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Pesquisando: Disque Denúncia - UCA

 

27/05/2012

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem oral
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Formular hipóteses a respeito dos assuntos que seriam mais abordados no disque denúncia, a partir de conhecimentos prévios dos problemas sociais existentes em sua comunidade;
  • Pesquisar serviços de disque denúncia oferecidos na sua cidade e relacioná-los a conquistas do cidadão;
  • Fazer levantamento dos assuntos mais denunciados nesses serviços;
  • Reconhecer no disque denúncia marcas que o caracterizem como instrumento de exercício de cidadania;
  • Investigar a efetividade do serviço disque denúncia para resolução do problema denunciado.
Duração das atividades
07 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características da modalidade oral.

Noções de cidadania.

Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA ou outro computador;
  • gravador de áudio e vídeo
  • vídeos do Youtube;
  • sites oficiais do serviço de Disque Denúncia
  • atividades em grupo;
  • GVGO;
  • profissionais da educação (orientadores educacionais, psicopedagogos - entre outros).

 

 

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 Imagem captada em http://campanhadenuncieviolencia.blogspot.com.br/. Acesso em 25 mar 2012. 

  

Professor, é importante que a escola seja de fato um espaço de desenvolvimento da cidadania, de fomento de atitudes que fortaleçam nos jovens a crença em uma sociedade cada vez mais solidária e livre de violência. Nesse sentido, o tema do Disque Denúncia cumpre a dupla função de formar para a leitura de mundo e para a intervenção nele. É essencial que haja a participação dos alunos, expressando-se livremente. No entanto, nas solicitações de relatos e opiniões, oriente-os a não identificarem pessoas. É preciso que a segurança dos alunos seja resguarda. Tal cuidado deve-se ao fato de o tema, que envolve violência, contravenções e até crimes, provocar a vulnerabilidade à comunidade escolar.

É fundamentar estar atento às reações dos alunos ao tema e às estratégias da aula, visto que é possível que algum aluno se veja refletido na temática. Neste caso, ele poderá se sentir constrangido pelo autorreconhecimento nas situações exemplificadas ou mesmo impelido a fazer denúncias de alguma violência de que esteja sendo vítima ou testemunha.

Professor, forme convicção de que sua  condução das atividades poderá interferir positivamente para que o silêncio, que muitas vezes se impõe às testemunhas e às vítimas de violência, seja substituído pela palavra dita. Ao falar, a pessoa rompe com certa passividade e assume um protagonismo.

 

Atividade 1 – Acionando conhecimentos prévios.

Roda de conversa.

Professor, oralmente, lance aos alunos as seguintes perguntas:  

 

Respondam livremente e a partir de suas vivências:

1. Vocês conhecem o Disque Denúncia?

2. Vocês sabem qual é a proposta desse serviço?

3. Vocês já viram ou ouviram falar de alguma situação de violência?

4. Tomando por base o que vocês já ouviram falar sobre o Disque Denúncia, vocês consideram que ele é um serviço importante? Por quê?

As respostas não devem ser registradas por escrito, para que isso não iniba os alunos a falarem. Pode ser que alguns alunos não queiram falar sobre o tema. Neste caso, não insista, pois isso pode gerar mais insegurança ou até mesmo desconfiança da parte deles.  

Esteja atento para conduzir a abordagem do tema, nesta etapa, de modo a ressaltar a importância do Disque Denúncia e a necessidade de se conhecer melhor seu funcionamento e sua finalidade. Após os relatos, esclareça os alunos de que este será o tema das próximas atividades e que é importante a participação deles no sentido de compreender os elementos que norteiam a existência deste serviço, seus limites e possibilidades para a garantia de relações sociais livres de violências e como instrumento a favor da cidadania. 

 

Atividade 2: Sensibilizando para o tema

Alunos livremente acomodados.

Onde: espaço com datashow, computador e caixas de som.

Professor, projete o filme intitulado “Disque Denúncia”, de rápida duração (03:21) e disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=jfDDjhadOiQ>,  e entregue aos alunos a ficha abaixo contendo orientações ao espectador:

  

Durante a projeção do filme, estejam atentos às informações. Tentem perceber respostas para os seguintes questionamentos:

  1. O Disque Denúncia é uma iniciativa de qual esfera da sociedade?
  2. Qual a finalidade do Disque Denúncia?
  3. Qual a principal característica do Disque Denúncia? O que justifica essa característica?
  4. Quais os tipos de denúncia que o serviço recebe?
  5. Quais autoridades estão envolvidas no Disque Denúncia?
  6. Você considera este serviço relevante? Por quê?

 

Para a socialização das respostas, solicite a participação espontânea dos alunos. Não é preciso esgotar o tema, mas garantir que o assunto seja suscitado. Espera-se que os alunos consigam compreender que o Disque Denúncia é um serviço público confiável, oferecido como forma de combater crimes ocorridos ou que estejam sendo planejados, contando, para isto, com informações da população.

