12/04/2012
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Diana Diógenes Góis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Registrar e comparar as informações em formato de tabela;
Aplicar o processo de subtração durante as compras;
Identificar dados nas embalagens de produtos.
Conhecimento básico das operações matemáticas (soma e subtração) e da medida de capacidade quilograma (kg).
Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
encartes diversificados de supermercados;
folhas de papel ofício.
Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
a atividade será realizada em duplas, onde a formação ficará a critério do professor;
participação ativa dos alunos na aula.
Inicialmente o professor deverá perguntar aos alunos o que é uma cesta básica. À medida que forem respondendo, as informações devem ser registradas na lousa. O professor explicará que a atividade consiste em apresentar os itens que os alunos consideram compor uma cesta básica como: a quantidade, o preço dos itens e quanto um cidadão gasta para comprar todos esses elementos, para isso deverão ser utilizados os seguintes modelos de tabelas:
Neste momento, as duplas estarão pesquisando nos encartes os produtos que consideram que fazem parte de uma cesta básica, preenchendo nas tabelas o valor de cada produto e, por último, verificando em qual supermercado a pessoa gastaria mais para comprar os itens de uma cesta básica.
Neste momento, as duplas apresentarão para a turma sua atividade. O professor pode propor alguns questionamentos para um debate, como: “Dentre todos os produtos citados, quais produtos compõem a cesta básica?”, “Em qual supermercado é mais barato fazer essas compras?”, “Quais produtos são mais caros?”. Sugere-se que o professor discuta sobre as exigências dos filhos durante as compras, o que pode ocasionar um prejuízo na aquisição do que é básico para a família, como também, tratar sobre o tema consumismo e suas desvantagens.
Este é o momento em que o professor irá formalizar a atividade. Recomenda-se que o professor explique que uma cesta básica inclui alimentos, produtos de limpeza e higiene. No entanto, na cesta básica entregue por algumas empresas aos seus funcionários, os itens dependem de acordos firmados entre empregador e empregados. Além disso, o docente deve informar que a cesta básica serve para verificar se o salário mínimo possibilita que as pessoas consigam ter suas necessidades alimentares básicas atendidas por um mês. O professor e os alunos deverão construir uma tabela (ver modelo abaixo), a partir das atividades realizadas pela turma até o momento, listar os produtos que constam em uma cesta básica, especificar a quantidade de cada produto, pesquisar nos supermercados os menores preços e realizar a soma dos preços (total).
Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
Lousa;
Observação: Caso o laboratório de informática educativa não tenha lousa, o professor poderá utilizar uma cartolina.
giz ou pincel;
o computador com a animação “Um dia de compras versão 2”;
caderno, lápis ou caneta.
Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
a atividade será realizada em duplas, onde a formação ficará a critério do professor;
participação ativa dos alunos na aula.
A animação “Um dia de compras versão 2” possibilita que os alunos realizem compras em uma feira, onde terão que comprar os itens da lista de compras com a quantia de dinheiro estabelecida
IMAGEM 1 TELA INICIAL DA ANIMAÇÃO Fonte: Imagem da animação "Um dia de compras 2" |
IMAGEM 2 FEIRA DA ANIMAÇÃO Fonte: Imagem da animação "Um dia de compras 2" |
PARA INSTALAÇÃO DA ANIMAÇÃO:
1. Fazer o download da animação “Um dia de compras versão 2” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12087
2. Obs. (1): O plugin Flash Player é necessário para a visualização da animação proposta. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/?promoid=BUIGP
3. Obs. (2): É necessário que o computador tenha um descompactador de arquivos.
Propõe-se que o docente explique que os alunos irão participar de uma feira e, para isso, terão que seguir as instruções apresentadas na simulação. Sugere-se que as duplas anotem as compras feitas por cada participante, como também, as dificuldades que ocorrerem.
