Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geometrias Não-Euclidianas?

 

16/05/2012

Autor e Coautor(es)
IOZODARA TELMA BRANCO DE GEORGE
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- Compreender as noções da Geometria não-Euclidiana por meio dos aspectos históricos que compõe este conteúdo.

- Entender a diferença entre Geometria Euclidiana e Geometria não-Euclidiana.

- Compreender a necessidade das Geometrias não-Euclidianas para o avanço das teorias científicas.

Duração das atividades
3 a 4 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos de matemática básica e Geometria.

Estratégias e recursos da aula

Icone Problematizando

Professor, esta 1a. atividade deverá ser desenvolvida, preferencialmente, no laboratório de informática.

Para iniciar essa aula, com os alunos organizados em grupos (3 a 4 pessoas), propor a atividade de pesquisa por meio da WebQuest Euclides de Alexandria, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=21487&id_pagina=1, acesso em 01 de abril de 2012.

WebQuest Euclides

Fonte: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=21487&id_pagina=1

Dica: Lembrando que a webquest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos, processo, avaliação e conclusão. O professor dá indicativos de sítios, pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e a concluam com sucesso. Para desenvolver sua webquest, o professor pode seguir as orientações do "Tutorial para criar e editar webquest", disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf e, utilizar o sítio http://www.webquestbrasil.org para criar e postar. Caso o professor queira produzir sua própria webquest sugerimos o site http://www.webquestbrasil.org/criador2/.

A ênfase desta pesquisa deve ser em quem foi Euclides de Alexandria ao longo do tempo, o que foram os livros de Euclides, e sobre a "Geometria Euclidiana".

Após a pesquisa, o professor deverá propor uma rodada entre os grupos para que possam socializar com os demais suas descobertas. Ao final das apresentações, caso julgue necessário, o professor poderá complementar com as seguintes informações históricas:

---

A obra Elementos de Euclides é uma das obras mais importante já escrita em toda a história. São treze volumes que não apenas incluíram toda a matemática da época, mas forneceram um modelo para o desenvolvimento das ideias matemáticas, utilizadas até os dias de hoje.

Inicialmente são dados algumas noções primitivas (primeiros conceitos) e alguns resultados admitidos como verdadeiros (axiomas e postulados), por meios desses são deduzidos utilizando a lógica clássica, outros resultados e conceitos, numa sequência crescente.

Os treze volumes dos Elementos contém 465 proposições, sendo 93 problemas e 372 teoremas. 

Elementos

No volume I dos Elementos são apresentados os cinco famosos postulados:

1º  – Uma linha reta pode ser traçada de um ponto a outro, escolhidos à vontade.

2º  – Uma linha reta pode ser prolongada indefinidamente.

3º  – Um círculo pode ser traçado com centro e raio arbitrários.

4º  – Todos os ângulos retos são iguais.

5º  – Se uma reta secante a duas outras formam ângulos, de um mesmo lado dessa secante, cuja soma é menor que dois ângulos retos, então essas retas se prolongadas suficientemente encontrar-se-ão em um ponto desse mesmo lado (COUTINHO, 2001).

Devido à complexidade relativa de formulação e o insuficiente apelo intuitivo do 5º Postulado, por séculos diversos matemáticos tentaram deduzi-lo dos demais axiomas e postulados, buscando demonstrá-lo como um teorema. O resultado desse esforço continuado, durou cerca de dois mil anos e resistiu a todas as tentativas de demonstração.

Hoje entendemos que o V postulado de Euclides, pode ser reformulado em uma linguagem mais moderna: “dado uma reta qualquer e um ponto fora desta reta, existe uma única reta paralela à reta dada, passando por esse ponto”.

Por mais de dois mil anos a Geometria de Euclides reinou de forma inquestionável. No entanto, o 5º. Postulado de Euclides pelo fato de possuir uma redação mais complexa, extensa e menos intuitiva fez com que muitos matemáticos a questionassem e desconfiassem de sua validade como postulado.

E foi o estudo do 5º. Postulado que induziu a criação de novas Geometrias, pois daí surgiram a Geometria Elíptica (ou Esférica) e a Geometria Hiperbólica.

---

Geometria       Postulado

Euclidiana     -  Por um ponto fora de uma reta pode-se traçar uma única reta paralela à reta dada.

Elíptica         -  Por um ponto fora de uma reta não existe nenhuma reta paralela à reta dada.

Hiperbólica   -  Por um ponto fora de uma reta existe mais de uma reta paralela à reta dada.

Fonte:  http://www.lume.ufrgs.br/

 

Enfim, podemos dizer que a Geometria Euclidiana funcionou muito bem em superfícies planas.

Mas como podemos definir situações geométricas sobre uma superfície curva?

Para esses casos, certamente a Geometria Euclidiana não é satisfatória. 

Terra

Fonte: Wikipédia

 

Professor, a seguir proponha as seguintes atividades práticas que também podem ser desenvolvidas em grupos. Para a execução são necessários os seguintes materiais: papel sulfite, canetas coloridas, bolas de isopor, transferidor, régua etc.

