05/05/2012
Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Laís de Castro Agranito, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Continentes e terras de origem dos povos do Brasil |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Professor, se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que eles saibam utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.
1ª Etapa: DESENCADEANDO O TEMA –uma aula de 60 minutos
Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso, usaremos a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos ver http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 04/04/2012) que tem como foco a iniciação científica discente.
Professor, as atividades deverão ser adaptadas de acordo com o ano de ensino que você trabalha. Se for turma de 1º ano que os alunos ainda não escrevem de forma autônoma, possivelmente, em algumas atividades você deverá ser o escriba, ou optar por textos coletivos. Utilize as atividades interdisciplinares para trabalhar com tentativas de escrita
- Professor, para que o projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Ele poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, despertar o interesse dos alunos. Veja uma sugestão:
Procure desencadear este tema: Descobrindo o Brasil – A fauna na região Sul - UCA,para conhecermos melhor, parte do bioma desta região do país. Para isso, sugerimos a contação de história do livro “O Curupira em: uma dança da pesada” de Jorge Saad (2009). Um concurso de dança em Mato Seco está mexendo com os habitantes: o casal que fica em primeiro lugar ganha um pedaço da mata do Encantado. Mariazinha quer ajudar a proteger o local e preservar sua fauna e flora, mas não tem par para o concurso. Num dia de chuva, ela conhece o Curupira e tem uma ideia para vencer a competição.
Fonte: http://www.ftd.com.br/editora-ftd-didaticos/d72/?livro=4975 acesso em 05/04/12
Fonte imagem: http://daprofessoramariana.blogspot.com.br/2011/08/para-o-folclore.html acesso em 05/04/12
Professor, a contação de histórias é um recurso muito importante no processo ensino e aprendizagem. Por meio dela revelamos segredos, seduzimos o ouvinte e convidamos a criança/adulto a se apaixonarem pelo livro, pela história, pela leitura. Nesse sentido, Faria (2010) afirma que “o texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual” (p. 12).
- Prepare um ambiente acolhedor, seja na sala de aula, na biblioteca ou num espaço externo na escola;
Contação de História com os alunos dos 1º anos da ESEBA - UFU
Fonte: acervo da autora
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) de seus netbooks ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática ou se preferir organize a sala e leve um datashow para verem uma versão da lenda de Curupira/Caapora em vídeo http://www.youtube.com/watch?v=dA4nPNmtFI4 (acesso em 05/04/12)
Após a sessão faça uma roda de conversa e proponha as seguintes questões:
- Alguém já ouviu falar da lenda do Curupira?
- Qual é a principal missão do personagem?
- Podemos fazer um papel semelhante ao dele?
- Dentre outras questões.
TODO ANIMAL TEM QUE SER TRATADO COM RESPEITO
Fonte: http://www.escolakids.com/animais-domesticos-e-silvestres.htm (acesso em 06/04/12)
2ª Etapa: DELIMITANDO O TEMA E JUSTIFICANDO - uma aula de 60 minutos.
Verifique se os alunos realmente se interessaram pelo tema, assim discuta com eles e delimite o tema para não ficar amplo. Neste caso, nós delimitamos para “a fauna da região Sul”, para chegar até esta especificação, foi necessário um amplo debate e condução, para que os alunos percebessem que não seria possível pesquisarmos tudo.
Professor, aproveite o momento e discuta também sobre a importância de pesquisarmos sobre este assunto. Você poderá solicitar que cada um escreva a sua opinião e depois fazer um consolidado. Outra opção é fazerem um texto coletivo, contemplando as opiniões dos alunos.
Veja a seguir o modelo da atividade que realizamos:
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EU ACHO IMPORTANTE PESQUISAR SOBRE A FAUNA DA REGIÃO SUL
PORQUE____________________________________________________ ________________________________________________________ ________________________________________________________
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3ª Etapa: PROBLEMATIZAÇÃO - uma aula de 60 minutos.
-Professor, nesta etapa levantaremos o que os alunos querem saber sobre o tema. Sabemos que uma pesquisa só tem sentido se responder um problema, uma dúvida. Podemos realizar a "problematização” oralmente ou os alunos podem fazê-la por escrito. Registre cada questão no quadro, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema foi "induzido" pelo professor, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo, é importante envolver os alunos.
Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, mas se a sua turma for de 1º ano e os alunos ainda não escreverem de forma autônoma, você poderá solicitar a ajuda de uma pessoa para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta “Dossiê do Projeto” Veja uma sugestão de registro:
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PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FAUNA NA REGIÃO SUL - UCA PROBLEMATIZAÇÃO: O QUE QUERO SABER _____________________________________________________ _____________________________________________________ ______________________________________________________
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Veja a seguir um modelo de Problematização- Descobrindo o Brasil – A fauna na região Sul - UCA, para ser o objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU. Cada criança trouxe uma questão a ser respondida ao final da pesquisa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NOME: ____________________________________________________________ PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA DATA: ___/___/2012
PROBLEMATIZAÇÃO
___________________________________________________________ NOSSAS IMPRESSÕES SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO POR MEIO DE DESENHO Para ilustrar os alunos poderão utilizar o programa TuxPaint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital), ou o KolourPaint (metasys>aplicativos>aplicações gráficas>ferramenta de pintura). É necessário imprimir as ilustrações e colocá-las no Dossiê. Mas, se a sua escola não faz parte do projeto UCA, os alunos poderão fazer a ilustração na folha A4.
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4ª Etapa: HIPÓTESES – uma aula de 60 minutos.
Professor, após a construção da PROBLEMATIZAÇÃO do objeto de pesquisa Descobrindo o Brasil – A fauna na região Sul - UCA, estimule os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, qual ou quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas? Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma Hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.
O registro das hipóteses poderá ser por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta “Dossiê”, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.
Antes de iniciar a elaboração das hipóteses com os alunos discuta com eles sobre o que eles pensam que são “hipóteses”. Depois de ouvi-los, solicite que pesquisem no dicionário o significado desta palavra. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.dicio.com.br/hipotese/ ou http://www.brasilescola.com/biologia/a-metodologia-cientifica.htm (acesso em 06/04/12) por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) de seus netbooks, ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, podem pesquisar no dicionário que a escola tem. Outra definição seria: Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese (acesso em 06/04/12).
É importante que os alunos concluam que “hipóteses” são as possíveis respostas para as perguntas que fizemos (problematização), ou seja, o que acreditamos que sabemos sobre o que queremos descobrir, o que “eu acho que é”.
-Solicite que retomem sua pergunta (problematização) ou de um colega e tente respondê-la de acordo com o que sabe ou pensa sobre ela.
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PROJETO: DESCOBRINDO O BRASIL – A FAUNA NA REGIÃO SUL - UCA HIPÓTESES: O QUE PENSO SOBRE A QUESTÃO ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________
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Veja a seguir um modelo de Hipóteses - Descobrindo o Brasil – A fauna na região Sul - UCA, objeto de pesquisa do PICD– Programa de Iniciação Científica Discente da Escola de Educação Básica da UFU.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA NOME: ________________________________________________________________ PROFESSORA ORIENTADORA: KELLEN CRISTINA DATA: ___/___/2012
APÓS A CONSTRUÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO DO NOSSO OBJETO DE PESQUISA – DESCOBRINDO O BRASIL – A FAUNA NA REGIÃO SUL - UCA, APRESENTAREMOS A SEGUIR NOSSA(S) HIPÓTESE(S). AO FINAL DA PESQUISA, ALÉM DE TERMOS RESPONDIDO A PROBLEMATIZAÇÃO, CONFIRMAREMOS OU NÃO NOSSAS HIPÓTESES. CADA CRIANÇA TENTARÁ ELABORAR UMA HIPÓTESE PARA A QUESTÃO DO COLEGA
HIPÓTESES
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5ª Etapa: FONTES DE PESQUISA - uma aula de 60 minutos
Professor, nesta etapa, você com os alunos elencarão as Fontes de Pesquisa, ou seja, onde eles irão pesquisar. Esta atividade pode ser complementada por meio de Tarefa de Casa. Veja um modelo:
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Converse com seus familiares, quais as possíveis Fontes de Pesquisa, ou seja, onde poderemos pesquisar o tema do Projeto de nossa sala: DESCOBRINDO O BRASIL – A FAUNA NA REGIÃO SUL - UCA
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SISTEMATIZANDO
Na rodinha, retome a atividade de casa e solicite que socializem as fontes de pesquisa. Faça o registro na lousa e verifique se apontaram para as principais fontes. Caso observe que alguma importante fonte de pesquisa não foi citada, como por exemplo: o trabalho de campo ou a pesquisa bibliográfica (livros, revistas, jornais), faça questionamentos e induza a resposta.
Solicite que registrem no caderno de projeto ou no “Dossiê do Projeto”, pois a sistematização é fundamental para não perderem as informações.
