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Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Centro-Oeste

 

08/05/2012

Autor e Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito,

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista e convite;
  • Descobrir o conceito de flora;
  • Conhecer plantas pertencentes a flora da região Centro-Oeste;
  • Conhecer os diferentes biomas do Brasil e suas regiões;
  • Realizar trabalho de campo;
  • Desenvolver ações para a preservação da flora da região Centro-Oeste.
Duração das atividades
Previsão de um semestre com uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar e dialoga com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

alunos uca

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

  • É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que em cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 16/04/2012.

Assim, como o restante do Brasil, a região Centro-Oeste possui uma grande quantidade de plantas e elementos bastante diversificados. Neste projeto o foco maior é a busca por conhecimentos relativos à Flora desta região.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores que eles conhecem: você. Isso mesmo professor, você é a primeira referência de pesquisador que seus alunos possuem. Faça uma rápida exposição de seu trabalho de docente e pesquisador. Leve os alunos a compreender que nem todo pesquisador é professor, mas todo professor é um pesquisador.

Estimule-os a falar a partir das seguintes interrogações:

  • Eu sou um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?
  • Alguém sabe o que é pesquisa?
  • Quem já fez alguma pesquisa?
  • Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?
  • Nós também podemos ser pesquisadores?
  • Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

1.       Definir um tema;

2.       Justificar a escolha do tema;

3.        Elaborar a problematização;

4.        Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;

5.        Definir as fontes de pesquisas;

6.        Pesquisa;

7.        Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,

8.        Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;

9.        Socialização dos resultados/culminância do projeto.

 

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou outra particularidade da região Centro-Oeste para os alunos.

Organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

Nessa faixa etária, é importante uma consulta aos pais para que eles também possam contribuir com a escolha do tema.

Veja três sugestões de vídeos que podem motivar os alunos a escolherem seus temas. Se sua escola participa do projeto UCA, você pode sugerir que eles utilizem seus laptop ou tablet, pois, são tecnologias móveis. Eles devem por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet), acessar os vídeos, mas se não participam, você poderá levar um projetor multimídia (datashow) para sala e assistirem todos juntos, outra opção é agendar o laboratório de informática.

Esse momento é oportuno para deixar que os alunos sugiram outros temas que pensaram no decorrer da semana, desde o dia em que avisou que teria essa atividade e após essas sugestões, deve-se passar ao processo de escolha por meio de uma votação. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade de votação, privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

Professor, se optar por esta forma de escolha, lembre-se de dar a oportunidade de cada aluno ou grupo que sugeriu um tema de defendê-lo, para isso você poderá criar os momentos de debates. Esta atividade trabalha com questões importantes para o convívio social dentro da ética: respeito, tolerância, gentileza, dentre outras. Veja a seguir uma sugestão de como organizar um debate:

Rodinha

Fonte: acervo do autor: Momento de discussão e planejamento na rodinha. Turma de 2º ano da Eseba, Uberlândia, M.G.

DEBATE: ESCOLHA DO TEMA PARA O PROJETO DE PESQUISA

Estabeleça o dia e horário para cada debate;

Duração da fala de cada debatedor;

Combine quem será o mediador do debate;

Estabeleça as regras coletivamente;

Quem fará os registros: filmagem e fotos

Professor, depois dos debates, realize a votação utilizando o voto oral ou secreto, como foi citado anteriormente.

Tabule os dados, a quantidade de votos de cada tema e utilize-os em situações-problema, contextualizando assim as atividades de Matemática. Veja a seguir o resultado de nossa votação:

1º lugar - Tema: Plantas (Flora) com 15 votos

2º lugar – Futebol com 10 votos

3º lugar – Tema Efeito estufa com  03 votos

Professor, o tema foi escolhido democraticamente por seus alunos: Flora. Como ele é muito vasto, delimite-o ao máximo. Neste projeto, pesquisaremos a flora predominante da região Centro-Oeste do Brasil. Providencie agora uma atividade para "detonar" o tema, ou seja, despertar nos alunos que não votaram neste tema, o interesse pela pesquisa.

