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Vamos às compras para coletar, registrar e analisar informações?

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
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ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DINA MARA PINHEIRO DANTAS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

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MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Diana Diógenes Góis

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Registrar e comparar as informações em formato de tabela;

  • Aplicar o processo de subtração durante as compras;

  • Identificar dados nas embalagens de produtos.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico das operações matemáticas (soma e subtração) e da medida de capacidade quilograma (kg).

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

  • encartes diversificados de supermercados;

  • folhas de papel ofício.

Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • a atividade será realizada em duplas, onde a formação ficará a critério do professor;

  • participação ativa dos alunos na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Inicialmente o professor deverá perguntar aos alunos o que é uma cesta básica. À medida que forem respondendo, as informações devem ser registradas na lousa. O professor explicará que a atividade consiste em apresentar os itens que os alunos consideram compor uma cesta básica como: a quantidade, o preço dos itens e quanto um cidadão gasta para comprar todos esses elementos, para isso deverão ser utilizados os seguintes modelos de tabelas:

Tabela 1 da atividade 1Tabela 2 da atividade 1

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, as duplas estarão pesquisando nos encartes os produtos que consideram que fazem parte de uma cesta básica, preenchendo nas tabelas o valor de cada produto e, por último, verificando em qual supermercado a pessoa gastaria mais para comprar os itens de uma cesta básica.

DISCUSSÃO:

Neste momento, as duplas apresentarão para a turma sua atividade. O professor pode propor alguns questionamentos para um debate, como: “Dentre todos os produtos citados, quais produtos compõem a cesta básica?”, “Em qual supermercado é mais barato fazer essas compras?”, “Quais produtos são mais caros?”. Sugere-se que o professor discuta sobre as exigências dos filhos durante as compras, o que pode ocasionar um prejuízo na aquisição do que é básico para a família, como também, tratar sobre o tema consumismo e suas desvantagens.

SISTEMATIZAÇÃO:

Este é o momento em que o professor irá formalizar a atividade. Recomenda-se que o professor explique que uma cesta básica inclui alimentos, produtos de limpeza e higiene. No entanto, na cesta básica entregue por algumas empresas aos seus funcionários, os itens dependem de acordos firmados entre empregador e empregados. Além disso, o docente deve informar que a cesta básica serve para verificar se o salário mínimo possibilita que as pessoas consigam ter suas necessidades alimentares básicas atendidas por um mês. O professor e os alunos deverão construir uma tabela (ver modelo abaixo), a partir das atividades realizadas pela turma até o momento, listar os produtos que constam em uma cesta básica, especificar a quantidade de cada produto, pesquisar nos supermercados os menores preços e realizar a soma dos preços (total).

Tabela sistematização da atividade 1

 

AMBIENTE:  Laboratório de Informática  Educativa

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Nesta aula serão utilizados os seguintes recursos didáticos:

  • Lousa;

Observação: Caso o laboratório de informática educativa não tenha lousa, o professor poderá utilizar uma cartolina.

  • giz ou pincel;

  • o computador com a animação “Um dia de compras versão 2”;

  • caderno, lápis ou caneta.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • a atividade será realizada em duplas, onde a formação ficará a critério do professor;

  • participação ativa dos alunos na aula.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DA ANIMAÇÃO:

A animação “Um dia de compras versão 2” possibilita que os alunos realizem compras em uma feira, onde terão que comprar os itens da lista de compras com a quantia de dinheiro estabelecida

IMAGEM 1

TELA INICIAL DA ANIMAÇÃO

Imagem 1 - TELA INICIAL DA ANIMAÇÃO

Fonte: Imagem da animação

"Um dia de compras 2"

       IMAGEM 2

FEIRA DA ANIMAÇÃO

Imagem 2 - FEIRA DA ANIMAÇÃO        

Fonte: Imagem da animação

"Um dia de compras 2"

                                                                                                

 

 

 

PARA INSTALAÇÃO DA ANIMAÇÃO:

1.      Fazer o download da animação “Um dia de compras versão 2” através do site BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12087

2.      Obs. (1): O plugin Flash Player é necessário para a visualização da animação proposta. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link http://get.adobe.com/br/flashplayer/?promoid=BUIGP

3.      Obs. (2): É necessário que o computador tenha um descompactador de arquivos.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Propõe-se que o docente explique que os alunos irão participar de uma feira e, para isso, terão que seguir as instruções apresentadas na simulação. Sugere-se que as duplas anotem as compras feitas por cada participante, como também, as dificuldades que ocorrerem.

