Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que nem todos têm emprego? (Pesquisa Científica)

 

22/06/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá:

  •  Perceber as transformações ocorridas no mundo do trabalho;
  •  Identificar os aspectos e as novas exigências no mundo do trabalho;
  •  Entender como a sociedade tem se reorganizado em função das novas exigências do mundo do trabalho; 
  •  Observar, coletar e organizar informações sobre o mundo do trabalho no lugar em que vivem;
  •  Utilizar dados estatísticos que possibilitem conhecer a organização da sociedade e compreender o mundo do trabalho estabelecendo relações entre o seu lugar de vivência e outros lugares;
  •  Reconhecer a importância e o respeito aos diferentes trabalhos exercidos na sociedade.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Revolução Industrial: primeira, segunda e terceira etapas. Leitura, confecção e interpretação de tabelas e gráficos (coluna e barra), além de conhecimentos básicos de informática, incluindo a produção de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta colocaaluno em uma posição central na construção do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Confira abaixo uma sugestão de etapas para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:

 

PESQUISA  

Imagem: Etapas para a elaboração e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  25 de abril de 2012

 

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemas presentes na realidade vivida pelos alunosDesta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

 

EXECUÇÃO DA PESQUISA

Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao  estudo do Mundo do Trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na construção do conhecimento.

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Em sala, realize a apresentação de um fragmento do filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin. O filme satiriza a mecanização do trabalho dos operários das fábricas diante das novas formas de produção do final do século XIX e início do século XX. O vídeo tem a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudarTema de Pesquisa "O mundo do trabalho". Para tantoé importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisaevidenciarrelação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano 

 

TEMPOS MODERNOS

Imagem: Fragmento do filme Tempos Modernos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3rS9wIxXMLk&feature=related

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

2. Antes de iniciar a apresentação, converse com os alunos sobre a importância de observarem no vídeo os seguintes aspectos:

  • Objetivo da empresa;
  • Características do trabalho apresentado;
  • Consequências para o trabalhador;
  • Exigências na qualificação do funcionário para o desenvolvimento do trabalho;
  • As exigências no mundo do trabalho no período apresentado no vídeo;
  • As características do mundo do trabalho da época retratada no vídeo em comparação com o mundo atual.

 

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de História ou Sociologia para  conversar com os alunos sobre as conquistas dos trabalhadores brasileiros ao longo do século XX.  A aula Movimento operário nas primeiras décadas do século XX no Brasil - UCA, disponível no Portal do Professor, que poderá contribuir para o entendimento do assunto no endereço eletrônico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38944 .

 

SEGUNDA ATIVIDADE

 

1. Retome com os alunosdesenvolvimento do processo produtivo, historicamente chamado de Revolução Industrial, que pode ser dividido em três etapas: Primeira, Segunda e Terceira Revolução Industrial. Solicite que realizem uma pesquisa sobre as principais características apresentadas nestes períodos:

  • O processo produtivo;
  • A matéria prima;
  • O combustível utilizado;
  • As mudanças tecnológicas;
  • Os investimentos;
  • Consequências para o mundo do trabalho.

 

2. Solicite que os alunos elaborem um quadro comparativo apresentando as principais características de cada época da Revolução Industrial. Segue sugestão de quadro comparativo elaborado por aluno do Ensino Médio. Confira no endereço web https://skydrive.live.com/?cid=563780ea53989a8d&id=563780EA53989A8D%21164#cid=563780EA53989A8D&id=563780EA53989A8D%21419  Acesso: 12 de abril de 2012

 

As etapas da Revolução Industrial

Primeira Etapa da Revolução Industrial Segunda Etapa da Revolução Industrial Terceira Etapa da Revolução Industrial
 

 

 

 

 

 

 

 3. Depois, organize os alunos em três grupos, cada um ficará responsável por apresentar para a turma as características de uma determinada época da Revolução Industrial, tendo como referência as informações coletadas na pesquisa. Incentive a criatividade; o trabalho deverá ser produzido e  apresentado em vídeo que poderá ser produzido utilizando o celular ou a câmera digital. No dia combinado, os grupos apresentarão suas produções e deverão ficar atentos as características específicas de cada período destacadas pelos grupos. Ao terminar as apresentações, coletivamente, elaborem um quadro comparativo da turma, apresentando os pontos que os grupos consideraram relevantes.  

  

Professor(a), solicite a colaboração de docentes de outras disciplinas como História, abordando o processo produtivo histórico, Artes e Informática, na organização e produção do trabalho que será apresentado; tais áreas serão importantes parceiras no processo de abordagem e construção do conhecimento geográfico. No dia combinado, o trabalho poderá ser apresentado para a sala ou para toda a comunidade escolar e também poderá ser objeto de avaliação. A atividade tem como objetivo possibilitar aos alunos conhecerem e analisarem o processo e as consequências da Revolução Industrial no mundo do trabalho o que possibilitará compreender a atualidade.   