Professor, existem diversas formas de despertar o interesse dos alunos, para isso podemos utilizar:

  • Livros;
  • Histórias;
  • Fatos marcantes (situações que vivenciaram);
  • Notícias;
  • Imagens;
  • Debates, discussões;
  • Dentre outras.

Verificamos que depois da votação, o tema escolhido o a flora. Para "detonar" o tema, propomos o seguinte vídeo:

Flora brasileira - video

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=lNOq7DFHtuE&feature=related ; acesso em 18/04/2012.

a) Qual é o nome do vídeo? __________________________________

b) Qual é o nome do autor do vídeo? _______________________________

c) Se prestou bem a atenção, percebeu que no vídeo aparecem algumas plantas frutíferas? Quais?_______________________________________

d) Dessas frutas que aparecem na música, qual delas você conhece ao vivo? _______________________________________________________

Descobrindo um pouco mais sobre a flora da região Centro-Oeste

Professor, por curiosidade, apresente uma parte da mitologia grega à seus alunos, pois, muitas palavras de nossa língua encontra sua raiz nela. A palavra flora é uma delas. Flora – é uma deusa romana, cujo nome vem de flos, “flor”, derivado do Indo-Europeu bhlo-, “brilhar, florir”. Era a deusa da vegetação, uma das mais antigas divindades romanas, fato perfeitamente de acordo com a importância da agricultura nessa civilização.

Flora - deusa romana

Imagem disponível em: http://luabunita.wordpress.com/2010/10/23/as-deusas-e-os-deuses-da-primavera/ ; acesso em 20/04/2012

Flora (panteão romano) – Flora é a potência da natureza que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”. Era honrada quer por populações itálicas não latinas como latinas. Esposa de Zéfiro e deusa das flores, na Grécia é chamada de Clóris. Se por achar bonito ou reconhecer e homenagear a deusa romana não sabemos, o fato é que muitas mulheres possuem esse nome. Recentemente, uma novela foi apresentada e o nome de uma das principais personagens era Flora.

Flora - novela

Imagem disponível em: http://www.larasousa.com/2010/07/as-vilas-mais-divas-da-tv.html ; acesso em 20/04/2012

Falemos então da flora mais conhecida entre nós, a flora brasileira. Mais especificamente, falaremos da flora da região Centro-Oeste do Brasil.

O Brasil é um país dividido em cinco grandes regiões, sendo a Centro-Oeste, uma delas cobrindo uma área de aproximadamente 1.606.371,505 quilômetros quadrados, isso significa que ela cobre 4 estados do nosso país: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Distrito Federal. A vegetação nesta região brasileira é bem diversificada e diferente, levando em conta o tipo de solo presente e também o clima.

Uma parte da Floresta Amazônica faz parte da flora da região Centro-Oeste brasileira, sendo praticamente impenetrável, de tão fechada e intensa. Há ainda a ocorrência em maior escala do cerrado, da savana e também de campos limpos. Existia também uma floresta tropical, porém ela já foi quase que completamente destruída. Veja a seguir algumas fotos mostrando melhor como é a flora na região Centro-Oeste brasileira:

flora Flora flora flora

flora flora flora flora

Imagens disponíveis em: http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/flora/flora-da-regiao-centro-oeste-brasileira ; acesso em 20/04/2012

2ª Etapa: Justificativa do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador apresenta  os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, é a relevância do tema, a sua importância. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade ou mesmo à escola em que estudam, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que já é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas. É importante que você os questionem para que eles possam falar da importância de se pesquisar a flora da região Centro-Oeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Em roda de conversa, discutimos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a “Flora da região Centro-Oeste”. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet,  desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

Eu quero estudar sobre a Flora do Centro-Oeste porque...

 

Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, faça um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

Se a sua turma for de 1º ano, faça um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2º ou 3º anos eles poderão fazer individualmente, assim você poderá avaliar se estão escrevendo com coesão e coerência.

