Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo da região Centro-Oeste

 

08/05/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito,

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro e observação, entrevista e convite;
  • Descobrir o conceito de turismo;
  • Conhecer o turismo da região Centro-Oeste;
  • Realizar trabalho de campo;
Duração das atividades
Previsão de um semestre com uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar e dialoga com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Por isso, o projeto pretende que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa a partir da metodologia de pesquisa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos a seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.

  • É preciso esclarecer que o projeto de pesquisa não está dividido em momentos e sim em etapas, o que possibilita que em cada etapa seja trabalhada em diversos momentos.

Sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

Mapa Centro-Oeste

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 18/04/2012.

Assim, como o restante do Brasil, a região Centro-Oeste possui uma grande quantidade de animais e elementos bastante diversificados. Neste projeto o foco maior é a busca por conhecimentos relativos ao Turismo desta região.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores mundiais: Albert Einstein.

  1. Professor,se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou otablet, para acessarem o sítio a seguir e  visualizarem a imagem. Mas, se não participam deste projeto, leve-os ao laboratório de informática da escola ou utilize um projetor multimídia (datashow).

 

Albert Einsten

Imagem disponível em: http://bibliotecaets.blogspot.com.br/2009/03/albert-einstein-130-anos-de-nascimento.html acesso em 16/04/2012.

Estimule-os a falar a partir das seguintes interrogações:

  • Você já viu o homem da foto acima? Sabe quem é ele? Caso não conheçam, diga quem é ele a partir de sua biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein
  • Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?
  • Alguém sabe o que é pesquisa?
  • Quem já fez alguma pesquisa?
  • Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?
  • Para que realizar uma pesquisa?
  • Nós também podemos ser pesquisadores?
  • Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Professor, esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a construírem seus questionamentos, exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar algumas etapas, tais como:

  1.  Definir um tema;
  2. Justificar a escolha do tema
  3.  Elaborar a problematização;
  4. Fazer levantamento das hipóteses, ou seja, o que os alunos conhecem ou pensam sobre o tema;
  5. Elaborar os objetivos da pesquisa; 
  6. Definir as fontes de pesquisas;
  7. Pesquisa;
  8. Confrontar as hipóteses e os dados pesquisados,
  9. Fazer registros sobre a participação dos alunos ao longo da pesquisa;
  10. Socialização dos resultados/culminância do projeto.

 

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme ou outra particularidade da região Centro-Oeste para os alunos.

Organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador.

Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

Nessa faixa etária, é importante uma consulta aos pais para que eles também possam contribuir com a escolha do tema e assim envolvê-los no projeto. 

Professor, existem diversas formas de despertar o interesse dos alunos, para isso podemos utilizar:

  • Livros;
  • Histórias;
  • Fatos marcantes (situações que vivenciaram);
  • Notícias;
  • Imagens;
  • Debates, discussões;
  • Dentre outras.

A seguir sugerimos algumas imagens que são muito veiculadas pela mídia. Elas podem ser utilizadas para motivar os alunos a escolherem seus temas.

 

Neymar

Imagem disponível em: http://jogorapidovp.wordpress.com/tag/selecao-brasileira-2/ ; acesso em 18/04/2012

 

Gisele B.

Imagem disponível em: http://www.herminiamodas.com.br/materia_50.asp ; acesso em 18/04/2012

 

Animais gigantes

Imagem disponível em: http://www.euviali.com/curiosidades/animais-gigantes-animais-grandes/ ; acesso em 18/04/2012

Turismo

Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html ; acesso em 18/04/2012

Os alunos acabaram de ter acesso a quatro imagens com conteúdos completamente diferentes uns dos outros (futebol - jogador Neymar; moda - modelo Gisele B.; animais gigantes e turismo). Esse momento é oportuno para deixar que eles sugiram outros temas que pensaram no decorrer da semana, desde o dia em que avisou que teria essa atividade e após essas sugestões, deve-se passar ao processo de escolha por meio de uma votação. Professor, você pode optar por dois tipos de votação: a oral e a escrita.

