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Projeto de Iniciação Científica - Gêneros orais: telejornais

 

23/05/2012

Autor e Coautor(es)
Giuliana Ribeiro Carvalho
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar diferentes níveis de linguagem utilizados em telejornais brasileiros e elaborar hipóteses sobre esse uso, considerando os seguintes critérios: nível de formalidade; horário de exibição; público alvo;
  • confirmar ou refutar as hipóteses apresentadas em relação aos níveis de linguagem utilizados em telejornais brasileiros;
  • propor justificativas para as semelhanças e diferenças encontradas;
  • posicionar-se criticamente frente à diversidade, buscando significá-la econômica, política e culturalmente no contexto brasileiro; 
  • criar telejornais, adotando linhas editoriais diferentes, previamente acordadas entre os alunos;
  • redigir um projeto de pesquisa, desenvolvê-lo e apresentar as conclusões acerca do processo;
  • autoavaliar-se.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conceito de variação linguística;
  • diferentes registros e níveis de formalidade em que a linguagem pode ser manifestada;
  • elaboração e desenvolvimento de projeto de pesquisa;
  • normas para redação de referências bibliográficas;
  • produção de relatório de pesquisa.
Estratégias e recursos da aula
  • laptop UCA, tablet ou computador em laboratório de informática;
  • acesso a diferentes sites da internet;
  • vídeos do Youtube;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet;
  • reprodução de trechos de diferentes telejornais brasileiros;
  • processador de textos como Kword ou Word;
  • webcam ou câmera digital ou câmera filmadora;
  • projetor de multimídia (datashow);
  • trabalho interativo em grupos e duplas.

 

Professor, nesta aula propomos que você, junto com seus alunos, elabore, desenvolva e registre um projeto de pesquisa sobre o gênero textual telejornal. Para tanto, explicaremos o passo a passo dessa proposta, que se torna significativa e relevante para os discentes ao possibilitar que estes ocupem o lugar não somente de usuários da língua, mas também o de investigadores dela, tornando-se capazes de construírem hipóteses a respeito da linguagem.

Atividade 1 – Elaboração e redação do projeto de pesquisa

Os alunos serão organizados em grupos de quatro integrantes.

Professor, todos os grupos deverão redigir o projeto de pesquisa de forma completa. Caso seja possível, proporcione-lhes a oportunidade de digitarem o projeto, utilizando-se de laptops UCA, tablets ou de computadores nos laboratórios de informática.

Para iniciar, é necessário definir, junto com os alunos, o tema que será abordado e delimitá-lo; identificar a problemática da pesquisa, bem como criar hipóteses a respeito dela; definir os objetivos e as fontes; prever os passos que serão adotados para o desenvolvimento, isto é, a metodologia. À medida que essas definições são feitas, organiza-se e redige-se o projeto de pesquisa que, sintetizando, poderá conter os seguintes tópicos: 

  • tema e sua delimitação;
  • problemática da pesquisa (isto é, situação-problema);
  • hipóteses;
  • justificativa;
  • objetivos;
  • metodologia;
  • cronograma;
  • referências (bibliográficas, webgráficas, dentre outras).

 

Lembre os alunos de produzirem capa e folha de rosto para o projeto.

a

(Imagem disponível em: <http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQXt92xWcUmcKP28TrFckL9KKjkXV6Sfy59oXleqNY-p9FhUsFf>. Acesso em: 17 mar. 2012.)

 

A) Para definir o tema e delimitá-lo:

É necessário que os alunos identifiquem o assunto geral que será pesquisado e suas especificidades, quer dizer, sua delimitação. Nesta pesquisa, o tema é o gênero discursivo oral telejornal. Delimitando esse tema, propomos pesquisar A linguagem utilizada em telejornais brasileiros.

