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Arte e Técnica

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
ELISANDRA ANGREWSKI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender as transformações técnicas que revolucionaram a arte no século XX.

Perceber a relação entre arte e técnica.

Identificar as relações entre arte e política a partir da filosofia de Walter Benjamin.

 

Duração das atividades
4 a 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o conceito de Indústria Cultural

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Walter Benjamin escreveu um ensaio intitulado “A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução”, trabalho que se tornou referência no estudo do impacto social da técnica. Publicado em 1935, o texto tem como base o fato de que, com o predomínio da técnica, fundara-se uma nova experiência com o mundo, amparada na visão. As novas técnicas de reprodução teriam lançado as bases de uma relação inédita do homem com determinadas manifestações culturais e com as ciências. Tendo em vista as reflexões do referido filósofo, uma questão se faz necessária:

  • Como se dá a relação entre arte, técnicas de reprodução e política?

 

1 AULA

 

Atividade 1

Iniciar as atividades laçando aos alunos o questionamento: algo estático pode dar origem a algo em movimento?

Depois das observações dos alunos o professor mostrará uma sequencia de fotografias.

Sugerimos fotografias tiradas em épocas distintas.

 

Sugestões de imagens

 

Fotografia Fotografia do século 19

FONTE:COMMONS WIKIMEDIA. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lewis_Henry_Little_daguerreotype.png. Acesso em mar 2012

 

foto 20  Fotografia da década de 1920

FONTE:COMMONS WIKIMEDIA. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bonnie_McCarroll_Cowgirl.jpg. Acesso em mar 2012

 

Fotografia 50 Fotografia da década de 1950

FONTE:COMMONS WIKIMEDIA. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tilva_rosh_in_50s.jpg. Acesso em mar 2012

 

Foto 1984  Fotografia da década de 1980

FONTE:COMMONS WIKIMEDIA. Disponível em: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Random_Shot_Mardi_Gras_1984.jpg. Acesso em mar 2012

 

 

Fotografia do ano de 2005

FONTE: PORTAL DO PROFESSOR DO MEC. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36581. Acesso em mar 2012

 

2012  Fotografia do ano de 2012

FONTE:COMMONS WIKIMEDIA. Disponível em: www.commons.wikimedia.org/wiki/File:Protesters_at_a_Rick_Santorum_campaign_event_Livonia_Michigan.JPG. Acesso em mar 2012

 

Sugestão de site para pesquisa de imagens: http://commons.wikimedia.org/

 

Sobre o Wikimedia Commons: Wikimedia Commons é um repositório de mídia criado e mantido por voluntários, em vez de profissionais pagos para tanto. Os ficheiros do Wikimedia Commons estão organizados em categorias e galerias com um sistema de busca que auxilia o visitante na nevegação interna.

 

 

Imediatamente após mostrar as imagens o professor apresenta um vídeo que contém uma seleção com cenas de vários filmes.

 

Roteiro de discussão

  • Quais os filmes que já assistiram?

  • Quais foram os mais interessantes para vocês?

  • Concordam com a listagem sugerida?

  • Que filme acrescentaria nesta lista?

 

Sugerimos o vídeo Os 50 melhores filmes de todos os tempos.

FONTE: YOUTUBE. Os 50 Melhores Filmes de Todos os Tempos. 

Duração: 10' 11”

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ox1F7RuCidg. Acesso em: mar 2012

 

Roteiro de discussão para depois do vídeo

  • O que os objetos de aprendizagem (fotografia e vídeo) tem em comum?

  • É possível apontarmos alguma semelhança entre fotografia e cinema?

  • Qual é a relação da fotografia e do cinema com o desenvolvimento tecnológico?

  • É possível descrever como da fotografia se originou o cinema?

  • Propor o debate sobre algumas afirmações:

    • A fotografia, em sua história, buscou o registro de um instante, de uma fração do tempo com o intuito de tornar nítida a realidade ali visível. ” (BUSMESTER)

    • É […] a tecnologia da informática a principal responsável pelo constante incremento do diálogo entre a imagem fixa e a imagem movimento.” (BUSMESTER)

 

Os alunos colocam suas impressões e após as participações o professor conversa com eles sobre as relações entre fotografia e cinema demonstrando que ambas são linguagens que atingem um amplo espectro de finalidades e aplicações, relacionam-se tanto com a técnica quanto com a estética, e criam diálogos entre si e com outras áreas do conhecimento. Para finalizar esse debate o professor pode retomar a questão inicial acrescentando a ela os elementos: fotografia e cinema.

  • Como se dá a relação entre arte e técnicas de reprodução?