Votação oral:

oralidade

Imagem disponível em: http://projetoporonga.blogspot.com.br/2012/03/exercicio-sobre-oralidade.html ; acesso em 18/04/2012

Nesse modelo de votação, privilegia-se a oralidade e a desenvoltura do aluno. A oralidade é a transmissão oral dos conhecimentos armazenados na memória humana. Antes do surgimento da escrita, todos os conhecimentos eram transmitidos oralmente. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oralidade. Assim, o aluno é levado a desenvolver sua memória, organização de ideias e transmissão clara da formulação de seu raciocínio. Outro fator positivo é a possibilidade de vencer o medo da exposição, uma vez que ao defender sua opinião, ele fica à frente da sala com todos os olhares voltados para ele.  

Votação secreta:

Essa modalidade de votação privilegia a individualidade do aluno e evidencia a cidadania, o poder de decisão do cidadão enquanto defensor de seus interesses. Outro fator importante é que faz o aluno ter acesso ao modo de como elegemos nossos representantes na política.

Esta atividade requer uma série de atividades que envolvem diferentes áreas do conhecimento, tais como:

Campanha eleitoral:

Língua Portuguesa e ética: oralidade, produção de texto e gêneros textuais.

Estabeleça com os alunos um período para que cada um, ou grupos, façam as defesas dos temas que consideram melhores, para isso poderão utilizar diferentes estratégias:

  • Propaganda escrita utilizando imagens de revistas ou jornais;
  • Debates públicos;
  • Cartas abertas;
  • Dentre outras.

Se a sua turma for de 1º ano, faça as atividades orais ou solicite que façam as propagandas utilizando desenhos. Mas, também pode sugerir que façam tentativas de escrita e depois você trabalha com a  reescrita com eles, assim estará desafiando-os a avançarem em suas hipóteses de escrita.

aluno votando 2

Fonte imagem: http://vejasp.abril.com.br/especiais/eleicoes-brasil

 

A Eleição do tema

Matemática, Ética e Língua Portuguesa: tratamento da informação, situações-problema, relatório.

  • Depois de realizada a votação estabeleça com os alunos a Comissão Eleitoral.
  • Defina as funções das equipes de trabalho:  fiscais, dentre outras;
  • Data e horário da eleição;
  • Confecção das cédulas;
  • Fotografe ou filme a atividade para agregá-la ao relatório final.

 

O tema escolhido, por nossos alunos,motivados pelo desejo de viajar de avião e conhecer outros lugares, foi o tema: turismo. Dada a amplitude do tema, concluiu-se por pesquisar o turismo da região Centro-Oeste do Brasil.

Professor, em roda de conversa, questione seus alunos, levando-os a refletir sobre a experiência que acabaram de ter. A experiência que para muitas pessoas passa despercebida e até mesmo desprezada, a experiência de ter o poder de escolha em mãos, de poder fazer parte de um processo relativamente novo em nossa sociedade. Não deixe de conversar isso com eles. Após a reflexão, proponha as seguintes perguntas que devem ser respondidas e anexadas a uma pastam portfólio para que ao término da pesquisa, o professor possa ter condições adequadas de avaliar os trabalhos dos alunos.

 

Aluna UCA - Atividades

A partir do gráfico levantado com os alunos você poderá explorar diversas situações, de acordo com o conteúdo trabalhado. Se a sua turma for de 1º ano, trabalhe a problematoteca  a partir dos dados do gráfico. Eles poderão utilizar desenhos ou fazer as operações, de acordo com seus conhecimentos, tais como:

  • Qual foi o tema eleito?              _________________                                                                    
  • Quantos votos ele teve? ____________________                                    

 

 

 

- Se o tema “turismo da região Centro-Oeste”, recebeu 8 votos e o tema moda, recebeu 2 votos, quantos votos teremos se juntarmos os dois temas?

 

 

Professor, se forem turmas de 2º e 3º anos, faça as adequações, de acordo com o que estiver trabalhando, como por exemplo:

  • Se o tema “Turismo na região Centro-Oeste” recebeu  8  votos, quantos votos ele teria se o dobro de alunos tivessem votado nele?