Para conduzir os discentes a essa delimitação, proponha, inicialmente, um debate com eles acerca do tema, em que será possível averiguar o conhecimento prévio deles. Solicite que cada grupo (de 4 alunos) registre no laptop ou no tablet, por meio de um arquivo intitulado "Telejornais - discussão prévia", as respostas às seguintes questões (que serão distribuídas aos discentes ou registradas no quadro):

Questões para o debate inicial:

1. O que é um telejornal?

2. Para que serve?

3. Assisto a telejornais em casa? Quais? Em que horários?

4. Como ele é utilizado e veiculado?

5. Como é apresentado?

6. O que é público alvo?

7. A que público ou públicos os telejornais brasileiros são destinados?

8. Existe regularidade na linguagem utilizada pelos apresentadores de telejornal? E pelos entrevistados?

9. A linguagem usada é formal ou informal?

10. O que é linha editorial de um telejornal?

11. Existe relação entre a linha editorial de um jornal e seu público alvo?

 

Após responderem aos questionamentos, organize os alunos em círculo e proponha a socialização das respostas. Cada grupo responderá a duas questões de modo que, ao final, todas as perguntas tenham sido respondidas.

Ao concluírem a socialização, ressalte a grande diferença existente no modo de apresentação de diferentes telejornais brasileiros (diferença essa que, certamente, será reconhecida por eles durante a discussão e apresentação das respostas). Apresente aos alunos a possibilidade de pesquisarem e aprofundarem esse conhecimento por meio de uma pesquisa com o seguinte tema: A linguagem utilizada em telejornais brasileiros. Solicite que criem em seus laptops ou tablets um arquivo intitulado "Projeto de pesquisa - Telejornais" - em que deverão digitar todos os tópicos do projeto de pesquisa - e que iniciem digitando esse tema delimitado.

 

B) Para definir a problemática da pesquisa ou situação-problema:

a

(Imagem disponível em: <http://meiradarocha.jor.br/news/tcc/files/2010/06/questions.jpg>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

 

Professor, a partir do debate inicial, é possível delimitar o questionamento de nossa proposta: Existe relação entre a variação da linguagem apresentada em telejornais brasileiros e a linha editorial desse veículo de comunicação, seu horário de exibição e público alvo?

Solicite que os alunos digitem essa questão no arquivo do projeto de pesquisa criado em seus laptops ou tablets.

 

C) Para construir hipóteses:

Para esta etapa, os alunos devem continuar organizados em grupos de quatro integrantes.

Para viabilizar o levantamento de hipóteses a respeito dos níveis de linguagem usados em telejornais brasileiros e sua relação com seu horário de exibição, público alvo e linha editorial do veículo, solicite aos estudantes que respondam às questões propostas, preenchendo o quadro colocado abaixo delas.

 

Questões:

1. Relacionem, na 1ª coluna, os telejornais que vocês já assistiram, ainda que não tenham assistido por completo.

2. Em qual horário cada um deles é exibido?

3. Qual o público alvo desse telejornal?

4. Como é o cenário do telejornal?

5. Existe apenas um apresentador ou mais?

6. Como os apresentadores ficam posicionados no cenário?

7. A linguagem utilizada pelo(s) apresentador(es) é formal ou informal?

8. O apresentador faz “brincadeiras” com o público, pequenas “piadas” ou trata o tema de forma séria? Resumindo, qual o estilo de apresentação?

9. Existe um tema que é mais focado nesse telejornal ou os temas são distribuídos e abordados de forma semelhante?

 

Observação: Professor, para viabilizar o preenchimento organizado do quadro pelos discentes, sugiro que o digite em uma folha A4, com orientação paisagem (espaço maior na horizontal), e entregue duas folhas para cada grupo.

Telejornais assistidos

Nome

Horário

Público alvo

Cenário

Quantidade

Posicio- namento

Linguagem

Estilo

Tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após os alunos terem respondido às questões, solicite que formulem, de forma clara, as hipóteses para responderem à problemática da pesquisa e digitem-nas no arquivo em que estão formulando o projeto de pesquisa. Ao término da pesquisa, essas hipóteses deverão ser retomadas para serem confirmadas ou refutadas.

 

D) Para construir a justificativa da pesquisa:

Nesta etapa, é necessário propiciar aos alunos uma reflexão sobre a importância de estudar o gênero discursivo telejornal e, especificamente, telejornais brasileiros e as diversas formas em que são veiculados. Os estudantes, ainda em grupos de quatro componentes, deverão redigir a justificativa no mesmo arquivo do Kword ou Word em que estiverem digitando o projeto de pesquisa.

