28/05/2012
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Debate sobre as práticas artísticas atuais;
Realizar exercício de leitura de imagens de obras contemporâneas;
Estabelecer algumas características que se associam à arte contemporânea;
Aula sobre “Marcel Duchamp e o colapso da arte”
Coleção Sobre Arte Contemporânea disponível no Portal do Professor:
Para esta aula o professor vai utilizar como referência o vídeo “O Que é Arte Contemporânea?” realizado pelo Itaú Cultural. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=xClU8ZSObqs
A sugestão é que assista ao vídeo antes de dar a aula, pois nela será aplicada com os alunos a mesma metodologia do vídeo.
Os alunos assistem ao vídeo somente no final da aula.
A atividade proposta pelo vídeo e reproduzida na aula é uma aproximação com o tema arte contemporânea próximo cronologicamente dos alunos, mas muitas vezes distante conceitualmente deles. A partir da atividade temos um importante diagnóstico para que o professor encaminhe as abordagens seguintes acerca do tema.
Escolha algumas imagens diferentes e faça reproduções para todos os alunos da turma. Pense que estas imagens devem ser de obras de arte contemporâneas e tem que causar certa inquietação nos alunos. Eles devem recebê-las e não podem mostrar para os colegas, pois faz parte da atividade que eles trabalhem individualmente.
As imagens não devem ter nenhuma identificação como nome da obra, nome do artista e data.
Após observar a sua imagem, em uma folha, cada aluno deve responder às seguintes questões:
1) O que você vê na imagem?
2) O que essa imagem te passa?
3) Em algumas palavras, o que é arte contemporânea?
Dê um tempo para que os alunos façam a atividade. Preserve o silêncio enquanto ela acontece. Lembre-se que alguns alunos podem não levar a atividade a sério, mas cabe ao professor direcionar o debate posterior seriamente e destacar as falas que acrescentam à conversa, convocando os alunos a perceberem a arte com seriedade e comprometimento.
Sugestão de imagens:
A impossibilidade física da morte para alguém vivo – Damien Hirst
http://blog.algorhythm.de/wp-content/uploads/2010/04/100412_damien_hirst_3.jpg
A Menina – Ron Mueck
http://lh4.ggpht.com/_HsY5tgHnaKY/TQQ8P2XM46I/AAAAAAAAAWc/B2th3XJHBgA/me%202-20-2010%20278.jpg
Antropometrias – Yves Klein
http://likovna-kultura.ufzg.unizg.hr/obrazovniweb/slike%20ploha/Yves%20Klein.Anthropometrie.1960.jpg
Uma e três cadeiras – Joseph Kosuth
http://uploads4.wikipaintings.org/images/joseph-kosuth/one-and-three-chairs.jpg
O aluno que acabar deve virar a sua imagem e a folha com as suas respostas na mesa aguardando até que todos acabem.
Quando eles acabarem o professor pode mostrar as imagens para toda a turma. A sugestão é que utilizem o datashow para projetá-las na sala para que todos vejam ao mesmo tempo.
A partir daí os alunos que trabalharam com aquela imagem falam sobre as duas primeiras questões e inicia-se um debate.
O professor pode complementar com alguns dados (caso os alunos não alcancem algumas questões):
- Arte pode ser compreendida como uma ampliação das "possibilidades de viver e de se organizar no mundo." (Canton, 2009, p. 11)
- Ela é reflexo de seu tempo, portanto para entendê-la é necessário pensar a sociedade em que vivemos: a política, a comunicação, a forma como as pessoas interagem, etc.
- O exercício de pensar contemporaneamente a arte, corresponde a pensar a arte de hoje, mas também e prioritariamente a arte do século XX que iniciou as transformações e ampliações nas abordagens artísticas, até chegar no que vemos acontecer atualmente.
Após o debate o professor pode contribuir dando dados sobre o artista e sobre a obra:
A impossibilidade física da morte para alguém vivo– Damien Hirst
O professor pode usar o texto e o vídeo da matéria sobre uma retrospectiva do artista:
Museu em Londres inaugura retrospectiva de Damien Hirst publicada em 05/04/2012.
Fonte: Jornal da Globo
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/04/museu-em-londres-inaugura-retrospectiva-de-damien-hirst.html
“Usando a morte como tema central de suas obras, o artista plástico tornou-se o mais rico e um dos mais influentes da Inglaterra.
‘Sou obcecado pela morte desde o dia em que nasci’. Essas foram as palavras do artista plástico. A exposição não deixa dúvidas. As referências fúnebres estão por toda parte, a começar pelo jovem Hirst agarrado a uma cabeça, num laboratório de anatomia.