Algumas fontes de pesquisa mais citadas:
6ª Etapa: PESQUISA
Professor, nesta trajetória podemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento por meio de várias atividades que vão se entrelaçando, possibilitando assim a interdisciplinaridade, tais como: registro das atividades por meio de relatórios, tabulação de dados, localização geográfica e outros. Há inúmeras formas, estratégias, metodologias para realizarmos uma pesquisa. Aqui orientaremos uma delas, numa perspectiva coletiva.
Atividade 1– Sala de Aula – Atividades Alfabetizadoras
Fonte das imagens: http://www.smartkids.com.br/especiais/animais-domesticos.html acesso em 06/04/12
Professor, a sala de aula é o espaço privilegiado para as atividades alfabetizadoras. A partir da contação da história "O Curupira em: Uma dança da pesada" peça para que os alunos listem as características do personagem e façam um desenho no caderno ou utilizem os recursos do netbook, a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos).
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CARACTERÍSTICAS DO CURUPIRA
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- Professor, monte com os alunos um banco de palavras utilizando sílabas da palavra CURUPIRA. Veja o modelo:
CURUPIRA
CUTIA
CUMARU
CUCO
- O Curupira persegue quem destrói a floresta então escolha uma atividade de labirinto. A criançada adora!
Fonte: http://daprofessoramariana.blogspot.com.br/2011/08/para-o-folclore.html acesso em 06/04/12
Atividade 2– Pesquisa eletrônica
-Professor, sabemos da importância da pesquisa eletrônica em nossa sociedade, por isso precisamos lançar mão desta fonte, com certeza será citada pelos alunos. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática para executarem suas pesquisas eletrônicas.
Retome a Problematização. Você pode orientar para que pesquisem todas as questões ou divida-os em grupos.
A 1ª questão quer saber o conceito de Fauna:
Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo. O termo correspondente para plantas é Flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de Biota.
Zoólogos e paleontólogos geralmente usam o termo fauna para se referir a uma coleção de animais tipicamente encontrados em um período específico ou lugar específico, por exemplo, a "Fauna do Deserto de Sonora" ou "a fauna de Burgess Shale".
Paleontólogos se referem a uma sequência de cerca de 80 estágios de fauna, que são séries de rochas contendo fósseis similares.
O nome vem da Romana Fauna, deusa da terra e da fertilidade. Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais. O termo foi usado pela primeira vez por Lineu como título de sua obra de 1746 Fauna Suecica.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fauna acesso em 04/04/2012
A FAUNA NO SUL DO PAÍS É um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico dos campos sulinos.
Fonte: http://portaldomeioambiente-pampasgaucho.blogspot.com.br/2010/06/fauna.html acesso em 06/04/12 |
Atividade 3– Pesquisa de Campo
Um dos objetivos propostos neste projeto é identificar qual é a fauna da região Sul. Nada melhor que irmos a campo para conhecer um zoológico próximo de nossa escola. Mesmo se a sua escola não estiver situada na região Sul do país, os profissionais do zoológico podem informar a respeito da fauna sulista.
Veja abaixo o conceito e a legislação dos zoológicos e os cadastrados no IBAMA:
Considera-se jardim zoológico qualquer coleção de animais silvestres mantidos vivos em cativeiro ou em semiliberdade e expostos à visitação pública.
A fauna silvestre brasileira é protegida pela Lei 5.197, de 03/01/67.
A Lei 7.173, de 14/12/83 dispõe sobre o estabelecimento de jardins zoológicos. Após a promulgação desta Lei, coube ao ex - INSTITUTO BRASILEIRO DO DESENVOLVIMENTO FLORESTAL - IBDF a responsabilidade de controlar essa atividade. Com a publicação da Lei 7.735, de 22/02/89 e do Decreto nº 97.946, de 11/06/89, passou a ser atribuição do INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA.
Para regulamentar a Lei de zoológicos, técnicos do IBAMA e da SOCIEDADE DE ZOOLÓGICOS DO BRASIL (SZB) elaboraram as normas necessárias para atender essa atividade; e a partir delas, foi publicada a Portaria 283/P, de 18/05/89 e a Instrução Normativa (IN) 001/89, que estabelecem os critérios mínimos necessários para o registro dos jardins zoológicos.
No final da década de 90, a Portaria 283/P e a IN 001/89 foram revistas pelos técnicos do IBAMA, da SZB e por representantes da sociedade civil organizada, resultando na revogação destas, e na publicação da Instrução Normativa 04/02.
