Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carta do Leitor: interação pela linguagem.

 

22/06/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer o gênero carta do leitor como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade;

- Desenvolver o pensamento crítico e participar ativamente das diferentes questões presentes na sociedade;

- Compreender os diferentes contextos nos meios de comunicação (veículos)  e interlocutores.

- Utilizar devidamente os elementos linguísticos e gramaticais nas produções dos textos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento básico sobre argumentatividade.

Estratégias e recursos da aula

Professor, as revistas e jornais são meios de comunicação que devem estar presentes nas escolas podendo ser utilizados como ferramenta pedagógica. São veículos compostos por uma diversidade de gêneros discursivos da esfera jornalística e midiática, como: reportagens, notícias, charges, infográficos, cartas do leitor, cartas ao leitor, editorial, entrevistas, entre outros.

Esta aula enfoca o gênero discursivo carta do leitor. “É um gênero de domínio público, de caráter aberto, com o objetivo de divulgar seu conteúdo, possibilitando, assim, ao público a sua leitura (BEZERRA, 2007).”, e justifica-se por demonstrar que o trabalho com este gênero não é apenas escolarizado, pois traz a leitura do mundo para dentro da escola. O trabalho com a carta do leitor deve suscitar nos alunos o interesse pela leitura, escrita e o debate de diversos assuntos que circulam nos meios de comunicação. Dessa forma, tornando-os leitores críticos e experientes diante dos diversos textos que leem.

Peça aos alunos que pesquisem, selecionem e tragam diferentes jornais e revistas para sala de aula. Caso haja necessidade, você também deverá trazer algumas reportagens, notícias e cartas do leitor.

A partir dos materiais trazidos, faça uma breve apresentação sobre o gênero "Carta do leitor" e peça que os alunos pesquisem onde estão as cartas do leitor nos jornais ou revistas. Comente que elas estão ligadas a acontecimentos sociais da época. O conteúdo da carta do leitor, na maioria das vezes, é a reação a uma reportagem ou notícia publicada anteriormente. Apresenta opiniões, elogios, agradecimentos, sugestões, reclamações, denúncias sociais de seu bairro ou cidade, entre outros. Sua estrutura deve estar de acordo com o gênero e a linguagem adequada ao interlocutor. Tem uma intencionalidade persuasiva, adaptada ao leitor e ao suporte.

Como abordagem inicial é possível também trabalhar com outros suportes da internet como sites dos jornais, revistas, blogs, programas de televisão etc. Após discutirem um pouco sobre a carta do leitor e o espaço dela, deverão abordar as diversas temáticas presentes, seus interlocutores, a linguagem utilizada, entre outros aspectos que possam ser abordados a partir deste gênero. Após esta abordagem inicial, poderá propor a primeira atividade.

atividade1

Professor, apresente à turma a notícia abaixo retirada da revista Carta Capital, da seção Carta na Escola. O assunto abordado é atemporal e não exige maiores conhecimentos para que se promova a discussão ora pretendida. Além disso, trata-se de um tema relativo ao cotidiano dos alunos do ensino médio, o qual poderá suscitar uma maior participação na discussão, o que se pretende para o desenvolvimento do pensamento crítico.

noticia2

Acesse a notícia pelo link: http://goo.gl/5vmUo

 

Organize a turma em duplas de alunos para que leiam a notícia e respondam as questões abaixo. Cada dupla deve apresentar suas conclusões ao restante da turma.

1)    O texto acima relata a determinação judicial que foi instituída em algumas cidades do noroeste paulista. O que tal determinação obriga?

2)    Quem são as pessoas mais afetadas com tal decisão judicial? Comente.

3)    De acordo com a notícia, qual é a justificativa para essa determinação?

4)    No ultimo parágrafo, o que o autor quis dizer ao afirmar “fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).”? Explique com base nas informações do texto. (Professor, ao promover a discussão comente que o “toque de recolher” é uma medida que contraria ao direito de “ir e vir”, garantida pela Constituição Federal de 1988, presente no inciso XV do artigo 5: “e livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens").

Professor, para discutir as opiniões dos alunos sobre a notícia, peça que respondam:

5)  Comente a contrariedade entre a proibição nela apresentada e o seguinte trecho: “Com 16 anos podemos votar e somos pela lei cidadãos, mas não podemos andar pelas ruas depois das 11 horas (da noite)....”