 

O objetivo principal das atividades, anteriormente realizadas, é o de provocar nos alunos o interesse pelo Tema da Pesquisa "O mundo do trabalho". Em seguida, oriente os alunos para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos de até quatro alunos. Os projetos poderão apresentar características diferentesportantosugere-se:

 

Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  1. Que fatores interferem na nova organização do mundo do trabalho?
  2. Quais são as novas exigências e possibilidades do mundo do trabalho?
  3. Por que nem todos têm emprego?

 

  Objetivo a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.

  1.  Identificar como está organizado o mundo do trabalho;
  2. Refletir sobre as novas perspectivas no mundo do trabalho; 

 

Hipóteseidentificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.

  1. O mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos séculos;
  2. O desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho.

 

Justificativa:  apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância

 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.

 

Fonte:  seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode serlivro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticosrevistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acessodiferentes artigos científicoscomo os sugeridos nos Recursos Complementares.

 

Cronograma momento de organizar o tempo necessário paraplanejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

 

Socialização:  como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

 

1. Forme grupos de até quatro alunos para que, individualmente, os participantes realizem entrevistas com duas pessoas adultas que não fazem parte do ambiente escolar. A entrevista poderá ser registrada de diferentes maneiras: gravada, filmada ou escrita. Sugere-se o roteiro abaixo, que poderá ser alterado:

  • Nome:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Profissão:
  • Nível de escolaridade:
  • ficou desempregado?
  • Qual foi a maior dificuldade para conseguir emprego?
  • Atualmente trabalha?
  • Onde trabalha?
  • Trabalha quantas horas por dia?
  • Aproximadamente recebe quanto de salário pelo trabalho desenvolvido?
  • Considera que o pagamento que recebe pelo trabalho desenvolvido é justo? Justifique.
  • Para você, qual o perfil que o mercado de trabalho exige hoje do profissional?

 

2. Em seguida, os participantes deverão organizar os dados gerais do grupo. Solicite que organizem gráficos para apresentar os dados quantitativos. Todos os grupos deverão socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os gráficos poderão ser elaborados no computador, em programa específico. A socialização da pesquisa deverá ser realizada em forma de Seminário. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um seminário disponível no Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277

 

gráfico colunas 

Imagem: Exemplo de gráfico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Disponível em: 12 de abril de 2012 

 

3. A partir dos trabalhos apresentados pelos grupos, procure sistematizar coletivamente os dados da turma. Depois, compare os dados da turma com os dados do Cadastro Geral dos Empregados e dos Desempregados (CAGED) organizado pelo Ministério do Trabalho, o qual apresenta informações sobre a situação do emprego e do desemprego no Brasil e nos estados, no endereço web http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

 

cagede 1

Imagem: Site Ministério do Trabalho - CAGED

Disponível em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

 4. Depois, selecione o estado em que vivem e comparem com os dados da pesquisa organizada pelo grupoReflitam sobre a situação do lugar (a partir dos dados levantados) em relação ao estado em que moram.

 

cagede 2

Imagem: Site Ministério do Trabalho - CAGED

Disponível em: http://www.mte.gov.br/caged_mensal/2010_12/default.asp

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

5. Proponha aos alunos que, em sala de aula e sentados em círculo, façam um debate acerca das seguintes questões:

  • Em relação aos dados apresentados sobre o desempregoqual o nível de escolaridade das pessoas que mais ficaram desempregadas?  O que essa informação revela?
  • Em sua opinião, o salário recebido pelo trabalhado desenvolvido tem sido justo?
  • Quais seriam os maiores desafios para se conseguir um emprego atualmente?
  • Você considera que atualmente existe diferença no tratamento de funcionários que desempenham a mesma função, mas de sexo diferente? Os dados revelaram algo?
  • Para você, quais as principais dificuldades apresentadas no mundo do trabalho? E as facilidades?
  • Tendo em vista tais informações, o que podemos identificar como causa para que nem todos os cidadãos tenham emprego?
  • Seria possível mudar este quadro? Apresente sugestões.

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opiniões, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento científico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo

 

6. É necessário evidenciar que alguns fatores contribuem para aumentar as taxas de desemprego. Vale ressaltar que tais causas podem ser estruturais ou conjunturais. Para tanto, segue sugestões de leituras nos Recursos Complementares.

Sugere-se como dinâmica de leitura parasala de aula: "Explique por que é importante" (Fonte: RANGEL, M. Dinâmicas de leitura para sala de aula. 16. ed. Petrópolis-RJ:Vozes, 2002)

DINÂMICA:  EXPLIQUE POR QUE É IMPORTANTE

a. O professor(a) solicita a um aluno que destaque, no texto, uma informação que julgou importante e fale à turma;

b. O professor(a) solicita a um segundo aluno que explique por que, na sua opinião, a informação destacada pelo colega é importante;

c. O professor(a) solicita ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu à informação, e por quê.

