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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Aspectos linguísticos no gênero discursivo fábulas

 

02/07/2012

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as características do gênero discursivo fábulas;
  • Verificar, por meio de análise de textos, o papel do léxico (substantivo, adjetivo, verbo) na construção do sentido em uma fábula.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O gênero fábula – objeto de ensino, desta proposta - pertence à ordem do narrar, apresentando, portanto, em sua estrutura composicional  os elementos essenciais da estrutura narrativa. Considerando que o enfoque desta proposta centra-se em um dos aspectos da análise linguística, especificamente na escolha lexical, espera-se que o aluno já conheça essa estrutura na qual se configura o enredo: uma situação central, vivida por duas ou três personagens, situadas  em tempo e lugar não muito detalhados, visto que  o quando e o onde acontecem a história não são tão importantes para que o leitor  apreenda a moral da história, foco principal da fábula.  

Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA ou tablet;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

lupa

Disponível em:

http://letrasufabc.files.wordpress.com/2010/07/lupa-interrogas.jpg

 

INTRODUÇÃO

Esta proposta de trabalho faz parte de um projeto  de iniciação científica intitulado “Uma lupa na língua” em que se tomam os gêneros discursivos como elementos desencadeadores  de estudo e reflexão sobre as diversas práticas de linguagem.  No caso específico desta proposta, toma-se como objeto de ensino o gênero discursivo fábulas que se caracteriza por transmitir ensinamentos, registrar as experiências e o modo de vida das pessoas de uma determinada época, servindo, portanto, como registro histórico dos valores e do modo de agir tido como certo em sociedade ao longo dos tempos, até nos dias atuais. Para a compreensão sistematizada de um determinado gênero devem ser considerados: o conteúdo temático, a construção composicional e o estilo. Nesta proposta, em relação ao estilo, focaliza-se a função do léxico na construção do sentido, objetivando verificar  o papel da escolha lexical na construção do sentido.

Observação:

Para a realização de um trabalho interdisciplinar, o professor deverá planejar, juntamente  com o professor de Teatro, momentos para orientar os alunos na dramatização de uma fábula.

 

fábulas

Disponível em:

http://1.bp.blogspot.com/_GGjvRS98yF4/TLySZd44dDI/AAAAAAAAB8s/qqCD8bXOXDk/s1600/fabula2.jpg

 

1ª etapa: momento de compartilhar a proposta de pesquisa  com os alunos:

Professor, esta proposta faz parte de um projeto maior - Projeto de Iniciação Científica - Uma Lupa na Língua -  em que o ensino da língua se dá a partir  dos gêneros discursivos, tomados como elementos desencadeadores  de estudo e reflexão sobre as diversas práticas de linguagem.  Os alunos já têm conhecimento  sobre  esse posicionamento por estarem inseridos no processo. Portanto, nesse primeiro momento, cabe ao professor estimular e sensibilizar os aprendizes para o estudo  do gênero fábulas.

1. Com o intuito de sensibilizar os alunos, bem como para ativar o conhecimento  prévio deles a respeito do gênero que será estudado, o professor solicita a eles que acessem a página seguinte para ouvirem a música – A estrela azul - canção de abertura do filme Pinóquio.

estrelaazul 

Disponível em:

http://mydisneyworldbrasil.blogspot.com.br/2011/10/pinoquio-estrela-azul.html

A Estrela Azul (When You Wish Upon A Star, no original) é a música de abertura de Pinóquio. É cantada pelo Grilo Falante na abertura e  reprisada por um coro no final do filme. É frequentemente usada como uma canção tema pela Companhia Disney. Ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original"; foi considerada pelo American Film Institute (Instituto Americano de Filme)  como a sétima melhor canção da história do cinema. A música também é o tema oficial de O Maravilhoso Mundo de Disney, ao lado de Um Mundo Ideal, de Aladdin.

