Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Um hábito saudável: comer frutas e frutos – Metodologia Científica - UCA

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância das frutas para os seres humanos;
  • Observar e comparar polpas e sementes de diferentes frutas;
  • Ampliar os conceitos de fruto, fruta e semente;
  • Descobrir e valorizar frutas da região onde mora;
  • Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;
  • Analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;
  • Aprender a organizar, interpretar, criticar e dar sentido à informação;
  • Interagir com os pares;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 840 minutos – 14 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno esteja no nível silábico alfabético da escrita e tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, pois serão propostas situações as quais terá necessidade de interpretá-las. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e ou dos programas KolourPaint,  Mozilla Firefox  e KWord do laptop Classmate do Projeto UCA.  

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, um Projeto de Iniciação Científica pode ser planejado e organizado de diferentes formas. O objeto de Investigação Científica deve, antes de tudo, ser atraente e desafiador, precisa ser planejado a partir de um rico processo de negociação coletiva, envolvendo professores e alunos. Não importa quem propõe o tema a ser pesquisado, se o/s aluno/s ou o professor, o que se deve considerar é que a questão central precisará viabilizar um processo que transforme esse tema em problema/s coletivo/s. Quando trabalhamos com Projetos há uma possibilidade de estabelecermos relações com outras áreas do conhecimento. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como utilizar a interdisciplinaridade http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=640 e   http://educador.brasilescola.com/orientacoes/ . Na prática da sala de aula, competirá a você adequar cada passo ao nível do ano e da turma, devendo suprimir o que ainda não é possível executar. Não há uma fórmula ou um modelo pronto de como desenvolver Pesquisa Científica em sala de aula, mas sim, uma postura coerente na forma de compreender e vivenciar a experiência escolar. Por fim, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental o professor deve orientar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação. O aluno precisa perceber a importância deste tipo de trabalho e a sua utilidade na construção do seu conhecimento. Assim, em qualquer Projeto, após a escolha do tema, três momentos são indispensáveis:

Problematização: é o ponto de partida, o momento detonador do Projeto. Nesta etapa os alunos expressam suas ideias, crenças e conhecimentos sobre o/s problema/s em questão e expõem suas hipóteses. (Professor, sua intervenção precisa partir dessas hipóteses para organizar a Pesquisa.).

Desenvolvimento: é o momento em que se criam as estratégias para buscar soluções às questões e hipóteses levantadas na problematização. Nesse processo, os alunos enfrentam novas situações que os fazem refletir, comparar pontos de vistas, rever hipóteses, acrescentar novos questionamentos.

Síntese: feita individualmente ou em pequenos grupos, é o momento em que os alunos confirmam ou refutam suas hipóteses iniciais. Os novos conhecimentos passam a fazer parte dos esquemas de seus conhecimentos prévios dando origem a outras situações de aprendizagem.

Professor, os momentos citados acima, não são etapas lineares e estanques. Eles fazem parte de um processo, o qual leva em consideração sua experiência e a de seus alunos. As etapas descritas têm as seguintes ações:

  • Definir um tema. (Deve ser do interesse dos pesquisadores e pode surgir até mesmo da observação do cotidiano);
  • Justificar a escolha do tema. (Motivos pelos quais se pretende realizar a Pesquisa);
  • Definir os objetivos;
  • Formular a problematização;
  • Fazer levantamento das hipóteses. (Ter clareza do que os alunos pensam conhecer sobre o assunto os quais serão testadas por meio de análise da evidência dos dados coletados.);
  • Definir fontes de Pesquisas. (Recursos que irão utilizar para pesquisar informações sobre o tema.);
  • Elaborar um cronograma para realização das atividades e conclusão da Pesquisa;
  • Prever atividades a serem realizadas em grupo e individualmente;
  • Selecionar componentes curriculares que poderão ser contemplados com a Pesquisa;
  • Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados;
  • Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da Pesquisa;
  •  Fazer considerações finais;
  • Registrar as referências bibliográficas. (Desde os anos iniciais do ensino fundamental você deve orientar os alunos quanto a forma correta de fazer citação e referência, segundo a ABNT. A complexidade depende do nível de seus alunos. É preciso distinguir bibliografia de referência. A primeira diz respeito ao conjunto de material bibliográfico consultado ao longo da Pesquisa, enquanto que  a segunda é a lista das obras efetivamente utilizadas e citadas no texto.);
  • Divulgar os resultados/culminância do Projeto. 

 

Para o registro das atividades desenvolvidas ao longo do Projeto você poderá sugerir que os alunos utilizem um caderno específico para anotar todas as informações obtidas. Ou poderá pedir que eles providenciem uma pasta catálogo, onde será guardada cada folha do Projeto. Tanto o caderno quanto a pasta serão importantes para que os alunos possam acompanhar as diferentes etapas do trabalho.

Em ambos os casos, solicite que os alunos construam uma capa que contenha seus dados pessoais, os da escola e insiram o título escolhido. Os alunos poderão fazer um desenho inicial do que já conhecem sobre alimentação saudável, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint. Para finalizar este momento permita que os alunos apresentem suas produções aos demais colegas.

