Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA – Nacionalismo na contemporaneidade: entre o local e o global

 

14/06/2012

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Santos de Oliveira
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof.Dr.Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar elementos de caracterização nacional em poemas pertencentes à geração romântica nacionalista e saudosista.
  • Analisar os aspectos nacionalistas românticos em canções que difundem o imaginário da nação em várias épocas.
  • Analisar os elementos temáticos e persuasivos que se referem à divulgação dos símbolos nacionais em campanhas publicitárias que reforçam e divulgam o ideal de nação.
  • Analisar vídeos institucionais que reforçam os aspectos de permuta e oscilação entre o local e o nacional.
  • Posicionar-se de maneira crítica diante dos ideais simbólicos de representação do estado e da nação.
  • Produzir uma narrativa fotográfica sobre a cidade ou o bairro.
  • Produzir uma paródia musical para a representação da cidade ou do bairro.
Duração das atividades
3 a 4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá trabalhar a primeira geração romântica em sala e perguntar aos alunos se o reforço do estado nação ou da ideologia nacional ainda circula na contemporaneidade. Também deverão ser discutidas em que medida as representações locais configuram encenações do universo nacional.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – A poesia romântica e os ideais de nacionalidade e saudosismo

O objetivo desta unidade é que os alunos pesquisem poemas cujos temas estão atrelados aos valores de idealização da pátria, saudosismo e nostalgia e reforço de símbolos nacionais e que apresentem verbalmente em sala de aula os elementos constituintes dessa vertente romântica presentes no texto escolhido.

Podem ser pesquisados poemas dos seguintes escritores: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela.

Site para busca de textos: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do. Acesso em 02 de abril de 2012.

Roteiro de pesquisa

1-Dividir a turma em grupos de 3 a 4 alunos.

2-Acessar o Portal Domínio Público.

3-Escolher um dos autores e selecionar dois poemas de cada um deles ou um de cada escritor.

4-Reunir em grupo para analisar o conteúdo do poema em relação à recorrência de marcadores de enaltecimento nacional e outros atributos vigentes na poesia da primeira geração romântica.

5-Coletar os termos, discursos e símbolos de reverência nacional e\ ou saudosismo presentes no poema.

6-Pesquisar dados biográficos do escritor bem como elementos históricos e sociais que justifiquem o discurso de exaltação ou nostalgia em relação à pátria ou a algum período da vida.

7-Pesquisar algum vídeo relacionado à leitura declamada ou adaptação do poema.

8-Organizar por dupla a apresentação de cada poema segundo os critérios:

A) Elementos e símbolos de caracterização nacional ou sentimental presentes.

B) Relação do título com algum aspecto repetido ou destacado ao longo do texto.

C) Interferências biográficas e históricas presentes no poema.

D) Discurso de exaltação ou saudosista veiculado.

E) Imagem geral da pátria apresentada ou aspecto memorialístico da época retratada.

9-Apresentar em formato Power point o material coletado e analisado.

 

Bandeira nacional

http://envolverde.com.br/sociedade/brasil-sociedade/podres-poderes-podres-deveres%E2%80%A6/. Acesso em 11 de junho de 2012.

 

Atividade 2 – Imagens simbólicas do país tropical em canções

O objetivo desta atividade é demonstrar como letras de música de várias épocas registram o culto à celebração dos elementos nacionais do país.

Além de detectar os símbolos de idealização nacional contidos nas letras, os alunos devem pesquisar o contexto histórico e político do país na época em que as músicas foram divulgadas e também problematizar o caráter representativo das personagens apresentadas (ou o discurso do eu poético) em relação ao fato de ser brasileiro e de pertencer a nossa pátria.

Roteiro de pesquisa para discussão do tema em sala

1-Dividir a turma em grupos de 2 a 3 alunos.

2-Escolher uma das canções para análise.