Alguns argumentos possíveis de serem expostos aos estudantes são:

É relevante despertá-los para o fato de que, ao pesquisarem sobre as diferentes maneiras com que um telejornal é veiculado, relacionando-as com os critérios propostos (público alvo, horário de exibição, linha editorial), podem desenvolver um olhar mais consciente e crítico em relação às posturas e linhas editoriais adotadas, identificando, inclusive, ideologias subjacentes a essas posturas. Ao adotarem essa atitude investigativa diante dos fatos de comunicação social, tornam-se leitores do mundo mais eficientes, críticos e perspicazes. Assim, poderão não apenas consumir as produções telejornalísticas da forma com que são transmitidas, mas interpretá-las, buscando desvendar os interesses comerciais e políticos que perpassam sua produção.

Além disso, a proposta desta aula é que, ao final, os discentes produzam diferentes telejornais e apresentem-nos aos colegas, como uma das formas de socializarem as conclusões da pesquisa. Nesse sentido, outra justificativa para esta pesquisa é a de que o trabalho com telejornal coloca o estudante em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas. A produção de um telejornal permitirá ao aluno ser produtor de informação e não apenas consumidor dela, bem como poderá oportunizar conhecimento mais abrangente e dinâmico da realidade da escola e da comunidade em que está situado, caso a aborde na produção final do telejornal.

 

a

(Imagem disponível em: <http://www.casperlibero.edu.br/noticias/index.php/2010/09/24/impressoes-sobre-o-9o-workshop-internacional-de-telejornalismo,n=3998.html>. Acesso em: 20 mar. 2012.)

 

E) Para construir os objetivos da pesquisa:

Após a construção da justificativa, em que se torna claro para os discentes a relevância do projeto em que se envolveram, faz-se necessário elencar os objetivos a serem alcançados. Solicite aos alunos que discutam os objetivos que pretendem alcançar com a pesquisa e que os digitem por meio de seus laptops ou tablets.

Como sugestão, apresentamos alguns possíveis objetivos:

- identificar o(s) nível(is) de linguagem utilizado(s) em diferentes telejornais brasileiros;

- elaborar hipóteses sobre o motivo de ser utilizado um ou outro nível de linguagem a partir da inter-relação dos seguintes aspectos: nível de formalidade do jornal; horário de exibição; público alvo; linha editorial;

- confirmar ou refutar as hipóteses elaboradas em relação aos níveis de linguagem utilizados;

- propor justificativas para semelhanças e diferenças encontradas;

- posicionar-se criticamente frente à diversidade, buscando significá-la econômica, política e culturalmente no contexto social brasileiro;  

- construir e inter-relacionar conhecimentos sobre diferentes usos da modalidade oral em práticas e espaços sociais diversos.

 

F) Para definir a metodologia:

Professor, neste momento, é fundamental auxiliar os estudantes na definição dos procedimentos, métodos e técnicas de pesquisa que possibilitarão responder à problemática levantada e atender aos objetivos propostos. A pergunta chave que deve ser respondida neste momento é "como será realizada a pesquisa?". 

Dentre outros procedimentos que serão pensados coletivamente em sua turma para esta pesquisa, apresentaremos um pouco adiante, no item “Atividade 2 – Desenvolvimento das etapas metodológicas”, algumas propostas possíveis de serem adotadas.

Para isso, os alunos pesquisadores (ainda organizados em grupos de 4 integrantes) deverão pensar em todas as etapas que seguirão durante a atividade de pesquisa e como farão para desenvolvê-las. Em seguida, deverão digitá-las no arquivo do projeto de pesquisa que está sendo construído. Para auxiliá-los, entregue-lhes o roteiro a seguir:

 

Passos da pesquisa:

Para definir a metodologia da pesquisa, descrevam detalhadamente como pretendem desenvolver os seguintes passos:

1) identificar as possíveis fontes em que encontrarão dados (informações) necessários e úteis à pesquisa;

2) coletar esses dados, utilizando-se de métodos e técnicas diversos, como por exemplo: aplicação de questionários e entrevistas; realização de observações; análise de documentos, vídeos, filmes;  fichamentos; pesquisa bibliográfica; pesquisas na internet (em sites, blogs, por meio de sites de busca, por meio de vídeos e documentários postados no Youtube, dentre outros).

