Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA - O árabe no Português

 

07/06/2012

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • compreender como foi a invasão árabe na península ibérica, por que ela aconteceu e quais foram as marcas remanescentes na língua portuguesa.
  • identificar palavras provenientes do léxico árabe encontradas no léxico português.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio da leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Apresentação de vídeo
  • Discussão oral em grupo
  • Pesquisa na Internet

     

TEMA

O árabe no português

Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5LP9N-9PWpek5sV-6rJvHTCE8RCQ-r3NUOxM8dbZHCIQd16ne.Acesso em 05 mai. 2012.


INTRODUÇÃO

Professor, imprima o mapa abaixo ou projete-o para seus alunos. Pergunte-lhes o que acham que estes países têm em comum. (Resposta: língua árabe e religião muçulmana). Pode ser que alguns arrisquem uma dessas respostas ou alguma diversa. Apresente-lhes três minutos e 24 segundos do vídeo Árabes - cultura e legado disponivel em : http://www.youtube.com/watch?v=fF7P1dhZWNA. Acesso em 05 jun. 2012

 

Imagem disponível em: http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/02/17/mapa-mostra-os-paises-do-norte-da-africa-e-do-oriente-medio-regiao-que-vive-uma-onda-de-protestos-populares-por-reformas-democraticas-e-melhores-condicoes-economicas-1297973592845_560x273.gif.Acesso em 17 abr. 2012.

 

     Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQglsVcXpurI6PVd4bYC3xsejVi-dDE8_U9MDqieXG9TDPCmw3MCML87hkAyQ . Acesso em 17 abr. 2012

Após a apresentação, diga-lhes que um dos traços em comum é a  língua, que é o árabe. Faça-lhes, então, a pergunta abaixo.

  • Qual a religião predominante no mundo árabe? Digam o que sabem sobre esta religião. (Resposta: em Medina, a pregação de Maomé foi melhor recebida. Formou-se uma comunidade muçulmana na cidade sob a liderança de Maomé. Medina começou então a ser atacada por Meca, que temia o crescimento da nova religião fundada por Maomé, a qual condenava o politeísmo praticado em Meca e que gerava grandes lucros para a elite local. Os confrontos se intensificaram até a vitória final de Medina. Em Meca, Maomé destruiu os ídolos que ficavam no templo da Caaba, preservando somente a Pedra Negra, um meteorito negro de cinquenta centímetros de diâmetro. Maomé decretou que a Caaba, daí em diante, seria o centro da nova religião. Professor, utilize a continuidade desta resposta fornecida como guia, e introduza o fato de que os árabes conquistaram a Península Ibérica. Isso nos levará à PROBLEMATIZAÇÃO.  Os muçulmanos não se deram por satisfeitos com a conquista de Meca e continuaram sua expansão conquistando militarmente toda a Península Arábica, o Oriente Médio, o norte da África e a Pérsia. Com o apoio dos bérberes do norte da África, o islamismo alcançou a península ibérica no século VIII. Disponível em: http://pt.wikibooks.org/wiki/Islamismo/Hist%C3%B3ria. Acesso em 13 abr. 2012.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/Fatores%20Cruzadas%20%20-%20BRESCOLA.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

  • Para essa fase da pesquisa, o professor fará a seguinte pergunta aos alunos:

Em sua opinião, a ocupação muçulmana na península ibérica foi nociva ou benéfica?

 

  • (Professor, deixe que seus alunos se posicionem livremente. Talvez alguns não conseguirão respondê-la, outros terão dificuldades, mas peça que tentem.)

Após as respostas, sem outros comentários, o professor promoverá a apresentação do vídeo abaixo.

 

Vídeo - Os Muçulmanos na Península Ibérica

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=-HaPfxCgZOU&feature=related . Acesso em 12 abr. 2012.

Depois da apresentação do vídeo, retome a pergunta para ver se houve alguma mudança quanto ao posicionamento que eles haviam tomado antes de assisti-lo. Permita um breve momento de diálogo a esse respeito para que eles expliquem o porquê da mudança ou não de opinião.)

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9gUVvJfF578s37JIXIC7q1K7M3G4fRXauDKieHd9rZ8FPqUQC2A . Acesso em 17 abr. 2012.

 

  • Competição para trabalhar o assunto do vídeo

 

Atividade 1

Professor, para realizar esta atividade, sugerimos duas opções.

