02/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
O gênero fábula – objeto de ensino, desta proposta - pertence à ordem do narrar, apresentando, portanto, em sua estrutura composicional os elementos essenciais da estrutura narrativa. Considerando que o enfoque desta proposta centra-se em um dos aspectos da análise linguística, especificamente na escolha lexical, espera-se que o aluno já conheça essa estrutura na qual se configura o enredo: uma situação central, vivida por duas ou três personagens, situadas em tempo e lugar não muito detalhados, visto que o quando e o onde acontecem a história não são tão importantes para que o leitor apreenda a moral da história, foco principal da fábula.
Disponível em:
http://letrasufabc.files.wordpress.com/2010/07/lupa-interrogas.jpg
INTRODUÇÃO
Esta proposta de trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica intitulado “Uma lupa na língua” em que se tomam os gêneros discursivos como elementos desencadeadores de estudo e reflexão sobre as diversas práticas de linguagem. No caso específico desta proposta, toma-se como objeto de ensino o gênero discursivo fábulas que se caracteriza por transmitir ensinamentos, registrar as experiências e o modo de vida das pessoas de uma determinada época, servindo, portanto, como registro histórico dos valores e do modo de agir tido como certo em sociedade ao longo dos tempos, até nos dias atuais. Para a compreensão sistematizada de um determinado gênero devem ser considerados: o conteúdo temático, a construção composicional e o estilo. Nesta proposta, em relação ao estilo, focaliza-se a função do léxico na construção do sentido, objetivando verificar o papel da escolha lexical na construção do sentido.
Observação:
Para a realização de um trabalho interdisciplinar, o professor deverá planejar, juntamente com o professor de Teatro, momentos para orientar os alunos na dramatização de uma fábula.
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_GGjvRS98yF4/TLySZd44dDI/AAAAAAAAB8s/qqCD8bXOXDk/s1600/fabula2.jpg
Professor, esta proposta faz parte de um projeto maior - Projeto de Iniciação Científica - Uma Lupa na Língua - em que o ensino da língua se dá a partir dos gêneros discursivos, tomados como elementos desencadeadores de estudo e reflexão sobre as diversas práticas de linguagem. Os alunos já têm conhecimento sobre esse posicionamento por estarem inseridos no processo. Portanto, nesse primeiro momento, cabe ao professor estimular e sensibilizar os aprendizes para o estudo do gênero fábulas.
1. Com o intuito de sensibilizar os alunos, bem como para ativar o conhecimento prévio deles a respeito do gênero que será estudado, o professor solicita a eles que acessem a página seguinte para ouvirem a música – A estrela azul - canção de abertura do filme Pinóquio.
Disponível em:
http://mydisneyworldbrasil.blogspot.com.br/2011/10/pinoquio-estrela-azul.html
A Estrela Azul (When You Wish Upon A Star, no original) é a música de abertura de Pinóquio. É cantada pelo Grilo Falante na abertura e reprisada por um coro no final do filme. É frequentemente usada como uma canção tema pela Companhia Disney. Ganhou o Oscar de "Melhor Canção Original"; foi considerada pelo American Film Institute (Instituto Americano de Filme) como a sétima melhor canção da história do cinema. A música também é o tema oficial de O Maravilhoso Mundo de Disney, ao lado de Um Mundo Ideal, de Aladdin.
Disponível em:
http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul
Quem quiser realizar
Tudo aquilo que sonhou
Basta olhar no céu
A estrela que passar
Se você não sabe bem
O que vai acontecer
Essa estrela tudo
Poderá fazer
O que vai
Acontecer de bom
Já está marcado bem
Naquela estrela
E é só você pedir
E a estrela transformar
Em realidade
O que você sonhar
Disponível em:
http://pt-br.disney.wikia.com/wiki/A_Estrela_Azul
a. A estrela azul é a canção de abertura do filme Pinóquio. Quem conhece a história de Pinóquio? Alguém gostaria de contar essa história para os colegas?
b. Você já ouviu alguém dizer: “Não conte mentiras, pois seu nariz vai crescer igual ao do Pinóquio!”? “A mentira tem pernas curtas”? O que se pode deduzir dessas falas?