6) O que acharam da notícia?

7) Vocês concordam?

8) Como vocês reagiriam diante deste fato?

9) De que forma e a quem manifestariam sua opinião?

Após a discussão das duplas e em seguida com toda a turma sobre as questões acima, o professor poderá aprofundar os conceitos em relação à carta do leitor, identificando que a finalidade da carta do leitor é interagir com o outro. E que algumas práticas de escrita como esta permitem expor ideias, sugestões e opiniões sobre assuntos que nos interessam. E a carta do leitor pode ser utilizada como meio de diálogo entre leitores, mídias e a sociedade.

laboratorioSugerimos que esta atividade aconteça no laboratório de informática, com os alunos organizados em grupos. Além da internet, o professor poderá prever outros materiais como revistas e jornais para serem levados ao laboratório e distribuídos aos grupos. A ideia é que os alunos pesquisem os diferentes suportes e observem sua forma de interação por meio deste gênero, focando os diversos meios de comunicação, os locutores, os interlocutores, a linguagem utilizada, entre outros aspectos.

 

atividade2

Professor, nosso objetivo será conhecer e explorar os diferentes suportes ou veículos. Relembre com os alunos que as cartas do leitor circulam em revistas, jornais, blogs, entre outros. E que os jornais e revistas têm um espaço exclusivo para o leitor. A seção onde são publicadas as cartas dos leitores, em alguns casos, recebe diferentes nomes como: Painel do leitor, Carta do leitor, Carta à redação, Pontos de vista, Opinião, Cartas, Recadinhos, entre outros. (Neste momento é hora de buscar nas revistas, jornais, blogs etc trazidos, o suporte comentando o local onde as cartas são publicadas).

Dependendo do suporte, os conteúdos das cartas trazem agradecimentos, reclamações, queixas, solicitações, críticas ou repúdios. Alguns utilizam as cartas até para denúncias sociais: como exemplo uma situação bastante comum são os leitores denunciando serviços mal prestados no bairro. É por meio dessas cartas que o leitor interage socialmente, reagindo positiva ou negativamente, aos diversos assuntos que circulam nos meios de comunicação ou em contextos jornalísticos.

A partir destas colocações promova uma discussão com a turma sobre o local onde poderiam enviar suas reclamações caso quisessem enviar suas opiniões sobre a notícia acima ou até mesmo para reivindicar ou defender seus direitos em relação a outros assuntos.

Comente que hoje em dia a televisão também nos dá essa possibilidade de interação e temos vários programas como o CQC da rede Band, Fantástico da Rede Globo, Reality Shows, programas de rádio etc, que possibilitam uma ligação entre os telespectadores por meio de mensagem de celular, blog, twitter, facebook, telefone etc.

 Para fechar apresente o quadro abaixo:

O que é o suporte ou veículo de um gênero?
É o meio utilizado para a circulação social do gênero. Vale a pena destacar que, antigamente, tanto as paredes internas das cavernas, a tabuleta, o pergaminho, quanto o papel eram considerados suportes. Atualmente, temos como suporte os jornais, as revistas, os outdoors, a internet, programas de TV, entre outros. Os diversos suportes são importantíssimos para a circulação dos diferentes gêneros discursivos na sociedade. E também considerados na credibilidade no que lemos ou ouvimos.

Professor, para esta atividade peça que as duplas selecionem um suporte e o espaço que tenha a carta do leitor, pode ser nos suportes impressos ou pela internet. Selecionado o suporte, os alunos deverão apresentar as seguintes questões:

1)    Como é o espaço da carta do leitor neste suporte? Ela tem um espaço ou momento específico? Como se chamam?

2)    Como as cartas do leitor são publicadas neste veículo?

3)    Existem critérios para essa publicação? Quais seriam? Cite alguns que você tenha identificado.

4)    Com base nas cartas deste espaço, como os textos se apresentam? São textos curtos?

5)    No suporte é possível perceber indicações para a forma de envio? Como é a forma de envio?

6)    Com base nas cartas encontradas, conseguem perceber se passam por modificações como serem resumidas ou parafraseadas, ou são publicadas na íntegra?