3-Reunir em grupo para analisar o conteúdo da letra em relação à recorrência de marcadores de enaltecimento nacional e outros fatores que ressignificam os elementos vigentes na poesia da geração romântica nacionalista.

4-Grifar os termos, discursos e símbolos de reverência nacional presentes nas canções e utilizá-los como exemplos durante a leitura expositiva da música.

5-Pesquisar dados de alguns personagens mencionados nas letras e observar o porquê da recorrência de personagens anônimos em canções mais contemporâneas.

6-Organizar a exposição da análise segundo os critérios:

A) Elementos e símbolos de caracterização nacional presentes.

B) Relação do título com algum aspecto repetido ou destacado ao longo da canção.

C) Contextualização dos aspectos históricos presentes no poema.

D) Discurso de exaltação ou tom saudosista veiculado.

E) Imagem geral da pátria construída.

7-Observar pontos de divergência ou contraste na análise feita por outras duplas sobre a mesma letra e iniciar discussão em torno desses pontos. As questões a seguir podem ser debatidas:

A) Até que ponto exaltação da pátria em algumas letras não constitui o reforço de um discurso nacionalista artificial?

B) As letras propõem a construção de imagens realistas, reflexivas ou propagandas ilusórias sobre a nação?

 

2.1

Eu te amo meu Brasil

Os incríveis

Letra e vídeo disponíveis em: http://letras.terra.com.br/os-incriveis/332979/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.2

País tropical

Jorge Ben

Letra e vídeo disponíveis em: http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.3

Aquarela do Brasil

Ary Barroso

Interpretação de Gal Costa: http://letras.terra.com.br/gal-costa/46099/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.4

Meu país

Ivan Lins

Letra e vídeo disponíveis em: http://letras.terra.com.br/ivan-lins/46443/. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.5

Seo Zé

Carlinhos Brown

Interpretação conjunta de Jussara Silveira, Teresa Cristina e Rita Ribeiro: http://www.youtube.com/watch?v=N_1Gsv53gDQ. Acesso em 02 de abril de 2012.

2.6

Do Brasil

Vander Lee

Disponível em: http://letras.terra.com.br/vander-lee/546154/. Acesso em 02 de abril de 2012.

 

Atividade 3 – Propagandas publicitárias: o cartão-postal nacional

O objetivo desta unidade é mostrar como propagandas – produzidas, sobretudo, durante os anos 1990 – divulgam e constroem a imagem do país tropical.

Toda a sala analisará as propagandas em conjunto com o objetivo de coletar e criticar itens referenciais sobre o local e o global que servirão para a construção da resenha na atividade seguinte.

A leitura em sala deve privilegiar aspectos críticos sobre a desconstrução de um ideal nacionalista e deve ser focada nos seguintes aspectos:

A) Quais símbolos nacionais são evocados?

B) Como os símbolos de idealização nacional são expostos? Quais estereótipos são afirmados?

C) A que público a campanha publicitária é dirigida?

D) Pelos símbolos evocados, em qual época do ano ou evento em especial possivelmente circulavam as propagandas? Qual o interesse da empresa em divulgar o seu produto nesta época do ano ou nesse acontecimento?

E) Qual delas oscila entre os valores de nacionalidade e localidade? Como ocorre essa oscilação? De que maneira o local representa o nacional?

Vídeos:

Comercial Rider 1994 – Novos Baianos http://www.youtube.com/watch?v=Ra2OmCHLL_A. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider 1994 – Romário http://www.youtube.com/watch?v=xGPE_8nCjHE&feature=endscreen&NR=1. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider 1995 – "Descobridor dos sete mares" – versão Lulu Santos http://www.youtube.com/watch?v=D8VlH7ucc1o. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider – Fernanda Abreu http://www.youtube.com/watch?v=OqmPzBghiP8&NR=1&feature=endscreen. Acesso em 03 de abril de 2012.

Comercial Rider (2004) "Vamos fugir" – versão Skank http://www.youtube.com/watch?v=WYEQ6jGYcCw. Acesso em 03 de abril de 2012.