Elabore e registre acordos firmados com os alunos para a elaboração do Projeto, ou seja, dialogue com eles sobre o que será preciso garantir para que o trabalho a ser realizado seja produtivo. Depois de definidas as ações registre as falas dos alunos, para retomá-las sempre que necessário.

Professor, a quantidade de aulas destinadas a cada etapa deste planejamento deverá contemplar os conhecimentos prévios de seus alunos. Destacamos ainda que o título de nossa aula: Um hábito saudável: comer frutas e frutos é um subprojeto do Projeto Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade.

Importante: só inicie a pesquisa quando os alunos estiverem cientes do que é uma pesquisa científica e sobre as partes que a compõem.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Alvo de letras Motivando os alunos...

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabe sobre um Projeto de Iniciação Científica. Como é uma atividade para sondagem não há necessidade de exigir respostas corretas, o mais importante é que os alunos consigam expressar suas ideias, assim, estimule a participação de todos. Você poderá inserir algumas indagações:

  • O que é um Projeto?
  • O que é Pesquisa Científica?
  • Qualquer pessoa pode fazer uma Pesquisa Científica?
  • Como se faz uma Pesquisa Científica?
  • Quais são as etapas da Pesquisa Científica?
  • O que podemos pesquisar em uma Pesquisa Científica?
  • Quanto tempo demoramos para fazer uma Pesquisa Científica?
  • Por que devemos fazer uma Pesquisa Científica?

Ouça as respostas e faça novos questionamentos. Ao final do diálogo, mesmo que sejam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é necessário que eles se conscientizem que a Pesquisa Científica é importante porque nos faz refletir para que possamos construir novos conhecimentos e por meio dela modificar nossas ações. Se possível, aproveite a oportunidade e apresente alguma Pesquisa que você ou outro professor já tenha desenvolvido com os alunos.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃODefinindo o tema de Pesquisa

Fonte da imagem: http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. (Acesso 03/04/2012)

Professor, apesar das frutas serem importantes, nem sempre elas fazem parte da alimentação diária dos alunos. Estimule a curiosidade e o desejo, dos alunos, em realizar um Projeto sobre as frutas que comemos. Para isso, você poderá fazer uma avaliação inicial dos hábitos alimentares deles, apresente imagens de vários alimentos e peça que a turma aponte aqueles que costumam consumir diariamente e que são alimentos saudáveis para o consumo diário, ou seja, se podem comer diariamente. Veja nossas sugestões:

             UTILIDADEDOSVEGETAIS                      UTILIDADEDOSVEGETAIS                       UTILIDADEDOSVEGETAIS

              HABITOSSAUDAVEL                  HABITOSSAUDAVEL                  UTILIDADEDOSVEGETAIS

Fonte: Acervo da autora

Observe se os alunos apontam como alimentação saudável as frutas. Em seguida, pergunte:

  • Na sua casa costuma-se comer frutas? Quais?
  • Que fruta vocês mais gostam?
  • Se alguém não come frutas, conte para nós qual é o motivo.
  • De que maneira você consome as frutas: cruas; na forma de sucos, de doces, de geleias; em bolos; pães?
  • Com que frequência você come frutas: todos os dias, uma vez por semana...?
  • Por que é importante comermos frutas?
  • Quem sabe quais são as frutas da região onde moramos? Aliás, em que região moramos? Ela fica em que Estado? Qual é mesmo o país que moramos?

Ouça as respostas e vá acrescentando outras perguntas que contemplem os argumentos apresentados pela turma. Logo após, incentive os alunos a pensarem sobre a importância de um estudo mais aprofundado (Projeto de Pesquisa) sobre frutas e frutos na alimentação. Esta definição poderá ser feita durante alguns dias, porém, diariamente retome a questão. Quando os alunos estiverem seguros sobre o que você propôs, defina com eles, um título para o Projeto  a ser trabalhado. Por isso, mobilize a turma a propor algumas sugestões de Títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo. Em seguida, registre este momento no caderno de Projeto. Você poderá orientar os alunos, que façam esse registro utilizando o tablet e ou o laptop Classmate, uma vez concluído imprima-o para os alunos colarem no caderno. Faça um relatório coletivo contendo os passos seguidos até a definição do título. Para finalizar o texto peça que os alunos escrevam suas opiniões sobre esta escolha.

Após a aceitação das propostas, faça levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, pedindo que registrem o que já sabem sobre o tema. Isto deverá ser feito no caderno de Projeto. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não realizam a escrita convencional, tanto você como os alunos que já escrevem com autonomia poderão atuar como escribas, fazendo o registro das ideias.  Ao final da escrita, recolha os cadernos e faça, em momento apropriado, podendo ser após o término da aula, uma análise do que os alunos já sabem para que possam definir a problemática da Pesquisa. Digite estas informações, exclua os dados que poderão estar repetidos. Faça uma cópia e leve para sala de aula para socializá-las.(Caso não seja possível digitalizá-las faça um painel contendo todas estas informações.).

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Definidos a temática e o título do Projeto é o momento da turma fazer a Justificativa para o estudo. Nesta etapa, os alunos deverão expor os motivos pelos quais optaram pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  Produza um texto coletivo desta atividade e o registre na lousa, os alunos vão expondo as ideias e você vai complementando-as. Ao final, faça a revisão e solicite aos alunos que copiem o texto no caderno de Projeto. Solicite que os alunos façam uma ilustração.