UF |
ZOOLÓGICO |
ENDEREÇO |
AM |
Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva - CIGS. |
Estrada da Ponta Negra, 750 - São Jorge |
AM |
Zoológico da CIA Tropical de Hoteis da Amazonia |
Estrada da Ponta Negra- S/N- Ponta Negra- Manaus/AM- CEP: 69037-000 |
BA |
Parque Zoobotânico Getúlio Vargas |
Alto de Ondina, s/nº - Ondina - Salvador/BA - CEP: 40.170-250 |
BA |
Zoológico Chácara Karkará/Planeta Zoo - Proprietário:Jaime de Souza Vieira Lima |
Av. Dep. J. Vieira Lima- E. Coco KM 3,7- Lauro de Freitas-BA- CEP: 42700-000 |
CE |
Paraíso Perdido Park/Brasil Parques e Turismo Ltda. |
Sitio Munguba, S/N- Praia de Icaraí- Caucaia-CE- CEP: 62545-000 |
DF |
Fundação Pólo Ecológico de Brasília |
Avenida das Nações, Via L4 Sul- Asa Sul- Brasília/DF- CEP: 70610-100 |
GO |
Zôo Bioparque Jaó |
Av. Quitandinha, 600 - Setor Jaó - Goiânia/GO- CEP: 74601-970 |
GO |
Parque Zoológico de Goiânia |
Alameda das Rosas, s/nº, Setor Oeste-Goiania/GO-74.110-060 |
MG |
Zoológico Municipal. de Sete Lagoas |
Av. Prof. Murílio de Jesus Peixoto, 535 - Boa Vista- CEP: 35700-000- Sete lagoas/MG |
MG |
Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte |
Av. Otacílio Negrão de Lima, 8000- Pampulha- Belo Horizonte/MG- CEP: 31365-450 |
MG |
Zoológico Municipal Parque do Sabiá |
Rua Haia, S/N- Parque do Sabiá- Tibery- Uberlândia/MG- CEP: 38405-112 |
MG |
Mini-Zoológico Parque Jacarandá |
Rua João Luis Alvarenga, s/nº-Vila Olimpica- CEP: 38 065-000- Uberaba /MG - End. Secretaria Municipal- Pça Rui Barbosa, nº 30 - Centro- CEP: 38010 - 240 Uberaba/MG |
PA |
Parque Zoobotânico de Carajás |
Rod. Raimundo Mascarenhas KM 27- Núcleo Urbano- Parauapebas-PA- CEP: 68508-000 |
PB |
Parque Zoológico Arruda Câmara |
Av. Gouveia Nóbrega- s/n- João Pessoas/PB |
PE |
Horto Zoobotânico Dois Irmãos |
Pça Farias Neves, s/nº- Dois Irmãos- Recife/PE - 52.171-011 |
PR |
Zoológico Municipal de Curitiba |
Rua Presidente Faria s/n- Centro- Curitiba/PR- CEP: 80030-000 |
PR |
Zoológico Foz Tropicana - Parque das Aves |
Av. das Cataratas S/N KM 10,5 - Foz do iguaçu/PR- CEP: 85861-000 |
PR |
Zoológico Municipal. de Foz do Iguaçu/ Bosque Guarani |
Rua Tarobá, 875- Jardim Festugato- CEP: 85.851-220 - Foz do Iguaçu/PR |
RJ |
Zoológico do Hotel Fazenda Vilarejo - Empresa Hoteleira Conservatoria Ltda |
Estrada Barra do Piraí/Conservatória nº 13.685, Conservatória, 6º Distrito de Valença/RJ- CEP: 27.655.000 |
RJ |
Fundação. Jardim Zoológico da Cidade do Rio de Janeiro |
Parque da Quinta da Boa Vista, S/N- São Cristovão- Rio de Janeiro/RJ- CEP: 20940-000 |
RJ |
Zoológico do Hotel Portobello/Animmal's Park Portobello |
Rod. Rio-Santos, Km 48 - Mangaratiba |
RJ |
Zoológico Municipal de Volta Redonda |
Rua 93 C, 1171- Vila Santa Cecília- Volta Redonda/RJ- CEP: 27260-140 |
RS |
Mini-zoológico Oásis/Parque Balneário Turístico Oásis |
Br 158, Km 11 - Cx. P. 955- Santa Maria-CEP:97185-000/RS |
RS |
Pampas Safari - Parque Animais Selvagens Ltda. |
Rodovia RS 020- KM 1- Ipiranga- Gravataí-RS-CEP: 94100-370 |
RS |
Zoológico do Litoral Ltda |
Rodovia RS 389- Km 15- 1 Distrito- Osorio/RS- CEP: 95520-000 |
SC |
Zoológico da Santur - Santa Catarina Turismo S/A- Parq. Balneário Camboriu |
Rod. BR 101, Km 137- Caixa Postal - 153/ CEP: 88.330-000 - Balneário Camboriu/SC |
SP |
Parque. Ecológico Municipal de Cid Almeida Franco |
Av. Brasil, 2525- Jardim Ipiranga- Americana/SP- CEP:13.470-000 |
SP |
Parque Zoológico Municipal de Bauru |
