12/04/2012
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Mara Paula Santos Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Compreender a formação de palavras;
Identificar o número de sílabas das palavras;
Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
Para participar desta aula a criança deve conhecer as letras que compõem o alfabeto.
Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:
folhas coloridas;
canetinhas;
tesouras;
revistas;
cola.
Observação: Os alunos deverão usar as folhas coloridas para colar as figuras e palavras encontradas.
Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
respeitar todos os envolvidos na atividade;
dividir os alunos em 6 grupos conforme a orientação do professor;
participação ativa na atividade.
O professor deve orientar os grupos a formarem palavras do seu cotidiano, contemplando todas as letras do alfabeto na escrita inicial do vocábulo utilizando folhas coloridas. Os grupos devem procurar figuras que tenham relação com as palavras formadas e depois colar as imagens ao lado de cada palavra correspondente.
Os alunos estarão formando as palavras e procurando figuras para associar com as palavras encontradas. Podem surgir dificuldades na escrita das mesmas corretamente. O professor deve auxiliar os alunos propondo questionamentos semelhantes a estes: “Se tivermos as letras C – A – S – A, que palavra poderá formar? Se tivermos a figura de um gato, como podemos escrever essa palavra? Com as letras B – T – A, podemos formar alguma palavra?”.
O professor deve reunir os alunos para apresentarem as palavras e figuras, expondo as dúvidas que tiveram ao fazer a relação proposta. Algumas questões são sugestivas para esse momento: “O que foi mais difícil, formar palavras ou associá-las com figuras? Por quê? As palavras formadas possuem a mesma quantidade de letras?”.
O professor deverá sistematizar o conteúdo abordado, explicando que as palavras são formadas por consoantes e vogais possuindo a finalidade de nomear os seres e objetos. Sugestão: O professor poderá dar exemplos de figuras e pedir que os alunos escrevam os respectivos nomes, como também fazer um ditado de palavras para observar a escrita dos alunos.
Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:
revistas;
cola;
tesoura;
cartolina;
canetinhas.
Observação: os alunos deverão procurar em revistas os temas propostos pelo professor, depois colar na cartolina e finalizar com as canetinhas.
Para a realização desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
participação ativa na atividade desenvolvida;
os alunos serão divididos em duplas a critério do professor.
O professor deve orientar as duplas a procurarem palavras em revistas a partir de temas diversos, como os exemplos a seguir: escola, amigo, família, brinquedo, diversão, terra, água, animais, trânsito e ecologia. Após essa fase, devem construir cartazes com as palavras encontradas, contar quantas sílabas tem cada uma delas e colocar os respectivos números de sílabas.
Os alunos estarão procurando as palavras em revistas e associando aos temas propostos. Podem surgir dificuldades na separação das palavras em relação aos seus respectivos temas. O professor deve auxiliar os alunos questionando-os: “A palavra carro, por exemplo, tem a ver com qual dos temas propostos? E a palavra pai se enquadra em qual tema?”.
O professor deve reunir os alunos e orientá-los a apresentarem as palavras encontradas, expondo a relação que fizeram com os temas e as dificuldades que tiveram no percurso da atividade. Recomenda-se que o professor estimule uma discussão sobre a atividade realizada, a partir de questionamentos semelhantes a estes: “Que relação há entre as palavras encontradas e os temas propostos? Vocês tiveram dificuldades na contagem das sílabas? Quais? Todas as palavras têm o mesmo número de sílabas?”.
O professor deve sistematizar o conteúdo abordado explicando que a contagem das sílabas se dá conforme a entonação da pronúncia de cada uma. Depois o docente deve apresentar palavras curtas e longas e pedir para que os alunos contem as sílabas e escrevam no quadro as palavras e números referentes à quantidade de sílabas ao lado, como por exemplo:
Palavra: Macaco: 3 sílabas
Porco: 2 sílabas
Agradecer: 4 sílabas
Paralelepípedo: 7 sílabas
Para esta atividade serão utilizados os seguintes materiais:
lousa;
cartolina;
Observação: Se o Laboratório de Informática Educativa não dispuser de lousa, o professor pode usar uma cartolina.
pincel ou giz;
computador com o vídeo “Mais Educação – Sílabas”.
