Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


"Minha melhor amiga é a bola”

 

02/05/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal

- Discutir por meio do futsal e do futebol as relações de gênero nas aulas de Educação Física

- Vivenciar atividades pré-desportivas mistas entre meninos e meninas
Duração das atividades
Aproximadamente quatro aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

 Contextualizando

Introdução ao conteúdo:

O Comitê Executivo da Fédération Internationale de Football Association - FIFA (instituição que dirige as associações de futsalfutebol de areia e futebol associado) decidiu para 2012 acolher pela primeira vez na história de sua Federação, uma mulher para compor sua equipe, que até os dias de hoje sempre é formada exclusivamente por 24 homens. Essa eleição será no congresso mundial de 2013, sendo assim logo teremos uma mulher representando essa instituição internacional. 

- Essa “exclusão” da mulher dos campos, quadras e das peladas de futebol acontecem somente fora dos muros da escola?

- Por que devemos refletir e questionar sobre as questões de gênero no futebol/futsal?

 Aprofundando nossos conhecimentos

 O fato de uma mulher ter a oportunidade de integrar o comitê da FIFA é resultado de anos de batalha para a quebra da “ideologia sexista”, ideologia essa que limita as possibilidades dos alunos de ambos os sexos, pois atribui limitações baseadas em atribuições sexuais culturalmente determinadas e restringe as possibilidades de crescimento em base de igualdade de oportunidades.

 
Em nosso país temos exemplos de grandes mulheres que através de suas lutas quebraram grandes barreiras abrindo caminho para que outras venham e conquistem esse espaço culturalmente dominado por homens.
 
Vamos conhecer algumas dessas mulheres?
 
 
  • Marta Vieira da Silva

 

Marta
Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Marta_e_Dilma_Rousseff_2011.jpg acessado em: 16/04/2012
 
A primeira é a Marta Vieira da Silva, uma das melhores jogadoras de futebol feminino do mundo, foi eleita em Estocolmo em 11 de outubro de 2010 como a Embaixadora da Boa Vontade. 
 
  • Patrícia Amorim
Patricia
 
Nossa segunda figura importante nessa quebra de paradigmas chama-se Patrícia Amorim, eleita em 2009 como a primeira mulher presidente do clube de futebol do Flamengo.
 
 
  • Atividade 1 – Construção de Biografias
 
Os estudantes vão construir biografias a partir de pesquisas (internet, textos impressos, outros) sobre a vida profissional da jogadora de futebol Marta Vieira da Silva e da presidente do Clube de Regatas do Flamengo Patrícia Amorim.
 
Sugestão: para a elaboração dessa atividade o professor pode basear-se na aula "Biografia", de autoria de Maria Carolina da Silva, onde ela apresenta uma proposta de leitura e interpretação de biografias e de como construí-las.
 
Veja a aula disponível na íntegra em:
 
 
Conclusão da atividade: realizado o trabalho de pesquisa chega o momento de sistematizar todas essas informações. Para isso sugira aos alunos a elaboração de um portfólio, para registrar todas as atividades dessa aula.
 
 
Sugestão de sites para pesquisa:
 
Época - NOTÍCIAS. Os 100 brasileiros mais influentes de 2009. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EMI108920-17445,00.html acessado em: 15/04/2012
 
Quadro de Medalhas  Marta nos Jogos Olímpicos. Disponível em: http://www.quadrodemedalhas.com/olimpiadas/marta-vieira-da-silva-atleta-brasil-jogos-olimpicos.htm acessado em: 15/04/2012
 
Site oficial do Clube de Regatas do Flamengo. Nomes Memoráveis - Patrícia Amorim. Disponível em: http://www.flamengo.com.br/site/perfil/detalhe/130 acessado em: 15/04/2012
 
Wikipédia. Patrícia Amorim. Disponível em: acessado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Patr%C3%ADcia_Amorim acessado em: 15/04/2012
 
 
 
ícone para atividade complementar
 
 
  • Atividade 2 - Portfólio
 
O portfólio permite aos alunos recolher informações, selecionar, refletir, direcionar para novos desafios e partilhar as conclusões e os resultados.
 