Observação: Como já deve ter observado, toda cópia poderá ser feita manualmente ou através dos recursos tecnológicos existentes como o tablet e  o laptop Classmate. Uma vez concluída e revisada, deve ser impressa e colada no caderno, a fim de que cada aluno tenha o registro completo de todas as atividades desenvolvidas durante o Projeto de Pesquisa.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Espera-se que neste momento os alunos já sejam capazes de determinar o que pretendem alcançar com a Pesquisa. Isto é, já consigam dizer os Objetivos, ou seja, a intenção, a meta da Pesquisa. Então,organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre as frutas e frutos na alimentação. É importante explicar para os alunos o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano deles. Depois, inicie o processo de construção coletiva dos objetivos com a turma. Registre na lousa, os objetivos apresentados, no final faça uma leitura de todos eles e solicite que alunos copiem no caderno do Projeto. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Reconhecer a importância das frutas para os seres humanos;
  • Observar e comparar polpas e sementes de diferentes frutas;
  • Ampliar os conceitos de fruto, fruta e semente;
  • Descobrir e valorizar frutas da região onde mora.

Após a elaboração dos objetivos, peça que os alunos reflitam sobre o que querem pesquisar. Explique para a turma que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas e de dúvidas, a serem investigadas e que as mesmas deverão ser desconhecidas. Dê um tempo para que eles possam definir a Problemática. Inclua na rotina de sala de aula itens que possam ajudar os alunos a pensarem sobre as questões. Você poderá possibilitar que eles busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, procure incitá-los a fazer uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade, que eles possuam sobre o tema. Faça suas opções conforme o nível e entendimento dos alunos quanto à temática proposta. É importante que você elabore atividades que contemplem sua/s escolha/s. Você poderá levar para sala de aula filmes, músicas, vídeos, obras literárias, imagens ou jogos que versem sobre o assunto, por exemplo: 

Jogos:

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/jogo_frutas.html. Jogo das frutas. 

http://www.ojogos.com.br/jogo/Jogo-da-Memoria-Frutas.html. Jogo da memória. 

http://guida.querido.net/jogos/forca/frutos.htm. Jogo da forca- tema frutas. (Acessados em 04/04/2012)

Obra literária:

BELINKY, Tatiana. Saladinha de queixas. São Paulo: Moderna, 2002.

____________. Que horta. São Paulo: Paulus, 1995.

Músicas:

http://www.youtube.com/watch?v=6I1Ikfk149Y. Fruta é Bom Demais. (Música- turma da MONICA) (Acesso 04/04/2012)

http://www.youtube.com/watch?v=twXQTicNDPU  ou  http://www.youtube.com/watch?v=AxjgbKYpeTo. Frutas e Companhia - Abacaxito e Bananito. (Acesso 04/04/2012).                                                                                                 

Vídeos: 

http://www.youtube.com/watch?v=YUjbcULbrdQ&feature=related. O poder da fruta.  (Programa Viver Bem Sábado às 12h15 da tarde TV Ponta Negra - SBT/Natal).

http://www.youtube.com/watch?v=2w2dXskphNI. Importância das frutas no organismo. – iPED  (Cada fruto traz em si benefícios específicos que ajudam e auxiliam o desenvolvimento dos nossos órgãos.).

http://www.youtube.com/watch?v=U_T0UAlD9bc&feature=related . Como comer frutas de modo correto? (Comer frutas faz bem a saúde. Aprenda a maneira correta de saborear frutas em seu dia a dia.).

http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_angiospermas_fruto.htm.  Os seres vivos- reino das plantas - o fruto e a semente. 

http://www.youtube.com/watch?v=mTz9UNtRynU O segredo dos pomares sem agrotóxicos. Globo Repórter. (Casal planta frutas mais saudáveis, cultivadas sem o uso de qualquer tipo de veneno. Contra pragas e insetos, eles usam flores. As frutas podem ser colhidas do pé e ingeridas e viram também geleias.). 

http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=fvwp&v=vO1wcK9q-2k. Salada de fruta (as frutas se apresentam e falam juntas: somos salada de frutas; somos saúde e energia quando estão juntas; vitaminas e sais minerais. – Música). 

http://www.youtube.com/watch?v=NE1L5EZByBE&feature=related. A revolução das frutas- parte 1. (Um grupo de frutas cansado da vida sofrida e pacata que leva resolveu se rebelar contra aqueles que o humilha e desfruta de condições de vida mais privilegiada e favorecida na sociedade frutífera. Humor e ação retratam essa saga com bonecos de massinha).  (Acessados em 04/04/2012).

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Depois do tempo destinado às reflexões sobre a temática, registre as Questões elaboradas pelos alunos. Para isto, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno registrar suas questões, é importante que elabore pelo menos uma. Peça que leiam em voz alta e as registre na lousa. Em seguida, os alunos deverão copiá-las no caderno de Projeto ou se possuírem o laptop do Projeto UCA, poderão digitalizar utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto). O tablet também poderá ser utilizado nesse processo.