Para mais esclarecimentos acerca deste tópico, utilizem dois computadores por grupo com conexão à internet, acessem e leiam o texto expositivo citado a seguir: “Normas da ABNT – Técnicas de coleta de dados”, disponível em: <http://www.ciadoestudante.com.br/normas/coleta.asp#internet>. Acesso em: 20 mar. 2012.;

3) analisar os dados coletados, comparando-os entre si a partir dos critérios estabelecidos, visando identificar e elencar resultados;

4) correlacionar as questões e objetivos propostos para a pesquisa com os dados obtidos, posicionando-se criticamente frente aos resultados;

5) sintetizar os resultados alcançados, bem como as considerações feitas sobre eles, registrá-los e socializá-los.

 

G) Para definir o cronograma:

Para que as atividades e etapas da pesquisa propostas na metodologia possam ser cumpridas no tempo adequado, é necessário estabelecer um cronograma. Por isso, cada grupo deverá elaborar o seu cronograma, que conterá, no mínimo, as seguintes informações:

- cada uma das etapas da pesquisa;

- o tempo necessário para executar cada etapa proposta;

- quem será o responsável por cada atividade.

Uma das formas práticas de se organizar um cronograma é em forma de tabela, mas ele também pode ser feito em tópicos. O importante é que o conteúdo esteja bem discriminado, como no exemplo abaixo:

 

cronograma

(Imagem disponível em: <http://multipais.blogspot.com.br/2009/09/cronograma.html>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

 

H) Para relacionar as referências:

Professor, oriente os discentes a registrarem (digitarem ou anotarem), ao longo da pesquisa, todas as fontes que utilizarem, à medida que forem sendo encontradas e usadas, visto que essas deverão constar no relatório final.

Para auxiliá-los na tarefa de fazer as referências bibliográficas, webgráficas e outras, solicite que, utilizando um computador com conexão à internet, façam o dowload do arquivo intitulado "Manual de normalização para apresentação de teses, dissertações e trabalhos acadêmicos", produzido por Vânia Pinheiro de Sousa, disponível em: <http://www.ufjf.br/biblioteca/files/2008/11/Manual-de-normaliza%C3%A7%C3%A3o-V%C3%A2nia-2011.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2012. Esse arquivo deverá ser salvo em uma mídia removível, por exemplo, em pen drive.

Ressalte para os discentes a importância de adotarem a postura ética de pesquisadores e citarem todas as referências que foram utilizadas, sejam elas bibliográficas, webgráficas, pictóricas ou outras. Lembre-lhes que, ao se desenvolver uma pesquisa, não é errado basear-se em pensamentos de outros autores e utilizar o material disponível que encontrarem; o errado é utilizar-se desse material e não fazer a devida citação.

 

Serão propostas, a seguir, algumas atividades que auxiliarão no desenvolvimento das etapas metodológicas da pesquisa.

 

Atividade 2 – Desenvolvimento das etapas metodológicas

Para realizar estas atividades, os alunos continuarão organizados em grupos de quatro componentes.

 

- Para atender à primeira etapa metodológica - “fazer um levantamento das possíveis fontes em que encontrarão dados (informações) necessários e úteis à pesquisa”:

Para que possam analisar os níveis de linguagem usados em telejornais brasileiros, os estudantes deverão, primeiramente, ter acesso a esses programas, escolhê-los e assisti-los. Para tanto, poderão assistir a alguns deles nos diferentes canais da televisão brasileira ou por meio de vídeos do Youtube, tais como os sugeridos abaixo:

- Jornal da Record-30/01/12-Governo de Sergipe anuncia que vai processar Rita Lee por desacato- http://www.youtube.com/watch?v=os4jq7O-BPY. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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- Destaques do Bom Dia Brasil - 13/01/2012 - http://www.youtube.com/watch?v=E2HBLLEbrzY. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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- Programa Chumbo Grosso - Bloco 4 - 1 de janeiro- http://www.youtube.com/watch?v=BzLcwKD_6b0. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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- Jornal Nacional 29-02-2012 Parte 1 quarta-feira -  http://www.youtube.com/watch?v=oHctXvaK9O4. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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Para esse tipo de pesquisa, o site Youtube apresenta um acervo muito interessante, pois existem vídeos de um mesmo telejornal em diferentes épocas e datas, o que possibilita a identificação ou não de regularidades.