Disponível em:

http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul

A estrela azul

Quem quiser realizar
Tudo aquilo que sonhou
Basta olhar no céu
A estrela que passar

Se você não sabe bem
O que vai acontecer
Essa estrela tudo
Poderá fazer

O que vai
Acontecer de bom
Já está marcado bem
Naquela estrela

E é só você pedir
E a estrela transformar
Em realidade
O que você sonhar

Disponível em:

http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul

2. O professor entrega aos alunos a cópia da canção e conversa com eles.

  • Sugestões de questões que o auxiliarão na atividade.

a. A estrela azul é a canção de abertura do filme Pinóquio. Quem conhece a história de Pinóquio? Alguém gostaria de contar essa história  para os colegas?

b. Você já ouviu alguém dizer: “Não conte mentiras, pois seu nariz  vai crescer igual ao do Pinóquio!”?  “A mentira tem pernas curtas”? O que se pode deduzir dessas falas?

3. As fábulas são histórias imaginárias  que tentam explicar o comportamento dos homens, alertando para o descompasso que pode existir entre a fala das pessoas e suas ações. Pode ser definida como uma narração breve, que traz sempre uma lição, um ensinamento.

a.  A história Pinóquio pode ser considerada uma fábula? Por quê?

b. Qual é a moral da história de Pinóquio?

c. Que outras fábulas vocês conhecem?

 

Observação:

Professor, se os alunos mostrarem interesse, eles poderão assistir ao filme Pinóquio, disponível na página: http://historiavivaproflicio.blogspot.com.br/2011/10/festival-disney-2.html

 

2ª. Etapa: momento de mapear o conhecimento prévio dos alunos

1. Nesse momento, os alunos conversam sobre as fábulas que conhecem.  O professor indaga aos alunos se eles conhecem a fábula "A cigarra e a formiga".

Para propor o enfoque que será dado ao estudo desse gênero – a escolha lexical para caracterização da personagem e para o estabelecimento do conflito e do desfecho da narrativa – o professor solicita a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo da fábula “A cigarra e a formiga”.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related.

 

2. O professor deverá conversar com os alunos sobre o vídeo, perguntando  a eles:

a. A partir do vídeo, como vocês definem o gênero fábulas?

b. Quais elementos da estrutura narrativa estão presentes na fábula?

c. Uma fábula traz sempre um ensinamento,  um conselho, uma crítica, para alertar sobre algo que pode acontecer na vida real. Por isso, elas terminam com uma frase que é chamada de  moral da história.  Qual é a moral da história nessa fábula?

3. O professor solicita aos alunos que acessem a página seguinte para conhecerem duas versões da fábula “A cigarra e a formiga”.

Disponível em:

http://textolivre.com.br/infantil/15745-a-cigarra-e-a-formiga

a cigarra

Disponível em:

http://leraprenderecrescer.blogs.sapo.pt/432.html

Após a leitura das duas versões da fábula – de Jean de La Fontaine e de Bocage -, o professor pergunta aos alunos:

a. Como a cigarra e a formiga são caracterizadas  no texto?  Quais palavras ou expressões contribuem para essa qualificação?

b. Além dos adjetivos, que outras palavras  contribuem para a construção do perfil das personagens?

Observação: depois  de respondidas as perguntas, o professor deve resumi-las oralmente, enfatizando  os recursos linguísticos utilizados na caracterização das personagens.

 

3ª. Etapa: momento de delimitar o tema de pesquisa, visando ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do gênero selecionado

1. Para retomar com os alunos as etapas para elaboração de  um projeto  de pesquisa – definição do assunto  a ser pesquisado, delimitação do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa -, o professor deverá ler com eles o texto “ Uma forma possível de se trabalhar com projetos”  de Josué Geraldo Botura do Carmo.

Disponível em:

http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm

 2. O professor retoma a temática com os alunos, conduzindo a discussão para a questão da linguagem, isto é,  para o fato de como o leitor  constrói o perfil das personagens, quais os mecanismos linguísticos que são mobilizados pelo autor para essa construção. Dessa forma, como mediador, o professor orienta  os alunos na  definição sistemática dos passos do projeto de pesquisa, a saber:

a. Delimitação do tema: o papel do léxico na caracterização das personagens e no estabelecimento do conflito e desfecho da narrativa

b. Problematização: qual é o papel da escolha lexical (substantivo, adjetivo, verbo) para a construção do sentido em uma fábula?

c. Justificativa: as fábulas são contadas há aproximadamente 2.800 anos. Apesar de tão antigas, seus temas são atuais, pois a maioria delas retrata atitudes humanas como:  disputa entre fortes e fracos,  esperteza de alguns,  gratidão,  bondade etc. Os animais, geralmente, satirizam o comportamento humano, mostrando seus defeitos. Para a compreensão desse gênero, faz-se necessário conhecer, além  do arranjo textual específico,  os recursos linguísticos mobilizados pelo  autor na construção do sentido.

 d. Metodologia: o professor deverá dividir os alunos, em grupo de cinco componentes cada.

