Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos aprender a classificar as palavras quanto ao número de sílabas?

 

12/04/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANA MARIA ALBUQUERQUE DE ARAÚJO

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Jacinta Macena de Sousa

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Nara Luiza de Almeida Cunha

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Hermínio Borges Neto

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Mylene Ribeiro Moura Miranda

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Luzia Michelle Nunes da Silva

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

VIVIANE SILVA DE ANDRADE

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dina Mara Pinheiro Dantas

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

Dayany Barros Ferreira

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

DIANA DIOGENES GOIS

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

imagem do usuário

MARA PAULA SANTOS SILVA

FORTALEZA - CE

Universidade Federal do Ceará

Mara Paula Santos Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender a formação de palavras;

  • Identificar o número de sílabas das palavras;

  • Classificar palavras quanto ao número de sílabas.

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para participar desta aula a criança deve conhecer as letras que compõem o alfabeto.

Estratégias e recursos da aula

AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 1

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

  • folhas coloridas;

  • canetinhas;     

  • tesouras;

  • revistas;

  • cola.

Observação: Os alunos deverão usar as folhas coloridas para colar as figuras e palavras encontradas.

Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeitar todos os envolvidos na atividade;

  • dividir os alunos em 6 grupos conforme a orientação do professor;

  • participação ativa na atividade.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor deve orientar os grupos a formarem palavras do seu cotidiano, contemplando todas as letras do alfabeto na escrita inicial do vocábulo utilizando folhas coloridas. Os grupos devem procurar figuras que tenham relação com as palavras formadas e depois colar as imagens ao lado de cada palavra correspondente.

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estarão formando as palavras e procurando figuras para associar com as palavras encontradas. Podem surgir dificuldades na escrita das mesmas corretamente. O professor deve auxiliar os alunos propondo questionamentos semelhantes a estes: “Se tivermos as letras C – A – S – A, que palavra poderá formar? Se tivermos a figura de um gato, como podemos escrever essa palavra? Com as letras B – T – A, podemos formar alguma palavra?”.  

DISCUSSÃO:

O professor deve reunir os alunos para apresentarem as palavras e figuras, expondo as dúvidas que tiveram ao fazer a relação proposta. Algumas questões são sugestivas para esse momento: “O que foi mais difícil, formar palavras ou associá-las com figuras? Por quê? As palavras formadas possuem a mesma quantidade de letras?”.

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deverá sistematizar o conteúdo abordado, explicando que as palavras são formadas por consoantes e vogais possuindo a finalidade de nomear os seres e objetos. Sugestão: O professor poderá dar exemplos de figuras e pedir que os alunos escrevam os respectivos nomes, como também fazer um ditado de palavras para observar a escrita dos alunos.

 

AMBIENTE: Sala de aula

ATIVIDADE 2

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

  • revistas;

  • cola;

  • tesoura;

  • cartolina;

  • canetinhas.

Observação: os alunos deverão procurar em revistas os temas propostos pelo professor, depois colar na cartolina e finalizar com as canetinhas.

Para a realização desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • participação ativa na atividade desenvolvida;

  • os alunos serão divididos em duplas a critério do professor.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor deve orientar as duplas a procurarem palavras em revistas a partir de temas diversos, como os exemplos a seguir: escola, amigo, família, brinquedo, diversão, terra, água, animais, trânsito e ecologia. Após essa fase, devem construir cartazes com as palavras encontradas, contar quantas sílabas tem cada uma delas e colocar os respectivos números de sílabas.

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estarão procurando as palavras em revistas e associando aos temas propostos. Podem surgir dificuldades na separação das palavras em relação aos seus respectivos temas. O professor deve auxiliar os alunos questionando-os: “A palavra carro, por exemplo, tem a ver com qual dos temas propostos? E a palavra pai se enquadra em qual tema?”.

DISCUSSÃO:

O professor deve reunir os alunos e orientá-los a apresentarem as palavras encontradas, expondo a relação que fizeram com os temas e as dificuldades que tiveram no percurso da atividade. Recomenda-se que o professor estimule uma discussão sobre a atividade realizada, a partir de questionamentos semelhantes a estes: “Que relação há entre as palavras encontradas e os temas propostos? Vocês tiveram dificuldades na contagem das sílabas? Quais? Todas as palavras têm o mesmo número de sílabas?”.  

SISTEMATIZAÇÃO:

O professor deve sistematizar o conteúdo abordado explicando que a contagem das sílabas se dá conforme a entonação da pronúncia de cada uma. Depois o docente deve apresentar palavras curtas e longas e pedir para que os alunos contem as sílabas e escrevam no quadro as palavras e números referentes à quantidade de sílabas ao lado, como por exemplo:

Palavra: Macaco: 3 sílabas

             Porco: 2 sílabas

             Agradecer: 4 sílabas

             Paralelepípedo: 7 sílabas

 

AMBIENTE: Laboratório de Informática Educativa

ATIVIDADE 3

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE:

Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

  • lousa;

  • cartolina;

Observação: Se o Laboratório de Informática Educativa não dispuser de lousa, o professor pode usar uma cartolina.