Sugestão 1

O professor pode formular perguntas introdutórias ao vídeo, como "Quem foram os Mouros?", "Que religião professavam","A que atividades se dedicavam?". As respostas dos alunos não devem ser confirmadas nem refutadas. Deixe que as confirmem assistindo ao vídeo.

Em seguida à apresentação do vídeo, pergunte a eles o que foi dito sobre as três perguntas iniciais e retome a última pergunta da atividade 1.

O professor deverá dividir o vídeo em fragmentos de quatro minutos e meio para cada grupo que assistirá ao seu fragmento e criará 5 perguntas para que os outros grupos as respondam. Os grupos podem preparar as perguntas concernentes ao seu fragmento de vídeo em horário extraclasse, bem como estudar os outros fragmentos e se prepararem para responder perguntas sobre eles. Para isso, os alunos poderão acessar ao vídeo no endereço http://www.youtube.com/watch?v=-HaPfxCgZOU&feature=related

Na aula seguinte, proceder aos questionamentos conforme segue.

O grupo responsável pelo 1° fragmento faz a 1ª pergunta. O primeiro que responder, entre os outros dois grupos, terá um ponto. Quando o 1° grupo fizer todas as perguntas que preparou, ele passará a responder junto com o 3° grupo e o 2° grupo fará as perguntas que preparou. Quando o 2° grupo fizer todas as perguntas que preparou, ele passará a responder junto com o 1° grupo e o 3° grupo fará as perguntas que preparou. Ao final, somam-se os pontos de cada grupo e vence a competição o grupo que tiver respondido o maior número de perguntas.

 

Sugestão 2

O professor pode formular perguntas introdutórias ao vídeo como: "Quem foram os Mouros?", "Que religião professavam","A que atividades se dedicavam?". As respostas dos alunos não devem ser confirmadas nem refutadas. Deixe que as confirmem assistindo ao vídeo.

Em seguida à apresentação do vídeo, pergunte a eles o que foi dito sobre as três perguntas iniciais e retome a última pergunta da atividade 1.

Diga a seus alunos que apresentará o vídeo novamente e que, em seguida, fará perguntas sobre o vídeo. Diga-lhes para formarem 3 a 4 grupos. Peça que escolham um representante. O representante de grupo que primeiro levantar o braço após a leitura da pergunta e responder corretamente marcará um ponto.

O grupo que tiver mais pontos vence a competição.

 

Perguntas para a competição.

 

  1. Quem eram os Mouros e de onde vieram?  Da Mauritânia.

  2. Que atividades praticavam?  Eram nômades ou comerciantes.

  3. Quais os produtos que percorriam as rotas comerciais do império árabe? Sedas da pérsia, trigo e linho do Egito, porcelanas da China, marfim e escravos da Etiópia, especiarias e pedras preciosas da China

  4. Quais os motivos que os levaram a conquistar outras terras?  Estavam em busca de terras mais férteis e queriam espalhar sua religião.

  5. Quando invadiram a península? Em 711.

  6. Como penetraram na península ibérica? Através do Estreito de Gibraltar.

  7. Como conseguiram conquistar a península ibérica em apenas cinco anos?  Devido à divisão existente entre os povos peninsulares.

  8. Como foi o avanço da reconquista da península ibérica pelos cristãos?  Foi lenta devido à resistência dos muçulmanos e à desunião dos cristãos.

  9. Como eram as aldeias do norte? E as do sul? No norte as comunidades de cristãos organizadas nos reinos de Leão, Castela, Navarra, Aragão e da Catalunha, vivendo da agricultura e da criação de gado, comercializando o indispensável. Eram muito pequenas aldeias quase sem cidades. No sul, nas ricas cidades de Lisboa, Évora, Granada e Silves, abundantes de alimentos e de mercadorias diversas ligadas às grandes rotas comerciais do império, utilizavam moedas de ouro nas suas trocas comerciais.

  10. Como os muçulmanos conseguiram melhorar a produtividade do novo terreno? Desenvolveram técnicas de rega como a nora, a picota e os canais de rega que ainda hoje são usados em algumas regiões

  11. Quais as culturas que os muçulmanos introduziram ao ocidente? Laranjeiras, limoeiros, cultura de arroz, cana-de-açúcar, amendoeira, alfarrobeira e figueira.