Construção de um Portfólio:
 
O Portfólio, em sua construção, requer um título e uma apresentação que sirva de orientação para o seu leitor sobre o que encontrará, com relação ao processo. As linguagens e os materiais utilizados no Portfólio são livres, desde que coerentes com o seu conteúdo. O Portfólio pode ser elaborado e apresentado por meio de vários suportes como: em pastas variadas, em livros encadernados, Cd-rom, disquetes, fita de vídeo, em forma de revistas, jornais, sites, criações artísticas, dentre outros.
 
Veja mais:
 
GUMAN, Antonio Barioni; REZENDE, Eliane Mendonça Marquez de; LOYOLA, Maria Emilia Silva; ABREU, Nelson de. PORTFÓLIO: conceito e construção. Disponível em:  http://www.uniube.br/biblioteca/novo/udi/rondon/arquivos/portfolio_biblioteca_uniube.pdf acessado em 02/04/2012
 
Exemplo de um Portfólio:
 
Orientação Portfólio
Fonte: educaja.com.br/2008/03/educacao-portfolio.html acessado em 09/04/2012
 
 
Vídeos
 
 
  • Atividade 3 - Leitura Globalizante do Documentário: "Deixa Que Eu Chuto”
Sugestão: para aprofundar os conhecimentos dos alunos e proporcionar mais informações sobre o tema, a sugestão é a visualização do documentário  "Deixa Que Eu Chuto ".
 
O documentário traz depoimentos de meninas apaixonadas pelo esporte e conversa com suas famílias, revelando as dificuldades de se estabelecer em uma carreira majoritariamente masculina. "Deixa Que Eu Chuto" ouve ainda a craque Marta, a jogadora de futebol feminino mais premiada do mundo.
 
Deixa que eu chto
 
Documentário: Youtube. Documentário - Deixa que eu Chuto - GNT - trecho 01. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9nL3X1JdtyA acessado em 05/04/2012
 

Atividade  - Leitura globalizante

 
Solicitar aos alunos, antes da exibição do vídeo, três perguntas baseadas no artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran:
 
- Aspectos positivos do vídeo;
 
- Aspectos negativos;
 
- Ideias principais que passa.
 
Conclusão da atividade: após a realização da atividade, propor aos alunos uma discussão sobre os temas abordados, retomando as questões do roteiro “Leitura globalizante”. Realizado essa socialização, solicitar aos alunos registrem suas considerações sobre a atividade no portfólio.
 
Sugestão: para fundamentar a importância do uso desse recurso (vídeo) na sala de aula e de como orientar os alunos com as questões pertinentes no roteiro, o professor pode fazer a leitura do artigo "O Vídeo na Sala de Aula", de José Manuel Moran (Especialista em mudanças na educação presencial e a distância). Esse artigo apresenta propostas de uso do vídeo, comenta sobre o que seria inadequado em sua utilização e também como analisar essa linguagem audiovisual.
 
Veja o artigo disponível na íntegra em:
 
MORAN, José Manual. O vídeo na sala de aula. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
 
 
  • Atividade 4 - Vídeos da TV Escola:
 
Título: TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 1 e 2  
 
Vídeo Vídeo Futsal 2
Objetivo: com as aulas realizadas com o foco na modalidade Futsal, esperar-se que seja possível: Estimular a discussão acerca dos motivos que levam os alunos a praticarem o futsal; Apresentar as alterações de regras que foram realizadas ao longo da história do futsal; Apresentar os fundamentos que envolvem a prática do futsal, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos.
 
