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Musicalidade – a percepção dos sons

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
JACKSON CESAR DE LIMA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • desenvolver a percepção auditiva aprimorando os sentidos;
  • reconhecer e identificar cada elemento formal do som;
  • identificar os sons que estão a sua volta associando-os a cada elemento apresentado. 
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula sugerimos os seguintes conhecimentos prévios:

Física (elementos do som);

Biologia (aparelho auditivo).

Para que se compreenda cada um dos elementos formais do som, é importante que o aluno conheça como se propaga o som e como se constitui as diferentes freqüências. Cada propriedade do som deriva desta propagação. A percepção destes sons é possível devido ao nosso aparelho auditivo, que é o órgão responsável em identificar os sons que nos rodeiam. Desta forma, compreender como é seu funcionamento é essencial para aprofundar o conhecimento sobre as propriedades do som, buscando entender como o som se propaga no ar e chega à nossa orelha enviando estas informações ao nosso cérebro.

Estratégias e recursos da aula

O professor poderá introduzir esta aula lembrando aos alunos o fato de que vivemos em uma época em que a sonoridade é muito frequente em nossas vidas, por todo lugar há som de vários tipos. O professor poderá questionar aos alunos se realmente prestamos atenção em tudo isso? Pode explicar que atualmente é surpreendente a utilização de aparelhos de som portáteis pela juventude, tais como, MP3, IPOD, celulares e que esses aparelhos, geralmente tem sido utilizados com intensidade muito forte. Professor faça uma reflexão com os alunos:

  • Até que ponto isto pode ser nocivo ao nosso corpo?
  • Será que ouvir as músicas com muita intensidade podem prejudicar nossa audição?
  • Que sons são mais comuns em nosso cotidiano? Você pode indicar alguns?

 

Neste momento é muito importante um tempo para que os alunos possam listar os sons. Na sequência, mostrar o trecho do filme“O Som do Coração” em que o ator se depara com diversos sons do ambiente urbano. Solicite que os alunos observem como ele conduz o conjunto de sons percebidos por ele.

O som do coração

Link: http://www.youtube.com/watch?v=9hrDNGmAigU

Nome do filme:O som do coração

Título original:August Rush

Sinopse:August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais. Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-109845/

atividade

Após assistirem o trecho do filme, o professor poderá trazer para os alunos algumas questões, como por exemplo, será que os sons presentes em nosso cotidiano podem ser nocivos? Que perigos eles representam à nossa audição? Qual seria a intensidade ideal para não prejudicar nossa audição? Como a nossa percepção é capaz de juntar os sons e compor em uma obra musical?

A partir da reflexão, o professor pode questionar se os alunos já refletiram sobre quantos decibéis é capaz de suportar nosso ouvido e se estes sons são nocivos ou não à saúde e que tipo de sons podem se combinar para uma composição.

A partir daqui o professor poderá apresentar aos alunos os áudios referentes a cada elemento formador do som, fazendo com que ele identifique as características de cada propriedade: timbre, intensidade, altura e duração.

Áudio 1 – timbre (fontes sonoras): esta propriedade é responsável em determinar a característica do som que auxilia a identificar a fonte sonora.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17013

Áudio 2 – intensidade: é a propriedade que determina se o som é forte ou fraco.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17042

Áudio 3 – altura: é a propriedade que determina se o som é grave ou agudo. Também podemos identificar as notas musicais tão conhecidas na música ocidental: do, re, mi, fa, sol ,la, si.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17044

Áudio 4 – duração: determina a presença ou ausência de som num determinado tempo.

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17046

Atividade 1: Neste atividade o professor poderá propor aos alunos diferentes ações que levarão os mesmos a compreender melhor cada propriedade do som, o timbre, a intensidade, a altura e a duração. Neste sentido, sugere-se ao professor caminhar junto com os alunos pelo espaço escolar e prestar atenção aos sons deste ambiente, fazendo uma lista destes sons e anotando ao lado de cada um deles se o som é forte ou fraco, grave ou agudo, curo ou longo. Importante nesta atividade a comparação dos sons, desta forma, pode-se diferenciar as propriedades.

Ex: o aluno poderá perceber que o som da quadra de esporte poderá ser mais forte que o som da sala de aula, porque provavelmente na quadra os alunos estarão agitados ou correndo, gritando e em sala de aula estarão mais parados e com intensidade da fala mais fraca, comparado com a quadra. O professor poderá fazer todo o trajeto com os alunos, auxiliando-os na compreensão.

Após a pesquisa sonora, os alunos deverão reunir-se com os colegas em grupos de até 4 alunos, para comparar os sons listados. Os alunos deverão inicialmente comparar os sons comuns (captados por mais de um do grupo) e os diferentes, selecionando aqueles que irão para a atividade 2.

No laboratório

Atividade 2: Respeitando o mesmo grupo da atividade 1, os alunos deverão realizar uma gravação dos vários tipos de sons captados na atividade 1 e deixá-los numa ordem de sua preferência, sendo um som na sequência do outro. Importante para esta atividade realizar um roteiro de sons que irão utilizar para orientar a seqüência que será gravada.