  12. Quais áreas afins receberam influência de vocábulos árabes? Nomes de localidades, produtos agrícolas e termos ligados ao comércio.

  13. Na ciência, que contribuições foram citadas? Seus geógrafos nos deixaram a bússola, os matemáticos, os números romanos, palavras como algarismo, a álgebra e o zero.

  14. Que outras contribuições foram citadas? Salicultura, pesca e a arquitetura.

  15. Segundo a apresentadora, o que escavações arqueológicas recentes descobriram? Descobriram parte de um bairro dos finais do período muçulmano.

  16. Quanto tempo os muçulmanos permaneceram na península? 800 anos.

 

HIPÓTESE

O professor pode enfatizar que apesar da ocupação ter sido invasiva e arbitrária, trouxeram avanços inquestionáveis em várias áreas que serão exploradas adiante.

 

A partir do que foi anteriormente exposto, os alunos já têm elementos suficientes para pensar sobre o questionamento:

  • "Como teria sido o desenvolvimento da península ibérica sem as contribuições feitas pelos árabes?"

 

Professor, neste momento, enfatizaremos as áreas afins que foram privilegiadas através do intercâmbio cultural com os muçulmanos.

Os grupos anteriormente formados, agora, produzirão uma apresentação em power point que retrate estas influências nessas diversas áreas afins e no léxico remanescente da invasão árabe na península ibérica.

Para motivar a atividade, faça com eles o levantamento de algumas dessas áreas que foram citadas no vídeo. Escreva-as no quadro à medida que elas forem citadas. Peça que comentem a importância dessas áreas. Após esta atividade motivadora, distribua os tópicos aos grupos conforme abaixo.

Grupo 1: indústria de armamentos, de couros e arreios; fundição do ferro; técnicas agrícolas; cavalo árabe.

Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTbFKG89ZsSmsUOHXsVLNvF2b0RusEAO2LTA4GkgDQQDqOYAdZG . Acesso em 17 abr. 2012.

Grupo 2: construção civil; construção naval; comércio; setor administrativo.

Imagem disponível em: http://puzzles.flima.com.pt/i. Acesso em 17 abr. 2012.

Imagem disponível em: mages/uploads/A301.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

 

Grupo 3: matemática; astronomia; arte; bem-estar; medicina.

Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTh7sktMqEXkUw1RLGu4ZNL9-TOZLlRI8cne2eEmtezAXDJ5r_HXg. Acesso em 17 abr. 2012.

 

METODOLOGIA

Os grupos deverão fazer pesquisa em sites sugeridos em recursos complementares e em sites de suas próprias buscas. Colherão dados e imagens que organizarão em forma de apresentação de power point que aborde o tema sorteado de maneira organizada e informativa. A apresentação deverá ter duração mínima de 25 minutos e máxima de 40 minutos e o professor deverá orientar cada grupo para que registrem em sua apresentação de Power Point o objetivo geral e o objetivo específico do trabalho com a influência do árabe no português.

Atividade 1

Professor, determine a criação da apresentação em Powerpoint e a data da apresentação. A partir dessa data, os grupos mostrarão seus trabalhos nas aulas subsequentes, até que todos os grupos tenham apresentado. Utilize os minutos restantes após cada apresentação para que os alunos que a assistiram comentem o que viram, a importância das contribuições da cultura árabe nos tópicos apresentados ou façam perguntas ao grupo que apresentou. Nesse momento, professor, levante questões abordadas na apresentação para que seus alunos opinem, caso seja necessário encorajar a participação deles.

Encerre a orientação com a apresentação do trecho abaixo.

Após oito séculos de presença moura no continente europeu, especificamente na península ibérica, o provável aconteceu, as culturas muçulmana e europeia-cristã fundiram-se parcialmente, o que, consequentemente, fomentou o intercâmbio cultural-científico. Os europeus tiveram os primeiros contatos com o cientificismo maometano, matemática, astronomia, alquimia, engenharia, arquitetura, agricultura e medicina.(...) Os alquimistas, precursores dos químicos atuais, evidenciaram a descoberta de várias substâncias como álcool etílico, a amônia, o ácido nítrico e tantas outras substâncias farmacêuticas. A medicina apresentava contornos da praxis atual. Compêndios da época comprovam descrições médicas perfeitamente aplicáveis aos dias de hoje.

Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_3749/artigo_sobre_influencia_arabe_na_europa_medieval. Acesso em 12 de abr. 2012.

 

Atividade 2

Professor, imprima a atividade avaliativa abaixo, lembrando-se de não imprimir os sites disponibilizados para que eles não tenham a resposta imediata. Entregue uma cópia a cada aluno. Peça a eles que pesquisem e respondam em casa. Marque a entrega para a aula seguinte.

  • Professor, esta folha de exercícios deve servir como instrumento avaliativo. Marque a entrega para a aula seguinte, lembre-se de recolhê-la, revisá-la e devolvê-la aos alunos em uma semana. Lembre-se que o esforço do aluno deve ser reconhecido. Estipule uma pontuação para os que forem pontuais na entrega.

Imagem disponível em: http://bbel.uol.com.br/upload_2009/conteudo/comidaarabe1.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

Aluno:_________________________________________________________________________ Turma:_________________________ Pontos:

Atividade Avaliativa

1. No vocabulário do dia a dia em português, persiste o emprego de palavras árabes denominado arabismo. Pesquise o significado das palavras abaixo e as distribua na tabela conforme a área lexical a que pertencem.

Áreas lexicais

 Palavras

Guerra

                    

                                                                   

Mar e embarcações

 

 

 

Justiça, administração e impostos

 

 

Casa, ferramentas e ofícios

 

 

Vestuário

 

 

Indústria

 

 

Agricultura

 

 

Plantas e flores

 

 

Frutas

 

 

Comida

 

 

Bebidas

 

 

Instrumentos de música

 

 

Toponímia

 

 

Pesos e medidas

 

 

Alferes, ginete, alfange, alarido, tafueira, almoxarife, xaveco, alfaiate, aldrava, almirante, adarga, alfândega, arrais, alcova, albornoz, Alvor, açafate, almofaça, algeroz, almofada, açacaia, açucena, azeitona, atalaia, azagaia, alfitra, alicerce, ceroula, Alverca, almexia, arsenal, alfageme, algazarra, alcaide, aljuba, albarda, alforge, sanefa, adiafa, andaime, Albufeira, quintal, xarope, tâmara, arroba, Algarve, tambor, aletria, Alfama, açúcar, acepipe, limão, alfinete, baldaquim, almece, alfazema, algodão, laranja, açafrão, alcatifa, almofariz, azenha, almôndega, anadel, Alcântara, rabeca, arroz, romã, açorda, açude, falua, marlota, bolota, nora, argola, alardo, alfarroba, tremoço, regueifa, alaúde, alqueire, adufe,  Almada,  alicate, alecrim, alcavala, alvazir, tabique, toldo.

Disponível em: http://ipsantarem.academia.edu/MadalenaTeixeira/Papers/1023870/Os_Estrangeirismos_No_Lexico_Portugues_Uma_Perspectiva_Diacronica. Acesso em 17 abr. 2012.

2. Muitas palavras já conhecidas pelos ibero-romanos sofreram influência árabe alterando-se foneticamente. Pesquise as palavras abaixo e descubra a qual palavra correspondem atualmente, após ter sofrido influência da fonética árabe.

Admorsus -_______________________

Sacchar -________________________

Chemeia -________________________

Oryza -__________________________

Xeron -__________________________

Disponível em: http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%284%2945-51.html. Acesso em 12 abr. 2012.

 

Resposta da atividade 2

Guerra - Alferes, anadel, atalaia, adarga, alfange, alardo, alarido, algazarra, azagaia, ginete.

Mar e embarcações  -   Almirante, arrais, arsenal, falua, tafueira, xaveco.

Justiça, administração e impostos - Alvazir, alcaide, almoxarife, alfândega, alcavala, adiafa, alfitra.

Casa, ferramentas e ofícios - Alcova, aldrava, algeiroz, alicate, alicerce, alfageme, alfaiate, almofaça, andaime, argola, tabique.

Vestuário - Albornoz, aljuba, almexia, ceroula, marlota.

Indústria - Açafate, alamar, albarda, alcatifa, alfinete, alforge, almofada, almofariz, baldaquim, sanefa, toldo.

Agricultura - Açacaia, açude, azenha, nora.

