03/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
- Uso do UCA (ou tablet) e datashow
- Alunos organizados em círculo.
Por meio do laptop ligado ao datashow, professor, apresente aos estudantes as imagens abaixo:
http://3.bp.blogspot.com/-vxXOpW8vbP0/T577hGRUnrI/AAAAAAAAAmM/nluac2GksRA/s400/romantismo-40.jpg
http://anjosdoorkut.com.br/imagem-do-dia/img/rosa-vermelha-sobre-lencol-branco.JPG
http://www.mulher.palpitedigital.com.br/wp-content/uploads/2007/09/Romantismo.jpg
1. Professor, peça a alguns alunos que tentem descrever as figuras. (Deixe seus alunos falarem, apontarem características, palavras, comportamentos, roupas, cabelos presos por um laço etc.)
2. Pergunte aos alunos: O que significa para vocês "ser romântico"?
Deixe-os falarem bastante e, ao final, diga que as ilustrações acima se referem a um movimento literário denominado Romantismo. Diga que, ao estudarem sobre essa estética, poderão comparar se o que a classe caracterizou por ser romântico corresponde à definição atribuída a ela no século XVIII.
2ª ETAPA - O QUE IREMOS PESQUISAR?
Atividade 2
Para clarear para os estudantes o que vão pesquisar, peça-lhes que, após as instruções, acessem o site abaixo, em seus computadores, para desenvolverem a primeira fase da pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/romantismo/romantismo.htm
O professor deverá pedir que os alunos leiam o texto do site e respondam às questões propostas no quiz abaixo.
Marque uma resposta nas questões 1, 2 e 6.
1- Séculos que marcaram didaticamente o início e final do período denominado Romantismo.
( ) XVIII - XIX b- ( ) XVIII - XX c- ( ) XIX – XX
2- Países precursores do Romantismo.
( ) Itália, Alemanha e Portugal b- ( ) Alemanha, Itália e Inglaterra c- ( ) Espanha, Itália e Inglaterra.
3- Marque nos parênteses as características principais do Romantismo:
( ) Valorização das emoções ( ) valorização da razão ( ) liberdade de criação ( ) amor platônico
( ) temas religiosos ( ) individualismo ( ) nacionalismo
4- Artistas plásticos que, por representarem a natureza, os problemas sociais e urbanos e a valorização das emoções e sentimentos, o misticismo e crítica à urbanização. Marque a alternativa incorreta.
( ) Francisco Goya ( ) Picasso ( ) Delacroix ( ) Caspar David Friedrich ( ) John Constable
5- Poetas românticos usaram e abusaram das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Marque com um X as principais obras românticas:
( ) Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake ( ) Os sermões de Padre Antônio Vieira
( ) Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe ( ) Baladas Líricas do inglês William Wordsworth
( ) Os Miseráveis de Victor Hugo ( ) Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.
6- Na música, ocorre a valorização da liberdade de expressão, das emoções e a utilização de todos os recursos da orquestra. Os assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista ganham importância nas músicas.
( ) Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Frédéric Chopin, Robert Schumann, Hector Berlioz, Franz Liszt e Richard Wagner.
( ) Mozart , A. Corelli, J. S. Bach, Ludwig van Beethoven, Franz Schubert, Richard Wagner Richard Wagner
( ) A.Scarlatti, A. Vivaldi, G.F. Haende, lFrédéric Chopin, Robert Schumann, Richard Wagner
7- Também, no Brasil, as obras literárias valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular. Nas artes plásticas as obras principais deste período são: A Batalha do Avaí de Pedro Américo e A Batalha de Guararapes de Victor Meirelles. Na literatura, essa fase literária foi composta de três gerações. Numere para classificar as características e autores de cada geração.
1ª Geração ( ) conhecida como geração condoreira, poesia social ou hugoana. Textos marcados por crítica social. , criticou de forma direta a escravidão no poema Navio Negreiro.
2ª Geração ( ) conhecida também como nacionalista ou indianista, valorizava os temas nacionais, fatos históricos e a vida do índio, que era apresentado como " bom selvagem" símbolo cultural do Brasil.
3ª Geração ( ) conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultra-romântica. Temas amorosos levados ao extremo, poesias pessimistas, valorizavam a morte e a visão decadente da sociedade.
( ) Castro Alves é o maior representante desta fase
( ) Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Araújo Porto Alegre e Teixeira e Souza.
( ) Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire.
Observação: a atividade (QUIZ) proposta deverá ser realizada individualmente. Somente quando todos concluírem, deverão discutir, em grupos, e entregarem um com o nome de todos do grupo que se envolveram nas duas ações. A correção, acompanhada de discussão de dúvidas, será realizada com a participação de toda a turma.