Citamos, a seguir, outra fonte interessante de pesquisa, visto que se tem, nela, uma relação de diferentes telejornais brasileiros, o que pode ampliar o campo de pesquisa dos estudantes:

- Artigo da Wikipédia que contém relação com links para textos expositivos sobre diversos telejornais brasileiros - http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Telejornais_do_Brasil. Acesso em: 20 mar. 2012.:

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Proposta de atividade: Cada grupo deverá escolher quatro telejornais diferentes para serem analisados, selecionar seus links e relacioná-los devidamente no projeto de pesquisa que está sendo construído. Caso optem por assistir a algum telejornal por meio dos canais de televisão, essa referência também deverá ser feita.

Professor, observe os telejornais selecionados pelos diferentes grupos e sugira alterações, caso necessário, para evitar que esses se repitam nos grupos. Dessa forma, o repertório de telejornais será ampliado, o que também aumentará o campo da pesquisa.

 

- Para atender à segunda etapa metodológica - “coletar dados, utilizando-se de métodos e técnicas diversos”:

Para cumprir esta etapa, os alunos utilizarão as técnicas de: pesquisas na internet (por meio de sites como Youtube); análise de vídeos; realização de observações.

Os grupos deverão assistir aos telejornais selecionados, objetivando coletar dados a partir da observação dos seguintes aspectos: níveis de linguagem usados; nível de formalidade; horário de exibição; público alvo; linha editorial.

Os alunos deverão registrar essa coleta de dados, utilizando, dentre outras formas de registro que julgarem necessárias (como tabelas e gráficos), do quadro abaixo, que foi utilizado na Atividade 1, item C, no momento da construção de hipóteses:

 

Telejornais assistidos

Nome

Horário

Público alvo

Cenário

Quantidade

Posicio- namento

Linguagem

Estilo

Tema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As perguntas utilizadas naquele momento da construção das hipóteses também poderão ser aproveitadas nesta etapa para direcionar a coleta dos dados pelos discentes.

Caso não seja possível obter todos os dados por meio dos vídeos dos telejornais, os discentes deverão empreender pesquisas em outras fontes públicas, como artigos publicados na internet que analisam características e linhas editoriais dos diferentes telejornais. Sugerimos como referência o artigo “Telejornalismo no Brasil”, de autoria de Jaciara Novaes Mello, disponível em <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_18720/artigo_sobre_telejornalismo_no_brasil>. Acesso em: 20 mar. 2012.

Professor, ressalte, para os estudantes, a necessidade de se organizarem em relação aos registros de todos os procedimentos da investigação, tendo em vista que, ao final dela, todos os dados deverão constar no relatório da pesquisa a ser redigido pelos grupos.

 

-  Para atender à terceira etapa - “analisar os dados coletados, comparando-os entre si a partir dos critérios estabelecidos, visando identificar e elencar resultados”:

Nesta fase, de posse dos dados coletados, os estudantes deverão analisá-los para tentar elaborar resultados a partir deles. Para isso, devem estabelecer correlações entre os telejornais assistidos, cruzando os diferentes aspectos observados (níveis de linguagem usados, nível de formalidade, horário de exibição, público alvo, linha editorial), a partir de questionamentos como os seguintes:

- os telejornais exibidos no período da manhã são direcionados a que público alvo? O nível de linguagem utilizado pelos apresentadores e pelos entrevistados é mais formal ou mais informal? Como os apresentadores se posicionam para o público, assentados ou em pé? É possível concluir que a linha editorial desse telejornal é de menor rigidez, com abordagem de assuntos mais generalizados, que atendam a um público menos exigente ou, ao contrário, é um telejornal rígido, com pouco diálogo entre os apresentadores?