É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa. Veja exemplos de questões sobre  frutas e frutos:

  • Todo fruto tem semente?
  • Fruta e fruto é a mesma coisa?
  • Quais são as frutas de nossa região?
  • A banana tem sementes?
  • Quais são as vitaminas das frutas?
  • Pequi é uma fruta?

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Numa roda de conversa dialogue com os alunos sobre o que já foi definido, ou seja, eles já definiram o título, justificaram sua escolha, registraram os objetivos e a problematização. Agora é necessário que elaborem as Hipóteses para cada uma das questões definidas. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. Eles deverão registrar o que pensam ser a resposta de cada pergunta, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. O registro deverá ser feito no caderno de Projeto. Ao final da atividade, dê oportunidade para que os alunos divulguem aos demais colegas suas hipóteses.

Veja hipóteses para algumas questões apresentadas anteriormente:

Questão: Todo fruta tem semente? Hipótese: Sim, porque senão como vão nascer outras frutas?

Questão: A banana tem sementes? Hipótese: Não, a banana não tem sementes.

Questão: Quais são as vitaminas das frutas? Hipótese: As vitaminas são: A, C e E.

Professor, caso surjam dúvidas em relação a diferenciação entre fruto e flor, você poderá acessar os sítios:  http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_plantas_angiospermas_fruto.htm

http://www.dicasfree.com/qual-e-a-diferenca-entre-fruto-ou-fruta/

http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/index.php/artigos/fruta-ou-fruto-qual-a-diferenca/

http://www.youtube.com/watch?v=e1gazZjgh38  (Acessados em 03/04/2012)

Você também poderá informar que geralmente, quando o fruto tem sabor adocicado ou mesmo ácido, polpa carnosa e suculenta e costuma ser comido como sobremesa, ele recebe o nome de fruta. Por exemplo: melancia, abacate e morango. Por sua vez, os frutos que não têm sabor adocicado, como por exemplo, o tomate, a berinjela e o chuchu são chamados de legumes.

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Decididas as questões e as hipóteses é hora de definir quais serão as Fontes de Pesquisas. Converse com os alunos sobre onde poderão buscar informações sobre o Projeto. Espera-se que eles digam: livros, internet, jornais, revistas, dicionário, fotografias, entrevistas, vídeos, músicas, dentre outros. Caso eles não digam algo que você pensou exponha suas ideias. Em seguida, utilize o caderno de Projeto para fazer o registro.

Importante: Ressaltamos que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a procura de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Destacamos como estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma: trabalho de campo; entrevista; palestras; trabalhos individuais e em grupos; observações; atividade prática (fazer uma salada com frutas).

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto que deverá ser realizado de maneira flexível, não deverá ter uma programação rígida. As atividades vão ocupar várias aulas, até mesmo semanas. Porém, o planejamento deverá ser constante, após e durante as Pesquisas, as reflexões, debates, tomadas de posição em grupo, ou seja, a flexibilidade se faz necessária dando lugar a (re) orientações sempre que for necessário. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo responsabilidade de tornar possível o curso da investigação.

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, estimule os alunos a realizarem uma Pesquisa sobre o cultivo de frutas em cada região do Brasil.

Cada grupo ficará responsável por uma região. Deverá descobrir quais são as frutas plantadas nesta região e preencher uma ficha com dados referentes a ela, veja exemplo a seguir. Para isto, providencie um mapa do Brasil e suas regiões, amplie-o, recorte as regiões e entregue uma para cada grupo. Ao final da pesquisa cada grupo deverá colar imagens das frutas da região pesquisada. (Esta investigação permitirá que os alunos conheçam mais e possam confrontar a diversidade de hábitos regionais, principalmente alimentares e quais frutas consumimos no uso diário. Ela também será útil para verificar que uma espécie de fruta pode ser cultivada em mais de uma região).

Exemplo de ficha:

NOME DA FRUTA REGIÃO/ÕES QUE É CULTIVADA CARACTERÍSTICAS ÉPOCA DE PLANTIO
       

Para socializar a Pesquisa, instrua os grupos a colarem, na lousa, um de cada vez, a região pesquisada. Ao colarem deverão informar aos colegas suas descobertas. Após a apresentação de todos os grupos, o mapa do Brasil deverá estar completo.

Como registro, produza um relatório coletivo. Disponibilize uma cópia da imagem do mapa para cada aluno, solicite que os alunos colem no caderno de Projeto e utilizem legendas para demarcarem as regiões e suas respectivas frutas. Se possível, organize os dados das fichas e providencie também a cópia para os alunos colarem no caderno.

Relatório

Hoje descobrimos as espécies de frutas plantadas em cada região do Brasil.

A região que meu grupo pesquisou foi a............ (escrever o nome da região pesquisada pelo grupo).

Meu grupo era formado por mim, .........., .............. e............. .(resposta individual).

Agora, vamos colorir o mapa do Brasil abaixo, e utilizar legendas para demarcar as regiões e suas respectivas frutas.