3. As fábulas são histórias imaginárias que tentam explicar o comportamento dos homens, alertando para o descompasso que pode existir entre a fala das pessoas e suas ações. Pode ser definida como uma narração breve, que traz sempre uma lição, um ensinamento.
a. A história Pinóquio pode ser considerada uma fábula? Por quê?
b. Qual é a moral da história de Pinóquio?
c. Que outras fábulas vocês conhecem?
Observação:
Professor, se os alunos mostrarem interesse, eles poderão assistir ao filme Pinóquio, disponível na página: http://historiavivaproflicio.blogspot.com.br/2011/10/festival-disney-2.html
1. Nesse momento, os alunos conversam sobre as fábulas que conhecem. O professor indaga aos alunos se eles conhecem a fábula "A cigarra e a formiga".
Para propor o enfoque que será dado ao estudo desse gênero – a escolha lexical para caracterização da personagem e para o estabelecimento do conflito e do desfecho da narrativa – o professor solicita a eles que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo da fábula “A cigarra e a formiga”.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=IezC65lMZKY&feature=related.
2. O professor deverá conversar com os alunos sobre o vídeo, perguntando a eles:
a. A partir do vídeo, como vocês definem o gênero fábulas?
b. Quais elementos da estrutura narrativa estão presentes na fábula?
c. Uma fábula traz sempre um ensinamento, um conselho, uma crítica, para alertar sobre algo que pode acontecer na vida real. Por isso, elas terminam com uma frase que é chamada de moral da história. Qual é a moral da história nessa fábula?
3. O professor solicita aos alunos que acessem a página seguinte para conhecerem duas versões da fábula “A cigarra e a formiga”.
Disponível em:
http://textolivre.com.br/infantil/15745-a-cigarra-e-a-formiga
Disponível em:
http://leraprenderecrescer.blogs.sapo.pt/432.html
Após a leitura das duas versões da fábula – de Jean de La Fontaine e de Bocage -, o professor pergunta aos alunos:
a. Como a cigarra e a formiga são caracterizadas no texto? Quais palavras ou expressões contribuem para essa qualificação?
b. Além dos adjetivos, que outras palavras contribuem para a construção do perfil das personagens?
Observação: depois de respondidas as perguntas, o professor deve resumi-las oralmente, enfatizando os recursos linguísticos utilizados na caracterização das personagens.
1. Para retomar com os alunos as etapas para elaboração de um projeto de pesquisa – definição do assunto a ser pesquisado, delimitação do tema; justificativa; objetivos; pergunta de pesquisa -, o professor deverá ler com eles o texto “ Uma forma possível de se trabalhar com projetos” de Josué Geraldo Botura do Carmo.
Disponível em:
http://www.educacaoliteratura.com.br/index%2049.htm
2. O professor retoma a temática com os alunos, conduzindo a discussão para a questão da linguagem, isto é, para o fato de como o leitor constrói o perfil das personagens, quais os mecanismos linguísticos que são mobilizados pelo autor para essa construção. Dessa forma, como mediador, o professor orienta os alunos na definição sistemática dos passos do projeto de pesquisa, a saber:
a. Delimitação do tema: o papel do léxico na caracterização das personagens e no estabelecimento do conflito e desfecho da narrativa
b. Problematização: qual é o papel da escolha lexical (substantivo, adjetivo, verbo) para a construção do sentido em uma fábula?
c. Justificativa: as fábulas são contadas há aproximadamente 2.800 anos. Apesar de tão antigas, seus temas são atuais, pois a maioria delas retrata atitudes humanas como: disputa entre fortes e fracos, esperteza de alguns, gratidão, bondade etc. Os animais, geralmente, satirizam o comportamento humano, mostrando seus defeitos. Para a compreensão desse gênero, faz-se necessário conhecer, além do arranjo textual específico, os recursos linguísticos mobilizados pelo autor na construção do sentido.
d. Metodologia: o professor deverá dividir os alunos, em grupo de cinco componentes cada.
