Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying - projeto colaborativo entre escolas

 

09/04/2012

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Por meio desta sequência didática, os alunos aprenderão a:

- Dialogar a respeito de uma questão polêmica.

- Construir um blog para debater e socializar produções relacionadas ao tema estudado.

- Construir relações solidárias.

- Realizar pesquisa de opinião.

Duração das atividades
Para esta sequência didática, serão necessárias 10 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participação nesta sequência didática, é necessário que os estudantes usem as habilidades de leitura e de escrita com autonomia. 

Estratégias e recursos da aula

 

Atividade 1: Seleção das escolas participantes e definição do projeto 

 

            Para o enriquecimento do trabalho, é importante a participação de pelos menos duas escolas e de turmas que usam a leitura e a escrita com autonomia. Nesse sentido, é necessário  que as secretarias se mobilizem para articulação das escolas.

 

           Após a seleção das escolas parceiras, é necessário que professores e alunos definam os objetivos e a metodologia a ser usada no projeto. Abaixo, nossa sugestão:

 

  •  As turmas irão pesquisar e debater sobre o Bullying com o objetivo de conhecer melhor a questão e pensar em ações para combater essa prática.

 

  • Durante o projeto, cada turma realizará uma pesquisa de opinião para refletir sobre as formas como o bullying é tratado por alunos de diferentes escolas.

 

  • Por fim, cada turma participante, tendo como base o trabalho feito, irá construir estratégias que auxiliem no combate ao bullying.                    

 

Atividade 2: O nosso Blog

 

            Combine com as turmas participantes de registrar todo o projeto em um Blog, a ser criado justamente para isso. A fim de que os alunos aprendam a criá-lo e conheçam as possibilidades de uso do Blog, sugerimos que seja desenvolvida a aula: “Vamos criar um Blog da turma?”, localizada no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391.

            Após o desenvolvimento dessa sequência didática, cada professor deverá sugerir à sua turma que o projeto: “A construção de uma escola mais solidária: conversando sobre o Bullying”  seja registrado em um Blog. Com essa ferramenta, os alunos poderão socializar as discussões feitas em sala, conhecer como a questão é tratada em outra escola e colaborar na construção de soluções para o combate à essa prática. 

           É preciso que uma turma assuma a função de criar o Blog. Caso a escola tenha um data show, o professor poderá fazer isso de forma coletiva, discutindo com os alunos as etapas necessárias para construção do Blog. Os professores das demais turmas deverão apresentar o blog aos seus alunos.

 

Atividade 2:  O que pensamos sobre o bullying?

           

               Primeiramente, cada turma participante poderá fazer um levantamento do que pensam sobre o Bullying e do que gostariam de conhecer melhor sobre essa questão. É importante que nesse diálogo, os alunos expressem seus sentimentos e procurem identificar os danos que essa prática pode acarretar. O debate poderá ser iniciado pela análise das imagens abaixo:

 

Bullying

http://bullying-out.blogspot.com.br/2009/11/charge.html

Bullying

 

http://jepmeloo.blogspot.com/2011/04/bullying-o-que-e-isso-eu-explico.html

 

Bullying

http://blog0news.blogspot.com/2011/04/onda-agora-e-o-bullying.html

 

Bullying

 

http://professorescursoeducacaolp.blogspot.com/2011/10/charge-sobre-bullying.html

 

Bullying

 

http://blog.giselebundchen.com.br/charges-socioambientais/diga-nao-ao-bullying/

 

Ao final do debate, sugerimos os seguintes procedimentos:

                  

  • Cada turma deverá produzir uma síntese coletiva do que foi discutido em sala. 

 

  • Um professor ficará responsável por criar um tópico com o título: “O que pensamos sobre o bullying”. Uma dupla de alunos de cada turma ficará responsável por postar o texto produzido no blog.  

 

  • As turmas irão ler o texto elaborado pela parceira e discutir sobre as semelhanças e diferenças em relação ao modo como é vivenciada a questão em cada escola.

 

 

Atividade 3: Estudo do tema

 

              Nesta atividade, os alunos deverão pesquisar sobre o tema no ambiente virtual. Selecionamos alguns sites que contém textos relevantes sobre a questão (http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19 http://www.apeoc.org.br/publicacoes/cartilha.bullying/ http://www.pgj.pb.gov.br/bullying/cartilha_bullying.pdf, http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/material-para-pesquisa/). A pesquisa poderá ser orientada pela metodologia: webquestion. Para isso, é necessário o desenvolvimento das seguintes estratégias:

  • Cada turma deverá levantar as questões a serem investigadas. Podem ser elaboradas perguntas como:
    • O que é o Bullying?
    • Como ele acontece?
    • Que tipo de Bullying mais acontece?
    • O que leva as pessoas a cometerem o Bullying?
    • Como as pessoas tentam combater o Bullying?

 

             Obs: Os professores deverão garantir que cada turma pesquise questões diferentes. 

            

  • As turmas deverão elaborar um produto final que reflita o estudo feito. Os professores podem organizar a atividade de modo que cada turma produza um gênero textual. É possível a produção dos seguintes gêneros: síntese escrita, história em quadrinhos, história etc.                                          

 

  • Os professores se organizarão para que cada turma fique responsável pelo estudo de um ou dois sites.