Observações:

1. A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de uma nova informação;

2. Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

Com base nas leituras e estudos realizados anteriormente, analise a conjuntura das causas do desemprego na sociedade brasileira.

 

7. Retome as hipóteses da pesquisa: "o mundo do trabalho tem se organizado de maneira diferente ao longo dos séculos" e "o desenvolvimento de novas tecnologias exige um novo profissional para o mundo do trabalho"; peça aos alunos que reflitam se as hipóteses foram confirmadas ou refutadas e  que dados e/ou fatos pesquisados evidenciam tal conclusãoDepois, solicite aos grupos que elaborem uma conclusão apresentando os resultados alcançadosque poderá ser objeto de avaliação

 

QUARTA ATIVIDADE (Opcional)

 

Cine-Geo

Professor(a), conte com a participação dos alunos na organização e divulgação da exibição do filme À procura da Felicidade, que poderá ocorrer no horário de aula, convide a comunidade externa para participar, principalmente as famíliasApós a apresentação do filme, promova uma mesa de debates que poderá ser formada por: um docente (da área de História, Sociologia, Filosofia ou Geografia), um profissional liberal, um empresário e um profissional da Psicologia, que deverão se posicionar sobre os desafios enfrentados pela personagem principal e evidenciar as características mais marcantes que a levaram a superar as dificuldades. Solicite que durante as falas os debatedores estabeleçam uma relação entre o filme, as novas exigências do mundo do trabalho e as modificações no modo de vida da sociedade. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.

felicidade

Imagem: Cartaz do filme À procura da felicidade

Disponível em: http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2009/03/busca-da-felicidade-dvd-400x400.jpg

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

 

SINOPSE:

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Como vendedor, ele tenta usar sua habilidade para conseguir um emprego melhor, que lhe um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.  

Duração1h 57min

Dirigido por: Gabriele Muccino

Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-54098/

Acesso em: 12 de abril de 2012

Recursos Complementares

Sugestões de leituras para os professores:

 O novo papel da escola e do ensino da geografia na época da Terceira Revolução Industrial

Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

O uso da internet na pesquisa geográfica: uma introdução

Disponível em: http://www.geocritica.com.br/artigos.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Construção e Interpretação de gráficos de colunas

Disponível em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Desemprego estrutural

Disponível em: http://www.fmr.edu.br/publicacoes/pub_08.pdf

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Sugestão de leitura e pesquisa para o(a) aluno(a):

 

Revolução Industrial

Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/revolucao-industrial/27484/

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Revolução Industrial

Disponível em: http://www.suapesquisa.com/industrial/

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Primeira Revolução Industrial

Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

A Revolução Industrial

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-revolucao-industrial/3823/

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

A Revolução Industrial

Disponível em: http://gilcaknustspaceblogcombr.spaceblog.com.br/797514/A-Revolucao-Industrial/

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Blog Mundinho da Crianças - Revolução Industrial

Disponível em: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/09/texto-sobre-revolucao-industrial-para.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

O mundo do trabalho, o trabalho no mundo

Disponível em: http://obviousmag.org/archives/2009/02/trabalho_no_mundo.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

O futuro do trabalho no Brasil e no mundo

Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/978/882

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

O mundo do trabalho

Disponível em: http://201.55.54.204/produtos/spp/v08n01/v08n01_01.pdf

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Mundo do trabalho

Disponível em: http://mundo-do-trabalho.blogspot.com.br/

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Klick Educação: diferença entre desemprego estrutural e desemprego conjuntural

Disponível em: http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcorespmostra/0,5991,POR-7573-h,00.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

 

Blog Geografia e tal

Disponível em: http://geografiaetal.blogspot.com.br/2011/05/diferencas-entre-desemprego-conjuntural.html

Acesso em: 12 de abril de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer que o processo histórico interfere na organização da sociedade e no modo de vida dos seres humanos;
  3. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização para as questões sociais; 
  4. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo do mundo do trabalho e o entendimento dos conceitos ligados ao tema em discussão; 
  5. A possibilidade de compreender e de desenvolver ações rumo à conquista da cidadania plena.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GILMAR DOS SANTOS ROCHA, B N H ESCOLA DE EDUCACAO INFANTIL MUNICIPAL , São Paulo - disse:
    at122@ig.com.br

    08/09/2012

    Cinco estrelas

    Ótimo trabalho!


  • estela, FCEE , Santa Catarina - disse:
    eestaleka@gmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    Já apliquei algumas destas atividades com o meu grupo de trabalho e foi muito significativo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.