FLORAEMEXTINÇÃOhttp://www.blogdajulieta.com.br/wp-content/uploads/2011/05/MAPA_B1.JPG

 

http://www.youtube.com/watch?v=LUGecgjxbYg. Neste sítio tem nomes de frutas e plantas do Brasil. Por meio dele os alunos poderão ampliar suas pesquisas.

http://www.smartkids.com.br/especiais/frutas.html. Neste sítio os alunos poderão pesquisar sobre diferentes tipos de frutas. (Acessados em 04/04/2012)

9ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie a cópia do texto “Histórias de frutas” da autoria de Auta Leal, registrado a seguir ou registre-o na lousa e instrua os alunos a copiarem no caderno de Projeto. Caso os alunos possuam laptops do Projeto UCA você poderá solicitar que façam a leitura inicial acessando o sítio sugerido, por meio do caminho Mozilla Firefox [Metasys > Favoritos > Navegador de Internet]. O tablet também poderá ser utilizado, através do acesso a internet.

Texto: Histórias das frutas      

Fonte: http://historiasmaishistorias.blogspot.com.br/2009/08/historias-das-frutas.html). (Acesso 04/04/2012)

HABITOSSAUDAVEL Oi amiguinhos, vocês sabem quem eu sou? Eu sou a maçã verde. Uma fruta linda, saborosa e azedinha.

Vou apresentar a vocês os meus amigos, todos muito coloridos, saborosos, mas às vezes esquisitos.

São ricos em vitaminas e sais minerais, o que é muito bom para a saúde.

HABITOSSAUDAVEL Eu sou o abacaxi. Minha casca é dura e verde, mas quando estou maduro fico amarelado. Minha poupa é macia e suculenta. Sou muito gostoso, posso virar sucos e doces. Sou muito nutritivo e ajudo na formação dos ossos, para a criança ficar bem forte e saudável.

UTILIDADEDOSVEGETAIS Oi amiguinhos, sabem quem sou eu? Sou a jabuticabeira. Sou grande e linda. Sou nativa do Brasil. Fico carregadinha do tronco aos galhos. Fico pretinha, pretinha. Meus frutos são docinhos, quando colocados na boca fazem “tock”.

HABITOSSAUDAVELEu sou o mamão. Sou verde, mas quando fico maduro, fico amarelinho por fora e laranja por dentro. Sou muito bom para a saúde das crianças e dos adultos. Na salada ou puro, de qualquer jeito, sou muito gostoso.

HABITOSSAUDAVELEu sou o kiwi. Fora do Brasil me chamam de a fruta da saúde, sabe por quê? Porque sou rico em vitamina C. Sou meio esquisito, de cor verde, mas quando sou partido sou de um verde intenso, com pontinhos pretos.

HABITOSSAUDAVEL  Sou muito famosa, sabe por quê? Sou muito vermelha, com um perfume e sabor que todas as crianças gostam. Até a branca de neve já me experimentou, vocês se lembram? Isso mesmo, eu sou a maçã. Gosto do tempo frio para poder florescer, posso virar tortas saborosas e até mesmo sucos.

HABITOSSAUDAVEL Ei! Eu sou a manga. Minha casca pode ser amarela, verde ou vermelha. Sou muito cheirosa e rica em vitaminas. Minha poupa é amarela e saborosa. Sou uma fruta grande e com muitas variedades.

HABITOSSAUDAVEL Sou o maracujá. Sou muito apreciado em sucos e várias receitas. Por dentro, minha cor é amarela e tenho um monte de sementinhas pretas. Eu posso ser doce ou azedo.

HABITOSSAUDAVEL Oi! Eu sou a acerola, sou a rainha dos pomares. Sou pequena e de cor laranjada. Sou amiga das crianças, sabe por quê? Porque sou muito rica em vitamina C.

HABITOSSAUDAVEL Vocês sabem quem sou eu? Eu sou a ameixa. Uma fruta muito suculenta e cremosa. Posso ser vermelho escuro ou amarela. Sou rica em fibra, além de ser muito saborosa.

HABITOSSAUDAVEL Olá! Eu sou a banana. A mais conhecida das frutas, todos me adoram. Tenho vários sabores. Sou amarelinha e às vezes com umas pintinhas. Sou nutritiva e posso ser consumida de várias formas, em vitaminas, saladas, assadas e até frita. Mas fritura não é muito bom para a saúde.

HABITOSSAUDAVEL Eu sou o caqui, sou vermelho e pareço um tomate, mas não sou. Sou suculento, muito macio, doce e muito rico em vitaminas.

HABITOSSAUDAVEL  Olá! Eu sou a goiaba, rainha internacional pelo valor nutritivo. Posso ser branca ou vermelha e sou muito gostosa.

HABITOSSAUDAVEL Oi pessoal, eu sou a melancia. Sou muito suculenta, tenho muita água. No calor todos me adoram. Minha casca é dura, em verde escuro e claro, e minha polpa é vermelha. E vocês sabiam que eu sou uma hortaliça? Sim, eu sou, pois meu pé é rasteiro e fica no chão.

HABITOSSAUDAVELEu sou o melão. Sou da mesma família da melancia. Por ter muito líquido, sou energético. Minha polpa é branca e muito suculenta, minha casca é dura e bem amarelinha. Posso ter outras cores e sabores. Meu pé também é rasteirinho, eu sou uma hortaliça.

