Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Animais domésticos e selvagens

 

21/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção as crianças irão aprender sobre animais domésticos e selvagens destacando as características físicas externas e/ou internas, reprodução, alimentação, habitat, diferenças e semelhanças entre si. Assim, as crianças poderão valorizar os animais como seres importantes e a necessidade da sua preservação no planeta. As aulas 1 e 2 abordam os animais domésticos e selvagens, identificando e respeitando as características de cada um. As aulas de número 3 e 4 tratam das características de felinos selvagens e domésticos. Na aula 5 as crianças poderão descobrir como nascem alguns animais. A aula 6 permite o aluno caracterizar os animais selvagens pelo habitat e pelas suas características físicas. As aulas 7 a 10 propõem conhecer alguns animais criados pelos seres humanos. As aulas 11 a 13 apresentam às crianças a possibilidade de conhecer as características externas do gato, o tipo de alimentação e Identificar os cuidados necessários para manter a saúde deste animal. A aula de número 14 trata de conhecer a fauna da África e do Brasil, diferenciando os animais domésticos, selvagens e silvestres. Na aula de número 15 as crianças poderão reconhecer várias espécies de animais, observando as diferenças e semelhanças entre si. As aulas 16 e 17 oportunizam o aluno aprender sobre a origem, habitat, reprodução, comportamento e alimentação dos cães. A aula de número 18 permite identificar o cavalo pelas suas características e suas diferentes utilidades. A aula 19 trata de perceber os cuidados que devemos ter com os animais que são utilizados como meio de transporte para o homem. Nas aulas 20 e 21 os alunos poderão conhecer alguns animais que vivem na selva e a compreenderem a formação da cadeia alimentar. A aula 22 possibilita o aluno a conhecer as ações do IBAMA e sua importância para a preservação da natureza.

Autoria

Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

animais, habitat e seres vivos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Lista de Aulas da Coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 Animais Domésticos - O que podemos aprender sobre eles.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Conhecer mais sobre alguns animais do nosso cotidiano; • Refletir sobre as características individuais de cada animal; • Conscientizar sobre a importância de cuidar, proteger e dar carinho aos animais;

26/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3530 acessos

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 ENTRE O IMAGINÁRIO E A SELVA

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Nomear os animais selvagens; Identificar suas características físicas; Desenvolver a linguagem oral e escrita e a sequência lógica através da organização da história; Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construir os conceitos morais através das regras do jogo.

14/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1734 acessos

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 FELINOS SELVAGENS E DOMÉSTICOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer as características de felinos selvagens e domésticos. Comparar os hábitos de animais felinos selvagens e domésticos. Registrar informações através do desenho e da escrita.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3307 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Descobrindo Conhecimento sobre os felinos

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer as características de felinos selvagens; comparar os hábitos entre animais felinos selvagens e domésticos.

11/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 1336 acessos

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 FILHOTES DE ANIMAIS

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer como nascem alguns seres vivos. Ler e interpretar imagens. Coletar informações com adultos (familiares). Cooperar na elaboração de um álbum de animais.  Elaborar desenhos.

19/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3403 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 GALERIA: FOTOGRAFANDO O ZÔO

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Perceber que o nome escrito representa a imagem dos animais selvagens; caracterizar os animais selvagens pelo habitat e pelas suas características físicas.

23/07/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1095 acessos

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 ANIMAIS CRIADOS PELOS SERES HUMANOS

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer  animais criados pelos seres humanos. Apreciar obras de arte que represente  imagem de animais. Valorizar a produção artística visual. Realizar releitura. Ler e interpretar imagens.

24/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2723 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 Animais de estimação: a presença do animal no universo familiar

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Objetivos: - refletir sobre as semelhanças e diferenças existentes entre as famílias; - pensar sobre o papel do animal de estimação; - refletir sobre o modo de vida dos animais de estimação.

23/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2650 acessos

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 Animal de estimação: conhecendo os direitos dos animais

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- conhecer os animais de estimação das crianças da turma; - explorar noções de amor, justiça, direitos, deveres, e responsabilidade a partir do cuidado com os animais de estimação.  