Praça das Cerejeiras, nº159- Centro- Bauru/SP- CEP: 17014-500 |
SP |
Zoológico Municipal de Campinas - "Bosque dos Jequitibas" |
Rua Coronel Quirino, 02 - Bosque-Campinas/SP- CEP: 13025-000 |
SP |
Parque Ecológico Municipal de Boituva |
End. (Prefeitura) Av. Tancredo Neves, 01- Centro-Boituva - SP- CEP: 18550-000 |
SP |
Parque Zoológico de Ilha Solteira (Centro de Conservação da Fauna Silvestre) |
Av. Brasil Norte, s/nº Cx. Postal 66- Zona Norte- Ilha Solteira/SP- CEP: |
SP |
Avifauna Aviários Ecológicos Ltda./Zoológico Paraíso das Aves |
Sitio Paraiso das Aves, SN- Morro Azul- Itatiba/SP- CEP: 13250-000 |
SP |
Zoológico Municipal de Leme/Parque Ecológico Morão |
Av. 29 de Agosto, 666-Leme/SP- CEP: 13.610-000 SP |
SP |
Zoológico Municipal de Mogi-Guaçu/Centro de Educação Ambiental Chico Mendes |
Rua Henrique Coppi, 200- Centro- Moji-Guaçu/SP- CEP: 13.840-000 |
SP |
Orquidário Municipal de Santos |
Praça Washington, s/nº - José Menino |
SP |
Zoológico Municipial de São Bernardo do Campo/Parque Chico Mendes |
Av. Portugal, s/nº - Riacho Grande- São Bernardo do Campo/SP- CEP:09831-000 |
SP |
Parque Ecológico "Dr. Antônio T. Viana" de São Carlos |
Estrada Municipal Guilherme Scatena- Espraiado/ São Carlos-SP- CEP: 13560-000 |
SP |
Zoológico Municipal de São José do Rio Preto |
Rua José Dequer, s/nº- J. Nazareth- São José do Rio Preto/SP - CEP: 15.055-100 |
SP |
Fundação Parque Zoológico de São Paulo |
Av. Miguel Stefano, 4241 - Água Funda- São Paulo/SP- CEP: 04301-012 |
SP |
Simba Safari Ltda. |
Av. do Cursinho, 6338 - Vila Moraes- CEP: 04169-00- São Paulo/SP |
SP |
Zoológico Municipal de Sorocaba/Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros |
Rua Teodoro Kaisel, s/nº, Vila Hortência-Sorocaba/SP- CEP: 18.021-020 |
SP |
Zoológico Municipal de Taboão da Serra/Parque das Hortências |
Praça Miguel Ortega, 439- Parque Assunção- Taboão da Serra/SP- CEP: 06754-160 |
SP |
Zoológico Municipal de Limeira |
Rua Boa Morte, 117- Centro- Limeira/SP- CEP: 13480-180 |
SP |
Bosque Municipal de Pedreira |
Rua Santos Dumont, 147- Jardim Triunfo- Pedreira/SP- CEP: 13920-000 |
SE |
Zoológico do Hotel Fazenda Boa Luz |
BR. 235, Km 16 - Zona rural - Laranjeiras/SE - CEP: 49.170-000 |
TOTAL DE REGISTROS: 45 |
Fonte: http://www.ibama.gov.br/fauna/zoologicos.php (acesso em 05/04/12)
Se optar por esta importante atividade, elabore previamente, junto com os alunos um planejamento do trabalho de campo, incluindo etapas como: solicitação de autorização para a visita, autorização da família para ir ao trabalho de campo, agendamento do transporte, roteiro de observação ou entrevista que será realizada.
Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:
1-Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório;
2- Matemática: estimativa do gasto com transporte, elaboração de situações-problema a partir de dados reais;
3- Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência, localização geográfica;
4- Ciências: conhecer diferentes espécies animais e sua importância.
Converse com os alunos e prepare-os para a Pesquisa de Campo, lembrando-os sobre:
PESQUISA DE CAMPO dos alunos da ESEBA ao Parque do Sabiá de Uberlândia.
Fonte: acervo da autora
Professor, após a Pesquisa de Campo vocês consolidarão as informações, isto poderá acontecer em forma de texto coletivo. Poderão também construir uma carta de agradecimento à instituição e pessoas que lhes acolheram.
Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.
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RELATÓRIO DA PESQUISA DE CAMPO
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Atividade 4– Atividades na Biblioteca
Professor, talvez numa mesma fonte de pesquisa vocês encontrem respostas para a maioria das questões, mas orientamos a visita no espaço clássico que é a biblioteca, para tentar responder por exemplo, a 2ª pergunta: QUAL A DIFERENÇA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS?
-Agende o horário previamente com a bibliotecária.
- Se na sua escola houver um trabalho de parceria (que é o ideal) sala de aula – biblioteca, talvez este profissional possa contar histórias que abranjam animais domésticos e selvagens. A sugestão desta atividade é trabalhar com a música “Bicharada” de Saltimbancos e a sua respectiva letra.
Organize os alunos em uma rodinha, peça que ouçam a música com atenção. Depois, cante com eles.
“Bicharada” – Saltimbancos |
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Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Era uma vez Au, au, au. Hi-ho hi-ho. |
Puxa, jumento Au, au, au. Hi-ho hi-ho. Link: http://os-saltimbancos.musicas.mus.br/letras/275210/ Acesso em 10/04/2012 |
Explorando a letra da música
Professor, se a sua turma for de 1º ano, converse com as crianças sobre quais animais domésticos elas conhecem na música. Entregue uma cópia da letra da música ou leve um cartaz escrito com a letra de forma. Registre na lousa os nomes dos animais citados com a ajuda das crianças por meio de suas hipóteses de escrita. Mas, se a sua turma for de 2º ou 3º anos, aproveite a música e explore os animais de acordo com o que estiver trabalhando: animais mamíferos, reprodução e outros.
Outra possibilidade é trabalhar com uma produção de texto a partir da música: uma paródia, uma releitura utilizando outros animais, dentre outras.
Enriquecendo a pesquisa
Professor, sugerimos o texto a seguir como enriquecimento. Você poderá disponibilizá-lo para que os alunos leiam e descubram informações sobre as questões levantadas. Uma opção é organizá-los em grupos e solicitar a leitura coletiva. Lembre-os de que ao copiar trechos de outros autores devemos colocar entre aspas e citar a fonte. No caso de consulta em sítios devemos colocar o nome do artigo ou obra consultada, o sítio e a data de acesso.
Outra possibilidade, caso a sua escola faça parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios http://www.paginadogaucho.com.br/faun/mami.htm, http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestica%C3%A7%C3%A3o e http://risada.com/risada/curiosidades/241/curiosidades-sobre-animais (acesso em 06/04/12) por meio da ferramenta Mozilla Firefox(caminho já citado) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste projeto, você poderá imprimir um texto para cada grupo.
O texto a seguir traz informações conceituais sobre animais selvagens e domésticos
ANIMAIS SELVAGENS
Muitos animais selvagens chamam a atenção pela docilidade, por parecerem não se importar com o contato humano, como os pandas ou coalas. Mas, se esses animais forem salvos da extinção, eles poderiam virar animais domésticos? Segundo a médica veterinária e doutora em psicologia Ceres Berger Faraco, que estuda o comportamento dos animais, mesmo que esses animais sejam passíveis de domesticação, não devem ser retirados de seu habitat natural.
Segundo Ceres, primeiro temos que diferenciar os termos "domesticar" e "amansar". O segundo se refere a um animal selvagem que está domado pelo ser humano, como ocorre em casos isolados, mas a domesticação envolve toda a espécie por diversas gerações. Mesmo os animais amansados têm problemas de comportamento e podem ser imprevisíveis.
"Para a domesticação manter-se, deverá ser forçosamente caracterizada por um processo contínuo, constante e renovado sem cessar. Isto é que irá impedir o retorno dos animais ao estado selvagem. Este processo é focado na espécie e não no indivíduo", diz a veterinária.
A especialista afirma ainda que a tentativa de domesticar uma espécie acarreta outros problemas a esses animais. "O panda e o coala, embora seu reconhecimento como símbolos de animais dóceis e potencialmente domesticáveis, pertencem a espécies de vida selvagem. Neste sentido, não podemos esquecer as consequências inexoráveis da retirada do ambiente selvagem, tais como estresse, alterações comportamentais por resposta às mudanças de habitat e a impossibilidade de expressar seu comportamento natural."