Atividade 1

Problema 1:

Um barco pesqueiro deseja cercar uma região na qual acredita que existam mais peixes. Para isto, ele parte de algum ponto sobre a linha do Equador e percorre 20 km em direção ao Norte, em seguida gira 90º e navega mais 20 km em direção ao leste, depois gira 90º e navega mais 20 km no sentido Sul.

problema 1

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_HC9KfFmEzLc/TOqf0gTX6HI/AAAAAAAAACc/9_ZxB7uwY7k/s1600/digitalizar0004.jpg

a)      Utilizando uma folha plana e posteriormente as esferas de isopor, responda qual a distância percorrida pelo barco? Existe diferença entre as distâncias medidas no plano e na esfera? O deslocamento é o mesmo medido no plano e na esfera? Explique:

Resposta:  Essa atividade tem por objetivo que os alunos observem que as distâncias percorridas e os deslocamentos no plano e na esfera são idênticos (60 km no exemplo), apesar da diferença nos formatos e suas superfícies.

 

Problema 2:

Imagine dois barcos pesqueiros A e B navegando lado a lado (paralelamente).

a)      Desenhe em uma folha de papel o caminho percorrido pelos dois barcos.

b)      Desenhe sobre as esferas os caminhos percorridos pelos barcos A e B.

c)      É possível traçar retas paralelas para representar o caminho percorrido pelos dois barcos na folha de papel e na bola de isopor?

d)      Isso contraria o 5º Postulado de Euclides? Quais as conclusões do grupo?

Resp. Esta atividade permite que os alunos percebam que não é possível traçar retas paralelas na superfície esférica e que quaisquer duas retas na esfera se interceptam em no mínimo dois pontos. Como as paralelas não podem (por definição) se interceptar, é importante concluir que não podemos obter retas paralelas na superfície esférica. Isso contraria o 5º. Postulado.

 

Problema 3:

Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo no plano é 180º.

Mas e na superfície esférica? A soma dos ângulos internos de um triângulo é menor, igual ou maior que na superfície plana? Qual o limite máximo do 3º ângulo se os outros dois forem ângulos retos? Existe algum limite para a soma dos ângulos neste caso?

Resp. Os alunos precisam perceber que quando o triângulo esférico diminui em tamanho ele se aproxima do triângulo euclidiano que quando ele aumenta de tamanho, o somatório dos ângulos internos tem um valor limite, 540º. 

problema 3

Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/

 

Problema 4:

O primeiro postulado de Euclides diz que por dois ponto pode passar apenas uma única reta. Isto se verifica também na superfície esférica? Nesta superfície as retas são infinitas e ilimitadas como na superfície plana?

Resp. Quando tomamos dois pontos opostos no globo, por eles passam infinitas retas. As retas continuam sendo ilimitadas, porém na superfície esférica elas são finitas.

Após a conclusão e discussão das respostas com os alunos, é importante o professor explicar aos alunos que as atividades propostas apresentam noções de um tipo de Geometria não-Euclidiana, a Geometria Elíptica.

Icone Sugestoes

Para finalizar a aula, o professor pode propor aos alunos que ouçam os áudios da Série Matemática ao Pé do Ouvido - Fractais (parte 1 e 2), que apresentam situações que podem desencadear discussões sobre outro tipo de Geometria, a Geometria Fractal (Geometria não-Euclidiana).

 

 

Por meio dos áudios o professor pode discutir com os alunos especificidades dessa Geometria e como é possível encontrá-la na natureza. Pode propor a identificação da auto-semelhança a partir de imagens ou de objetos. Existem várias plantas que possuem a característica de auto-semelhança da Geometria Fractal. No áudio é possível identificar duas delas: a samambaia Renda Portuguesa e a couve-flor. O professor pode instigar os alunos que identifiquem outras situações que a Geometria Fractal se apresenta.

 

Icone Referencias

ANTUNES, Marcelo Carvalho. Uma possível inserção das geometrias não-euclidianas no Ensino Médio. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/18218/000728046.pdf?sequence=1, acesso em 01 de abril de 2012.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Matemática ao pé do ouvido : Fractais - Parte 2 Áudio
Matemática ao pé do ouvido : Fractais - Parte 1 Áudio
Recursos Complementares

Geometria Fractal, disponível em: http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/matematica/condigital1/index.html, acesso em 01 de abril de 2012.

THOMAZ, Mara Lucia. Geometria Não-Euclidiana – Geometria Esférica No Ensino Médio. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/producoes_pde/md_mara_lucia_thomaz.pdf, acesso em 01 de abril de 2012.

Introdução a Geometria Euclidiana. Disponível em:http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=9170&id_pagina=5 , acesso em 01 de abril de 2012.

Avaliação

 

Avaliação:

A avaliação deverá ser realizada ao longo de todas as aulas, observando os alunos nos seguintes critérios:

1. Desenvolvimento e socialização das atividades na pesquisa e no grupo? Participou? Contribuiu com os colegas? O aluno foi argumentativo? Sua produção no grupo foi pertinente?

2. Na realização das atividades, o aluno formulou conceitos? Apresentou entendimento?

3. Participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento do contexto geral da aula.

Um meio que pode contribuir para a verificação de aprendizagem dos alunos é sempre solicitar aos alunos que tenham um portfólio para registro de suas aprendizagens. Que diariamente relatem o que aprenderam e como aprenderam. Esses relatos podem contribuir para que o professor perceba os caminhos que os alunos vem fazendo, bem como avaliar suas aprendizagens. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.