07/04/2011
Esta coleção objetiva a organização de aulas sobre Arte Contemporânea. A aula de número 1 desenvolve trabalhos plásticos em desenho e dobradura com papelão, embasados na série Bichos de Lygia Clark. As aulas de número 2 a 4 contemplam o trabalho artístico norteado por novas tecnologias como computador (Programas Photoshop, GIMP, Corel Paint, Paint Shop), retroprojetor (ampliação de imagem através do desenho), câmara digital e celular (projetos de fotografia), com referencial teórico em Sebastião Salgado, Andy Warhol, Vik Muniz e Joseph Beuys. As aulas de número 5 a 7, trazem o desenho, a colagem e a pintura dialogando com a linguagem da Assemblage, do Stencil Art e da Arte Efêmera e referencial teórico em artistas contemporâneos como Hélio Oiticica, Nelson Leirner, Antônio Manuel , Lygia Pape, Artur Barrio. As aulas de número 8 a 13 enfocam o estudo e a criação de projetos coletivos de instalações – linguagem artística da Arte Contemporânea e as possibilidades na escola, com referencial teórico em Hélio Oiticica, Lygia Pape, Carmela Gross, Cildo Meirelles, Antoní Miralda, Jaroslaw Kozlowski, Maurício Bentes, Calder, Élcio Rossini, Tunga, dentre outros.
Soraia Cristina Cardoso Lelis - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
arte contemporânea, linguagem artística
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Obras de Lygia Clark e o espaço do mundo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Sobre as obras de artes que visam aproximação diferente com o espaço de mundo; Como o espectador se relaciona com esta nova proposta; A importância da obra de Lygia Clark dentro desta nova perspectiva de obra de arte e para a arte brasileira; Propor trabalhos de dobraduras emb... 13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 28237 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
2 |
Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia Apreciar fotografias artísticas em seus diversos enquadramentos Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo o... 14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 38836 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
3 |
Manipulação de imagens através de programas de computador
Ensino Fundamental Final | Artes - Perceber como as imagens estão cada vez mais sendo manipuladas através de programas de computador; - Observar os efeitos negativos desta manipulação; - Manipular imagens para perceber os efeitos produzidos pelas ferramentas dos programas de computador; 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9430 acesso(s) |
Renata Oliveira Caetano COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
4 |
CONSTRUINDO UM AUTORRETRATO CONTEMPORÂNEO À LUZ DE ANDY WARHOL
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes * Conhecer o artista Andy Warhol e parte da sua vasta produção poética a partir da apreciação/leitura/recepção de imagens de obra de sua autoria; * Usufruir das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem na sala de aula; * Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de ima... 15/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27467 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
5 |
ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia *Estudar a Arte Efêmera enquanto linguagem da Arte Contemporânea; *Investigar a efemeridade na produção poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys; *Criar projetos urbanos a partir de desenhos de observação e de memória com materiais não convencionais para o desenho;... 19/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38068 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
6 |
A linguagem plástica da assemblagem
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer artistas que trabalham com a linguagem artística da assemblagem em suas poiésis; • Descobrir como a poética de um artista pode dialogar com obras de outros artistas; • Produzir trabalho plástico, por meio da Assemblag... 19/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 42220 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
7 |
STENCIL ART NA CONTEMPORANEIDADE
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes § Conhecer obras de Allex Vallauri; § Pesquisar o Stencil Art enquanto linguagem plástica da arte contemporânea; § Elaborar projetos em desenho e produzir uma composição plástica em Stencil Art. 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29383 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
8 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Artes Conhecer/formar um repertório da produção poética visual na linguagem contemporânea da instalação; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos; Produzir plasticamente no contexto das instalaçõ... 15/09/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 63353 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
9 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer a produção poética visual de Alexander Calder na linguagem dos móbiles, também conhecidos como esculturas móveis; Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos; Produzir plasticamente no contexto das in... 15/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30976 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
10 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO NA ESTÉTICA DO COTIDIANO ESCOLAR
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | Artes Construir individualmente objetos artísticos para composição plástica coletiva; Trabalhar coletivamente na construção de uma proposta artística na linguagem da instalação; Aplicar os conhecimentos teórico-plásticos acerca da arte contemporânea. 15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 50509 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
11 |
INSTALAÇÃO COMESTÍVEL
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Inicial | Artes Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer artistas que trabalham com a linguagem da arte efêmera; • Elaborar uma instalação, a partir de produtos comestíveis; • Trabalhar em grupo. 19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13205 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
12 |
ARTE CONTEMPORÂNEA - A leveza de ÉLCIO ROSSINI na obra Infláveis
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer uma produção poética visual de Élcio Rossini na linguagem da instalação/performance; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagem de obra; Produzir plasticamente no contexto das instalações com desdobramento em performance, à luz do referencial teórico-plás... 15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11880 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
13 |
ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - TUNGA intenso em True Rouge
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer uma produção poética visual de Tunga na linguagem da instalação; Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos; Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do referencial ... 15/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 14325 acesso(s) |
Soraia Cristina Cardoso Lelis ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
Cinco estrelas 1 classificações - 19451 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/03/2014
Cinco estrelasEssa aulas vão ajudar muito. Valeu