3ª etapa: Problematização

Professor, discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Deixe claro neste momento, os problemas serão criados por você a partir do tema que vamos pesquisar. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Dê exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – A flora predominante na região Centro-Oeste.

 

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Miguel

 Qual é a flora predominante na região Centro-Oeste?

Rafael

Quais plantas têm na região Centro-Oeste?

Judite

Quais são as partes da planta? Quais sua funções?

Ester

De onde vem o nome flora?

4ª etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a criação do mundo ainda é uma hipótese, pois, os cristãos afirmam que o mundo foi criado por Deus, enquanto que os cientistas afirmam que o mundo surgiu de uma grande explosão chamada Big Bang. A verdade é que não se sabe ao certo.

Big bang

Imagem disponível em: http://astroreisite.xpg.uol.com.br/o-big-banga-origem-do-universo.html ; acesso em 20/04/2012           

Criação divina

Abra uma rápida discussão para ouvir dos alunos qual a opinião deles sobre o surgimento do mundo. Provavelmente eles relatarão aquilo que ouviram dos pais. É importante esse exercício para que possam vivenciar o que são hipóteses. Contudo, não deixe que a discussão aprofunde na questão religiosa, pois, o intuito não é esse. Ao término da discussão, relate que o que acabaram de fazer é levantar hipóteses, ou seja, opinar sobre aquilo que não tem certeza e leve-os a lembrar que as crianças  fazem isso o tempo todo.

Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita.

Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso devem  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

João Vinícius

Problematização: Quais são as partes da planta? Quais sua funções?

Fred

Hipótese: Elas têm as folhas, o tronco e a raiz.

 

5ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Sugestão de atividade para esse momento. Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

1)      Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:

        a)  Livros

         b) Revistas

         c)  Internet

         d) Fotografias

         e) Entrevistas

          f) Palestras

          g) Pesquisa de campo

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza quando quer descobrir uma informação importante? Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

6ª etapa: Pesquisa

Este é o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a flora da região Centro-Oeste do Brasil.

A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos e a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região e no trato com a natureza e sua preservação, dentre outras.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Pesquisador boneco com lupa

Imagem disponível em: http://inovabrasil.blogspot.com.br/2010/12/cnpq-programa-pesquisador-na-empresa.html acesso em 20/04/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa etária que trabalhamos, ensino fundamental inicial, temos que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa.

Trabalho em grupo

Professor, este momento pode levar um tempo considerável, contudo, importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

Você poderá organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as questões levantadas. Solicite que façam uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões.

É importante que esteja atento a organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realização desta pesquisa você poderá solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a temática, para isso os alunos levarão a problematização para casa para procurarem os materiais.

Solicite que façam o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as referências bibliográficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publicação e o ano de publicação. Se for texto retirado de algum sítio, o endereço eletrônico e data de acesso.

Professor, nesse momento, resgata-se a problematização feita pelos alunos na 3ª etapa deste projeto:

1) De onde vem o nome flora? Qual é a flora predominante na região Centro-Oeste?

2) Quais plantas têm no naquela região?

3) Quais são as partes da planta? Quais suas funções?

4) Como são as plantas da região Centro-Oeste?

A flora predominante na região Centro-Oeste.                                                           

Professor, quando se fala em flora para crianças, imediatamente vem à mente delas, as plantas. Tanto que esse tema apareceu na etapa da problematização. Então, vamos atender as expectativas dos pesquisadores. Eis as partes da planta.

Planta e suas partes

Imagem disponível em: http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/partes-da-planta.html ; acesso em 20/04/2012

As principais partes de planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. A seguir detalharemos cada uma das partes da planta:

Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como “dispensa”, guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água) ou aéreas (nem na terra, nem dentro da água).

Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entrenós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.

Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.

Flor
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta “dá flor”, está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.

Fruto
É o ovário fecundado que se incumbe de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior. Homens e animais que se alimentam dele, transportam sementes para outros locais, ampliando a proliferação das espécies.