- quais diferenças e ou semelhanças podem ser identificadas entre os telejornais exibidos no período da manhã em relação aos que são apresentados no horário de almoço e início da tarde? E em relação aos que são veiculados no período da noite? A linha editorial adotada pela equipe de produção desses telejornais é a mesma?

É importante, neste momento, que os discentes façam o entrecruzamento de dados, visando produzir resultados significativos e, não, simplesmente, trabalhar com dados estanques e desarticulados. Para aprofundar a análise, os discentes deverão retomar as hipóteses que foram elaboradas no início do trabalho e registradas no projeto de pesquisa. Em seguida, deverão analisar cada hipótese e concluir se estavam "certos" ou "errados" em suas percepções iniciais. Com esse procedimento, estarão confirmando ou refutando as hipóteses propostas.

 

-  Para atender à quarta etapa da metodologia - “correlacionar as questões e objetivos propostos para a pesquisa com os dados obtidos, posicionando-se criticamente frente aos resultados”:

Neste momento, os discentes deverão posicionar-se criticamente frente aos resultados encontrados. Para isso, devem ampliar a perspectiva de análise, isto é, devem relacionar os resultados com questões referentes à sociedade, no que dizem respeito a aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais. No caso desta pesquisa, essa atitude deve ser feita pelos alunos a partir da elaboração e resposta a questionamentos como os que se seguem, dentre outros apontados por eles:

- Qual o motivo das diferenças e semelhanças encontradas nos telejornais assistidos?

- Que estratégias as emissoras e produtores dos telejornais utilizam para atrair o público? 

- Telejornais que utilizam uma linguagem mais informal e um estilo mais jocoso, escrachado, fazem isso com que objetivo? Esses telejornais agradam o público de forma ampla?

- Até o final da década de 90, os telejornais brasileiros, em sua grande maioria, adotavam uma linha editorial de grande formalidade na linguagem e postura rígida dos âncoras (apresentadores). Essas características mudaram? Se sim, por que motivo(s)?

Para auxiliá-los nesse momento do trabalho, solicite que os alunos releiam a exposição feita por eles na justificativa da pesquisa. O objetivo desta etapa da investigação é instigá-los a proporem explicações para as semelhanças e diferenças encontradas entre os telejornais brasileiros a partir de um olhar crítico, reflexivo, não automatizado. Nesse sentido, a ilustração abaixo é significativa e foi utilizada para simbolizar que o pesquisador, ao mesmo tempo em que vê o mundo e o analisa, é parte dele e projeta-se nesse mundo. 

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(Imagem disponível em: <http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTxs9q8ONHey5-lEvmFk_xOEA55Q1ykoLKH3hzT3YzZuUXtZzdA>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

 

- Para atender à quinta etapa - “sintetizar os resultados alcançados, bem como as considerações feitas sobre eles, registrá-los e socializá-los”:

Nesta fase, os discentes deverão elaborar as conclusões sobre a pesquisa desenvolvida e registrá-las, para que, em seguida, possam ser socializadas aos demais colegas e, se possível, a outras turmas da escola, no blog ou site da escola, em seminários e congressos estudantis.

Professor, consideramos pertinente, para os anos de ensino em foco, que os alunos redijam o relatório de pesquisa, seja em grupo ou individual, todavia, você poderá adaptar essa solicitação à realidade de sua turma. Caso opte pela redação do relatório, este deverá contemplar os seguintes tópicos:

  • capa;
  • folha  de rosto; 
  • sumário; 
  • introdução (com tema, problema, hipóteses, objetivos e justificativa);
  • metodologia;
  • cronograma;
  • resultado e considerações finais;
  • referências bibliográficas. 

a

(Imagem disponível em: <http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

 

Para auxiliar os discentes na produção desse gênero textual, solicite que, primeiramente, cada grupo utilize dois computadores conectados à internet, acesse e leia os seguintes textos:

- Relatório de pesquisa: o que é e como se faz, por Ronaldo Martins - http://www.ronaldomartins.pro.br/materiais/didaticos/RelatoriodePesquisa.pdf. Acesso em: 21 mar. 2012.;

- Como elaborar um relatório científico da pesquisa - www.cefetba.br/pesquisa/como_elaborar_um_relatorio.ppt. Acesso em: 21 mar. 2012.

