Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Arte contemporânea

 

07/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva a organização de aulas sobre Arte Contemporânea. A aula de número 1 desenvolve trabalhos plásticos em desenho e dobradura com papelão, embasados na série Bichos de Lygia Clark. As aulas de número 2 a 4 contemplam o trabalho artístico norteado por novas tecnologias como computador (Programas Photoshop, GIMP, Corel Paint, Paint Shop), retroprojetor (ampliação de imagem através do desenho), câmara digital e celular (projetos de fotografia), com referencial teórico em Sebastião Salgado, Andy Warhol, Vik Muniz e Joseph Beuys. As aulas de número 5 a 7, trazem o desenho, a colagem e a pintura dialogando com a linguagem da Assemblage, do Stencil Art e da Arte Efêmera e referencial teórico em artistas contemporâneos como Hélio Oiticica, Nelson Leirner, Antônio Manuel , Lygia Pape, Artur Barrio. As aulas de número 8 a 13 enfocam o estudo e a criação de projetos coletivos de instalações – linguagem artística da Arte Contemporânea e as possibilidades na escola, com referencial teórico em Hélio Oiticica, Lygia Pape, Carmela Gross, Cildo Meirelles, Antoní Miralda, Jaroslaw Kozlowski, Maurício Bentes, Calder, Élcio Rossini, Tunga, dentre outros.

Autoria

Soraia Cristina Cardoso Lelis - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

arte contemporânea, linguagem artística

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 Obras de Lygia Clark e o espaço do mundo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Sobre as obras de artes que visam aproximação diferente com o espaço de mundo; Como o espectador se relaciona com esta nova proposta; A importância da obra de Lygia Clark dentro desta nova perspectiva de obra de arte e para a arte brasileira; Propor trabalhos de dobraduras emb...

13/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 28009 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

2 Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia Apreciar fotografias artísticas em seus diversos enquadramentos Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo o...

14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 38597 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

3 Manipulação de imagens através de programas de computador

Ensino Fundamental Final | Artes

- Perceber como as imagens estão cada vez mais sendo manipuladas através de programas de computador; - Observar os efeitos negativos desta manipulação; - Manipular imagens para perceber os efeitos produzidos pelas ferramentas dos programas de computador;

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9347 acesso(s)

Renata Oliveira Caetano

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

4 CONSTRUINDO UM AUTORRETRATO CONTEMPORÂNEO À LUZ DE ANDY WARHOL

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

*  Conhecer o artista Andy Warhol e parte da sua vasta produção poética a partir da apreciação/leitura/recepção de imagens de obra de sua autoria; *  Usufruir das novas tecnologias para o ensino e aprendizagem na sala de aula;  *  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de ima...

15/09/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27270 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

5 ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

*Estudar a Arte Efêmera enquanto linguagem da Arte Contemporânea; *Investigar a efemeridade na produção poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys; *Criar projetos urbanos a partir de desenhos de observação e de memória com materiais não convencionais para o desenho;...

19/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 37863 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

6 A linguagem plástica da assemblagem

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer artistas que trabalham com a linguagem artística da assemblagem em suas poiésis; • Descobrir como a poética de um artista pode dialogar com obras de outros artistas; • Produzir trabalho plástico, por meio da Assemblag...

19/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 41997 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

7 STENCIL ART NA CONTEMPORANEIDADE

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

§  Conhecer obras de Allex Vallauri; §  Pesquisar o Stencil Art enquanto linguagem plástica da arte contemporânea; §  Elaborar projetos em desenho e produzir uma composição plástica em Stencil Art.  

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29120 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

8 ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Artes

 Conhecer/formar um repertório da produção poética visual na linguagem contemporânea da instalação;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das instalaçõ...

15/09/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 63006 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

9 ARTE CONTEMPORÂNEA: “OS MOBILES DE CALDER”

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer a produção poética visual de Alexander Calder na linguagem dos móbiles, também conhecidos como esculturas móveis;  Trabalhar a apreciação de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das in...

15/09/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30768 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

10 ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO NA ESTÉTICA DO COTIDIANO ESCOLAR

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Construir individualmente objetos artísticos para composição plástica coletiva;  Trabalhar coletivamente na construção de uma proposta artística na linguagem da instalação;  Aplicar os conhecimentos teórico-plásticos acerca da arte contemporânea.

15/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 50288 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

11 INSTALAÇÃO COMESTÍVEL

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: • Conhecer artistas que trabalham com a linguagem da arte efêmera; • Elaborar uma instalação, a partir de produtos comestíveis; • Trabalhar em grupo.

19/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13105 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

12 ARTE CONTEMPORÂNEA - A leveza de ÉLCIO ROSSINI na obra Infláveis

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer uma produção poética visual de Élcio Rossini na linguagem da instalação/performance;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagem de obra;  Produzir plasticamente no contexto das instalações com desdobramento em performance, à luz do referencial teórico-plás...

15/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11789 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

13 ARTE CONTEMPORÂNEA: INSTALAÇÃO - TUNGA intenso em True Rouge

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer uma produção poética visual de Tunga na linguagem da instalação;  Trabalhar a apreciação/leitura/recepção de imagens de obra, com enfoque em obras instalacionais de artistas contemporâneos;  Produzir plasticamente no contexto das instalações, à luz do referencial ...

15/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 14141 acesso(s)

Soraia Cristina Cardoso Lelis

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 19372 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Denise, , São Paulo - disse:
    rdenise72@yahoo.com.br

    01/03/2014

    Cinco estrelas

    Essa aulas vão ajudar muito. Valeu


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.