 

fubetol

http://www.clickfutebol.com/Wallpapers-Futebol/. Acesso em 03 de abril de 2012.

praia

http://coxixo.com.br/dicas/as-melhores-praias-do-pais-por-estado.html. Acesso em: 01 de abril de 2012.

carnaval

http://www.paraiba.com.br/2012/02/20/87026-carnaval-confira-a-ordem-do-segundo-dia-de-desfiles-do-grupo-especial. Acesso em 03 de abril de 2012.

 

Atividade 4 – A parte local representa a universalidade: Minas Gerais

O objetivo desta atividade é construir uma resenha sobre a relação entre o local e o global a partir de vídeos com canções sobre o mineiro e a mineiridade.

O professor poderá adaptar a atividade ao selecionar vídeos ou canções referentes ao estado de origem.

 

Como construir uma resenha: 

http://www.portugues.com.br/redacao/a-resenha-critica---um-genero-ambito-jornalistico-.html. Acesso em 11 de junho de 2012.

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php. Acesso em 11 de junho de 2012.

Etapas da escrita

1-Anotar itens principais do vídeo em relação à representação do local e do global.

2-Redigir um breve resumo do vídeo, que será a introdução da resenha. Como construir um resumo: http://www.pucrs.br/manualred/resumos.php. Acesso em 11 de junho de 2012.

3-Listar, antes da escrita, os principais símbolos e discursos sobre o mineiro e mineiridade que se quer comentar na resenha.

4-Cumprir os seguintes critérios ao longo da escrita da resenha:

A) Quais aspectos são ressaltados como ícones do universo do mineiro e da mineiridade?

B) Qual recurso reforça as abordagens representativas entre o local e o global?

C) Quais relações as letras de música estabelecem com as imagens?

D) Em que consiste a ideologia geral acerca do mineiro presente em cada vídeo?

E) É possível uma identificação com o protótipo do mineiro evocado pelo vídeo?

5-Redigir 20 a 25 linhas e enviar a resenha ao professor, que aproveitará o texto para a atividade seguinte.

Vídeos:

Pátria Minas – Marcus Vianna http://www.youtube.com/watch?v=M8duutwCSHg. Acesso em 04 de abril de 2012.

Seio de Minas - Paula Fernandes http://www.youtube.com/watch?v=X6E-HkvKjQY. Acesso em 04 de abril de 2012.

Jeito Mineirin – Manitu http://www.youtube.com/watch?v=NFoJIR0efoE&feature=endscreen&NR=1 Acesso em 04 de abril de 2012.

Minas das violas – César Menotti e Fabiano http://www.youtube.com/watch?v=WJukMAYswPo&NR=1&feature=endscreen Acesso em 04 de abril de 2012.

Eu sou mineiro – Tianastácia http://www.youtube.com/watch?v=OOHvFf_V52I&NR=1&feature=endscreen Acesso em 04 de abril de 2012.

Campanha do café Três corações http://www.youtube.com/watch?v=pNRyaNHXhZs Acesso em 04 de abril de 2012.

Olhos D’água - Vander Lee http://www.youtube.com/watch?v=h0MhM6rO9xs&feature=related Acesso em 04 de abril de 2012.

 

Igreja São Francisco Ouro Preto

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_s_francisco_paula_ouro_preto_mg.jpg. Acesso em 11 de junho de 2012.

pão de queijo

http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:P%C3%A3o_de_queijo.jpg. Acesso em 04 de abril de 2012.

maria fumaça

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/01/25/interna_gerais,205708/estacao-da-maria-fumaca-em-tiradentes-sera-restaurada.shtml. Acesso em 04 de abril de 2012.

 

Atividade 5 – Produzindo uma narrativa fotográfica e paródia musical sobre a concepção da cidade

Nesta atividade, por meio das leituras das resenhas e de toda discussão acerca do tema, os alunos produzirão uma narrativa fotográfica sobre o representação da cidade em que eles habitam.