            Professor, o resultado desta pesquisa deverá ser sistematizado e socializado com o restante da turma. Os alunos poderão produzir uma apresentação em slides para mostrarem as reflexões sobre os suportes e as cartas do leitor pesquisadas, inclusive, ilustrando os dados da pesquisa.

atividade3

Professor, nesta atividade vamos utilizar uma carta do leitor para que os alunos entendam a forma composicional das cartas.

Vamos analisar uma carta do leitor:

Reciclagem de Lixo

Veja surpreende a cada semana. Magnifica, informativa e principalmente educativa a reportagem “Comece a reciclar” (Guia, 5 de setembro). Reportagens assim reciclam também a mentalidade dos cidadãos brasileiros. Infelizmente, a maioria desconhece o compromisso que cada um de nos tem de zelar pelo nosso planeta.

A. L. C. Uberlândia, MG

Revista Veja - Edição 2025 – ano 40 – n. 36 (12 de setembro de 2007) - Carta do Leitor: Reciclagem de Lixo.

A partir da carta acima o professor poderá realizar as seguintes observações e questionamentos:

1. Qual é a opinião do autor da carta do leitor acima referente à reportagem “Comece a reciclar”?

2. A quem seria direcionada essa carta?

3. Qual a finalidade dessa carta?

4. A primeira expressão, que aparece na carta anterior, é a palavra "Veja". Normalmente, esse vocábulo constitui-se o imperativo do verbo ver, na 2.a pessoa o singular, se admitirmos, pelo uso, a classificação de você como segunda pessoa, e não como pronome de tratamento (embora proveniente da terceira), dirigindo-se ao interlocutor. Nesse sentido, com o verbo no imperativo, a palavra "Veja" foi tomada para chamar a atenção de alguém (no caso, o leitor) sobre algo (a importância do conteúdo veiculado na revista). No processo, a palavra, como aqui exposto, acabou sendo empregada em outro sentido e em outra classe de palavras. Qual é o significado dessa palavra?

5. No início da carta o autor emprega vários adjetivos, como “magnífica, informativa, educativa”... Qual seria a função desses adjetivos no texto? A quem se destinam?

 

Professor, após os alunos apresentarem as questões, comente com os alunos que quem define como será escrita a carta do leitor é o veículo onde está publicada, a reportagem a que se refere e o suposto interlocutor. Nesta carta cima, a forma composicional é elaborada, utilizando-se de adjetivos para fortalecer sua opinião e convencer do seu propósito.

Vamos assistir ao vídeo abaixo com o intuito de conhecer mais um pouco sobre este gênero.

Disponível em:<http://youtu.be/Ktfay9k5tJk> Acesso em: 12/04/2012

Noticia - Video

Título: Carta do Leitor

Breve descrição: O vídeo apresenta um breve resumo sobre o que é a carta do leitor.

Fonte/autor: Youtube - Disponível em: http://youtu.be/Ktfay9k5tJk

Após assistir o vídeo, quais informações sobre a carta do leitor puderam aprender? Identifique algumas observações possíveis a partir deste vídeo.

 

 

aprofundando_conhecimentos

Agora que já vimos o vídeo sobre o gênero carta do leitor,  vamos conhecer um pouco mais sobre a construção de uma carta argumentativa. Assista ao vídeo "Qual é a sua opinião?".

1) Há diferença entre a carta e a carta do leitor?

2) Quais estratégias linguísticas puderam perceber e poderão utilizar para escrever uma carta do leitor?

 

 

 

atividade4

Professor, agora é momento das duplas escreverem uma carta do leitor:

O desafio agora é utilizar um jornal ou revista, pode ser impresso ou pela internet, para selecionar uma reportagem, notícia, artigo de opinião ou outro texto publicado, podem optar também por revistas ou jornais locais. Escolham o assunto de interesse para discutirem e elaborarem uma carta do leitor. Após produzirem a carta do leitor, enviem ao suporte escolhido. Depois é só continuar acessando para ver se ela foi publicada. De qualquer forma o editor do jornal irá ler e ficará sabendo de sua opinião. Leiam, interajam e sejam cidadãos críticos.

importante

Lembrem-se, a carta do leitor deve ser um texto curto e conciso, a linguagem deve estar adequada ao interlocutor, deve conter seu posicionamento diante da situação. Considerem as informações lidas no veiculo escolhido, como a estrutura pedida e o endereço de envio. Não se esqueçam de observar os critérios para sua produção. Após o término, enviem as cartas escritas ao meio de comunicação escolhido. Lembrem-se de que sua carta pode ser publicada e, caso escolhida, ainda poderá ser editada ou recortada pela redação.