HABITOSSAUDAVEL Olá! Eu sou a uva. Eu posso ser de várias cores, depende da minha espécie, mas todas são muito gostosas. Vocês podem me colorir de verde, roxa ou avermelhada, quero ver qual vai fica mais bonita.

HABITOSSAUDAVEL Já sabem né! Eu sou a laranja. Sou laranjada por fora e amarelinha por dentro, muito rica em vitaminas. O limão, a lima e a tangerina são meus parentes. Viro um delicioso suco.

Amiguinhos, agora que vocês já sabem quem somos, que tal pedir a mamãe para ajudar a procurar figuras de frutas e brincar de “Você sabe quem eu sou?”. Depois, vocês podem fazer um passeio pelas feiras, sentindo o cheiro, a textura e as cores das frutas. Podem também ajudar a escolher as compras, sem apertar as frutas, e quando chegarem em casa, lavar uma por uma e guardá-las para a mamãe, que depois poderá fazer belos sanduíches, saladas e vitaminas. Hummmmmmmm, que delícia! Vamos Brincar? Peça a mamãe para imprimir para vocês colorirem.Se não tiver impressora faça o desenho.

Fonte das imagens: Acervo da autora

FLORAEMEXTINÇÃOExploração do texto

Oriente que os alunos façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação dos mesmos às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida leia, você, em voz alta ou peça que alguns alunos leiam. Faça interrupções ao final de cada parágrafo ou de cada informação das frutas, sublinhe informações que você e/ou os alunos acharem importantes e comente utilizando os dados registrados. Ouça os comentários dos alunos, faça intervenções instigue-os a pensarem sobre as frutas e suas respectivas vitaminas. Enfim, se coloque como participante ativo da conversa, compartilhe também suas impressões sobre o que leu, relacione outros fatos aos descritos no texto.

Peça que os alunos ilustrem cada fruta apresentada no texto, eles poderão fazer desenhos por meio da releitura de imagens, recortar de revistas ou panfletos de propagandas. Você ainda poderá providenciar algumas delas para eles façam uma degustação. Ao terminarem a ilustração, possibilite um momento para que cada aluno socialize sua produção com os demais colegas. 

Professor, após a ilustração verifique se dentre as questões elaboradas para serem pesquisadas têm alguma/s que poderão ser respondidas por meio do texto. Proponha também atividades que contemplem conteúdos curriculares de diferentes disciplinas, por exemplo:

Matemática_ Monte jogos, tabelas e gráficos; compare preços das frutas; elabore situações problema envolvendo quantidades e tamanho.

Língua Portuguesa_ Escreva os nomes das frutas em ordem alfabética; forme frases, separe sílabas, classifique palavras quanto ao número de sílabas; elabore cruzadinhas; caça palavras, ditados; faça leitura e escrita de textos informativos sobre as frutas para a produção de exposição; observe e manuseie livros; prepare receitas, dentre outras atividades.

História_ Explore a similaridade entre os hábitos da inserção de frutas de pessoas idosas e crianças. Aproveite para ressaltar as mudanças ocorridas ao longo da história, originadas pelas alterações das condições de vida dos seres vivos e como consequência da forma de alimentação.

Geografia_ Procure estudar as características ambientais de diferentes regiões: desmatamento, poluição de rios e mares, sustentabilidade, biodiversidade, as quais tanto interferem na produção de frutas; estudo do solo, adubo, agricultura; utilize procedimentos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e no tratamento de informações, mediante fontes escritas ou imagéticas.

Artes_ Faça a releitura de obras de arte; monte cenários inspirados nas obras observadas; elabore pesquisas e seminários, para que os alunos descubram o valor e o conteúdo do ensino de arte; confeccione painel informativo sobre frutas na alimentação; produza origamis de frutas.

Informática_ Utilize programas do laptop Classmate do Projeto UCA para:         

. Pesquisar: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

. Digitalizar textos: KWord  pelo ícone do processador de textos da área de trabalho ou (Metasys> Aplicativos > KWord )

. Ilustrar: KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

. Fotografar: WxCamclicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

. Fazer pintura digital: Tux Paint(Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).

10ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

FLORAEMEXTINÇÃODegustação de frutas

Professor, faça com os alunos uma observação mais atenta de algumas frutas, por dentro e por fora.  Você poderá providenciar as frutas ou dividir a turma em grupos e solicitar e a cada um que traga uma determinada fruta. Elabore um bilhete para os pais pedindo que enviem uma fruta para realizar a atividade.

Depois de recolhidas as frutas, com o objetivo de observar e comparar polpas e sementes, organize com os alunos, uma mesa com algumas delas.

Peça que eles observem todas elas atentamente. Após a observação, peça que os alunos, um por vez, peguem uma determinada fruta, observem suas características e no final respondam:

  • Que cor é esta fruta?
  • Ela tem cheiro?
  • O cheiro é bom ou ruim?
  • Qual será o gosto desta fruta?
  • Sua casca é lisa ou áspera?
  • De que cor é a fruta que você mais gosta?
  • Será que esta fruta tem sementes? Se sim, muitas ou poucas?
  • Como será/ão a/s semente/s desta fruta?

Agora, corte as frutas ao meio, faça uma de cada vez. Mostre aos alunos para que eles possam ver como elas são por dentro.