Estimativa:___________                    Operações

 

  • Ao contarmos os votos verificamos que ao todo tivemos 35 votos. Quantas pessoas votaram além dos alunos da sala, tendo em vista que são 28 alunos?

Estimativa:___________                    Operações

Professor, o tema foi escolhido democraticamente por seus alunos: turismo. Como ele é muito vasto, delimite-o ao máximo. Neste projeto, pesquisaremos o turismo da região Centro-Oeste do Brasil. Providencie agora uma atividade para "detonar" o tema, ou seja, despertar nos alunos que não votaram neste tema, o interesse pela pesquisa.

Utilize uma música para motivá-los. Um importante trabalho com a turma no processo de investigação é perceber a riqueza da exploração do conteúdo de uma letra de música. Neste sentido, disponibilize a cópia da letra da música abaixo e aproveite para ouvi-la com a turma a partir do sítio que disponibilizamos após a letra da música:

Vida do viajante

Minha vida é andar
Por esse país
Pra ver se um dia
Descanso feliz
Guardando as recordações
Das terras por onde passei
Andando pelos sertões
E dos amigos que lá deixei.

Chuva e sol
Poeira e carvão
Longe de casa
Sigo o roteiro
Mais uma estação
E a saudade no coração

Minha vida é andar...

Mar e terra
Inverno e verão
Mostra o sorriso
Mostra a alegria
Mas eu mesmo não
E a alegria no coração

Minha vida é andar...

Luis Gonzaga

Vida do viajante

Música completa disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X4DAdlqm6oU ;acesso em 16/04/2012

Professor, depois de ler, cantar e mostrar o vídeo da música dialogue com seus alunos sobre:

a) Qual é o nome da música? __________________________________

b) Qual é o nome do cantor? _______________________________

c) Qual é  tema da música? ______________________________

Outra possibilidade é trabalhar com paródias a partir da letra da música.

Com as turmas de 1º ano você poderá trabalhar com a identificação de palavras que começam com as letras dos nomes deles. Solicitar que circulem as palavras que rimam, ilustrar a música, dentre outras.

 

2ª Etapa: Justificativa do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador apresenta  os motivos para realizarem seu trabalho, ou seja, é a relevância do tema, a sua importância. Em nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizerem por que escolheram esse tema e não outro qualquer. Nessa faixa etária, provavelmente eles não conseguirão revelar a contribuição que a pesquisa ofertará à sociedade ou mesmo à escola em que estudam, mas revelarão seu interesse pessoal em conhecer o tema – o que já é de extrema relevância para você professor – e talvez porque é “legal” conhecer coisas novas. É importante que você os questionem para que eles possam falar da importância de se pesquisar a fauna da região Centro-Oeste.

Sugestão de atividade para esse momento:

1) Em roda de conversa, discutimos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre o “Turismo da região Centro-Oeste”. Se sua escola faz parte do projeto Um Computador por Aluno (UCA), utilize o seu laptop   metasys – aplicativos – aplicações gráficas – ferramenta de pintura – kolour Paint ou o tablet, e desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

Projeto de Iniciação Científica: O turismo na região Centro-Oeste

 

Eu quero estudar sobre o Turismo do Centro-Oeste porque...

______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

 

Após a realização da atividade, solicite que socializem suas justificativas. Professor, faça um consolidado em forma de texto coletivo para os alunos e solicite que eles coloquem o texto na pasta portfólio do projeto.

Se a sua turma for de 1º ano, faça um texto coletivo, consolidando na lousa as ideias que eles falarem, mas se forem turmas de 2º ou 3º anos eles poderão fazer individualmente, assim você poderá avaliar a tessitura textual, se estão escrevendo com coesão e coerência.

3ª etapa: Problematização

Esse momento é composto por perguntas relacionadas ao tema da pesquisa, as quais devem ser elaboradas de uma maneira que os alunos possam respondê-las, no decorrer da pesquisa e na sua conclusão. Assim, professor, discuta com seus alunos sobre a importância desta etapa da pesquisa. Pode ser que, quando você falar em problematização, eles associarão com problemas, ou seja, algo ruim, que vem para dificultar. É seu papel convencê-lo do contrário, pois, a problematização é justamente ao contrário, é para auxiliar no desenvolvimento da pesquisa.

Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas. Por isso é importante dar exemplos para que eles entendam bem.

Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa. Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade. Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Anote o nome de cada aluno e na frente de seu questionamento. As perguntas deles servirão para nortear o percurso do projeto. Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos relativos ao Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – O turismo da região Centro-Oeste.

 

Aluno

O que eu quero saber sobre o tema

Pietra

 Qual a diferença entre turismo e turista?

Pedro

As pessoas que estudam turismo na faculdade só ficam viajando?

Giulia

Viajar de avião é muito caro?

Edwiges

Minha mãe fala que meu pai viaja a trabalho. O que é isso?

 

4ª etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a pergunta quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? A Igreja fala que foi a galinha, criada por Deus. A ciência diz que foi o ovo, botado por um ancestral primitivo da galinha.

Ovo ou a galinha

Imagem disponível em: http://mundofis.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html ; acesso em 18/04/2012

Professor, leve seus alunos a refletirem que, ao tentarem responder a pergunta da imagem acima (quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha), eles já estão realizando uma hipótese, ou seja, respondendo uma pergunta que ainda não sabem a resposta. Essa pergunta, por exemplo, já dura anos e anos, mas acreditamos que as hipóteses levantadas neste projeto sejam esclarecidas.

Professor, depois destas atividades os alunos estão prontos para levantar as hipóteses sobre o tema. Para isso, retome com eles a problematização. Se forem alunos de 1º ano que ainda não escrevem com autonomia, utilize a atividade para trabalhar a tentativa de escrita, ou seja, eles vão elaborar a sua hipótese e escrever da forma que estão pensando e depois você faz a reescrita com eles. Outra possibilidade é retomar cada uma das questões levantadas na problematização e fazer oralmente. Solicite que alguém, um estagiário,  um monitor ou outro professor, vá anotando as hipóteses para você. Posteriormente, digite e trabalhe com os alunos esta atividade escrita. Os alunos de 2º e 3º anos podem  realizar a atividade individualmente, para isso devem  retomar as questões levantadas por eles e cada um elabora uma hipótese sobre sua questão ou sobre a questão levantada pelo colega.

Veja um exemplo abaixo:

Pedro

Problematização: As pessoasque estudam turismo só ficam viajando?

Edwiges

Hipótese: Sim, eles precisam conhecer os lugares para se formarem. Só voltam no dia da formatura da sala deles.

 5ª etapa: Objetivos da pesquisa

Professor, esta etapa consiste em elencar junto com os alunos o que queremos alcançar com esta pesquisa. Para os alunos compreenderem, exemplifique com situações do cotidiano  deles:

- Quando fazemos alguma coisa, nós temos um objetivo, ou seja, queremos alcançar um resultado, por exemplo: qual é o objetivo de eu estudar?

- Aprender as matérias;

- Conhecer coisas novas;

- Aprender a ler e a escrever.

Então, realizarmos este projeto de pesquisa sobre o turismo na região Centro-Oeste, nós queremos o que? Vejam alguns exemplos:

- Aprender sobre o turismo desta região;

- Descobrir Porque as pessoas estudam turismo;

- Como podemos fazer para aprender essas coisas.

6ª etapa: Fontes de pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Por isso é importante orientar os alunos, pois existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “pesquisem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Para descobir se nossas hipóteses são verdadeiras, vamos pesquisar. Existem além de muitas outras, as seguintes fontes de pesquisa: livros, revistas, internet, fotografias, entrevistas, palestras, televisão, pesquisa de campo.

