27/05/2012
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Características da modalidade oral.
Noções de cidadania.
http://campanhadenuncieviolencia.blogspot.com.br/. Acesso em 25 mar 2012.
Imagem captada em
Professor, é importante que a escola seja de fato um espaço de desenvolvimento da cidadania, de fomento de atitudes que fortaleçam nos jovens a crença em uma sociedade cada vez mais solidária e livre de violência. Nesse sentido, o tema do Disque Denúncia cumpre a dupla função de formar para a leitura de mundo e para a intervenção nele. É essencial que haja a participação dos alunos, expressando-se livremente. No entanto, nas solicitações de relatos e opiniões, oriente-os a não identificarem pessoas. É preciso que a segurança dos alunos seja resguarda. Tal cuidado deve-se ao fato de o tema, que envolve violência, contravenções e até crimes, provocar a vulnerabilidade à comunidade escolar.
É fundamentar estar atento às reações dos alunos ao tema e às estratégias da aula, visto que é possível que algum aluno se veja refletido na temática. Neste caso, ele poderá se sentir constrangido pelo autorreconhecimento nas situações exemplificadas ou mesmo impelido a fazer denúncias de alguma violência de que esteja sendo vítima ou testemunha.
Professor, forme convicção de que sua condução das atividades poderá interferir positivamente para que o silêncio, que muitas vezes se impõe às testemunhas e às vítimas de violência, seja substituído pela palavra dita. Ao falar, a pessoa rompe com certa passividade e assume um protagonismo.
Atividade 1 – Acionando conhecimentos prévios.
Roda de conversa.
Professor, oralmente, lance aos alunos as seguintes perguntas:
Respondam livremente e a partir de suas vivências: 1. Vocês conhecem o Disque Denúncia? 2. Vocês sabem qual é a proposta desse serviço? 3. Vocês já viram ou ouviram falar de alguma situação de violência? 4. Tomando por base o que vocês já ouviram falar sobre o Disque Denúncia, vocês consideram que ele é um serviço importante? Por quê? |
As respostas não devem ser registradas por escrito, para que isso não iniba os alunos a falarem. Pode ser que alguns alunos não queiram falar sobre o tema. Neste caso, não insista, pois isso pode gerar mais insegurança ou até mesmo desconfiança da parte deles.
Esteja atento para conduzir a abordagem do tema, nesta etapa, de modo a ressaltar a importância do Disque Denúncia e a necessidade de se conhecer melhor seu funcionamento e sua finalidade. Após os relatos, esclareça os alunos de que este será o tema das próximas atividades e que é importante a participação deles no sentido de compreender os elementos que norteiam a existência deste serviço, seus limites e possibilidades para a garantia de relações sociais livres de violências e como instrumento a favor da cidadania.
Atividade 2: Sensibilizando para o tema
Alunos livremente acomodados.
Onde: espaço com datashow, computador e caixas de som.
Professor, projete o filme intitulado “Disque Denúncia”, de rápida duração (03:21) e disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=jfDDjhadOiQ>, e entregue aos alunos a ficha abaixo contendo orientações ao espectador:
Durante a projeção do filme, estejam atentos às informações. Tentem perceber respostas para os seguintes questionamentos:
|
Para a socialização das respostas, solicite a participação espontânea dos alunos. Não é preciso esgotar o tema, mas garantir que o assunto seja suscitado. Espera-se que os alunos consigam compreender que o Disque Denúncia é um serviço público confiável, oferecido como forma de combater crimes ocorridos ou que estejam sendo planejados, contando, para isto, com informações da população.
Atividade 3: O que é o Disque Denúncia?
Imagem captada em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 25 mar 2012.