Ceres explica que os animais precisam ter assegurado seu ambiente natural - física e socialmente - para ter atendidas suas necessidades e manifestarem seu comportamento típico. "Além disto, é sabido que o estresse devido a manipulação humana pode desencadear agressões inesperadas, e isto ocorre, mesmo em animais reconhecidamente dóceis como os pandas e coalas. No caso dos coalas por exemplo, apesar de sua aparência infantil, sua docilidade e fragilidade existe a possibilidade de tornarem-se agressivos quando famintos ou por defesa já que são muito territoriais."
Segundo a veterinária, forçar um animal a conviver com o homem pode acabar com muitos problemas e acabar com seu bem estar. "O resultado é o sofrimento e a evidência de alterações comportamentais - estereotipias. Para os animais de vida selvagem o espaço e o ambiente físico e social empobrecido são fatores de maus-tratos e incompatíveis com uma vida normal."
Por fim, a especialista afirma que o que devemos fazer é observar esses animais em seu habitat natural, e não forçar uma aproximação. "Admirar animais plenamente sadios a distância é não optar pela convivência forçada com animais que serão sempre uma sombra do que poderiam ser."
ANIMAIS DOMÉSTICOS
A domesticação de animais ou plantas é um processo utilizado desde a pré-história. Consiste na seleção e adaptação de certos seres vivos, considerados úteis para suprir necessidades humanas. A domesticação consiste numa relação ecológica do tipo esclavagismo desenvolvido pelos seres humanos associados com outras espécies de seres vivos. Ao longo de milhares de anos, esse processo acarretou modificações em várias características originais dos seres vivos domesticados, chegando em muitos casos ao desenvolvimento de dezenas de raças, como os cães e gatos.
Outros exemplos de animais domésticos são o cavalo, vaca, porco, cabra, coelho, ovelha e várias aves como a galinha. Muitos deles são utilizados na pecuária.
A domesticação acompanha a História da civilização, sendo benéfica para o desenvolvimento da mesma, porém é extremamente prejudicial à natureza e à ecologia, já que, em contraste com a seleção natural, a domesticação provoca uma seleção artificial de alguns seres vivos em detrimento de outros que o ser humano procura eliminar por considerar hostis à sua sobrevivência. A domesticação, desse modo é um fator de redução da biodiversidade. A agricultura quando vista como praga biológica acarreta a devastação de florestas naturais e em seu lugar são instaladas monoculturas. O habitat e os alimentos de animais selvagens são dessa forma destruídos.
A domesticação acaba sendo ao mesmo tempo benéfica e maléfica ao ser humano, pois este também sofre as consequências de problemas ambientais gerados pela domesticação em grande escala.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domestica%C3%A7%C3%A3o acesso em 07/04/12
Os animais domésticos no Brasil não diferem de uma região para outra, por isso tratamos o texto de forma abrangente. Por exemplo: os animais mais domesticados no Sudeste, Centro-oeste são os mesmos do sul do país, como os cães, gatos, porcos, cavalos, etc.
Professor, o texto a seguir trata de orientações importantes sobre cuidados com os animais de estimação.
Como cuidar do seu bichinho de estimação
Ter um animal de estimação exige alguns cuidados importantes e, sem dúvida, muita atenção e carinho com esses bichinhos, pois eles sentem tudo que nós seres humanos sentimos, mas não conseguem expressar como nós.
De modo geral há cuidados básicos que devemos ter com qualquer animal e devemos conhecer esses cuidados para tratar bem de nossos amiguinhos. Vamos conhecer quais são eles:
Passeios: todo animal que vive preso em apartamento ou acorrentado precisam sair para um passeio pelo menos uma vez por dia. No caso dos cães, além de ser um exercício é a hora que têm para fazer suas necessidades. Mas não se esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes do seu bichinho de estimação, afinal você é responsável por ele.
Viagens: quando for viajar não dá para esquecer dos cuidados com seu bichinho. Se ele puder ir junto, tem que pensar na forma de transportá-lo. Viajar a noite é sempre melhor para qualquer animal e você também deve lembrar-se de parar algumas vezes para que ele possa fazer as necessidades e tomar água. Se não puder levá-lo, procure hotéis específicos para animais ou pessoas que gostem e cuidem bem deles.
Higiene: todo animal precisa de cuidados com a higiene e o banho é o mais importante. Deve-se usar sabão neutro ou xampu para animais. Evitar molhar os olhos e as orelhas e finalmente você deve secar bem o animal. Evite dar banho em dias frios ou locais onde haja forte corrente de ar, pois podem pegar pneumonia. Filhotes podem tomar banho a partir dos 45 dias de vida e para os adultos recomenda-se uma vez por mês. O ambiente onde os animais vivem devem ser limpos diariamente, para não acumular restos de comida ou fezes, que acabam tornando o local propício para proliferação de microrganismos e causar doenças tanto nos animais como nas pessoas que lidam com eles.