Aluna UCA - Atividades

    1) Marque com um (X) a fonte de pesquisa que você mais utiliza.

a) (   ) livros Imagem disponível em: http://compimenta.com/compra-coletiva-livros

b) (   ) jornaisImagem disponível em: http://danimuniz.blogspot.com.br/

c) (   )  Redes sociais Imagem disponível em: http://blogladob.com.br/geral/as-redes-sociais-nas-eleicoes/attachment/redes-sociais-virtuais/

d) (   ) Internet navegadores Imagem disponível em: http://projetual.com.br/qual-e-o-navegador-de-internet-mais-seguro/

e) (   ) Fotografo Imagem disponível em: http://www.goncalorodrigues.com/blog/dicas-simples-de-fotografia/

 

2) Complete as lacunas abaixo, escrevendo o nome das opções da atividade acima.

a)  L ___ ___ ___ ___ S

b) ___ E ___ ___ ___ ___ ___ S

c) ___ ___ R ___ ___ ___

d) R E ___ ___ ___ - S ___ C ___ A ___ ___

e) I ___ T ___ ___ ___ ___ T

f) ___ O ___ O ___ ___ ____ F ___ A

Questione-os também sobre onde vamos encontrar estas fontes de pesquisa. Registre na lousa e solicite que também façam o registro no caderno ou na pasta portfólio.

Professor, explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste na pasta portfólio ou mesmo no caderno.

7ª etapa: Pesquisa

Este é o momento oportuno para que ocorra uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a turismo da região Centro-Oeste do Brasil. A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos e a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região e no trato com a natureza e sua preservação, dentre outras.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento  pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Então pesquisadores, fiquem "de olho na pesquisa".

Olho na pesquisa

Imagem disponível em: http://www.portaltimonfm.com.br/vem-chegando-a-pesquisa-vem-chegando-a-pesquisa/ acesso em 18/04/2012.

Vamos iniciar de fato a nossa pesquisa. Para tanto sugerimos duas atividades: uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de campo.

Atividade 1– Pesquisa bibliográfica

A pesquisa bibliográfica abrange a leitura, análise e interpretação de livros, periódicos, documentos mimeografados ou xerocopiados, mapas, fotos, manuscritos, etc. Todo material recolhido deve ser submetido a uma triagem, a partir da qual é possível estabelecer um plano de leitura. Trata-se de uma leitura atenta e sistemática que se faz acompanhar de anotações e fichamentos que, eventualmente, poderão servir à fundamentação teórica do estudo. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa.

Professor, tendo em vista a faixa etária que trabalhamos, ensino fundamental inicial, temos que fazer algumas adequações quanto a essa modalidade de pesquisa. Este momento pode levar um tempo considerável, contudo, importantíssimo, pois, somente a partir dele é que o pesquisador sentirá segurança para prosseguir a investigação.

Você poderá organizar os alunos em grupos e distribuir o material de pesquisa para que investiguem as questões levantadas. Solicite que façam uma leitura apurada e atenta das fontes. Todos devem ler tudo o que foi separado para que se realizem a pesquisa.

Divida a sala em quatro grupos de alunos e apresente a eles a quarta parte das questões levantadas na problematização. Eles terão a tarefa de tentarem descobrir a resposta dessas questões. É importante que esteja atento a organização da sala e principalmente disposto a auxiliar os alunos sempre que solicitado, nunca apresentando as respostas, mas sim, indicando os caminhos a serem percorridos.

Para a realização desta pesquisa você poderá solicitar aos alunos que tragam livros, revistas, jornais ou textos que falem sobre a temática, para isso os alunos levarão a problematização para casa para procurarem os materiais.

Solicite que façam o registro do que descobriram e os lembre de anotarem as fontes pesquisadas, ou seja, as referências bibliográficas: nome do autor, nome do livro, revista ou jornal. Editora se for livro, local da publicação e o ano de publicação. Se for texto retirado de algum sítio, o endereço eletrônico e data de acesso.

Professor, nesse momento, resgata-se a problematização feita pelos alunos na 3ª etapa deste projeto:

1) Qual a diferença entre turismo e turista ?

2) As pessoas que estudam turismo na faculdade só ficam viajando?

3) Viajar de avião é muito caro?

4) Minha mãe fala que meu pai viaja a trabalho. O que é isso?

O turismo na região Centro-Oeste.

O termo turismo é derivado do Francês tour, “volta, circuito, volta ao redor”,  de tourner, “fazer a volta”, do Latim tornare, “fazer dar a volta, polir, girar um torno”.