Data de publicação: 2012-02-16
 
Parte 1 - Tamanho: 40 349 MB
 
 
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
 
Parte 2 - Tamanho: 40,289 MB
 
 
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
 
Sugestão: antes da apresentação dos vídeos, propor aos alunos um roteiro com perguntas pertinentes ao tema.
 
Sugestão de roteiro para os vídeos:
 
- Comente sobre a história do futsal e sua evolução.
 
- Cite quais são as condições para a realização oficial de uma partida de futsal.
 
- Comente sobre as regras citadas no vídeo.
 
- Quando a professora comenta sobre trabalhar o fator gênero, masculino e feminino, quais suas considerações sobre esse trabalho?
 
- Quais benefícios fisiológicos que o futebol/futsal traz?
 
- Como deve ser conduzida a bola? Dê alguns exemplos de condução de bola.
 
- Quais são os fundamentos básicos do futsal? Comente sobre um deles.
 
- Quais são os tipos de chutes e quais suas características?
 
Obs.: os alunos deverão expor suas considerações, levando em consideração as questões acima. Ao final, solicitar aos alunos que registrem suas respostas e considerações sobre a atividade no portfólio.
 
 
  • Atividade 5 - Guia do Professor:
 
Para a realização das atividades/vivencias práticas é necessário a leitura do Guia do Professor referente aos vídeos TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 1 e parte 2, que estão anexados juntos com os vídeos para download.
Alguns exemplos de atividades ou jogos pré-desportivos possíveis a serem realizados no dia a dia do ambiente escolar.
 
Sugestão: realizar as cinco aulas listadas abaixo e propostas nos textos da TV Escola:
 
- Por que eu jogo futsal?
 
- História e evolução das regras do futsal
 
- Jogos da Cultura Popular relacionados ao futebol
 
- Ensinando Fundamentos - Passe
 
- Criando uma situação tática
 
Obs.: solicitar aos alunos o registro de suas atividades no portfólio.
 
aplicação da realidade

Em um depoimento atleta Marta Vieira da Silva diz: "Minha melhor amiga é a bola". Sua frase dá o título a essa aula. A partir dessa frase, a sugestão para finalizarmos a aula é formar um círculo, na sala de aula ou na quadra/pátio e retomar as duas questões chave do início:

- Essa “exclusão” da mulher dos campos, quadras e das peladas de futebol acontecem somente fora dos muros da escola?

- Por que devemos refletir e questionar sobre as questões de gênero no futebol/futsal?

Ao retomar essas duas questões abrir um debate com os alunos para que todos possam socializar e expor suas considerações/respostas sobre os temas abordados. Dando continuidade o professor pode retomar e fazer as perguntas apresentadas nas atividades construção de biografias, Leitura Globalizante com o documentário “Deixa que eu Chuto”, os vídeos da TV Escola - Série Atividade - Futsal - parte 1 e 2 e as atividades presentes no Guia do Professor. Os alunos com seus portfólios em mãos poderão consultá-los para justificarem suas respostas e fundamentar suas argumentações. 

Recursos Complementares
  • Vídeo/Documentário: Esporte, substantivo feminino.

Documentário do SESC SP sobre a mulher no esporte. Parte que fala sobre o futebol feminino com Renata Capobianco e Juliana Cabral, atletas do Sport Club Corinthians Paulista - 2008 e o professor da escola de Educação Física da USP Jorge Dorfmann Knijnik.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=o7bwaUTS6Q4  acessado em: 15/04/2012

Avaliação

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)

- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos.

- Apresentação dos trabalhos, portfólio, o desenvolvimento, a organização, a forma de apresentação individual e os debates coletivos.

- Durante as atividades práticas tanto nas cooperativas quanto nas competitivas, verificar dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Valéria Bagues, Escola Municipal Diretor Joel Porto Oliveira , Bahia - disse:
    valbagues@hotmail.com

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns Profº, observa-se que ao planejar se preocupou com a inclusão das práticas de leitura e escrita.Tirando da L. Portuguesa a total responsabilidade de ensino.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.