Alimentação: a alimentação é um fator importante para manutenção da saúde dos animais e existem vários tipos de rações no mercado para qualquer espécie de animal. A ração é o alimento mais adequado porque contém todos os nutrientes que os animais precisam. Também é necessário fornecer água limpa e fresca para os bichinhos. Evite dar salgadinhos e doces para os animais, pois isso pode ser prejudicial principalmente para filhotes.
Vacinas: a maioria dos animais precisa de vacinação e para saber qual aplicar em seu bichinho o melhor é consultar um veterinário. As vacinas evitam o contágio de doenças que podem reduzir o tempo de vida dos animais.
Saúde: fique atento a qualquer modificação no comportamento ou sintomas específicos de seu amigo, como por exemplo, se ele não come, se apresenta feridas na pele, coceira constante, sangue nas fezes, etc. Qualquer sintoma que não seja normal, leve ele ao veterinário, pois quanto mais cedo for medicado, mais cedo ficará curado. Os problemas com parasitoses são muito comuns em animais e podem causar desde distúrbios digestivos simples até mesmo levar a morte, assim, é sempre bom consultar o veterinário para saber qual o melhor vermífugo utilizar em cada caso.
Curiosidades
Os animais mamíferos, assim como os humanos, podem ter depressão. Nos animais de estimação, um dos principais sintomas é a falta de interesse pelas atividades rotineiras, como comer, passear, brincar. A origem pode ser genética ou causada por doenças, como viroses. Manter um animal isolado do carinho do dono ou preso em um ambiente pequeno e sem estímulos também pode gerar depressão. E até mesmo o estado depressivo do dono pode afetar o animal.
(Fonte: http://risada.com/risada/curiosidades/241/curiosidades-sobre-animais acesso em 10/04/12)
Professor, veja um modelo de atividade, na qual os alunos irão identificar os animais domésticos e os selvagens
Fonte: http://proportoseguro.blogspot.com.br/2008/11/animais-domsticos-e-selvagens.html acesso em 10/04/12
Atividade 5 – Palestra ou entrevista
Professor, tanto a entrevista quanto a palestra, são fontes de pesquisas muito importantes, pois além de serem dinâmicas e promoverem a interação dos alunos com os entrevistados, elas possibilitam diversas atividades interdisciplinares.
-Questione os alunos sobre quais questões do projeto ainda não foram respondidas e como poderemos descobrir as suas respostas. Induza a discussão para que apontem a entrevista. Levante com eles se conhecem algum profissional que estudou sobre animais (biólogo, zootecnista ou veterinário) e que possa vir até a escola para uma entrevista.
Planeje com os alunos:
Ao elaborar o convite, lembre-se de anexar o roteiro com as perguntas para que o entrevistado se prepare. No dia da entrevista, organize a sala e estabeleça regras para que a atividade seja proveitosa.
Depois da entrevista elabore com os alunos um relatório, sistematizando o que consideraram mais relevante. Solicite que ilustrem o relatório.
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Além do registro escrito, registre também por meio de fotos e filmagens utilizando a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam). Mas, caso sua escola não participe do UCA, utilize uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno o faça. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados.
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7ª Etapa: Confrontando as hipóteses com o que aprendemos.
Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.
PROBLEMATIZAÇÃO |
HIPÓTESE |
DESCOBERTA |
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8º - CONCLUSÃO E SOCIALIZAÇÃO
Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para as hipóteses se elas são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.
Concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto é importante também a socialização dos resultados. São várias as sugestões para o projeto proposto Descobrindo o Brasil – A Fauna da Região Sul. Vamos sugerir a exposição.
Planeje a exposição com os alunos:
A exposição
Bibliografia consultada
FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2010.
SAAD, Jorge. O Curupira em: uma dança da pesada. São Paulo: FTD, 2009.
Sugestões de links para alunos:
Site sobre curiosidades de animais de estimação
http://risada.com/risada/curiosidades/241/curiosidades-sobre-animais
Acesso em 06 de abril de 2012
Sugestões de links para professores:
Vídeo “Contação de História”, site da Revista Nova Escola
Acesso em 20 de março de 2012
Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm
Acesso em 17 de março de 2012
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
Coleção de Aulas – Animais domésticos e selvagens
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=274
Acesso em 07 de abril de 2012
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Conhecer a fauna de uma região específica, nos ajuda a ampliar nossos olhares e ações sobre todo o ecossistema. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto, ou seja, se compreenderam como buscar o seu próprio conhecimento.
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