Separe as sementes de algumas frutas e solicite aos alunos que comparem o tamanho, a cor, a espessura e a quantidade de sementes.

Terminadas as observações, se possível, leve os alunos até a cozinha da escola, para preparar uma salada de frutas. Lave as frutas na frente dos alunos, inclua-os nesta tarefa e, com isso, trabalhe a importância de lavar as mãos e higienizar os alimentos, antes do seu preparo e consumo, relacione esses hábitos a manutenção da saúde. Você poderá pedir ajuda aos alunos apenas para descascar algumas frutas e você descascará as outras, mais difíceis para eles. Em seguida, prepare com os alunos, a salada. Depois de pronta, sirva-a para todos (se preferir deixe-a gelar por alguns minutos).

Para finalizar, converse com a turma sobre a importância de se comer frutas, para a saúde. Ouça os comentários e pergunte se a salada de frutas ficou boa. Sugira que façam essa receita em casa com os pais. (Professor, pode ser que alguns alunos experimentem determinadas frutas pela primeira vez. É possível que, ao observarem os colegas provando as frutas, sintam-se animados a apreciarem também.).

11ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, apresente outras fontes de pesquisa: jornais, revistas, fotografias, livros, dicionários, dentre outras para que os alunos possam continuar investigando as questões levantadas no início do trabalho. (Você deverá providenciar os materiais a serem utilizados anteriormente, ou solicitar que os alunos tragam de suas casas. Ainda poderá utilizar a biblioteca da escola. Lembre-se que é fundamental organizar com a turma uma lista de referências bibliográficas, contendo os materiais utilizados ao longo do Projeto).

Se possível convide um nutricionista, um pediatra ou um biólogo para dialogar com os alunos sobre a importância das frutas na alimentação. Informe o que os alunos já sabem e o que ainda desejam descobrir, assim o convidado poderá apresentar informações complementares à pesquisa.

Antes da entrevista é importante ter um roteiro. É relevante esclarecer a forma como os alunos deverão tomar nota durante a palestra. Explique à turma que não é preciso registrar todas as falas do convidado, mas apenas as informações que interessam à pesquisa que está sendo realizada. Oriente os alunos que ainda não escrevem com autonomia para que fiquem atentos à fala para ajudar a completar as anotações daqueles que ficaram responsáveis em registrar a palestra. (Professor, também faça suas anotações).

Se for possível, e com o consentimento do palestrante grave este momento. Com o laptop Classmate do Projeto UCA utilize o caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). 

Ao final da atividade organize uma roda de conversa para que todos possam compartilhar as informações que anotaram e/ou apenas ouviram, socializando os dados que julgaram mais relevantes. Produza um texto coletivo ou individual, a fim de registrar a etapa vivenciada, o registro deste deverá ser feito no caderno de Projeto.

12ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO Produzindo texto final...

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto com dados coletados durante a Pesquisa.

Estabeleça um diálogo para verificar o que a turma já sabe sobre o hábito saudável de comer frutas e frutos. Oriente os alunos a refazerem o trajeto do trabalho realizado. Para isto deverão, individualmente ou coletivamente, ler as questões levantadas no inicio da Pesquisa e suas respectivas hipóteses, a fim de verificarem a comprovação ou refutação das mesmas. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo.

Logo após, organize um texto coletivo contendo informações sobre informações obtidas ao longo da Pesquisa. Retome os registros e questione a turma sobre a sequência da apresentação das informações no texto que irão produzir: qual assunto deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante.

Provavelmente a escolha não será muito fácil, se fará necessário um tempo maior para que a turma faça suas escolhas. Contudo, é importante que os alunos possam refletir sobre o que fazer: tomar decisões, ouvir o outro, a fim de discutir o que deve vir em cada lugar pensando no leitor desse texto, em como isso pode ficar mais claro para quem vai ler.

Tomadas as decisões é o momento de produzir o texto. Faça um “rascunho” registrando na lousa as opiniões dos alunos quanto a sequência dos itens a serem registrados. Intervenha para ajudá-los a decidirem o que for coerente à Pesquisa.

Importante: Leia várias vezes a produção, faça comentários, acrescente ou retire dados. (Professor, a revisão deverá ter sua contribuição de forma que não anule as ideias dos alunos, mas as enriqueça com suas indagações.).

Só finalize o texto depois de contempladas as etapas vivenciadas durante a Pesquisa. Instrua os alunos a ilustrá-lo.

13ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Para a finalização da Pesquisa é importante que os alunos possam expor para a comunidade escolar e seus familiares, suas descobertas. Combine com os alunos uma data para divulgar os resultados da Pesquisa. Solicite que se organizem em grupos de quatro ou cinco elementos. Defina o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo. Em uma roda de conversa, permita que cada um se manifeste sobre o que gostaria de fazer e/ou dizer. Retome os textos lidos e as informações obtidas, permita que cada aluno decida o que fazer.

Resolvidas estas questões, produza com os alunos convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este portador de texto, seu objetivo e características.

Você poderá solicitar que os alunos utilizem a informática para escreverem os bilhetes. Se eles possuírem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Suite de Escritório > Processador de textos ). O tablet também poderá ser utilizado para escrever os bilhetes.