Professor, por meio de projeção de slide, apresente aos alunos a seguinte definição:
CONHECENDO O SERVIÇO PÚBLICO DISQUE DENÚNCIA "O Disque Denúncia é um serviço telefônico que funciona 24 horas por dia, recebendo ligações com queixas e denúncias de crimes e irregularidades. Além de representar uma importante ajuda para o trabalho policial, o disque-denúncia evita a omissão e possibilita a participação dos cidadãos no combate ao crime. Aquele que liga para fazer a denúncia está protegido porque não precisa se identificar, basta apenas passar ao atendente todas as informações necessárias para que o caso seja apurado e uma resposta seja dada." Como funciona o Disque Denúncia? 1. A pessoa que vai fazer a denúncia liga para o número do Disque Denúncia. 2. O caso é registrado na Central do Disque Denúncia. 3. A pessoa recebe uma senha para acompanhar o caso denunciado. 4. A denúncia é enviada à Central de Análise e Triagem para avaliação e depois é encaminhada ao setor competente da polícia. 5. Depois de realizadas as investigações, as providências e os resultados são registrados para que a pessoa que denunciou possa acompanhar. 6. Durante o processo, a pessoa pode ligar para dar mais detalhes que considere importante. Texto adaptado a partir de informações disponíveis em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 26 mar 2012. |
Um aluno deve fazer a leitura em voz alta do conteúdo do slide. Em seguida, solicite aos alunos que escrevam em uma tirinha qual é sua principal curiosidade ou preocupação em relação ao Disque Denúncia. Informe a eles que seus registros funcionarão como dado motivador para as próximas atividades, nas quais eles vão explorar como o serviço acontece no país e isto poderá auxiliá-los no esclarecimento de suas dúvidas ou preocupações.
Atividade 4: Mãos à obra: conhecendo o Disque Denúncia nos estados.
Imagem captada em <http://www.tudodeturismo.com.br/si/site/0122>. Acesso em 23 mar 2012.
Turma organizada em trios.
Professor, oriente os alunos a acessarem o endereço <http://www.disquedenuncia.org/index.php/disque-denuncias-outros-estados>. A partir dali, eles têm acesso às páginas de Disque Denúncia das 27 unidades federativas (26 estados + Distrito Federal). Primeiramente, eles devem explorar livremente o conteúdo das páginas, comentando-os entre os colegas do grupo. Em segunda etapa, devem criar uma tabela em que apresentem uma sistematização das informações ali encontradas. Podem usar o KSpread (Metasys> Aplicativos> Novos Aplicativos> Planilha Eletrônica) ou outro programa que permita organizar e visualizar informações de modo conciso.
Professor, circule pelos grupos. SE ELES NÃO CONSEGUIREM propor categorias para organizar as informações contidas nos sites, forneça uma primeira dica. E desafie-os a sistematizarem outras. SÓ SUGIRA OUTRAS DICAS SE os trios não conseguirem propor. Cada trio deverá explorar os sites de quatro estados (um em cada região do país: sul; norte; leste; oeste). Observe se os sites de todos os estados estão sendo explorados. Se algum estado ficou de fora da escolha dos trios e outros foram repetidos, proponha trocas.
Lista das 27 unidades federativas para sua conferência:
Estado |
Abreviação |
Estado |
Abreviação |
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AC |
PA |
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AL |
PB |
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AP |
PR |
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AM |
PE |
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BA |
PI |
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CE |
RJ |
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DF |
RN |
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ES |
RS |
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GO |
RO |
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MA |
RR |
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MT |
SC |
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MS |
SP |
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MG |
SE |
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TO |
Exemplos de categorias:
- temas de competência do Disque Denúncia em foco: tráfico de drogas; tráfico de mulheres e crianças; homicídio; violência contra crianças, adolescentes, mulheres, homossexuais, idosos; preconceito e discriminação racial; pedofilia; trabalho escravo; crime ambiental; roubo; abuso sexual; desperdício de água; venda de bebida alcóolica para menores.
- número de telefone oferecido;
- autoridade pública responsável;
- estado;
- denúncias apenas por telefone;
- denúncia por telefone e pelo site;
- presença ou não de orientações aos leitores e eventuais denunciantes sobre como fazer contato;
- presença ou ausência de orientações quanto aos sinais que podem ser considerados suspeitos.