Cada grupo deverá entregar uma cópia impressa do relatório ao professor. Para socializar os resultados da pesquisa, organize um seminário em que cada grupo terá de 10 a 15 minutos para expor o processo de sua investigação. Disponibilize o projetor multimídia (datashow) e oriente-os a utilzarem programas como power point ou a plataforma prezi. Disponibilize uma aula para orientá-los quanto à apresentação e para que possam ensaiá-la.

 

Atividade 3 – A criação de telejornais

Alunos serão organizados em grupos de seis integrantes.

Para consolidar o processo investigativo desenvolvido e socializar de forma criativa o conhecimento construído pelos discentes, proponha que cada grupo crie um telejornal. Devem ser adotadas linhas editoriais diferentes entre os grupos, previamente acordadas, evitando, assim, a repetição e incentivando a diversidade.

Para orientar a organização dos grupos e direcionar o trabalho metodológico de criação dos telejornais, utilizamo-nos do artigo "Telejornal digital - o aluno como produtor de informação" (disponível em: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617>. Acesso em: 18 mar. 2012), do qual reproduzimos algumas partes e adaptamos outras:

Para organizar a produção do telejornal

  • Organize grupos de seis integrantes.
  • Cada grupo deve decidir o nome de seu telejornal e de sua emissora.
  • Em cada grupo, os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador).
  • O grupo escolhe dois ou três temas a serem trabalhados, por exemplo: cotidiano, esportes, política, lazer, economia, dentre outros. A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto específico, dentro de cada tema, para produzir uma matéria ou notícia.
  • Para organizar a produção, os grupos elaboram:
  1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para não se perderem no decorrer do trabalho.
  2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a sequência da apresentação das notícias.
  3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
  4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista.
  5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia.

 

Para produzir os textos, cenário e figurino

  • Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que deem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada, dentre outros), assim como os que assumiram a produção do figurino.
  • Cada dupla utiliza de computador ou tablet para produzir o texto das matérias e notícias.
  • O grupo faz, coletivamente, uma leitura e correção dos textos, e um aluno fica responsável por salvar as correções no arquivo.
  • Finalizada a parte de redação dos textos, o grupo deve escolher dois alunos para serem os apresentadores do telejornal.

 

Para gravar

  • O grupo ensaia o telejornal, cronometrando o tempo de exposição, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Todos devem colaborar com os apresentadores, dando sugestões quanto à entonação, dicção, postura, posicionamento.
  • Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual dos apresentadores (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com todos os preparativos finalizados.
  • O grupo providencia o recurso tecnológico que utilizará para a gravação do vídeo: webcam, máquina fotográfica/de vídeo digital, filmadora, celular, dentre outros possíveis.
  • O grupo faz duas gravações e depois escolhe a melhor, que deve ser salva em uma mídia removível (pen drive), por meio do computador ou tablet.
  • Utilizando-se do Windows Movie Maker, os grupos podem trabalhar seus vídeos, importando-os da pasta em que foram salvos. Terminada a edição, devem salvar novamente o vídeo com uma indicação de que está finalizado (por exemplo: jornal_minas_pronto).

 

Dicas para produção do telejornal na escola

  • Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
  • O apresentador deve ter boa dicção e espontaneidade.
  • Cada assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa.
  • Uma notícia ruim não deve ser dada da mesma forma que uma notícia boa.
  • Se o grupo decidir, poderá haver mais de um cenário.
  • A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador.
  • Se o grupo decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado.

 

Para a apresentação da produção

Utilize o projetor multimídia (datashow) para os grupos apresentarem seu telejornal aos colegas. Antecipadamente, combine com a turma que haverá uma seleção (por votação) dos quatro melhores telejornais para que sejam expostos para toda a escola durante os intervalos das aulas. Divulgue-os também no site ou no blog da escola. É motivador e interessante fazer uma apresentação à comunidade do entorno da escola, em algum evento, como feira cultural.