Para a apresentação os alunos poderão fazer slides usando PowerPoint. Veja como criar os slides nos sítios  http://www.youtube.com/watch?v=WpeAZFqV10A&feature=related. Curso de PowerPoint - 1º Aula (Esta é a primeira vídeo aula de um total de 12 vídeo aulas gratuitas sobre o PowerPoint.).

http://www.youtube.com/watch?v=E-gaT8tgPAY&feature=related  Aula 2 - PowerPoint (Como inserir slides.).  Acesso 22/03/2012

Se for possível filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentação ao público.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, como atividade de conclusão, caso você não queira utilizar apenas slides do PowerPoint, sugira aos alunos que façam um filme ditado no Movie Maker. O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker . Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm . (Acesso 22/03/2012)

Veja como criar um Movie Maker nos sítios: http://www.youtube.com/watch?v=f54IwDgBpzc&feature=related Como criar um vídeo no Movie Maker do Windows 7.

14ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

   SERESHUMANOSEOUTROSANIMAIS

Fonte da imagem: http://mariachrisblog.blogspot.com.br/2005_02_01_archive.html(Acesso 10/03/2012)

Professor, juntamente com os alunos organize o espaço no qual que será realizada a culminância da Pesquisa. Poderá ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra, pátio, ou até mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados). Aguarde os convidados e realize a apresentação. (Filme as apresentações dos alunos e depois assista com os mesmos, para que analisem suas posturas e atuações em apresentação ao público).

Ao final da apresentação convide algumas pessoas da plateia para que se manifestem quanto ao trabalho realizado. Também dê oportunidade para que os alunos façam os devidos agradecimentos.

Em dia posterior a apresentação, assista a filmagem da socialização da pesquisa fazendo análise das posturas e atuações de cada aluno. Por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo.

Logo após, peça que os alunos registrem, no caderno de Projeto, suas opiniões sobre o que significou para eles participarem deste trabalho: as ideias iniciais que tinham sobre o assunto, confrontando-as com as conclusões obtidas ao término da atividade; o que aprenderam, o que foi fácil e difícil realizarem, qual foi seu empenho e dedicação ao fazerem as tarefas, o convívio com os colegas, enfim, quais ações devem realizar para protegerem a flora que está próxima de sua moradia e também brasileira. Após todos terminarem a atividade, incentive a turma a ler seu texto.

Professor, entendemos que a construção do conhecimento científico não se conclui, ou seja, está sempre em construção, e os produtos dessa construção não são definitivos. As diferentes atividades propostas ao longo deste planejamento, embora tenham sido  construídas numa postura de investigação científica, não significam que ocorram sempre da mesma forma e percorram exatamente os mesmos caminhos. Por essa razão, é necessário que você analise a realidade da sua sala de aula, seu planejamento anual e diário, sem perder de vista o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos seus alunos. Sendo, a escola um contexto socializador, não perca de vista as atitudes relativas à construção do conhecimento, considere sempre em seu planejamento conteúdos escolares que tenham a dimensão de valorização das questões do convívio social e da formação da cidadania. As atividades precisam desenvolver nos alunos a capacidade de ouvir, falar, argumentar e respeitar diferentes pontos de vista.

Recursos Complementares

Recursos Complementares

MOÇO, Anderson. Tudo o que você sempre quis saber sobre projetos. Revista Nova Escola. São Paulo: Abril, ano XXVI, n 241, p. 50- 57, abril/2011. 

Sugestões de links para os alunos

http://www.frutasnobrasil.com/. Frutas do Brasil- Dicas de plantio

http://www.dicasecia.com/o-poder-das-frutas/ .O poder das frutas.

http://www.youtube.com/watch?v=LM_G8Stwm50&feature=fvwrel. Rock das Frutas.  (Acessados em 04/04/2012)

Sugestões de links para os professores

http://www.youtube.com/watch?v=Vra4hclt7kw- Pedro Demo fala sobre Educação pela pesquisa. (Acesso 18/02/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/14-perguntas-respostas-projetos-didaticos-626646.shtml-  14 perguntas e respostas sobre projetos. (Acesso 18/02/2012)

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sementes-frutos-623185.shtml  Semente e frutos. (Acesso 18/04/2012)

Links do portal que poderão ser consultados para o planejamento de suas aulas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27932. De fruto e de flor – De onde vêm as frutas? (Acesso 04/04/2012)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22594. A importância das frutas para a saúde das crianças. (Acesso 04/04/2012)

Avaliação

É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Assim, como a Pesquisa supõe a avaliação, em um processo contínuo da realidade cotidiana da sala de aula, deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao seu entendimento sobre o Projeto: “Flora brasileira: diversidade e sustentabilidade”, bem como o subprojeto em questão: “Um hábito saudável: comer frutas e frutos”. Também devem ser observados a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de Pesquisa e registro; o relacionamento com colegas e professores; cumprimento das atividades; atitudes positivas ou negativas em relação às atividades propostas; capacidade de cooperação e aproveitamento do tempo. Observe ainda se os alunos reconhecem a importância de inserir frutas e frutos em sua alimentação diária. Se você utilizou tablet ou laptop do Projeto UCA, observe se os alunos trabalham, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.