Turismo - texto

Turismo - texto - continuação

Texto disponível no sítio: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/2-marco-dia-nacional-do-turismo.html ; acesso em 18/04/2012

Turista é um visitante que desloca-se voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo  ; acesso em 19/04/2012. Muitas são as pessoas interessadas em ser turistas, em viajar nas férias para descansar o corpo, mas principalmente a cabeça. Da mesma maneira, muitas pessoas enxergaram no turismo, uma forma agradável de obter seu sustento e o de sua família, se interessando em estudar, fazer um curso de graduação na área. Ao contrário do que muitas crianças pensam, o estudante de turismo não passa a graduação inteira viajando (em primeiro lugar porque o curso exige muito do aluno e em segundo lugar, por mais que os custos com viajens aéreas tenham diminuido, ainda sim, não é tão barato viajar de avião), mas antes, fixa os pés em casa para poder estudar mais e se tornar um profissional com todas as qualidades que lhes são exigidas.

Turista

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo  acesso em 19/04/2012

 Atividade 2 – Trabalho de Campo

Professor, o trabalho de campo é uma modalidade de pesquisa muito utilizada nos projetos de pesquisas que envolvem alunos do ensino fundamental, pois ele possibilita a aprendizagem in loco, o que contribui para  uma melhor aprendizagem. Esta estratégia pressupõe a observação e o registro, ou seja, a coleta de dados no local.

O trabalho de campo constitui parte de um experimento científico. É uma atividade realizada por pesquisadores na natureza ou no local onde o fenômeno estudado ocorre naturalmente. Engloba a coleta e/ou registro de dados, caracteres, informações relativas ao fenômeno ou objeto de estudo. Diferencia-se das atividades executadas dentro de um laboratório de  pesquisa.  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trabalho_de_campo acesso em 15/04/2012.

Professor, discuta com os alunos sobre o que já descobrimos e o que ainda falta para descobrir, para isso, retome a problematização e questione-os sobre como podemos pesquisar e descobrir as respostas para estas questões. Se eles não apontarem para o trabalho de campo, conduza o debate para que coloquem.

Uma opção é um trabalho de campo a uma agência de turismo. Mas, este trabalho exige uma série de atividades prévias que devem constar no planejamento. Veja uma sugestão:

Projeto de Iniciação Científica: O turismo na região Centro-Oeste

Planejamento: Trabalho de Campo

Local: Agência de turismo “Turislândia”

Endereço: Av Central nº 321

Data: 22/06/2011

Horário: 14h

Transporte: ônibus alugado

Envolvidos: Alunos do 3º ano C, professor  Rones e professora Denize.

Providências:

Elaborar carta solicitando a autorização para que possamos ir até a agência de turismo; anexar a problematização;

Elaborar autorização para os pais para que possamos ir ao trabalho de campo.

Elaborar roteiro com as questões que queremos saber.

Levar uma máquina fotográfica ou o laptop UCA para fotografar ou filmar a atividade.

Roteiro

  • Observar os cartazes colados na agência;
  • Levar lápis, papel e prancheta;
  • Aguardar a vez de falar;

O que queremos saber:

 

Professor, esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com diferentes áreas do conhecimento:

1 - Língua Portuguesa: elaboração do planejamento, do roteiro de entrevista, relatório, elaboração de uma carta de solicitação e de agradecimento à agência que nos recebeu;

2 - Matemática: estimativa do gasto com transporte e lanche, elaboração de situações-problema a partir de questões reais, vivenciadas pelos alunos, tais como: estimativa do tempo que vamos gastar para ir e voltar do trabalho de campo, dentre outras.

3 - Geografia: registro do trajeto percorrido, pontos de referência;

4 - História: resgate da história da atuação da agência em Uberlândia;

5 - Ética: diálogo, respeito ao outro.

Atividade 3 – Agência de turismo

Professor, essa terceira atividade vai exigir muito dos alunos. Será um desafio que está completamente ao alcance deles. Eles terão que pesquisar alguns pontos turísticos da região Centro-Oeste e saber representar um pouco. A princípio, por se tratar aparentemente de uma atividade divertida, os alunos podem se distraírem e "perderem o foco na atividade", assim, fique atento e os auxilie no que for preciso. A proposta é reproduzir uma  agência de turismo. Siga as orientações.

