizar dois tipos de ação:
5.1 Mobilização das outras turmas da escola: fazer uma campanha na escola para que as outras turmas visitem o site, postem seus comentários e contribuam para o fim dessa prática. Para isso, espalhar cartazes pela escola, chamando os colegas para o debate e a reflexão. Um dos professores poderá criar o tópico: “E você o que está fazendo para acabar com o bullying?”. Alunos e professores irão postar seu depoimento.
5.2 Mobilização de outras escolas: elaborar uma carta com o relato do projeto para ser enviado à outras escolas de sua região. No texto, é importante ressaltar a necessidade dessa reflexão e convidar a escola para participar do Blog, postando comentários e outros projetos desenvolvidos. Essa carta poderá ser enviada pela direção da escola.
Sugestões de links para professores:
Para o desenvolvimento dessa sequência didática, sugerimos que o professor assista o vídeo: Caminhos da escola: Desafio Bullying, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=2NEcjFA_JUg.
Além disso, o site https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha traz discussões importantes sobre o uso de tecnologias na escola.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Recurso de vídeo e texto: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 09/04/2012
Para avaliar se o projeto possibilitou aos alunos a construção de relações mais solidárias, sugerimos que o professo de cada turma faça assembléias periódicas para debater a questão. Ao final de cada uma, os alunos deverão construir um relatório escrito que aborde o que se avançou na luta contra o bullying e o que, ainda, precisa ser feito.
Além disso, sugerimos que seja realizada outra pesquisa de opinião durante o ano para avaliar se os alunos avançaram no uso dessa ferramenta de trabalho.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/08/2014
Cinco estrelasGostei bastante da proposta que, além de outros méritos, cumpre a finalidade de incorporar um dos temas transversais à realidade da sala de aula.
17/04/2012
Quatro estrelasBem planejado, usando variados recursos para o aprendizado.
10/04/2012
Cinco estrelasParabéns Fernanda, uma aula espetacular. Muitos campos de pesquisa, boa elaboração didática, clareza nos objetivos. Gostei muito.