22/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1916 acessos

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Amor Animal: Quem tem, cuida!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Aprenderá a reconhecer e cuidar dos animais de estimação, valorizar outros seres vivos; Ampliará a linguagem oral e escrita; Ampliará o vocabulário.

15/02/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2310 acessos

Melina Brasil Silva Resende

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 CONHECENDO ALGUMAS RAÇAS DE GATOS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Conhecer as características externas do gato. Identificar as características essenciais do gato.  Identificar a estrutura de textos informativos.  Identificar  algumas raças de gato.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3501 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 DE QUE OS GATOS SE ALIMENTAM

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer o tipo de alimentação dos gatos. Compreender as necessidades alimentares desse animal. Observar imagens.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1997 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 BANHO DE GATO...CUIDADOS COM A SAÚDE

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Identificar os cuidados necessários para manter a saúde dos animais. Respeitar a importância dos hábitos de higiene e vacinação para manter a saúde do gato. Valorizar o trabalho do veterinário. Trocar informações com os colegas e um veterinário. Observar imagens ,selecionar e ...

24/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1901 acessos

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Da África ao Brasil: conhecendo a fauna e construindo conhecimentos – bichinhos de pedra

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Conhecer a fauna da África e do Brasil; §         Diferenciar os animais entre categorias: domésticos, selvagens e silvestres; §         Confeccionar animais com objetos da natureza; §         Trabalhar habilidades plásticas; §         Exercitar e avançar na linguage...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6131 acessos

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Amigo bicho!

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Reconhecer várias espécies de animais. • Nomear os animais e suas características físicas. • Observar os animais, as diferenças e semelhanças entre si. • Identificar animais já conhecidos e os desconhecidos. • Descrever alguns animais. • Valorizar os animais como seres impor...

19/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 2356 acessos

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Os cães

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Conhecer o cachorro pelo viés da musicalidade, da literatura, da arte e da ciência. • Aprender curiosidades sobre o cão. • Contar e recontar histórias. • Conhecer alguns cães famosos. • Aprender sobre a origem, habitat, reprodução, comportamento, alimentação dos cães. • Inve...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1662 acessos

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Do cão de guarda ao cão de companhia: conhecendo as raças de cachorro nas narrativas literárias

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Objetivos: As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula:   §   Reconhecer algumas características físicas externas do cachorro.   Classificar as raças de cães de acordo com o seu uso e a sua função na sociedade.   Adquirir atitudes necessárias à sa...

26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1893 acessos

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

18 CAVALO: suas características.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Identificar o cavalo pelas suas características Identificar o porte grande e médio do cavalo; Identificar as diferentes utilidades do cavalo:

29/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7290 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 ANIMAIS COMO MEIO DE TRANSPORTES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula: Conhecer a importância do cavalo como meio de transporte para o homem;  Perceber os cuidados que devemos ter com os animais que transportam cargas (cavalo, burro, jumento, boi)  Vivenciar um passeio de...

24/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11733 acessos

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

20 O MUNDO IMAGINÁRIO DA SELVA: O QUE AS CRIANÇAS JÁ SABEM?

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer e falar alguns nomes de animais da selva; Desenvolver a linguagem oral e escrita ouvindo e  reconstruindo  histórias.

11/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4025 acessos

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 A Selva e a Cadeia Alimentar

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Compreender a formação da cadeia alimentar na selva. Identificar animais que fazem parte da cadeia alimentar do leão.

16/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3460 acessos

Josélia Soares Nunes dos Santos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

22 COMO AGE O IBAMA?

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança, na faixa etária de 5 anos de idade, poderá aprender com esta aula:  A conhecer as ações do IBAMA;  A conhecer quem pode criar animais silvestres;  Sobre a importância deste orgão para a preservação da natureza.

20/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1896 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 10740 acessos

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Gonzaga Alvim, CENTRO EDUCACIONAL VILA RICA , Rio de Janeiro - disse:
    mgonzaguinha@hotmail.com

    09/07/2012

    Cinco estrelas

    Adorei este plano de aula, vai me ajudar muito.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.