 

Atividade 3: O que é o Disque Denúncia?

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Imagem captada em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 25 mar 2012.

 

Professor, por meio de projeção de slide, apresente aos alunos a seguinte definição:

 

 CONHECENDO O SERVIÇO PÚBLICO DISQUE DENÚNCIA

"O Disque Denúncia é um serviço telefônico que funciona 24 horas por dia, recebendo ligações com queixas e denúncias de crimes e irregularidades. Além de representar uma importante ajuda para o trabalho policial, o disque-denúncia evita a omissão e possibilita a participação dos cidadãos no combate ao crime. Aquele que liga para fazer a denúncia está protegido porque não precisa se identificar, basta apenas passar ao atendente todas as informações necessárias para que o caso seja apurado e uma resposta seja dada."

Como funciona o Disque Denúncia?

1. A pessoa que vai fazer a denúncia liga para o número do Disque Denúncia.

2. O caso é registrado na Central do Disque Denúncia.

3. A pessoa recebe uma senha para acompanhar o caso denunciado.

4. A denúncia é enviada à Central de Análise e Triagem para avaliação e depois é encaminhada ao setor competente da polícia.

5. Depois de realizadas as investigações, as providências e os resultados são registrados para que a pessoa que denunciou possa acompanhar.

6. Durante o processo, a pessoa pode ligar para dar mais detalhes que considere importante.

Texto adaptado a partir de informações disponíveis em <http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=387&Itemid=63>. Acesso em 26 mar 2012.

 

Um aluno deve fazer a leitura em voz alta do conteúdo do slide. Em seguida, solicite aos alunos que escrevam em uma tirinha qual é sua principal curiosidade ou preocupação em relação ao Disque Denúncia. Informe a eles que seus registros funcionarão como dado motivador para as próximas atividades, nas quais eles vão explorar como o serviço acontece no país e isto poderá auxiliá-los no esclarecimento de suas dúvidas ou preocupações.

 

Atividade 4: Mãos à obra: conhecendo o Disque Denúncia nos estados.

 

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Imagem captada em <http://www.tudodeturismo.com.br/si/site/0122>. Acesso em 23 mar 2012.

Turma organizada em trios.

Professor, oriente os alunos a acessarem o endereço <http://www.disquedenuncia.org/index.php/disque-denuncias-outros-estados>. A partir dali, eles têm acesso às páginas de Disque Denúncia das 27 unidades federativas (26 estados + Distrito Federal). Primeiramente, eles devem explorar livremente o conteúdo das páginas, comentando-os entre os colegas do grupo. Em segunda etapa, devem criar uma tabela em que apresentem uma sistematização das informações ali encontradas. Podem usar o KSpread (Metasys> Aplicativos> Novos Aplicativos> Planilha Eletrônica) ou outro programa que permita organizar e visualizar informações de modo conciso.

Professor, circule pelos grupos. SE ELES NÃO CONSEGUIREM propor categorias para organizar as informações contidas nos sites, forneça uma primeira dica. E desafie-os a sistematizarem outras. SÓ SUGIRA OUTRAS DICAS SE os trios não conseguirem propor. Cada trio deverá explorar os sites de quatro estados (um em cada região do país: sul; norte; leste; oeste). Observe se os sites de todos os estados estão sendo explorados. Se algum estado ficou de fora da escolha dos trios e outros foram repetidos, proponha trocas.

 

Lista das 27 unidades federativas para sua conferência:

 

Estado

Abreviação

Estado

Abreviação

Acre

AC

Pará

PA

Alagoas

AL

Paraíba

PB

Amapá

AP

Paraná

PR

Amazonas

AM

Pernambuco

PE

Bahia

BA

Piauí

PI

Ceará

CE

Rio de Janeiro

RJ

Distrito Federal

DF

Rio Grande do Norte

RN

Espírito Santo

ES

Rio Grande do Sul

RS

Goiás

GO

Rondônia

RO

Maranhão

MA

Roraima

RR

Mato Grosso

MT

Santa Catarina

SC

Mato Grosso do Sul

MS

São Paulo

SP

Minas Gerais

MG

Sergipe

SE

   

Tocantins

TO

 

Exemplos de categorias: 

- temas de competência do Disque Denúncia em foco: tráfico de drogas; tráfico de mulheres e crianças; homicídio; violência contra crianças, adolescentes, mulheres, homossexuais, idosos; preconceito e discriminação racial; pedofilia; trabalho escravo; crime ambiental; roubo; abuso sexual; desperdício de água; venda de bebida alcóolica para menores.

- número de telefone oferecido;

- autoridade pública responsável;

- estado;

- denúncias apenas por telefone;

- denúncia por telefone e pelo site;

- presença ou não de orientações aos leitores e eventuais denunciantes sobre como fazer contato;

- presença ou ausência de orientações quanto aos sinais que podem ser considerados suspeitos.