Professor, explique aos alunos que eles também poderão escrever sua opinião utilizando o Twitter! Ele é um meio de interação que permite o envio e recebimento de opiniões. Por meio do Twitter é possível escolher uma reportagem ou notícia específica, discutir o assunto com a turma e utilizá-lo para que os alunos enviem suas opiniões por meio de #hashtags.

twitter

É uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. Atualmente é muito utilizado para expor ideias, opiniões e se manifestar diante dos diferentes fatos.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Qual a sua opinião? Episódio IX - Capítulo III - A carta Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de aulas a serem utilizadas:

Professor, acessando a aula abaixo terá informações sobre o diálogo entre os gêneros discursivos: artigo de opinião e carta do leitor.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23524

Professor, o próximo vídeo trará informações sobre o uso de recursos linguísticos como o adjunto adverbial de causa e o plural das palavras no diminutivo, que poderão te auxiliar nesta aula.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8714

Professor, a sugestão de aula abaixo possibilitará conhecer uma experiência de criação de jornal em sala de aula. Pode ser utilizado posteriormente para continuar esta aula.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6640

 

Referências:

ANDRADE, Maria Lúcia da Cunha V. De Oliveira. Cartas do Leitor: A interatividade na correspondência publicada em jornais. USP. Revista Anpoll, Vol. 1, nº 25 (2008).

BEZERRA, Maria Auxiliadora. In: Por que cartas do leitor na sala de aula? DIONISIO, Angela Paiva. Machado, Anna Rachel e Bezerra, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. 5ª edição. RJ: Lucerna, 2007.

PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: Concepções de linguagem e ensino de língua portuguesa (Formação de professores - EAD 18). V. 1. Ed. 1. PR: Maringá: EDUEM, 2005. P. 27-75.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. (org.) O jornal na vida do professor e no trabalho docente. In: Cortella, Mario Sérgio. O professor e a Leitura do Jornal. SP: Global Editora, 2007.

Revista Carta Capital – Phydia de Atayde - ed. 543. Disponível em:<HTTP:///www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=6&i=3962> Acesso em 12 de ago 2009.

Revista Veja - Edição 2025 – ano 40 – nº 36 (12 de setembro de 2007) - Carta do Leitor: Reciclagem de Lixo.

Wikipédia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter>. Acesso em 17/04/2012.

Avaliação

A avaliação deve estar centrada no processo da escrita e no entendimento dos textos. Nas leituras e discussões dos textos, deve-se observar a leitura dos explícitos e implícitos, o reconhecimento do gênero, bem como o entendimento dos elementos que o compõem.

Na escrita, avaliar o processo de reescrita, atendimento às especificidades do gênero, bem como a adaptação da linguagem ao interlocutor, a construção de argumentos, informações contidas na produção das cartas, entre outros aspectos pertinentes.

Com isso espera-se que o aluno seja capaz de expressar sua opinião com diversas finalidades e compreenda a dimensão dos diferentes veículos, tornando-se crítico e ativo nos diversos contextos da sociedade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • JUDITH APDA DE SOUZA BEDE, BRANCA DA MOTA FERNANDES C E E F M PR , Paraná - disse:
    judithbede@seed.pr.gov.br

    20/05/2013

    Cinco estrelas

    Aula muito bem preparada e com várias possibilidades de trabalho. Meus parabéns!


  • Elizete Santos Cerceau, Prefeitura de Nova Lima , Minas Gerais - disse:
    elizetesantosc@hotmail.com

    01/02/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Estou como professor leitor. Caso tenha outras atividades me envie. Obrigada!


  • Eunice Mota Spala, E.M.Profª Maria Eulália Nobre Borges , São Paulo - disse:
    em.spala@uol.com.br

    20/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito de ter acessado este site. Estamos fazendo um trabalho escolar sobre este tema. vou aproveitar para elaborar mais itens ao nosso trabalho. Parabéns pela ajuda. E.M.S de Itaquaquecetuba. Profª Titular no Ensino Fundamental I Setembro de 2012


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.