O sangue derramado alimenta as moscas presas a uma instalação. A escultura de mármore é ao mesmo tempo anjo e esqueleto. Em outra sala, borboletas nascem e morrem diante do público. É o ciclo da vida, de acordo com Hirst.
É o maior número de obras já reunidas do artista. Mais de 70 trabalhos feitos ao longo de 25 anos. A estrela da exposição é uma carcaça de tubarão, mergulhada no formol. A obra sacudiu o mercado de arte contemporânea quando foi exposta pela primeira vez, em 1991. Depois veio a vaca dissecada, a ovelha negra, a pomba da paz. [...]”
A Menina– Ron Mueck
Matéria sobre o artista feita pelo Jornal Hoje, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Im6goyEZYPw
Pessoa perto da obra de Ron Mueck
http://4.bp.blogspot.com/-rQhTVSRkQ_E/Ti2-lvO2jDI/AAAAAAAABY8/NgidxxLsC24/s1600/RON+MUECK+7.jpg
Antropometrias– Yves Klein
Primeiro o professor deve esclarecer que antropometria é um estudo sobre as medidas do corpo. Partindo disso, deve-se observar que a pintura é feita com corpos de pessoas que eram impressos ou arrastados pela tela.
O trecho abaixo citado faz parte de um texto que pode ajudar o professor. Disponível no site: http://obviousmag.org/archives/2011/06/yves_klein_-_o_vazio_em_cada_um.html
“O pintor Yves Klein flertou com as mais diversas manifestações artísticas. Da pintura à literatura, da fotografia à música, ele experimentou tudo. E isso talvez seja a principal característica de sua obra. Propondo novas formas de fazer arte, ele anunciou a pós-modernidade com alguns anos de antecedência.”
Uma e três cadeiras– Joseph Kosuth
Segue um trecho do texto Joseph Kosuth disponível no site:
http://revistamododeusar.blogspot.com.br/2008/09/joseph-kosuth.html
“Joseph Kosuth trabalha primordialmente com questionamentos epistemológicos e estéticos, investigando a natureza de nossa percepção do mundo através da linguagem. Seu trabalho tem implicações de grande interesse para os poetas contemporâneos, especialmente em um país como o Brasil, onde os poetas por tanto tempo estiveram enamorados do conceito de "objetividade poética", tal qual foi lido no pós-guerra. Este trabalho de Joseph Kosuth, que abre a postagem, é considerado um dos inauguradores da Arte Conceitual do pós-guerra, e traz relações interessantíssimas para nossa avaliação de parâmetros de qualidade que guiaram muito do discurso crítico-poético no Brasil das últimas décadas. Intitulado "One and Three Chairs", poderia até mesmo ser visto como uma espécie de paródia de parâmetros como os de "objetividade" e "precisão" linguísticas, herdeiros da mot juste do século XIX.”
Escutar o que os alunos têm a dizer sobre o que conheceram das obras desses artistas e pedir que eles comentem as suas respostas para a pergunta número 3 (nas palavras deles o que é arte contemporânea). Conversar sobre as respostas.
Apresentar o vídeo do Itaú Cultural: “O que é arte Contemporânea” para os alunos.
Elencar juntos com os alunos as características que eles percebem em obras de arte contemporânea. O professor pode contribuir destacando algumas:
- apropriação de objetos;
- mais questionamentos do que respostas;
- obras que necessariamente não são “bonitas”, facilmente apreciáveis;
- obras inquietantes, que provocam mais o pensamento que o os olhos;
- universo de micro relações principalmente com temas do cotidiano;
- etc;
Abrir espaço para comentários sobre o vídeo.
Confrontar a ideia inicial dos alunos sobre arte contemporânea com a visão que eles têm a partir da aproximação proposta pela aula.
http://obviousmag.org/archives/2008/01/ron_mueck_escul.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=55
Avaliar a evolução dos alunos sobre o tema o que eles acham antes de conhecer as obras e depois; o que eles percebem no vídeo;
Avaliar o interesse e o empenho dos alunos na realização do exercício de leitura de imagens;
Avaliar as características que os alunos agregam ao raciocínio da arte contemporânea. Observar se eles compreendem a complexidade doas atos e escolhas dos artistas.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/02/2015
Cinco estrelasótimo conteúdo
08/08/2013
Quatro estrelasFOI MUITO EXCLARECEDOR UM TEXTO BEM RESUMIDO
14/08/2012
Cinco estrelasótima, adorei a abordagem, os confrontos e considerações. Parabéns, muito raro professores de arte assim.
08/06/2012
Quatro estrelasGostei muito!! Estou trabalhando arte contemporânea e vou utilizar nas minhas aulas...
31/05/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborada, penso que os alunos irão refletir muito sobre a arte que o cerca.