  • pincel ou giz;

  • computador com o vídeo “Mais Educação – Sílabas”.

Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:

  • respeitar todos os envolvidos na atividade;

  • dividir os alunos em 5 grupos conforme a orientação do professor;

  • participação ativa na atividade.

ORIENTAÇÕES QUANTO AO USO DO OBJETO EDUCACIONAL:

O vídeo “Sílabas” (figura abaixo) é composto por uma explicação sobre a constituição das palavras quanto ao número de sílabas e apresenta também a separação das palavras em grupos distintos. O vídeo tem duração de um minuto.

Figura 1 - Imagem do vídeo “Sílabas - Mais Educação”

Figura 1 - Imagem do vídeo “Sílabas - Mais Educação”

 

PARA A INSTALAÇÃO DO VÍDEO:

  1. Fazer o download do vídeo “Sílabas” através do site do BIOE: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3793

Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.

 

 

 

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

O professor deverá orientar os alunos a assistirem o vídeo e anotarem as sílabas e palavras visualizadas. Após esse momento, cada grupo deverá escrever 5 palavras com as sílabas do vídeo e separá-las por quantidade de sílabas, organizando-as em quadros como no exemplo abaixo:

Tabela 1 – Contagem de sílabas
Palavras   Número de sílabas
   
   
   
   
Fonte: Criação da autora

MOMENTO DO ALUNO:

Os alunos estarão assistindo ao vídeo, fazendo as anotações e separando as palavras conforme o número de sílabas. Podem surgir dificuldades em palavras que tem som e escrita aparentemente semelhantes, como por exemplo, a palavra arroz, pronuncia-se como se fosse “arroz”, porém a escrita não tem a letra “i”. O professor deve auxiliar os alunos fazendo questionamentos como estes: “Na palavra ‘espanhola’ quantas vezes movimentamos a boca para pronunciá-la? Se movimentamos a boca três vezes para pronunciar a palavra cavalo, então é correto dizer que é uma palavra monossílaba? Por quê? E a palavra paralelepípedo, quantas vezes fazemos movimentos labiais?”.

DISCUSSÃO:

O professor deve reunir os alunos com o intuito de auxiliá-los nas apresentações, e propor questionamentos semelhantes a estes: “Conseguiram formar palavras com as sílabas encontradas? Quais? Existem diferenças na escrita? Como realizaram a separação das palavras por sílabas? Quais as maiores dificuldades que vocês encontraram?”.       

SISTEMATIZAÇÃO:

Com a finalidade de sistematizar o conteúdo apresentado na atividade, o professor deve explicar que a entonação da voz ao pronunciar as palavras auxilia no reconhecimento e contagem das sílabas. E explicar também que as palavras são classificadas conforme os grupos apresentados no vídeo: monossílabas (palavras com uma sílaba), dissílabas (duas sílabas), trissílabas (três sílabas) e polissílabas (a partir de quatro sílabas). Recomenda-se que o professor oriente cada grupo a citar exemplos de 4 palavras para cada classificação na lousa.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sílabas Vídeo
Recursos Complementares

Atividades referentes à proposta da atividade 3 (Classificação das sílabas quanto ao número de sílabas) são encontradas nos sites http://pro-eve.blogspot.com/2008/03/atividades-de-lingua-portuguesa.htmlhttp://profa-val.blogspot.com/2006/08/separao-e-classificao-de-slabas.html (Acessos em 27/10/2011)

No site http://smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas.html é possível encontrar jogos que podem auxiliar na formação de palavras referentes à atividade 2 (formação de palavras). (Acesso em 27/10/2011)

Avaliação

Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos compreenderam o processo formação de  palavras. Na atividade 2, propõe-se que o professor avalie se os alunos identificam o número de silabas das palavras. O professor deve lembrar que na atividade 1 eles aprenderam a formar as palavras e na atividade 2 aprenderam a contar o número de sílabas das palavras formadas. Na atividade 3, recomenda-se que o professor identifique se os alunos classificam as palavras quanto ao número de  sílabas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Josana Moura Silva Bastos, Instituto Filippo Smaldone , Ceará - disse:
    josanamoura@yahoo.com.br

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    Atividades importantes no processo de alfabetização do aluno, permitindo o conhecimento das letras, formação de palavras, classificação e separação de uma palavra, de acordo com seu número de sílabas.


  • Elisete, EEB. José Faria Neto , Santa Catarina - disse:
    efcavichon@gmail.com

    04/05/2012

    Cinco estrelas

    Aula muito interessante, com certeza as crianças participam com interesse e aprendem com mais facilidade o conteúdo. Parabéns


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.