Ao final das apresentações para a turma, proponha um debate sobre o tema pesquisado, o processo investigativo e a aprendizagem construída (ou não) pelos discentes. Solicite que todos os estudantes se manifestem e organize a turma de forma a possibilitar essa manifestação. Em seguida, proponha que eles realizem uma autoavaliação, considerando aspectos como: interesse pela proposta investigativa e envolvimento no processo; contribuição para o trabalho em grupo; atuação efetiva no desenvolvimento das etapas metodológicas; aprendizagem adquirida durante o processo; dentre outros.

 

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(Imagem disponível em: <http://www.ufpi.br/noticia.php?id=18589>. Acesso em: 21 mar. 2012.)

                                  

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Manual: “Orientação à pesquisa e ao trabalho escolar com metodologia” - http://rainha.notredame.org.br/wp-content/uploads/2011/01/Manual-de-OPTE.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012. (Atenção: apesar de ser um material muito didático, alguns itens que ensinam a fazer a  referência bibliográfica estão desatualizados. Todavia, observado esse aspecto, o material é de boa qualidade para consulta pelos discentes.).

- Texto expositivo: “Guia para a confecção de projetos de pesquisa” - http://www.coladaweb.com/como-fazer/projetos-de-pesquisa. Acesso em: 19 mar. 2012.

- Conceito: "Pauta (jornalismo)" - http://pt.wikipedia.org/wiki/Pauta_%28jornalismo%29. Acesso em: 20 mar. 2012. (Observação: Por meio desse link, os alunos poderão acessar diversos conceitos referentes ao campo do jornalismo em um quadro disposto à direita da página.).

- Tutorial Movie Maker: “Aprenda a editar vídeos” - http://www.educared.org/global/canal-multimidia/tuto-movie. Acesso em: 18 mar. 2012.

- Tutorial: “Vídeo” - http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=video. Acesso em: 21 mar. 2012.

 

Sugestões de links para professores:

- Texto expositivo: “Como funciona a redação de um telejornal?” - http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-redacao-de-um-telejornal. Acesso em: 19 mar. 2012.

- Texto expositivo/slides: “Telejornal : o cotidiano em sala de aula” - http://www.slideshare.net/interfacesufmg/telejornal-em-sala-de-aula. Acesso em: 19 mar. 2012.

- Texto expositivo sobre os diferentes cargos e funções no departamento de telejornalismo: “Departamento de Jornalismo” - http://telejornalismouniube.blogspot.com.br/2010/03/departamento-de-jornalismo.html. Acesso em: 19 mar. 2012.

 

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

- Aula “Referenciação bibliográfica e sua compreensão para a realização de pesquisas escolares” - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18475. Acesso em: 20 mar. 2012.

                          

Avaliação

A avaliação dos discentes deverá ser feita de forma processual e contínua. Observe a capacidade de eles trabalharem de forma autônoma e de compreenderem as diferentes etapas do processo investigativo. Especificamente, observe se foram capazes de:

- contribuir efetivamente na delimitação do tema, na construção da problemática da pesquisa, no entendimento e execução dos objetivos, na argumentação para construção da justificativa e no esboço das diferentes etapas da pesquisa;

- fazer o levantamento de dados de forma adequada, bem como o entrecruzamento destes com dados da realidade brasileira, contextualizando os resultados;

- produzir o relatório de pesquisa de forma coesa e coerente, à altura da investigação desenvolvida;

- produzir um telejornal criativo, interessante, atraente, que reproduzisse, de maneira figurativa, as considerações da pesquisa de seu grupo;

- atuar de forma ética em relação a seus colegas de grupo e de classe durante as diferentes etapas do trabalho;

- compreender que os telejornais adotam linhas editoriais diversas e, consequentemente, diferentes níveis de linguagem e formalidade, de acordo com seu público alvo e horário de exibição, sendo que essas escolhas são motivadas ideologicamente.

                              

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