 

  • Cada turma estudará o material, tendo como base as questões pelas quais se responsabilizaram. Para isso, alunos e professores poderão dedicar algumas aulas à leitura e discussão do texto de forma coletiva . Outra possibilidade é dividir os alunos em grupos de modo que cada um estude um tópico do texto e, em seguida, o apresente à turma para o debate.    

 

  • Socialização das discussões  Um dos professores irá criar mais um tópico no blog: “Estudando sobre o bullying”. Uma dupla de alunos de cada turma se responsabilizará por postar o texto no blog. Em outra aula, cada turma irá refletir sobre a produção da turma parceira. 

 

 

Atividade 4: Você já sofreu bullying?

 

            Nesta atividade, propomos que as crianças  de cada turma realizem uma pesquisa de opinião sobre o bullying. Entretanto, antes da realização da pesquisa, sugerimos que as turmas estudem e analisem os dados de uma pesquisa sobre Bullying em uma escola de Portugal. Tais dados encontram-se no link  http://nobullying2.blogspot.com.br/2010/05/alguns-graficos-dos-nossos-inqueritos.html . Em seguida, cada turma deverá construir um questionário, aplicá-lo aos colegas da escola, tabular os dados e analisar os resultados.

 

           A imagem abaixo ilustra um exemplo de questionário, localizado no site: https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dFpaNGt4bnZoc1VPZUJmaFZ2R05qTHc6MQ. Leia o questionário com os alunos e oriente a seleção de perguntas que poderão fazer parte do questionário a ser aplicado pela turma aos colegas da escola.

 

Questionário bullying

 

                 Após a aplicação, os estudantes poderão construir tabelas e gráficos para tabular os dados.  Cada turma deverá postar esse trabalho no Blog. Como exemplo, sugerimos a visita ao site: http://nobullying2.blogspot.com.br/2010/05/alguns-graficos-dos-nossos-inqueritos.html:

 

 

Bullying

 

            Por fim, as turmas irão elaborar uma síntese coletiva do que foi possível conhecer sobre o bullying com a realização da pesquisa de opinião. O relatório deverá ser baseado nos dados levantados. Em seguida, cada turma deverá postar os relatórios no blog.

 

          Em outra aula, os alunos deverão conhecer o trabalho realizado pela turma parceira. Para isso, irão analisar os resultados do questionário e o relatório produzido. Após o debate, peça aos estudantes para, em duplas, fazer um comentário em relação ao que foi possível aprender com a pesquisa realizada pela outra turma.  O texto poderá ser postado no tópico a ser criado por um dos professores: “ O que aprendemos com nossas pesquisa”. 

      

          Ao final, os alunos de cada turma poderão ler e discutir os comentários produzidos pelas parceiras.     

 

 

Atividade 5: Campanha contra o bullying

 

            Ao final do projeto, os alunos de cada turma poderão realizar dois tipos de ação:

 

5.1 Mobilização das outras turmas da escola: fazer uma campanha na escola para que as outras turmas visitem o site, postem seus comentários e contribuam para o fim dessa prática. Para isso, espalhar cartazes pela escola, chamando os colegas para o debate e a reflexão. Um dos professores poderá criar o tópico: “E você o que está fazendo para acabar com o bullying?”. Alunos e professores irão postar seu depoimento.

 

5.2 Mobilização de outras escolas:  elaborar uma carta com o relato do projeto para ser enviado à outras escolas de sua região. No texto, é importante ressaltar a necessidade dessa reflexão e convidar a escola para participar do Blog, postando comentários e outros projetos desenvolvidos. Essa carta poderá ser enviada pela direção da escola.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Para o desenvolvimento dessa sequência didática, sugerimos que o professor assista o vídeo: Caminhos da escola: Desafio Bullying, localizado no site: http://www.youtube.com/watch?v=2NEcjFA_JUg.

Além disso, o site https://www.institutoclaro.org.br/banco_arquivos/Cartilha traz discussões importantes sobre o uso de tecnologias na escola.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Recurso de vídeo e texto: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/. Acesso em 09/04/2012

Avaliação

Para avaliar se o projeto possibilitou aos alunos a construção de relações mais solidárias, sugerimos que o professo de cada turma  faça assembléias periódicas para debater a questão. Ao final de cada uma, os alunos deverão construir um relatório escrito que aborde o que se avançou na luta contra o bullying e o que, ainda, precisa ser feito.

Além disso, sugerimos que seja realizada outra pesquisa de opinião durante o ano para avaliar se os alunos avançaram no uso dessa ferramenta de trabalho.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Anne Navarro, UNIBH , Minas Gerais - disse:
    anne.nm@bol.com.br

    21/08/2014

    Cinco estrelas

    Gostei bastante da proposta que, além de outros méritos, cumpre a finalidade de incorporar um dos temas transversais à realidade da sala de aula.


  • Quezia, Estudante PUC GOIAS , Goiás - disse:
    ziacastro@hotmail.com

    17/04/2012

    Quatro estrelas

    Bem planejado, usando variados recursos para o aprendizado.


  • Valdecir Roque Tofolo, EEB JOAO WINCKLER , Santa Catarina - disse:
    valroto12@gmail.com

    10/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns Fernanda, uma aula espetacular. Muitos campos de pesquisa, boa elaboração didática, clareza nos objetivos. Gostei muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.