  • Não é curioso que tenha sido a fotografia (estática) que resultou na invenção do cinema (movimento)?

 

Atividade 2

Depois desse debate o professor apresenta o documentário Breve História do Cinema que mostra a trajetória do cinema desde a câmara fixa nas experimentações fílmicas dos Irmãos Lumière, passando pelo início da sistematização da linguagem cinematográfica, bem como a introdução do som, modificando a arte do filme. O cinema sofreu inúmeras transformações em sua forma de narrativa e o avanço tecnológico foi determinante para seu nascimento e para sua evolução.

Roteiro para discussão

  • Qual é o papel de Charlie Chaplin no desenvolvimento do cinema?

  • Qual é a importância do Prêmio “Oscar” para o cinema?

  • Como a tecnologia interfere no desenvolvimento do cinema?

  • Além dos filmes citados que outros filmes destacam-se devido ao uso de tecnologia?

  • Quando assistimos um filme na TV ou no cinema, somos nós que o escolhemos ou somos direcionados por alguém ou uma emissora?

  • Como o cinema interfere nos costumes da sociedade e qual a relação dessa interferência com a técnica?

 

Título: Breve História do Cinema

Informações sobre o vídeo: Documentário criado para o projeto Cine Jovem de Olho d'água das flores em Alagoas. Roteirizado por Adriana Manolio e editado por Bruno Sussella Teixeira.

FONTE: YOUTUBE. A breve História do Cinema. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=6CXRdOmwvg0> Acesso em: mar 2012

Duração: 3' 52”

 

Depois dessa atividade é possível intensificar a reflexão sobre as relações entre cinema e reprodução técnica. De acordo com Benjamin, cinema e reprodutibilidade técnica são inseparáveis. Tanto em sua produção quanto em sua reprodução, a técnica está presente no cinema, e por isso mesmo o filme já nasce multiplicado em muitas cópias para tornar-se rentável, exibido em salas, cinemas, cidades, países numa escala mundial.

 

2 AULA

 

Atividade 1 – Da teoria à prática

As aulas práticas colocam os alunos frente a realidade como sujeitos ativos, e eles se posicionam com mais clareza diante dos fenômenos abordados. Entendemos que a exigência de tornar o aluno produtor do seu material de estudo, a saber a técnica e a arte, implica em valorizar a reflexão, a ação, a curiosidade, o espírito crítico, a incerteza, a provisoriedade e o questionamento, além de permitir a imersão do aluno no mundo da imagem que, conforme aponta Benjamim, é próprio da contemporaneidade. Nessa perspectiva os alunos, de posse de celulares com possibilidade de fazer fotografia e de máquinas fotográficas digitais, irão experienciar a prática de fazer um pequeno vídeoarte.

Para o início das atividades o professor organiza a turma em grupos (3 ou 4 membros) e informa aos alunos que o vídeo deverá ter duração de 20 a 30 segundos. Para a confecção do vídeo os alunos deverão definir um tema e fazer as fotos relacionadas ao tema escolhido. (Para um vídeo de 30 segundo são necessárias, pelo menos, 12 imagens)

Depois de fazer as fotos os alunos serão conduzidos ao laboratório de informática onde farão a edição do material utilizando o editor de vídeo Movie Maker ou Kino.

 

Sobre o movie maker: O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7). Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm 

Sugestão de tutoriais:

Tutorial Windows Movie Maker. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/WindowsMovieMaker/. Acesso em: abr 2012

Tutorial Criando Vídeo com Movie Maker. Disponível em: http://www.slideshare.net/btrautwein/tutorial-movie-maker-bsico. Acesso em abr 2012

Tutorial Movie Maker da Corisa. Duração: 8' 27". Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=UYt24cLRBLo Acesso em abr 2012

 

Sobre o kino: um editor de vídeo em código aberto. Com ele, é possível capturar e editar clips da sua câmera de vídeo, inserir títulos, inserir imagens, criar transições entre cenas, e gravar o resultado em uma variedade de formatos. Ele é fácil de aprender a usar. Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm 

Sugestão de tutoriais:

Kino - Tutorial Básico. Disponível em:  http://estudiolivre.org/tiki-index.php?page=kino&bl Aces so em abr 2012

Tutorial Kino. Disponível em: http://palomacosta.wikispaces.com/Tutorial+Kino. Acesso em abr 2012

 

Sobre o videoarte: Videoarte não precisa de roteiro, nem de narrativa, nem de passar nenhum sentido lógico. É a arte pela arte, e o vídeo é usado simplesmente como linguagem, ou seja, como plataforma para arte se manifestar, como seria a pintura, gravura, escultura, fotografia.

