22/06/2012
Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede |
Ensino Médio | Geografia | O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos |
A partir desta aula o aluno poderá:
A Revolução Industrial: primeira, segunda e terceira etapas. Leitura, confecção e interpretação de tabelas e gráficos (coluna e barra), além de conhecimentos básicos de informática, incluindo a produção de gráficos.
Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)
Confira abaixo uma sugestão de etapas para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:
Imagem: Etapas para a elaboração e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 25 de abril de 2012
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
EXECUÇÃO DA PESQUISA
Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao estudo do Mundo do Trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na construção do conhecimento.
PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Em sala, realize a apresentação de um fragmento do filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin. O filme satiriza a mecanização do trabalho dos operários das fábricas diante das novas formas de produção do final do século XIX e início do século XX. O vídeo tem a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "O mundo do trabalho". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano.
Imagem: Fragmento do filme Tempos Modernos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk&feature=related
Acesso em: 12 de abril de 2012
2. Antes de iniciar a apresentação, converse com os alunos sobre a importância de observarem no vídeo os seguintes aspectos:
Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de História ou Sociologia para conversar com os alunos sobre as conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo do século XX. A aula Movimento operário nas primeiras décadas do século XX no Brasil - UCA, disponível no Portal do Professor, que poderá contribuir para o entendimento do assunto no endereço eletrônico
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38944 .
SEGUNDA ATIVIDADE
1. Retome com os alunos o desenvolvimento do processo produtivo, historicamente chamado de Revolução Industrial, que pode ser dividido em três etapas: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial. Solicite que realizem uma pesquisa sobre as principais características apresentadas nestes períodos:
2. Solicite que os alunos elaborem um quadro comparativo apresentando as principais características de cada época da Revolução Industrial. Segue sugestão de quadro comparativo elaborado por aluno do Ensino Médio. Confira no endereço web https://skydrive.live.com/?cid=563780ea53989a8d&id=563780EA53989A8D%21164#cid=563780EA53989A8D&id=563780EA53989A8D%21419 Acesso: 12 de abril de 2012
As etapas da Revolução Industrial
Primeira Etapa da Revolução Industrial | Segunda Etapa da Revolução Industrial | Terceira Etapa da Revolução Industrial |
|
3. Depois, organize os alunos em três grupos, cada um ficará responsável por apresentar para a turma as características de uma determinada época da Revolução Industrial, tendo como referência as informações coletadas na pesquisa. Incentive a criatividade; o trabalho deverá ser produzido e apresentado em vídeo que poderá ser produzido utilizando o celular ou a câmera digital. No dia combinado, os grupos apresentarão suas produções e deverão ficar atentos as características específicas de cada período destacadas pelos grupos. Ao terminar as apresentações, coletivamente, elaborem um quadro comparativo da turma, apresentando os pontos que os grupos consideraram relevantes.
Professor(a), solicite a colaboração de docentes de outras disciplinas como História, abordando o processo produtivo histórico, Artes e Informática, na organização e produção do trabalho que será apresentado; tais áreas serão importantes parceiras no processo de abordagem e construção do conhecimento geográfico. No dia combinado, o trabalho poderá ser apresentado para a sala ou para toda a comunidade escolar e também poderá ser objeto de avaliação. A atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos conhecerem e analisarem o processo e as consequências da Revolução Industrial no mundo do trabalho o que possibilitará compreender a atualidade.
O objetivo principal das atividades, anteriormente realizadas, é o de provocar nos alunos o interesse pelo Tema da Pesquisa "O mundo do trabalho". Em seguida, oriente os alunos para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos de até quatro alunos. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:
Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.
Objetivo: a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.
Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.
Justificativa: apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância.
Metodologia: processo de desenvolvimento da pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.
Fonte: seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/ que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.
Cronograma: momento de organizar o tempo necessário para o planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.
Socialização: como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.
TERCEIRA ATIVIDADE
1. Forme grupos de até quatro alunos para que, individualmente, os participantes realizem entrevistas com duas pessoas adultas que não fazem parte do ambiente escolar. A entrevista poderá ser registrada de diferentes maneiras: gravada, filmada ou escrita. Sugere-se o roteiro abaixo, que poderá ser alterado:
2. Em seguida, os participantes deverão organizar os dados gerais do grupo. Solicite que organizem gráficos para apresentar os dados quantitativos. Todos os grupos deverão socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os gráficos poderão ser elaborados no computador, em programa específico. A socialização da pesquisa deverá ser realizada em forma de Seminário. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um seminário disponível no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277
Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Disponível em: 12 de abril de 2012
3. A partir dos trabalhos apresentados pelos grupos, procure sistematizar coletivamente os dados da turma. Depois, compare os dados da turma com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados (CAGED) organizado pelo Ministério do Trabalho, o qual apresenta informações sobre a situação do emprego e do desemprego no Brasil e nos estados, no endereço web http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
Imagem: Site Ministério do Trabalho - CAGED
Disponível em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
Acesso em: 12 de abril de 2012
Depois, selecione o estado em que vivem e comparem com os dados da pesquisa organizada pelo grupo. Reflitam sobre a situação do lugar (a partir dos dados levantados) em relação ao estado em que moram.