 

Atividade 5: Conclusão: Desafios e possibilidades do Disque Denúncia

Participação de profissionais da escola (por exemplo: orientadora educacional; assistente social; psicopedagoga)

Recomendação: Professor, a sugestão da participação de outros profissionais da escola nesta atividade tem o objetivo de favorecer não somente a observação e a sistematização de "conteúdos", mas também de observar eventuais situações relacionadas ao tema em foco que poderão aparecer nas falas  e atitudes dos alunos. Estes profissionais também desempenham um papel muito importante no sentido de lidar com o contexto para além dos muros da escola.

Turma dividida em dois grupos: Grupo de Verbalização e Grupo de Observação.

Equipamento para gravação da atividade (laptop, câmara fotográfica, tablet ou similar que capte áudio e vídeo)

Assim que os trios concluírem a tabulação das informações recolhidas dos sites dos diferentes serviços de Disque Denúncia em todo o país, organize a turma em dois grupos para a realização do GVGO (GV: Grupo de Verbalização; GO: Grupo de Observação). Trata-se de uma técnica de produção coletiva de conhecimento.

Cada grupo (GV e GO) deve eleger o colega que ficará responsável pelo registro da atividade em áudio e vídeo.

Estabeleça um acordo com a turma, no sentido de que se mantenham atentos e colaborativos. Caso contrário, os dois grupos terão mais dificuldade de desempenhar suas funções e a qualidade da gravação ficará comprometida.

 
PROCEDIMENTOS BÁSICOS

- do professor

a) constitui os grupos G.V. e G.O;
b) solicita a participação de G.V. e evita que os membros de G.O. interfiram na discussão;
c) faz intervenção ao final da discussão;
d) sistematiza, ampliando o campo da discussão.

- do aluno

a) ouve e/ou analisa a situação problemática proposta;
b) 1º momento: se G.V., debate, tendo em vista o estímulo; se G.O., observa e prepara-se para substituir G.V.;
d) troca de grupo;
e) acolhe a intervenção do professor.

 

Abaixo a imagem que ilustra como os dois grupos devem ser organizados no espaço para o cumprimento das diferentes funções de verbalização e de observação.

 

  dd

 

Imagem capturada em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 mar 2012.

 Professor, proponha a seguinte situação problema:

Tendo como referência as informações coletadas sobre o Disque Denúncia, quais são as principais conquistas e desafios deste serviço público?

Estabeleça o tempo de 20 minutos para cada etapa. Conforme o envolvimento da turma, este tempo pode ser diminuído ou aumentado. Na segunda etapa, oriente a troca de funções entre os grupos e delimite o tempo observando o mesmo critério.

Esteja atento às verbalizações, pois, ao final, é sua tarefa verbalizar aspectos gerais apresentados pelos dois grupos.  Convide o profissional colaborador  -orientadora educacional, assistente social ou psicopedagoga - para participar da sistematização também.

Recursos Complementares

 Professor, para conhecer melhor a técnica do GVGO, sugiro a leitura do material disponível em <http://www.acbo.org.br/revista/revista/metodologia/modulo8/texto5.html>. Acesso em 25 abr 2012.

 Para o professor desenvolver com o aluno, sugiro a atividade intitulada "Denúncia e interdição - É proibido falar", que está relacionado ao episódio 1 (“Práticas de linguagem que marcam”) do programa de áudio “Hora do Debate”, intitulado “Violência contra a mulher e conflitos de classe”. Disponível em <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=33627>.

Avaliação

Professor, sugiro que seja realizada uma autoavaliação pelos alunos. A opção por essa modalidade deve-se à necessidade de preservá-los e evitar registros do processo vivido.Pode ser que alguns alunos, por contingências de suas histórias de vida, se recolham ao silêncio e até recuem na participação durante as atividades. Isto não significa que ele não esteja envolvido com a proposta, antes, pode indicar autopreservação. Esteja atento também para considerar outras formas de expressão do aluno além do uso da palavra (silêncio, agitação excessiva, choro, corpo recuado). Qualquer demonstração que fuja à expectativa, leve a situação a outros setores da escola (serviço social, psicopedagogia, orientação escolar) e busque trabalhar em parceria no sentido de ajudar esse aluno.

Como os objetivos da aula estiveram voltados para uma perspectiva de formação de cidadania, a avaliação não pode ter foco no desempenho e nem em resultados imediatos.

Pra subsidiar a autoavaliação, sugiro que a turma assista à gravação da atividade 5

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • marineide vieira, nte , Pará - disse:
    marineidevieiraok@gmail.com

    28/05/2012

    Três estrelas

    Achei o tema muito interessante,penso que é importante as pessoas discutirem sobre isso, para estarem bem informadas sobre o assunto.


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