3ª ETAPA - JUSTIFICATIVA E PERGUNTA DA PESQUISA
4ª ETAPA - ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DA PESQUISA
Nesse momento, o professor poderá, juntamente com os alunos, elaborar o cronograma das atividades. Para isso, dirá o que planejou para esse estudo. Apresentará a proposta:
PESQUISA - AUTORES E POEMAS |
1 aula |
NOVA PESQUISAS - AUTORES E POEMAS |
1 aula |
COMPOSIÇÃO DA PARÓDIA |
1 aula |
RECITAL DE POESIAS |
1 aula |
DEBATE E FECHAMENTO |
1 aula |
PESQUISANDO AUTORES E POEMAS
Nesta atividade, os alunos farão a leitura do texto do site abaixo para conhecer paródias feitas ao poema Canção do Exílio de Gonçalves Dias.
http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/
CANÇÃO DO EXÍLIO Gonçalves Dias
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite – Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem que ainda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá. Minha terra tem palmeiras,
O professor dividirá a sala em seis grupos. Toda a classe deverá comparar o poema original com um outro poema dos seis autores que são: Carlos Drummond de Andrade, Cassimiro de Abreu, Oswald de Andrade, Murilo Mendes, Jô Soares e Mário Quintana.
Professor, selecionamos algumas entre muitas paródias que fazem parte do site:
http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/
Galeria de autores com os poemas selecionados:
http://www.releituras.com/drummond_bio.asp
http://recantodaspalavras.com.br/2008/04/05/cancao-do-exilio-e-outras-versoes/ ca.sites.uol.com.br/poeta.jpg
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
Os alunos deverão acessar o site, localizar o poema que deverá parodiar e observar as alterações feitas pelo parodiador para responder às questões abaixo:
1- Para realizar a atividade, os alunos deverão ler sobre esses autores e a época em que viveram para que possam comparar o enfoque histórico dado aos textos.
O professor deverá perguntar onde eles supõem que poderão encontrar respostas (fontes) para resolver questões como: a vida dos autores e enfoque histórico.
Além das fontes citadas pelos alunos e abonadas pelo professor, poderá sugerir que peçam ajuda a pessoas mais velhas pois, possivelmente elas poderão auxiliar, isso porque as paródias escolhidas envolvem conhecimentos de fatos políticos, os alunos também podem se valer de entrevistas virtuais. Podem colocar perguntas no facebook, por exemplo, e esperar as respostas dos amigos virtuais.
2- Os alunos, em grupo ou individualmente, como quiserem, deverão criar uma paródia moderna para o poema Canção do Exílio, que já conhecem.
SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS DA PESQUISA
Os alunos apresentarão, para a classe, as análises que fizeram das paródias dos autores e as próprias paródias. Há sempre há um aluno que toca violão.
Será muito interessante e diferente uma aula assim.
http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint
Atividade 3
LEITURA DE POEMAS E RECITAL DE POESIAS
Os alunos deverão acessar o site abaixo para conhecer as outras fases da poesia romântica. Deverão buscar e ler inúmeros poemas escritos pela geração nacionalista ou indianista, pela geração do mal-do-século ou ultrarromântica, e pela geração condoreira em:
http://www.graudez.com.br/literatura/romantismopoesia.html
O professor deverá distribuir, entre os grupos, nomes poetas românticos: Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Álvares de Azevedo, Cassimiro de Abreu, Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousandrade.
Os alunos deverão preparar um número artístico para a segunda socialização em um recital. O texto pode ser declamado em forma de jogral, declamação individual, em grupo...
Atividade 4
DEBATE
O professor deverá dividir a turma em dois grupos e apresentar o tema:
"O homem do século XVIII era melhor poeta que o homem contemporâneo".
Atividade 5
O professor perguntará se os grupos têm dúvidas sobre a questão: características, principais representantes e temas da primeira, segunda e terceira gerações românticas. Se a resposta foi afirmativa, deverá esclarecer, se não houver dúvidas, fará com os alunos a avaliação da pesquisa proposta no campo da avaliação.
Professor e alunos poderão conhecer melhor o Romantismo pesquisando em:
ABAURRE, Maria Luiza M. Literatura brasileira: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2005.
CASTELLO, José Aderaldo. A Literatura Brasileira: origens e unidade (1500-1960). São Paulo: EDUSP, 1999. v.1.
COUTINHO, Afrânio. Introdução à literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Distribuidora de Livros Escolares Ltda,1970.
RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos. 2.ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
O professor poderá avaliar o desempenho dos alunos e o seu próprio, em discussão em grupo. Poderá preparar uma série de perguntas como:
Todos os participantes respondem e discutem os pontos de vista e, poderão ainda, (professor e alunos) traçar novas estratégias para as próximas pesquisas.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/10/2013
Quatro estrelasBem interessante... aula bem detalhada