Sementes
Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas e poder realizar a fotossíntese. Para brotar, algumas se dividem em duas, como o feijão e a soja, outras se mantém inteiras, como o milho e o arroz. Sua função é de preservar a espécie, através da multiplicação seminal. Ligadas entre si, todas as partes da planta trabalham em um sincronismo perfeito. Assim, procure tratá-las com o devido cuidado, garantindo a vitalidade e o bom desenvolvimento de sua planta.

Professor, após esta exposição, trabalhe uma atividade para que o aluno compreenda melhor. Segue uma sugestão.

1) Dentro do tema flora, estudamos algumas plantas. Acabamos de conhecer as plantas as suas partes. Vamos aprender agora com a atividade proposta, do que as plantas necessitam para sobreviver. Complete as palavras com as letras que faltam.

Flora - atividade 1

Imagem disponível em: http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/07/plantas-atividades.html ; acesso em 20/04/2012

2) Em relação às partes da planta e suas funções, faça o que se pede:

a) Ligue o desenho à função correta  e escreva ao lado o nome da parte correspondente.

b) Encaixe as peças iguais e descubra o nome das frutas.

 Flora - atividade 2

Imagem disponível em: http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/07/plantas-atividades.html ; acesso em 20/04/2012

No Centro-Oeste existem formações vegetais  diferentes umas das outras. Ao norte e oeste aparece a Floresta Amazônica, praticamente impenetrável, composta por uma vegetação densa e exuberante. A maior parte da região, entretanto, é ocupada pelo cerrado, tipo de savana com gramíneas altas, árvores e arbustos esparsos, de troncos retorcidos, folhas duras e raízes longas, adaptadas à procura de água no subsolo. O cerrado não é uniforme: onde há mais árvores que arbustos, ele é conhecido como cerradão, e no cerrado propriamente dito há menos arbustos e árvores, entre os quais se espalha uma formação contínua de gramíneas.

Em Mato Grosso do Sul, existe uma verdadeira "ilha" de campos limpos, conhecidos pelo nome de campos de Vacaria, que lembram vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui uma vegetação típica e muito variada, denominada Complexo do Pantanal. Aí aparecem concentradas quase todas as variedades vegetais do Brasil: florestas, campos e até mesmo a caatinga.

Podem ser identificadas ainda as matas galerias em alguns trechos do cerrado, que se caracterizam por serem densas apenas nas margens dos cursos d'água ao longo dos quais se desenvolvem e cuja umidade as mantém. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.

Informações obtidas em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil ; acesso em 20/04/2012

Professor, a partir das informações contidas acima, você pode propor a 2ª atividade: um trabalho de campo.

 Atividade 2 Trabalho de Campo

O trabalho de campo é um atrativo a mais para a pesquisa. No entanto, os alunos não podem confundir o trabalho de campo com um passeio, pois, não o é. Ao contrário, constitui parte de um experimento científico, devendo ter, portanto, um roteiro bem planejado, observação atenta e organização nos registros, sob pena de que se isso não ocorrer, os resultados podem não ser satisfatórios. Para tanto, deve ser levado com toda a seriedade por parte dos alunos.

O trabalho de campo, geralmente, não é realizado no interior da escola, assim, deve manter o respeito pelas regras e muita disciplina, o cuidado deve ser redobrado e muito bem planejado anteriormente para que não haja prejuízo com o conteúdo a ser pesquisado e para que a integridade física dos pesquisadores envolvidos seja garantida. A parte burocrática é fundamental: combinar com a direção da escola a saída – principalmente se o transporte for solicitado por ela; solicitar autorização dos pais para que seu filho deixe os limites da escola; definição do local; preparo do lanche e outros.

O tema deste projeto sugere um trabalho de campo em uma praça pública ou um canteiro mais próximo de sua escola: plantio de uma árvore.

Flora - plantio de árvore

Imagem disponível em: http://www.apremavi.org.br/viveiro/por-que-plantar-florestas/ ; acesso em 20/04/2012

Professor, algumas pessoas consideram esse ato de plantar árvores uma "bobeira", mas reflita com seus alunos que não é "bobeira", pelo contrário, é muito importante. Apresente a eles algumas vantagens.