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estarão interagindo com a simulação e fazendo as anotações referentes às compras feitas e às dificuldades em relação ao saldo atual, ao gasto total e ao saldo após as compras, inclusive quanto ao significado do termo “saldo”. O professor deverá propor questionamentos, como por exemplo: “O que significa a palavra saldo?”, “Quanto tinha inicialmente?”, “Quanto gastou?”, “Quanto sobrou?”. Recomenda-se que enquanto um integrante da dupla esteja fazendo as compras o outro se responsabilize pelas anotações.

DISCUSSÃO:

Neste momento, as duplas estarão apresentando as suas anotações e dificuldades para a turma. Propõem-se alguns questionamentos para iniciar um debate, como: “Vocês conseguiram voltar com dinheiro? Por quê?” e “Alguém voltou devendo?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

Sugere-se que o professor utilize as anotações para realizar a formalização da atividade. O docente deve explicar sobre crédito (quantia que tem em dinheiro ou moeda) e débito (quantia que deve a terceiros), analisando as anotações dos alunos.  Por exemplo: alunos que terminaram com R$ 1,00 e compraram algo (crédito); alunos que terminaram devendo (débito) e alunos que voltaram com saldo, pois não compraram tudo. Sugere-se que seja desenhado um gráfico circular ou de pizza para apresentar o resultado, por exemplo:

Alunos
Terminaram com R$ 1,00 e compraram algo    6 
Terminaram devendo 3
Voltaram com saldo, pois não compraram tudo 1

 

            

Gráfico da sistematização atividade 3 Descrição do gráfico da sistematização atividade 3     

 

AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 3

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão necessários os seguintes recursos:

  • Embalagens de produtos diversos;

Observação: O professor poderá solicitar as embalagens na aula anterior.

  • folhas de papel ofício;

  • cartolina.

Para o desenvolvimento desta aula é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeito ao outro durante o desenvolvimento da atividade;

  • a atividade será realizada em grupos, onde a formação ficará a critério do professor;

  • participação ativa dos grupos na aula.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Recomenda-se que o professor pergunte aos alunos sobre o que verificam nas embalagens e, à medida que forem respondendo, anote na lousa. O docente deverá orientar aos grupos que anotem as informações contidas em cada embalagem para depois construírem uma tabela.

MOMENTO DO ALUNO:

Neste momento, os grupos estarão analisando as informações presentes nas embalagens e produzindo a tabela com os resultados obtidos.

DISCUSSÃO:

Os grupos apresentarão para a turma as tabelas produzidas e em seguida o professor deverá iniciar um debate. Sugere-se os seguintes questionamentos: “Quais informações devem estar presentes nas embalagens?”, “As informações estavam claras?”, “O tamanho das letras estavam legíveis?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

Neste momento, o professor deverá explicar que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por supervisionar e controlar as informações contidas nas embalagens e rótulos dos produtos alimentícios. A ANVISA recomenda que as embalagens contenham informações precisas para que os consumidores possam compreender o que estão consumindo. Desse modo as embalagens devem conter as seguintes informações de maneira clara:

  • ingredientes (devem ser listados da maior quantidade para a menor quantidade de ingredientes contida no produto);

  • origem (nome e endereço do fabricante);

  • prazo de validade (devem apresentar o dia e mês de fabricação e validade);

  • peso (quantidade do produto contido na embalagem que deve ser expresso em unidade de massa (kg) ou volume (l) dependendo da forma que se apresentam);

  • lote (código que servirá para facilitar o rastreamento do produto);

  • informação nutricional (informa a quantidade por porção de carboidratos, proteínas, gorduras entre outros).

Após a explicação, os alunos deverão identificar quais embalagens estavam de acordo com as informações dadas pelo professor.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Um dia de compras versão 2 Animação/simulação
Recursos Complementares

Reportagem sobre “Quais produtos compõem a cesta básica?” - http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-produtos-compoem-a-cesta-basica (Acesso: 10/11/2011)

Reportagem “No Brasil, salário mínimo compra duas cestas básicas; nos EUA, seis" http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/05/18/no-brasil-salario-minimo-compra-duas-cestas-basicas-nos-eua-seis/ (Acesso: 11/11/2011)

Avaliação

Na atividade 1, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram registrar as informações nas tabelas, bem como compará-las.  Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos aplicaram o processo de subtração durante as compras. Na atividade 3, recomenda-se verificar se os alunos conseguiram identificar as informações presentes nas embalagens.

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