Sobre o “Stop motion":Stop Motion é uma técnica básica, que depende muito mais do olhar e da sensibilidade dos alunos do que do domínio de ferramentas, pois consiste , basicamente, no movimento com imagens paradas. Por definição, cinema também seria isso. A diferença aqui é que as imagens são captadas uma a uma, com câmera fotográfica, para formar os frames que seriam captados em sequência automaticamente se estivéssemos usando uma câmera de vídeo.

 

Depois da experiência de produzir seu próprio material audiovisual, os alunos compartilharão suas impressões comentando sobre:

  • Dificuldades;

  • Facilidades;

  • Desafios;

  • Relação entre pensar o vídeo(arte) e fazer o vídeo(técnica): Qual etapa apresentou maior dificuldade?

Obs.: Esse material, assim como os demais materiais audiovisuais produzidos pelos alunos, podem ocupar uma seção da biblioteca da escola destinada à produção de materiais dos alunos.

 

3 AULA

 

Atividade 1:

Passar no quadro esse fragmento:

"A propaganda política busca imbuir o povo, como um todo, com uma doutrina... A propaganda para o público em geral funciona a partir do ponto de vista de uma ideia, e o prepara para quando da vitória daquela opinião".

 

Discutindo o fragmento:

  • Quem concorda com ele?

  • O que o levou a concordar ou discordar?

  • A propaganda política tem essa função hoje em dia?

Depois do debate sobre o fragmento o professor poderá explicar que trata-se das palavras de Adolf Hitler escritas em 1926, em seu livro Mein Kampf , no qual defendia o uso de propaganda política para disseminar seu ideal de Nacional Socialismo.

FONTE: UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM. A Propaganda Política Nazista. Disponível em: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005202. Acesso em: mar 2012

 

Na sequência apresenta-se trechos do documentário produzido e dirigido pelo cineasta sueco Peter Cohen e narrado por Bruno Ganz, que trata do uso da arte e da estética pela Alemanha nazista.

Título: Arquitetura da Destruição (2-12)

Ficha técnica:  Arquitetura da Destruição. Suécia 1992 - 121 minutos. Direção: Peter Cohen.

Sinopse: Arquitetura da Destruição lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler não descuidava de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M00e0-BrHDM&feature=relmfu. Acesso em: mar 2012

Duração: 10' 01”

 

Depois de ver o filme o professor deve conversar com os alunos sobre:

  • a importância da arte na propaganda;

  • o papel fundamental da propaganda no desenvolvimento do nazismo em toda a Alemanha;

  • as ações empregadas por Hitler, pois com elas, ele se apropria da arte e a transforma em propaganda (através dos grandes espetáculos de massa, como jogos, paradas militares, danças, ginástica, discursos políticos e música, etc).

 

Atividade 2 – Produzindo conhecimento

Os alunos deverão produzir um texto argumentativo de 20 a 30 linhas, mostrando a relação apresentada no documentário entre arte, propaganda e política, destacando a função do filme sobre os ”loucos” apresentado em todos o cinemas da Alemanha, que aparece no documentário.

 

4 AULA

Conforme afirmado anteriormente o cinema e a fotografia se relacionam com outras áreas do conhecimento e, entre essas áreas está a política. Depois da Segunda Guerra Mundial a arte e a técnica passaram a ser percebidas como possibilidades políticas, e passaram a ser utilizadas com intencionalidades diversas. O filme A Grande Ilusão mostra a indissociável parceria entre política e arte.

Título: A Grande Ilusão

Sinopse: Atingido pelos efeitos da Depressão, há muitos pobres no estado da Louisiana. Neste contexto surge o populista e demagogo Willie Stark, que diz ser um caipira por ter descoberto que, falando assim, era ouvido pelo povo. Ele é estimulado por um partido de oposição, que busca os votos dos indecisos, a disputar o cargo de governador, sendo convencido pelo manipulador Tiny Duffy e também por um jovem jornalista, Jack Burden. A retórica de Willie cresce e ele não para de fazer promessas de forma eloquente, o que faz com que seja eleito governador com a maior margem registrada no estado. Mas o suposto idealismo de Willie com o tempo dá lugar a um questionável modo de agir. Um processo de impeachment contra ele tem andamento e o conhecido juiz Samuel Irwin diz a um jornal que há base legal para isto. Willie então incumbe Burden de achar algo "podre" no passado do Irwin, para fazê-lo mudar de posição. (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-56780/)

 

Durante a exisbição do vídeo os alunos deverão observar a presença constante do 'flash' e avaliar se isso implica na presença constante da mídia.