Houve tempo em que plantar uma árvore era um prazer, brincadeira de criança. Tempos depois se tornou uma espécie de obrigação civil divulgada amplamente por diversas e contínuas campanhas. Infelizmente o prazer não existe mais, nem as campanhas. E a maioria das crianças de hoje em dia sabem, por exemplo, os componentes e as “proteínas” de um "big mac", mas não sabem da importância que tem plantar uma árvore.

1. Reduzir o efeito do aquecimento global;

2. As  árvores reduzem a erosão do solo e a contaminação da água;

3. Contribuem para manter  às correntes subterrâneas e à manutenção dos rios. Dentre outras, sem falar o quão é gostoso brincar com os amigos na sombra de uma árvore.

Sombra da árvore

Imagem disponível em: http://novaorigem.com.br/2010/05/resultado-das-atividades-em-belo-horizonte/ ; acesso em 20/04/2012

 

Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar a Pesquisa de Campo, por meio de fotos e/ou filmagem, mas caso sua escola não participe do UCA, leve uma máquina digital e fotografe a atividade ou solicite que algum aluno leve. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados. Um componente do grupo ficará responsável pelos registros (fotos, filmagens e de divulgar o material produzido por ele entre os colegas da sala).

Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 - Língua Portuguesa: elaboração do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de agradecimento à instituição que acolheu os alunos;

2 - Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 - Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência; respeito para com a fauna da região Centro-Oeste;

4 - História: resgate da história do local e sua importância cultural.

5 - Ética: diálogo, respeito ao outro e ao meio ambiente.

Professor, se for conveniente, convide os pais para participarem,   para que os laços família-escola sejam estreitados.

7ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

Confronto das hipóteses

8ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Uma sugestão de atividade para este momento é a simulação da flora da região Centro-Oeste. Divida sua classe em grupos de até oito alunos. Cada grupo cria uma apresentação que responda às suas próprias perguntas apresentadas anteriormente. Convide os alunos de outras turmas para assistirem ou convide as famílias. Isto valoriza o trabalho realizado.

 

Grupo 1:  De onde vem o nome flora?

Grupo 2: Qual é a flora predominante na região Centro-Oeste?

Grupo 3: Quais plantas têm na região Centro-Oeste?

Grupo 4: Do que as plantas precisam para viver?

Lembre-os de enriquecer a apresentação, expondo um mapa da região, cartazes com curiosidades da região descoberta por meio da pesquisa e as fotos e filmagens registradas no decorrer do trabalho. 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Sítio sobre flora: http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2010/07/plantas-atividades.html

- Sítio sobre flora: http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/partes-da-planta.html

Sugestões de links para professores:

- Sítio de pesquisa: Biomas Brasileiro: http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

- Sítio sobre plantio de árvores: http://www.rankbrasil.com.br/Recordes/Materias/0L_n/Maior_Plantio_De_Arvores_Da_Especie_Parica

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Conhecendo o bioma em que vivo: Cerrado - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acesso em 16/04/2012

Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908  acesso em 16/04/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se eles compreenderam o significado de flora, se aprenderam características das vegetações do Centro-Oeste conhecendo as plantas que fazem parte dessa região; se participaram do trabalho de campo compreendendo a importância de se plantar uma árvore e preservar a flora do Brasil em especial a do Centro-Oeste. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, se resolveram situações-problema e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de entrevista, relatórios, convites, dentre outros.

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Opiniões

  • melina leal farias, E. E. Maria Neusa , Amapá - disse:
    melina-ap@hotmail.com

    05/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante e principalmente com a participação dos alunos neste processo . Também temos um projeto em nossa escola parecido com esse, intitulado Festival de cultura. Onde trabalhamos a cultura de cada região. Ano passado trabalhamos a região norte. parabéns aos alunos, professores e a comunidade escolar.


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