A seguir, deverá apresentar a eles  uma lista de provérbios populares que são utilizados como moral de determinadas fábulas. Cada grupo deverá escolher dois provérbios.  

 Provérbios:

Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Mais vale o pouco certo que o muito duvidoso

Com perseverança tudo se alcança

Gentileza inesperada é a principal característica de uma pessoa com más intenções

Quem tudo quer tudo perde

Devagar se vai ao longe

A razão do mais forte sempre prevalece

Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil

Não adianta ter uma boa ideia que não pode ser realizada!

Uma boa ação ganha outra

Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.

Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão

Algumas vezes acontece de alguém fazer todo trabalho pesado, e outro obter todo o mérito.

  Observação: Professor seria interessante discutir os provérbios com os alunos.

 

Uma vez selecionados os provérbios, o professor apresenta aos alunos uma lista de fábulas que deverão ser lidas por eles. Cada grupo deverá analisar apenas as fábulas cuja moral seja veiculada pelos provérbios  já escolhidos pelo grupo.

Fábulas:

A raposa e a cegonha

O camundongo da cidade e o do campo

A lebre e a tartaruga

O ladrão e o cão de  guarda

A galinha dos ovos de ouro

A  lebre e a tartaruga

O lobo e o cordeiro

A raposa e as uvas

Assembleia dos ratos

O leão e o ratinho

O corvo e a raposa

O gato e a barata

O leão, o urso e a raposa 

 

4ª etapa: momento em que os alunos, a partir de um plano de trabalho, com a mediação do professor, deverão buscar informações sobre o tema.

Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos na elaboração de um plano de trabalho, contendo as ações a serem realizadas pelo grupo.

Plano de Trabalho

 

Contexto

Fontes de pesquisa:

1. Origem das fábulas

 http://edithchacon.sites.uol.com.br/html/fab.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula

2. Fabulistas mais conhecidos:

Fontes de pesquisa:

Esopo

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo

http://www.contandohistoria.com/esopo.htm

Fedro

 http://pensador.uol.com.br/autor/fredo/biografia/

http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html

La Fontaine

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_de_La_Fontaine

http://www.revan.com.br/catalogo/0136c.htm

Monteiro Lobato

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato

http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html

Millôr Fernandes

 http://www.catedra.puc-rio.br/blog/?/91/sobre+millor.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mill%C3%B4r_Fernandes

3. Leitura de várias fábulas (lista já apresentada pelo professor)

4. Análise de duas fábulas cuja moral corresponde aos provérbios selecionados, considerando:

Finalidade do gênero

Perfil dos interlocutores: autor/leitor

Conteúdo temático

(tema abordado na fábula, por exemplo, o comportamento humano que é criticado.

arranjo composicional: elementos da estrutura narrativa

Marcas linguístico-enunciativas

5. Produção Textual: formule uma situação que ocorra no mundo real, baseando-se na moral de uma das fábulas analisadas:

- Pense em um ou dois animais para representar as características marcantes de determinado tipo de pessoa

(mentiroso, vaidoso, convencido, egoísta, falso, prepotente);

 - Imagine um conflito em que esses animais estejam envolvidos;

 - Use diálogos;

 - Finalize a fábula com uma  moral, de acordo com a história narrada.

6. Dramatização de uma das fábulas analisadas pelo grupo.

Observações  sobre os itens da análise a ser realizada pelos alunos: o professor deverá analisar, juntamente com os alunos, a fábula "A cigarra e a formiga", para eles tomarem como modelo ao analisarem as outras fábulas

a. Arranjo Composicional (elementos da estrutura narrativa):

Os alunos deverão estar atentos aos seguintes aspectos que comumente fazem parte da estrutura composicional do gênero fábula:

· Tempo e espaço não definidos;

· Narrativa curta, apresentando os elementos básicos da narrativa;

· Linguagem formal ou informal, de acordo com a versão;

· Personagens são animais que apresentam comportamento humano;

· Situação problemática, um acontecimento com uma situação de conflito;

· Foco narrativo de 3ª pessoa: narrador-observador;

 -Termina sempre com uma frase síntese: a moral da história.