Passo a passo

1-Ler a resenha (atividade anterior) de um colega sobre as críticas feitas em torno da concepção romântica ou artificial acerca do local e do nacional.

2-Refletir sobre principais imagens mencionadas na crítica redigida pelo colega de turma.

3-Reunir o mesmo grupo da atividade 2 com o intuito elaborar as fotografias do bairro ou da cidade onde ele reside.

4-Selecionar quais locações serão fotografadas, qual será o ponto de condução da narrativa e com qual intuito – aspecto sociopolítico ou socioambiental – se quer criticar em relação ao local. As fotografias podem ser tiradas de um câmera digital ou celular.

5-Fotografar imagens ou filmar cenas que representam a cidade ou o bairro onde vivem: os símbolos e pontos turísticos, os lugares periféricos, as personalidades da cidade, os problemas sociais e outros temas.

6-Escolher uma letra de música de exaltação local (ou alguma canção da atividade 2) que será parodiada segundo a lógica de representação da cidade segundo o grupo. Os alunos podem também criar a própria letra e melodia. A música poderá servir de trilha para a narrativa fotográfica.

Sobre paródia: http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/. Acesso em 11 de junho de 2012.

Como criar paródia de músicas: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2011/06/como-fazer-uma-parodia.html. Acesso em 11 de junho de 2012.

7-Fazer uma triagem do material coletado segundo o critério de seleção das imagens que dialogam com a informação ou crítica da letra elaborada.

Fotografia

http://meuscrap.com.br/site/tag/erros-de-fotografia/. Acesso em 11 de junho de 2012.

8-O arquivo deverá ser entregue ao professor em formato Prezi. Como criar e tornar pública as apresentações em formato Prezi http://www.youtube.com/watch?v=nq1SUHljvIg&feature=related. Acesso em 10 de junho de 2012.

9-Apresentar o produto final em sala de aula para que todos opinem sobre o que foi focalizado segundo a ótica de cada grupo.

10-Exibir a narrativa fotográfica na escola numa mostra cultural e divulgar o material no Facebook.

Recursos Complementares

RONCARI, Luiz. Literatura brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. São Paulo: EDUSP, 1995.

Sobre a pesquisa acerca do conteúdo histórico nas canções:

http://www.ufmg.br/projetorepublica/

http://www.revistadehistoria.com.br/

http://www2.uol.com.br/historiaviva/

Sobre o mineiro e mineiridade: http://www.descubraminas.com.br/Upload/Biblioteca/0000223.pdf.Acesso em 04 de abril de 2012.

ABDALA, Mônica Chaves. Receita de mineiridade: a cozinha e a construção da imagem do mineiro. Uberlandia: Edufu, 1997.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da mineiridade: o imaginário mineiro na vida política e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.

Aula sobre como construir uma resenha crítica: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/resenha-critica-genero-textual-da-esfera-jornalistica-426218.shtml. Acesso em 11 de junho de 2012.

Artigo sobre resenha e uso da intertextualidade: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-76322012000100005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 11 de junho de 2012.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual e ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, pesquisa, produção escrita e criação. Porém é necessário:

  • Observar e avaliar o interesse dos alunos pelo tema tratado e a disposição para trabalhar em equipe.
  • Avaliar a percepção dos alunos em torno dos símbolos e discursos nacionalistas presentes nos poemas e nas canções.
  • Avaliar o discurso crítico dos alunos sobre as propagandas publicitárias que abordam o tema da nacionalidade.
  • Avaliar o teor crítico produzido nas resenhas escritas pelos alunos sobre a relação entre o local e o nacional nos vídeos institucionais sobre Minas Gerais.
  • Analisar o enfoque representativo e convergência dos pontos questionados ao longo das aula que deverão estar contidos na letra de música e nos vídeos produzidos pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.