Os alunos estarão interagindo com a simulação e fazendo as anotações referentes às compras feitas e às dificuldades em relação ao saldo atual, ao gasto total e ao saldo após as compras, inclusive quanto ao significado do termo “saldo”. O professor deverá propor questionamentos, como por exemplo: “O que significa a palavra saldo?”, “Quanto tinha inicialmente?”, “Quanto gastou?”, “Quanto sobrou?”. Recomenda-se que enquanto um integrante da dupla esteja fazendo as compras o outro se responsabilize pelas anotações.
Neste momento, as duplas estarão apresentando as suas anotações e dificuldades para a turma. Propõem-se alguns questionamentos para iniciar um debate, como: “Vocês conseguiram voltar com dinheiro? Por quê?” e “Alguém voltou devendo?”.
Sugere-se que o professor utilize as anotações para realizar a formalização da atividade. O docente deve explicar sobre crédito (quantia que tem em dinheiro ou moeda) e débito (quantia que deve a terceiros), analisando as anotações dos alunos. Por exemplo: alunos que terminaram com R$ 1,00 e compraram algo (crédito); alunos que terminaram devendo (débito) e alunos que voltaram com saldo, pois não compraram tudo. Sugere-se que seja desenhado um gráfico circular ou de pizza para apresentar o resultado, por exemplo:
Alunos |
Terminaram com R$ 1,00 e compraram algo | 6 |
Terminaram devendo | 3 |
Voltaram com saldo, pois não compraram tudo | 1 |
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Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:
Embalagens de produtos diversos;
Observação: O professor poderá solicitar as embalagens na aula anterior.
folhas de papel ofício;
cartolina.
Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;
a atividade será realizada em grupos, onde a formação ficará a critério do professor;
participação ativa dos grupos na aula.
Recomenda-se que o professor pergunte aos alunos sobre o que verificam nas embalagens e, à medida que forem respondendo, anote na lousa. O docente deverá orientar aos grupos que anotem as informações contidas em cada embalagem para depois construírem uma tabela.
Neste momento, os grupos estarão analisando as informações presentes nas embalagens e produzindo a tabela com os resultados obtidos.
Os grupos apresentarão para a turma as tabelas produzidas e em seguida o professor deverá iniciar um debate. Sugere-se os seguintes questionamentos: “Quais informações devem estar presentes nas embalagens?”, “As informações estavam claras?”, “O tamanho das letras estavam legíveis?”.
Neste momento, o professor deverá explicar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por supervisionar e controlar as informações contidas nas embalagens e rótulos dos produtos alimentícios. A ANVISA recomenda que as embalagens contenham informações precisas para que os consumidores possam compreender o que estão consumindo. Desse modo as embalagens devem conter as seguintes informações de maneira clara:
ingredientes (devem ser listados da maior quantidade para a menor quantidade de ingredientes contida no produto);
origem (nome e endereço do fabricante);
prazo de validade (devem apresentar o dia e mês de fabricação e validade);
peso (quantidade do produto contido na embalagem que deve ser expresso em unidade de massa (kg) ou volume (l) dependendo da forma que se apresentam);
lote (código que servirá para facilitar o rastreamento do produto);
informação nutricional (informa a quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras entre outros).
Após a explicação, os alunos deverão identificar quais embalagens estavam de acordo com as informações dadas pelo professor.
Nome | Tipo |
---|---|
Um dia de compras versão 2 | Animação/simulação |
Reportagem sobre “Quais produtos compõem a cesta básica?” - http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-produtos-compoem-a-cesta-basica (Acesso: 10/11/2011)
Reportagem “No Brasil, salário mínimo compra duas cestas básicas; nos EUA, seis" http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/05/18/no-brasil-salario-minimo-compra-duas-cestas-basicas-nos-eua-seis/ (Acesso: 11/11/2011)
Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram registrar as informações nas tabelas, bem como compará-las. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos aplicaram o processo de subtração durante as compras. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram identificar as informações presentes nas embalagens.
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17/04/2012
Cinco estrelasnota 1000