A seguir, deverá apresentar a eles uma lista de provérbios populares que são utilizados como moral de determinadas fábulas. Cada grupo deverá escolher dois provérbios.
Provérbios:
Quem com ferro fere, com ferro será ferido
Mais vale o pouco certo que o muito duvidoso
Com perseverança tudo se alcança
Gentileza inesperada é a principal característica de uma pessoa com más intenções
Quem tudo quer tudo perde
Devagar se vai ao longe
A razão do mais forte sempre prevalece
Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil
Não adianta ter uma boa ideia que não pode ser realizada!
Uma boa ação ganha outra
Desconfie dos bajuladores, esses sempre se aproveitam da situação, para tirar vantagem sobre você.
Às vezes a autodepreciação nos livra do pelotão
Algumas vezes acontece de alguém fazer todo trabalho pesado, e outro obter todo o mérito.
Observação: Professor seria interessante discutir os provérbios com os alunos.
Uma vez selecionados os provérbios, o professor apresenta aos alunos uma lista de fábulas que deverão ser lidas por eles. Cada grupo deverá analisar apenas as fábulas cuja moral seja veiculada pelos provérbios já escolhidos pelo grupo.
Fábulas:
A raposa e a cegonha
O camundongo da cidade e o do campo
A lebre e a tartaruga
O ladrão e o cão de guarda
A galinha dos ovos de ouro
A lebre e a tartaruga
O lobo e o cordeiro
A raposa e as uvas
Assembleia dos ratos
O leão e o ratinho
O corvo e a raposa
O gato e a barata
O leão, o urso e a raposa
4ª etapa: momento em que os alunos, a partir de um plano de trabalho, com a mediação do professor, deverão buscar informações sobre o tema.
Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos na elaboração de um plano de trabalho, contendo as ações a serem realizadas pelo grupo.
Plano de Trabalho
Contexto |
Fontes de pesquisa: |
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1. Origem das fábulas |
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2. Fabulistas mais conhecidos: |
Fontes de pesquisa: |
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Esopo |
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Fedro |
http://pensador.uol.com.br/autor/fredo/biografia/ http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html |
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La Fontaine |
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Monteiro Lobato |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato http://lendoeescrevendofabulas.blogspot.com.br/2009/12/principais-fabulistas.html |
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Millôr Fernandes |
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3. Leitura de várias fábulas (lista já apresentada pelo professor) |
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4. Análise de duas fábulas cuja moral corresponde aos provérbios selecionados, considerando: |
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Finalidade do gênero |
Perfil dos interlocutores: autor/leitor |
Conteúdo temático (tema abordado na fábula, por exemplo, o comportamento humano que é criticado. |
arranjo composicional: elementos da estrutura narrativa |
Marcas linguístico-enunciativas |
5. Produção Textual: formule uma situação que ocorra no mundo real, baseando-se na moral de uma das fábulas analisadas: - Pense em um ou dois animais para representar as características marcantes de determinado tipo de pessoa (mentiroso, vaidoso, convencido, egoísta, falso, prepotente); - Imagine um conflito em que esses animais estejam envolvidos; - Use diálogos; - Finalize a fábula com uma moral, de acordo com a história narrada. 6. Dramatização de uma das fábulas analisadas pelo grupo. |
Observações sobre os itens da análise a ser realizada pelos alunos: o professor deverá analisar, juntamente com os alunos, a fábula "A cigarra e a formiga", para eles tomarem como modelo ao analisarem as outras fábulas
a. Arranjo Composicional (elementos da estrutura narrativa):
Os alunos deverão estar atentos aos seguintes aspectos que comumente fazem parte da estrutura composicional do gênero fábula:
· Tempo e espaço não definidos;
· Narrativa curta, apresentando os elementos básicos da narrativa;
· Linguagem formal ou informal, de acordo com a versão;
· Personagens são animais que apresentam comportamento humano;
· Situação problemática, um acontecimento com uma situação de conflito;
· Foco narrativo de 3ª pessoa: narrador-observador;
-Termina sempre com uma frase síntese: a moral da história.