O professor pode ajudar na elaboração deste roteiro indicando, por exemplo, que listem primeiramente os sons que vão dos mais fracos aos fortes, e assim da mesma forma com as outras propriedades do som.

Será necessário utilizar aparelhos como máquina digital, celular, MP3 para captar o áudio. Após esta coleta de sons, os alunos deverão editar a sequência no laboratório de informática. Quando a sequência estiver finalizada, poderão apresentá-las aos demais colegas da sala, fazendo não apenas apresentação do trabalho, mas relacionando a sequência de sons com as características de cada propriedade: timbre, intensidade, altura e duração.

sugestões

Para editar os sons gravados sugere-se utilizar um editor de áudio. Para esta atividade, sugerimos o software Audacity, que é um programa gratuito de edição de áudios, onde é possível editar trechos de músicas, capturar falas com um microfone e editá-las. É possível também combinar faixas de áudio e colocar trilhas sonoras nas suas gravações.

Para explorar o software é possível fazer o download em casa, acessando o site Baixaki.com: http://www.baixaki.com.br/download/audacity.htm

Tutoriais de uso:

Tutorial do site g1.globo.com, sobre o software gratuito para edição de áudio.

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/09/aprenda-editar-audios-com-o-audacity.html

Audacity (software de edição de áudio) - Controles Básicos - vídeo aula. Tutorial com informações sobre como usar o audacity.

http://www.escolabr.com/projetos/podescola/tutorial/videoaulas/audacity/controles_basicos.htm

Importante salientar que o Audacity pode ser usado no sistema Windows ou Linux.

Atividade 3: Para esta atividade o professor poderá manter o mesmo grupo da atividade 1 e 2 ou ainda agrupar mais de uma equipe para que possam realizar uma dramatização. A dramatização consiste em expressar uma cena do cotidiano usando somente sons sem fala, por exemplo: andar de ônibus, sala de aula, festa, entre outras.

Para isso, os alunos deverão elaborar um roteiro de como se dará a cena, descrevendo também as expressões corporal e vocal para transmitir a ideia do ambiente em que acontece a cena, além de identificar as propriedades do som que estarão presentes na dramatização, tais como, sons com variação de intensidade, diferentes alturas e durações e com variação de timbres.

Ao final da apresentação os alunos deverão compartilhar com a turma, que elementos estavam presentes na apresentação, além de descrever a escolha da cena e como se deu todo o desenvolvimento do trabalho. Para esta atividade pode-se aprofundar o conhecimento abordando o conceito de onomatopéia. Ver aula no portal do professor/MEC: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22486

O professor também poderá utilizar o programa da TV Escola – A Cor do Som. Neste recurso é demonstrado como funcionam as ondas sonoras e que daí surgem o estudo das suas propriedades.

A Cor do Som – parte 1:

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola – Sala de Professor – Programa A Cor do Som - Parte 01 Vídeo
Recursos Complementares

 

Recursos complementares: este vídeo apresenta a produção de som por instrumento musical, destacando as propriedades do som.

http://www.youtube.com/watch?v=3Vnb9rTtZKE


Avaliação

Avaliação: Busca-se com este trabalho a compreensão das características das propriedades do som bem como sua identificação no ambiente sonoro. Será desenvolvida em todo o processo da aula por meio da apropriação prática e teórica.

Instrumentos de avaliação: pesquisa bibliográfica e de campo, trabalhos individuais e em grupo, debates.

Critérios: a cada atividade a avaliação ocorrerá durante o processo de construção. Na atividade 1 o professor deverá avaliar se o aluno conseguiu perceber os sons no ambiente escolar, é necessário observar se o aluno identificou as propriedades do som  nos sons coletados e comparados com o dos colegas, o que encontrou de igual e diferente. Na atividade 2 deverá ser avaliado o trabalho de pesquisa pelo aluno e sua produção sonora, que envolverá a construção de um roteiro e a gravação dos sons para posterior apresentação à classe. Na atividade 3 a avaliação se dará na participação do aluno na produção do roteiro para criação dos sons, assim como, na produção como um todo. Percepção dos sons utilizados no decorrer da história, aplicando as propriedades do som. Compreender a aplicação de cada elemento do som na produção da história dramatizada. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Celso Nobre, UFSCar , São Paulo - disse:
    celsonobre@terra.com.br

    13/11/2015

    Cinco estrelas

    Muito boas idéias, colocadas de maneira clara e com exemplos ilustrativos. Obrigado por compartilhar.


  • Ronivaldo Magalhães, Escolas Manoel, Integral centro e Integral rural. , Minas Gerais - disse:
    ronivaldomagalhaes@bol.com.br

    11/06/2015

    Cinco estrelas

    Olá! Estava pesquisando sobre sons do cotidiano, e cheguei até aqui. Achei interessante e espero visitar a página mais vezes. Obrigado!


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