4.
Imagem: Site Ministério do Trabalho - CAGED
Disponível em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp
Acesso em: 12 de abril de 2012
5. Proponha aos alunos que, em sala de aula e sentados em círculo, façam um debate acerca das seguintes questões:
Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opiniões, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento científico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo.
6. É necessário evidenciar que alguns fatores contribuem para aumentar as taxas de desemprego. Vale ressaltar que tais causas podem ser estruturais ou conjunturais. Para tanto, segue sugestões de leituras nos Recursos Complementares.
Sugere-se como dinâmica de leitura para a sala de aula: "Explique por que é importante" (Fonte: RANGEL, M. Dinâmicas de leitura para sala de aula. 16. ed. Petrópolis-RJ:Vozes, 2002)
DINÂMICA: EXPLIQUE POR QUE É IMPORTANTE
a. O professor(a) solicita a um aluno que destaque, no texto, uma informação que julgou importante e fale à turma;
b. O professor(a) solicita a um segundo aluno que explique por que, na sua opinião, a informação destacada pelo colega é importante;
c. O professor(a) solicita ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu à informação, e por quê.
Observações:
1. A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de uma nova informação;
2. Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
Com base nas leituras e estudos realizados anteriormente, analise a conjuntura das causas do desemprego na sociedade brasileira.
7. Retome as hipóteses da pesquisa: "o mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos séculos" e "o desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho"; peça aos alunos que reflitam se as hipóteses foram confirmadas ou refutadas e que dados e/ou fatos pesquisados evidenciam tal conclusão. Depois, solicite aos grupos que elaborem uma conclusão apresentando os resultados alcançados, que poderá ser objeto de avaliação.
QUARTA ATIVIDADE (Opcional)
Cine-Geo
Professor(a), conte com a participação dos alunos na organização e divulgação da exibição do filme À procura da Felicidade, que poderá ocorrer no horário de aula, convide a comunidade externa para participar, principalmente as famílias. Após a apresentação do filme, promova uma mesa de debates que poderá ser formada por: um docente (da área de História, Sociologia, Filosofia ou Geografia), um profissional liberal, um empresário e um profissional da Psicologia, que deverão se posicionar sobre os desafios enfrentados pela personagem principal e evidenciar as características mais marcantes que a levaram a superar as dificuldades. Solicite que durante as falas os debatedores estabeleçam uma relação entre o filme, as novas exigências do mundo do trabalho e as modificações no modo de vida da sociedade. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.
Imagem: Cartaz do filme À procura da felicidade
Disponível em: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/03/busca-da-felicidade-dvd-400x400.jpg
Acesso em: 12 de abril de 2012
SINOPSE:
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Como vendedor, ele tenta usar sua habilidade para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
Duração: 1h 57min
Dirigido por: Gabriele Muccino
Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54098/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Sugestões de leituras para os professores:
O novo papel da escola e do ensino da geografia na época da Terceira Revolução Industrial
Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
O uso da internet na pesquisa geográfica: uma introdução
Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
Construção e Interpretação de gráficos de colunas
Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
Desemprego estrutural
Disponível em: http://www.fmr.edu.br/publicacoes/pub_08.pdf
Acesso em: 12 de abril de 2012
Sugestão de leitura e pesquisa para o(a) aluno(a):
Revolução Industrial
Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revolucao-industrial/27484/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Revolução Industrial
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/industrial/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Primeira Revolução Industrial
Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm
Acesso em: 12 de abril de 2012
A Revolução Industrial
Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-industrial/3823/
Acesso em: 12 de abril de 2012
A Revolução Industrial
Disponível em: http://gilcaknustspaceblogcombr.spaceblog.com.br/797514/A-Revolucao-Industrial/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Blog Mundinho da Crianças - Revolução Industrial
Disponível em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/09/texto-sobre-revolucao-industrial-para.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
O mundo do trabalho, o trabalho no mundo
Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2009/02/trabalho_no_mundo.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
O futuro do trabalho no Brasil e no mundo
Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/978/882
Acesso em: 12 de abril de 2012
O mundo do trabalho
Disponível em: http://201.55.54.204/produtos/spp/v08n01/v08n01_01.pdf
Acesso em: 12 de abril de 2012
Mundo do trabalho
Disponível em: http://mundo-do-trabalho.blogspot.com.br/
Acesso em: 12 de abril de 2012
Klick Educação: diferença entre desemprego estrutural e desemprego conjuntural
Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-7573-h,00.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
Blog Geografia e tal
Disponível em: http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/05/diferencas-entre-desemprego-conjuntural.html
Acesso em: 12 de abril de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2012
Cinco estrelasÓtimo trabalho!
08/07/2012
Cinco estrelasJá apliquei algumas destas atividades com o meu grupo de trabalho e foi muito significativo.