b. Marcas linguístico-enunciativas:
Nas fábulas, geralmente, a indicação de tempo e espaço é vaga e imprecisa, objetivando tornar o ensinamento atemporal e universal. Na análise, os alunos devem observar se a fábula lida é uma narrativa curta com o predomínio do discurso indireto ou direto, exemplificando cada caso. A adjetivação tem papel fundamental para a construção de sentido do texto, pois, além de caracterizar os personagens, determina o conflito e o desfecho da narrativa. Por exemplo, na fábula “A cigarra e a formiga”, verifica-se nos versos:
Tendo a cigarra em cantigas
Folgado todo o verão
Achou-se em penúria extrema
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga.
Que morava perto dela.
Os adjetivos extrema e tormentosa mostram as mudanças ocorridas com a cigarra tagarela que, por passar o verão a cantar, passa de um extremo a outro: de feliz e saltitante a faminta e pedinte.
Já nos versos:
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
Pois tinha riqueza e brilho,
Algum grão com que manter-se
Até voltar o aceso estio.
O mundo narrado é marcado pelo pretérito perfeito, indicando um distanciamento do narrador em relação ao que é contado (rogou, emprestasse), além de denotar o estabelecimento do conflito da narrativa: a cigarra faminta, por não ter feito reservas para o inverno, recorre à vizinha formiga, buscando ajuda.
Cabe à formiga o desfecho da história:
A formiga nunca empresta,
Nunca dá, por isso junta.
- "No verão em que lidavas?"
À pedinte ela pergunta.
Responde a outra: - "Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora".
-"Oh! bravo", torna a formiga.
-"Cantavas? Pois dança agora!".
O mundo comentado indica uma relação de proximidade com o que se diz e é marcado no texto pelos verbos no presente: empresta, pergunta e responde.
5ª. etapa: finalização do projeto
1. Nesta etapa, após realizar as ações propostas no plano de trabalho, os alunos redigem a síntese dos estudos realizados, buscando responder à pergunta de pesquisa:
2. A seguir, o grupo prepara a apresentação do projeto desenvolvido, expondo as atividades de pesquisa e a análise das fábulas no K-word; e, em vídeo, a dramatização da fábula produzida pelo grupo.
Observação: para a dramatização, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes sobre a dramatização da fábula "A cigarra e a formiga", disponíveis em:
1. Sugestão de leitura para os alunos:
LOBATO, Monteiro. Fábulas. São Paulo: Editora Globo, 1922.
http://www.blogdacrianca.com/fabulas-de-monteiro-lobato/
2. Sugestões para o professor:
Link do Portal que pode ser consultado pelo professor no planejamento de sua aula:
Aula - UCA - fábulas e contrafábulas: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31141
O professor deverá observar a participação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades. Os alunos, em grupo, poderão redigir um texto avaliando o processo, expondo as ações bem-sucedidas, as dificuldades encontradas e os conhecimentos adquiridos com a realização do projeto. Eles poderão ser avaliados também por meio da produção e da dramatização de uma fábula.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/07/2012
Cinco estrelasÓtima sugestão para aula, utilizar como estratégia de ensino a fábula, é aprender brincando. Gosto de trabalhar a fábula "A rã que queria ser grande como o boi" para utilizar os sinais de pontuação. Os alunos divertem-se.