  • É possível se fazer política hoje sem a mídia e a propaganda?

 

Passar o trailler do filme A Grande Ilusão para os alunos.

 FONTE: YOYTUBE. A Grande Ilusão - Trailer .

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ujS7TOWF24s> Acesso em: mar 2012

Duração: 2' 30”

 

Depois do trailler o professor deve discorrer sobre a utilização da propaganda pelos marqueteiros dos políticos, focando no fato de que a propaganda se tornou um instrumento fundamental nas ações políticas desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Atividade 1 – Pesquisando, sistematizando e debatendo

Materiais: tesouras, jornais e revistas relativamente atuais.

Passo a passo

Os alunos organizados em grupos (3 a 4 integrantes, dependendo da dinâmica da turma) pesquisarão em jornais e revistas um fato político recente, que tenha repercutido nas diversas mídias. Depois de selecionado o material - fotografias e notícias - os alunos procederão a seguinte análise:

  • Quais e quantas mídias impressas reproduziram o fato;

  • Quais as diferentes versões sobre o fato;

  • Análise das imagens que acompanham o fato: elas falam por si só (informativas); elas impõe conceitos (explicativas); elas comprovam alguma informação (comprovadoras) ou são meramente ilustrativas. (Para o desenvolvimento dessa etapa é importante considerar tanto o sentido denotativo quanto o conotativo presentes na imagem. A denotação refere-se àquilo que é visível na imagem, já a conotação refere-se às diversas interpretações que a imagem possibilita. Para esta atividade o aluno fará necessariamente uso de estratégias cognitivas, culturais e afetivas. )

Depois de feita internamente essa análise os grupos socializarão os resultados com a turma e o professor poderá colaborar com a exposição de cada grupo fazendo observações que contribuam na percepção sobre o papel da mídia e sua relação com a política e com os acontecimentos políticos.

 

Essas atividades conduzem à percepção e ao entendimento de que o trajeto do desenvolvimento das técnicas de reprodução está intimamente ligado ao cotidiano de cada indivíduo. Pensar sobre essas relações é um importante recurso que conduz ao pensamento crítico e promove a autonomia. O autor base para essas reflexões e relações é Walter Benjamin que escreveu sobre as técnicas de reprodução e reconheceu nelas a possibilidade de democratização da informação e da cultura, mas não perdeu de vista a possibilidade de massificação cultural. Nesse contexto da reprodutibilidade técnica uma latente preocupação benjaminiana que se manifestou no texto Teorias do Fascismo Alemão foi a apropriação da técnica pela política que conduze à uma situação de extensa manipulação.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fotógrafo captura imagens da geleira Columbia Imagem
Recursos Complementares

Artigos para o professor ler

 

Vídeos

 

Sugestão de aula

Avaliação

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor no intuito de verificar se o aluno conseguiu identificar as relações entre arte e política, bem como compreender a relação entre técnica, arte e política.

 

A avaliação pode se dar a partir de alguns critérios previamente estabelecidos pelo professor:

 

Durante as aulas, para melhor envolvimento com o tema proposto, perceba se houve:

  • participação durante as discussões e atividades;

  • comprometimento com o grupo;

  • argumentação durante o debate; respeito a opinião dos colegas;

  • empenho para problematizar os temas.

 

A partir dessas observações é possível verificar se o aluno percebe a importância do tema em discussão e está conseguindo acompanhar as atividades propostas, caso contrário, faça uma reflexão sobre a sua ação docente.

 

De acordo com a proposta desta aula, avalie se nas atividades realizadas pelos estudantes, se eles:

- Identificam a relação entre arte e política;

- compreendem as consequências das relações entre técnica, arte e política.

 

Instrumentos de avaliação:

  • Análise das imagens e do vídeo apresentados na Atividade 1.

  • Debate sobre o vídeo apresentado na Atividade 2.

  • Produção de material audiovisual – Atividade 3.

  • Debate – Atividade 4.

  • Produção de texto – Atividade 5

  • Pesquisa e produção de audiovisual – Atividade 6

 

Referências Bibliográficas
 

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In Os Pensadores. Traduções de José Lino Grünnewald (et. al.). São Paulo: Abril Cultural, 1983.

_____, Walter. Teorias do fascismo alemão in: Documentos de cultura, documentos de barbárie. Trad.: Christl Brink, Ilka Roth, Irene Aron e outros. São Paulo: Cultrix, 1986.

_____. Obras escolhidas I - Magia e Técnica. Arte e Política. Edit. Brasiliense.

COHN, Gabriel (org.). Comunicação e Indústria cultural. Edit. Companhia editora nacional.

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