 

b. Marcas linguístico-enunciativas:

Nas fábulas, geralmente, a indicação de tempo e espaço é vaga e imprecisa, objetivando tornar o ensinamento atemporal e universal. Na análise, os alunos devem observar se a fábula lida é uma narrativa curta com o predomínio do discurso indireto ou direto, exemplificando cada caso. A adjetivação tem papel fundamental para a construção de sentido do texto, pois, além de caracterizar os personagens, determina o conflito e o desfecho da narrativa. Por exemplo, na fábula  “A cigarra e a formiga”, verifica-se nos versos:

Tendo a cigarra em cantigas

Folgado todo o verão

Achou-se em penúria extrema

Na tormentosa estação.

 

Não lhe restando migalha

Que trincasse, a tagarela

Foi valer-se da formiga.

Que morava perto dela.

 

Os adjetivos extrema e tormentosa mostram as  mudanças ocorridas com a cigarra tagarela que, por passar o verão a cantar, passa de um extremo a outro: de feliz e saltitante a faminta e pedinte.

Já nos versos:

Rogou-lhe que lhe emprestasse,

Pois tinha riqueza e brilho,

Algum grão com que manter-se

Até voltar o aceso estio.

O mundo narrado é marcado pelo pretérito perfeito, indicando um distanciamento do narrador em relação ao que é contado (rogou, emprestasse), além de denotar  o estabelecimento do conflito da narrativa: a cigarra faminta, por não ter feito reservas para o inverno, recorre à vizinha formiga, buscando ajuda.

Cabe à formiga o desfecho da história:

A formiga nunca empresta,

Nunca dá, por isso junta.

- "No verão em que lidavas?"

À pedinte ela pergunta.

 

Responde a outra: - "Eu cantava

Noite e dia, a toda a hora".

-"Oh! bravo", torna a formiga.

-"Cantavas? Pois dança agora!".

O mundo comentado indica uma relação de proximidade com o que se diz e é marcado no texto pelos verbos no presente: empresta, pergunta e responde.

 

5ª. etapa: finalização do projeto

1. Nesta etapa,  após realizar  as ações propostas no plano de trabalho, os alunos redigem a síntese dos estudos realizados, buscando responder à pergunta  de pesquisa:

  • Qual é o papel da escolha lexical (substantivo, adjetivo, verbo) para a construção do sentido em uma fábula?

2. A seguir, o grupo prepara a apresentação  do projeto desenvolvido,  expondo as atividades de pesquisa e a análise das fábulas no  K-word; e, em vídeo, a dramatização da fábula produzida pelo grupo.

Observação: para a  dramatização, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes sobre a dramatização da fábula "A cigarra e a formiga", disponíveis  em:

http://www.youtube.com/watch?v=sxJdxLj2PTE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=1iXRvva83iI&feature=related

Recursos Complementares

1. Sugestão  de leitura para os alunos:

LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Editora Globo, 1922.

http://www.blogdacrianca.com/fabulas-de-monteiro-lobato/

2. Sugestões para o professor:

Link do Portal que pode ser consultado pelo professor no planejamento de sua aula:

Aula - UCA - fábulas e contrafábulas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31141

Avaliação

O professor deverá observar a participação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades.  Os alunos, em grupo, poderão  redigir um texto avaliando o processo,   expondo as ações bem-sucedidas, as dificuldades encontradas e os conhecimentos adquiridos com a realização do projeto. Eles poderão ser avaliados também por meio da produção  e da dramatização de uma fábula.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Joana da Paz, Escola Estadual Prof Maria Cavalcante de Azevedo Picanço , Amapá - disse:
    jp.smay@hotmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão para aula, utilizar como estratégia de ensino a fábula, é aprender brincando. Gosto de trabalhar a fábula "A rã que queria ser grande como o boi" para utilizar os sinais de pontuação. Os alunos divertem-se.


Sem classificação.
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