1 - Organize com os alunos da sala uma mesa (que pode ser a mesa do professor da sala) e alguns mapas (solicite emprestado na biblioteca) para ilustrar a "agência";

2 - Solicite antecipadamente que os alunos tragam seus laptops do projeto UCA ou seus tablets para que possam registrar a atividade com fotos e/ou vídeos;

3 - Estipule um tempo adequado para as apresentações;

4 - Permita que eles venham caracterizados neste dia (os vendedores com roupa mais social e os clientes bem despojados: camiseta cavada ou sem manga, boné, chinelo de dedo, outros);

5 - Relembre as regras de respeito para com os colegas.

Divida a sala em grupos de aproximadamente 5 alunos. Cada grupo escolherá (a escolha pode ser por votação, conforme sugestões acima ou de outra maneira mais conveniente) dois alunos que serão os agentes de turismo (os funcionários da empresa). Os demais serão compradores de pacotes (os clientes da empresa). Esses clientes querem viajar nas férias do meio do ano, mas não possuem a menor noção de local para viajarem e estão pedindo dicas aos funcionários. Assim, os funcionários deverão apresentar aos clientes, algumas opções de turismo na região Centro-Oeste. Logo, precisam colocar em prática o que aprenderam no decorrer dessa aula. Solicite que os funcionários expliquem a questão do ecoturismo. (Maiores detalhes sobre o ecoturismo, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ecoturismo ; acesso em 19/04/2012)

Abaixo, segue um sítio que pode servir de auxílio para os funcionários da agência e inspiração para os clientes. Sugerimos esse vídeo porque a maioria das vezes em que se fala de turismo, imediatamente vem à mente praias, lugares paradisíacos ou lugares famosos. Muitos não conhecem as riquezas do turismo rural da região do Centro-Oeste. Venha conferir!

Turismo rural - Centro-Oeste

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LfjEarcLCo8 ; acesso em 19/04/2012

8ª etapa: Confrontação das hipóteses com  os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

Confronto das hipóteses

9ª Etapa: Registros e avaliação

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliar os alunos ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

10ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar o quanto é importante também a socialização dos resultados. Aproveitando os mesmos grupos formados na atividade 7 desta aula, solicite que cada grupo crie uma apresentação que responda às suas próprias perguntas apresentadas anteriormente.

Grupo 1:  Qual a diferença entre turismo e turista?

Grupo 2: As pessoas que estudam turismo na faculdade só ficam viajando?

Grupo 3: Viajar de avião é muito caro?

Grupo 4: O que significa viajar à trabalho?

Lembre-os de enriquecer a apresentação, expondo um mapa da região, cartazes com curiosidades da região descoberta por meio da pesquisa e as fotos e filmagens registradas no decorrer do trabalho.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

- Sítio sobre a fauna da região Centro-Oeste: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil  acesso em 16/04/2012

- Livro em slides com receitas e flora do cerrado: http://www.slideshare.net/comidamateira/receitas-frutos-do-cerrado  acesso em 16/04/2012

Sugestões de links para professores:

- Sítio de pesquisa: Biomas Brasileiro - http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm acesso em 16/04/2012

- Artigo “O Projeto da Pesquisa”, sítio Pedagogia em Foco - http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm acesso em 16/04/2012

- Sítio sobre fauna da região Centro-Oeste: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Centro-Oeste_do_Brasil acesso em 16/04/2012

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula: Conhecendo o bioma em que vivo: Cerrado - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1258 acesso em 16/04/2012

Aula: Pantanal: conhecendo suas belezas - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31908  acesso em 16/04/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Analise se eles compreenderam o significado de turismo, se aprenderam características de alguns pontos turísticos da região Centro-Oeste; se participaram do trabalho de campo compreendendo a importância de se preservar os vários lugares por onde passaram e incentivar o ecoturismo brasileiro em especial a da região Centro-Oeste do Brasil. Observe ainda se desenvolveram habilidades de leitura, se resolveram situações-problema e reconheceram a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, roteiro de entrevista, relatórios, convites, dentre outros.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.