24/04/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
O professor deverá ter trabalhado alguns conceitos básicos da literatura como foco narrativo e personagens.
Atividade de motivação
O professor deverá apresentar trechos, em data show, do livro Diário de um banana – Um romance em quadrinhos do escritor americano Jeff Kinney. Esse livro conta as peripécias de Greg no Ensino Fundamental e suas tentativas de ser popular na escola.
Imagens disponíveis no site http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n19082008_09.cfm
Uma vez apresentados trechos do livro ou trailer do filme, o professor deverá promover uma discussão sobre o teor dos mesmos.
O professor poderá fazer perguntas tais como:
A título de curiosidade, uma foto do autor do livro, Jeff Kinney, poderá ser mostrada.
Imagem disponível em http://gatheringbooks.wordpress.com/2010/11/02/zoo-wee-mama-the-diary-of-a-wimpy-kid-special/
Etapa 1 - Apresentação e delimitação do tema de pesquisa
O professor deverá fazer com o que os alunos percebam que a maioria das publicações para adolescentes são feitas por adultos e não por eles mesmos. Então quando e como os adolescentes se expressam para outros adolescentes ou para os adultos? Esse será o tema da pesquisa a ser desenvolvida.
Deverá ser feita a delimitação do tema a ser estudado. Isso deverá ser feito entre os alunos com a colaboração do professor orientador.
Etapa 2 - Definição das hipóteses e justificativa
Essas perguntas poderão servir como ponto de partida para a pesquisa. Elas poderão ser respondidas ou não, poderão ser comprovadas ou refutadas.
Para melhor visualização, acompanhamento e engajamento dos alunos nessa atividade, o professor deverá sugerir a eles que criem um mapa conceitual, o que na realidade será um levantamento das hipóteses. Essa ferramenta é extremamente interativa e novos dados podem ser inseridos, alterados no decorrer da pesquisa e todos os alunos terão acesso ao mapa gerado por eles.
O tutorial do software CMap Tools pode ser acessado pelo link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm
Os alunos deverão também justificar a relevância da pesquisa proposta. Por que esse assunto é importante? Respondendo a essa pergunta eles terão encontrado a justificativa para realizarem a pesquisa.
Etapa 3 - Definição dos objetivos
Onde os alunos querem chegar com essa pesquisa? Qual a contribuição dessa pesquisa para as pessoas ou para eles mesmos? O que pretendem de fato estudar nessa pesquisa? Os alunos precisam responder a essas perguntas para definirem os objetivos da pesquisa.
Etapa 4 - Metodologia
Nessa etapa, os alunos precisam definir o método de trabalho, isto é, como a pesquisa será conduzida.
Sugerimos que o professor e os alunos leiam a apresentação em PowerPoint do professor William Costa Rodrigues da Pontifícia Universidade Católica de Goiás sobre Metodologia Científica. Essa apresentação está disponível no link http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf
Conforme descrito na apresentação referida acima, a pesquisa pode ser classificada de diversas maneiras variando o viés adotado, esse pode ser o dos objetivos, da natureza da pesquisa, procedimentos, entre outros. Por isso é necessário que os objetivos da pesquisa estejam bem claros para os alunos, pois serão eles que nortearão o rumo da pesquisa.
Considerando cada classificação de pesquisas, sugerimos:
Etapa 5 - Cronograma
Os alunos precisam definir atividades e prazos para realização das mesmas. Para facilitar essa tarefa, sugerimos a montagem de um quadro como o apresentado abaixo.
Atividades |
*E.1 |
E.2 |
E.3 |
E.4 |
E.5 |
E.6 |
E.7 |
E.9 |
E.10 |
E.11 |
E.12 |
E.13 |
E.14 |
E.15 |
1. Definição das fontes de pesquisa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
2. Seleção de material |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. Leitura do material |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4. Aplicação de questionários |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5. Tabulação dos questionários |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6. Organização da pesquisa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7. Socialização da pesquisa |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
*Encontro
Etapa 5 - Socialização da pesquisa
Concluída a pesquisa, os alunos deverão apresentar suas conclusões para o restante da escola. Os alunos poderão apresentar o mapa conceitual criado no decorrer da pesquisa.
Para o professor:
Os alunos serão avaliados em cada um dos encontros propostos. Como critérios para avaliação, sugerimos:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2012
Cinco estrelasexcelente artigo, mas ha um erro grave, eu nao sou orofessor da cqtolica de goias e sim da Universidade Severino Sombra.
28/04/2012
Três estrelasUma aula bem interessante pois estimula o aluno em três competencias: leitura, interpretação e escrita, a escolha de literatura com uma linguagem na qual os alunos possam se identificar melhor o procedimento da aula. Entretanto recomendaria uma sondagem inicial com os alunos para identificar seus potenciais de letramento, na minha temos alunos que mal sabem escrever o proprio nome, escrever uma linha um sacrificio, e eu esotou falando de alunos do ensino médio.