Plantas e flores - Açafrão, açucena, alecrim, alfazema, algodão.

Frutas - Alfarroba, azeitona, bolota, laranja, limão, romã, tâmara, tremoço.

Comida - Acepipe, açorda, açúcar, aletria, almôndega, arroz, regueifa.

Bebidas - Almece, xarope.

Instrumentos de música -  Adufe, alaúde, rabeca, tambor.

Toponímia - Albufeira, Alcântara, Alfama, Algarve, Almada, Alverca, Alvor.

Pesos e medidas - Alqueire, arroba, quintal.

 

Resposta da atividade 3

Admorsus -_______________________ (resposta: almoço)

Sacchar -________________________ (resposta: açúcar)

Chemeia -________________________(resposta: alquimia)

Oryza -__________________________ (resposta: arroz)

Xeron -__________________________ (resposta: alixir)

 

Atividade 3

Professor, apresente aos alunos as interjeições Oxalá, que quer dizer "se Deus quiser"; arre, que indica raiva e é empregada para fazer as bestas de carga andem e rua, que é usada para expulsar alguém do recinto, todas provenientes do árabe. Enfatize que o número de arabismos é tão grande na língua portuguesa que, muito provavelmente, estarão presentes em qualquer bate-papo informal de alguns minutos. Apresente a eles mais arabismos através do link de aula do portal abaixo:

"UCA - As letras L e U em final de sílabas. Qual usar?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22394

Divida a turma em grupos de 5 alunos e proponha que os grupos criem um diálogo informal ou uma narrativa com, no mínimo, 10 arabismos. O professor deverá assessorar os grupos fazendo a correção ortográfica das produções.

Socialização dos resultados

A turma deverá criar um Blog da turma para postar os diálogos ou narrativas produzidas, bem como publicar os autores. Cada arabismo deverá ser publicado em negrito nos textos e o nome do Blog deve evocar o tema desta aula. Após a criação do Blog  e postagem dos textos, o Blog deverá ser anunciado através de cartaz em mural da escola e de visita às outra salas. Peça que os alunos das outras turmas da escola o acessem e votem no melhor texto até uma data estipulada, quando o grupo vencedor será anunciado no próprio Blog!

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_NmFs_fuwpNg/S3MeSJun9iI/AAAAAAAAAwQ/hjNb5YsMfgc/s400/arabes.jpg. Acesso em 17 abr. 2012.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores

§ Artigo "Os Estrangeirismos No Léxico Português - Uma Perspectiva Diacronica" - http://ipsantarem.academia.edu/MadalenaTeixeira/Papers/1023870/Os_Estrangeirismos_No_Lexico_Portugues_Uma_Perspectiva_Diacronica. Acesso em 17 abr. 2012.

§ Artigo "Árabes e Arabismos" - http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://homepages.wmich.edu/~ppastran/4900/4900-wk4-3-arabes_y_arabismos%282%29.pdf&ei=pwuNT5vgFIHk9ASfwISrDg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=10&ved=0CG0Q7gEwCTgU&prev=/search%3Fq%3Darabismos%252Bedu%26start%3D20%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DoaN%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1280%26bih%3D788%26prmd%3Dimvns. Acesso em 17 abr. 2012.

§ Aula do portal "UCA - As letras L e U em final de sílabas. Qual usar?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22394. Acesso em 20 abr. 2012.

Sugestões de links para alunos

§ Artigo "Língua, expressões linguísticas e diversidade cultural"-http://www.oi.acidi.gov.pt/docs/Col_Percursos_Intercultura/3_PI_Cap6.pdf. Acesso em 17 abr. 2012.

§ Artigo "Contribuição Árabe na formação do português" - http://www.filologia.org.br/revista/artigo/2%284%2945-51.html. Acesso em 12 abr. 2012.

§ Artigo "O Legado Árabe no Brasil" -  http://www.estudosibericos.com/arquivos/iberica16/legado-arabe-portugal.pdf. Acesso em 12 abr. 2012.

Avaliação

O professor poderá avaliar seus alunos, por meio dos trabalhos propostos durante a aula, que constituem-se de preparação de vídeo e atividades escritas e orais com os seguintes critérios:

  • Pontualidade na entrega do trabalho.
  • Qualidade de produção.
  • Envolvimento com o grupo.
  • Participação espontânea nas atividades orais.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.