Atividade 5: Conclusão: Desafios e possibilidades do Disque Denúncia
Participação de profissionais da escola (por exemplo: orientadora educacional; assistente social; psicopedagoga)
Recomendação: Professor, a sugestão da participação de outros profissionais da escola nesta atividade tem o objetivo de favorecer não somente a observação e a sistematização de "conteúdos", mas também de observar eventuais situações relacionadas ao tema em foco que poderão aparecer nas falas e atitudes dos alunos. Estes profissionais também desempenham um papel muito importante no sentido de lidar com o contexto para além dos muros da escola.
Turma dividida em dois grupos: Grupo de Verbalização e Grupo de Observação.
Equipamento para gravação da atividade (laptop, câmara fotográfica, tablet ou similar que capte áudio e vídeo)
Assim que os trios concluírem a tabulação das informações recolhidas dos sites dos diferentes serviços de Disque Denúncia em todo o país, organize a turma em dois grupos para a realização do GVGO (GV: Grupo de Verbalização; GO: Grupo de Observação). Trata-se de uma técnica de produção coletiva de conhecimento.
Cada grupo (GV e GO) deve eleger o colega que ficará responsável pelo registro da atividade em áudio e vídeo.
Estabeleça um acordo com a turma, no sentido de que se mantenham atentos e colaborativos. Caso contrário, os dois grupos terão mais dificuldade de desempenhar suas funções e a qualidade da gravação ficará comprometida.
- do professor
a) constitui os grupos G.V. e G.O;
b) solicita a participação de G.V. e evita que os membros de G.O. interfiram na discussão;
c) faz intervenção ao final da discussão;
d) sistematiza, ampliando o campo da discussão.
- do aluno
a) ouve e/ou analisa a situação problemática proposta;
b) 1º momento: se G.V., debate, tendo em vista o estímulo; se G.O., observa e prepara-se para substituir G.V.;
d) troca de grupo;
e) acolhe a intervenção do professor.
Abaixo a imagem que ilustra como os dois grupos devem ser organizados no espaço para o cumprimento das diferentes funções de verbalização e de observação.
Imagem capturada em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 mar 2012.
Professor, proponha a seguinte situação problema:
Tendo como referência as informações coletadas sobre o Disque Denúncia, quais são as principais conquistas e desafios deste serviço público?
Estabeleça o tempo de 20 minutos para cada etapa. Conforme o envolvimento da turma, este tempo pode ser diminuído ou aumentado. Na segunda etapa, oriente a troca de funções entre os grupos e delimite o tempo observando o mesmo critério.
Esteja atento às verbalizações, pois, ao final, é sua tarefa verbalizar aspectos gerais apresentados pelos dois grupos. Convide o profissional colaborador -orientadora educacional, assistente social ou psicopedagoga - para participar da sistematização também.
Professor, para conhecer melhor a técnica do GVGO, sugiro a leitura do material disponível em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 abr 2012.
Para o professor desenvolver com o aluno, sugiro a atividade intitulada "Denúncia e interdição - É proibido falar", que está relacionado ao episódio 1 (“Práticas de linguagem que marcam”) do programa de áudio “Hora do Debate”, intitulado “Violência contra a mulher e conflitos de classe”. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33627>.
Professor, sugiro que seja realizada uma autoavaliação pelos alunos. A opção por essa modalidade deve-se à necessidade de preservá-los e evitar registros do processo vivido.Pode ser que alguns alunos, por contingências de suas histórias de vida, se recolham ao silêncio e até recuem na participação durante as atividades. Isto não significa que ele não esteja envolvido com a proposta, antes, pode indicar autopreservação. Esteja atento também para considerar outras formas de expressão do aluno além do uso da palavra (silêncio, agitação excessiva, choro, corpo recuado). Qualquer demonstração que fuja à expectativa, leve a situação a outros setores da escola (serviço social, psicopedagogia, orientação escolar) e busque trabalhar em parceria no sentido de ajudar esse aluno.
Como os objetivos da aula estiveram voltados para uma perspectiva de formação de cidadania, a avaliação não pode ter foco no desempenho e nem em resultados imediatos.
Pra subsidiar a autoavaliação, sugiro que a turma assista à gravação da atividade 5.
Três estrelas 1 classificações
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28/05/2012
Três estrelasAchei o tema muito interessante,penso que é importante as pessoas discutirem sobre isso, para estarem bem informadas sobre o assunto.