Para o desenvolvimento desta atividade é importante que o professor combine algumas regras com os alunos:
respeitar todos os envolvidos na atividade;
dividir os alunos em 5 grupos conforme a orientação do professor;
participação ativa na atividade.
O vídeo “Sílabas” (figura abaixo) é composto por uma explicação sobre a constituição das palavras quanto ao número de sílabas e apresenta também a separação das palavras em grupos distintos. O vídeo tem duração de um minuto.
Figura 1 - Imagem do vídeo “Sílabas - Mais Educação”
Observação: O plugin Windows Media Player é necessário para a utilização do vídeo proposto. Caso o computador não tenha, é possível fazer o download no link disponibilizado no item 1.
O professor deverá orientar os alunos a assistirem o vídeo e anotarem as sílabas e palavras visualizadas. Após esse momento, cada grupo deverá escrever 5 palavras com as sílabas do vídeo e separá-las por quantidade de sílabas, organizando-as em quadros como no exemplo abaixo:
Palavras | Número de sílabas |
Os alunos estarão assistindo ao vídeo, fazendo as anotações e separando as palavras conforme o número de sílabas. Podem surgir dificuldades em palavras que tem som e escrita aparentemente semelhantes, como por exemplo, a palavra arroz, pronuncia-se como se fosse “arroz”, porém a escrita não tem a letra “i”. O professor deve auxiliar os alunos fazendo questionamentos como estes: “Na palavra ‘espanhola’ quantas vezes movimentamos a boca para pronunciá-la? Se movimentamos a boca três vezes para pronunciar a palavra cavalo, então é correto dizer que é uma palavra monossílaba? Por quê? E a palavra paralelepípedo, quantas vezes fazemos movimentos labiais?”.
O professor deve reunir os alunos com o intuito de auxiliá-los nas apresentações, e propor questionamentos semelhantes a estes: “Conseguiram formar palavras com as sílabas encontradas? Quais? Existem diferenças na escrita? Como realizaram a separação das palavras por sílabas? Quais as maiores dificuldades que vocês encontraram?”.
Com a finalidade de sistematizar o conteúdo apresentado na atividade, o professor deve explicar que a entonação da voz ao pronunciar as palavras auxilia no reconhecimento e contagem das sílabas. E explicar também que as palavras são classificadas conforme os grupos apresentados no vídeo: monossílabas (palavras com uma sílaba), dissílabas (duas sílabas), trissílabas (três sílabas) e polissílabas (a partir de quatro sílabas). Recomenda-se que o professor oriente cada grupo a citar exemplos de 4 palavras para cada classificação na lousa.
Nome | Tipo |
---|---|
Sílabas | Vídeo |
Atividades referentes à proposta da atividade 3 (Classificação das sílabas quanto ao número de sílabas) são encontradas nos sites http://pro-eve.blogspot.com/2008/03/atividades-de-lingua-portuguesa.html e http://profa-val.blogspot.com/2006/08/separao-e-classificao-de-slabas.html (Acessos em 27/10/2011)
No site http://smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas.html é possível encontrar jogos que podem auxiliar na formação de palavras referentes à atividade 2 (formação de palavras). (Acesso em 27/10/2011)
Na atividade 1, sugere-se que o professor verifique se os alunos compreenderam o processo formação de palavras. Na atividade 2, propõe-se que o professor avalie se os alunos identificam o número de silabas das palavras. O professor deve lembrar que na atividade 1 eles aprenderam a formar as palavras e na atividade 2 aprenderam a contar o número de sílabas das palavras formadas. Na atividade 3, recomenda-se que o professor identifique se os alunos classificam as palavras quanto ao número de sílabas.
Quatro estrelas 2 classificações
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18/05/2012
Quatro estrelasAtividades importantes no processo de alfabetização do aluno, permitindo o conhecimento das letras, formação de palavras, classificação e separação de uma palavra, de acordo com seu número de sílabas.
04/05/2012
Cinco estrelasAula muito interessante, com certeza as crianças participam com interesse e aprendem com mais facilidade o conteúdo. Parabéns