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“As sociedades secretas ao longo da história: mistérios, mitos e verdades”

 

17/07/2012

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ronaldo Soares Mendes Junior; Lígia Beatriz Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula, em um primeiro momento, a ideia é traçar um panorama geral sobre algumas das sociedades secretas mais conhecidas atualmente, como surgiram, sua organização e seu desenvolvimento ao longo da história. Em um segundo momento, o foco será a análise da atuação e influência dessas sociedades secretas no desenrolar de importantes acontecimentos históricos que, muitas vezes, alteraram significativamente a organização, o modo de pensar e agir e a estrutura de governo em sociedades do mundo inteiro. Também será analisada a influência de algumas sociedades secretas (como Bucha e Maçonaria) na política brasileira e, exclusivamente, a Maçonaria, na política americana. Ao fim das atividades, além de obter um conhecimento relativo a um assunto que, apesar de pouco abordado em sala de aula, possui certo grau de importância histórica, o aluno será capaz de compreender que algumas dessas sociedades secretas estão mais presentes em nosso cotidiano do que eles mesmos imaginam.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimentos prévios acerca do processo de colonização do Brasil e seus desdobramentos. Também é necessário que o aluno tenha conhecimentos relativos ao período imperial brasileiro (governos de Dom Pedro I, período regencial e governo de Dom Pedro II) e a formação da Primeira República no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor deverá fazer uma breve introdução do tema, abordando, por meio de uma aula expositiva, o surgimento e a organização de algumas sociedades secretas mais conhecidas, como Ku Klux Klan e Maçonaria. Como recurso para atingir este objetivo, o professor poderá consultar os links abaixo:

- Reportagem “A influência das sociedades secretas na política”, do site da Revista de História da Biblioteca Nacional. A reportagem mostra como organizações como a Bucha e a Maçonaria foram influentes no início da República e do Império, respectivamente. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-influencia-das-sociedades-secretas-na-politica-brasileira

- No link abaixo, do site da Revista de História da Biblioteca Nacional, a historiadora Celia Maria Marinho de Azevedo responde a uma dúvida de um leitor, esclarecendo a diferença entre “Maçonaria Simbólica” e “Maçonaria Filosófica”. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/maconarias-diversas

- Reportagem “A Maçonaria no século XXI”, do site da Revista de História da Biblioteca Nacional. A reportagem mostra como se deram as transformações das lojas maçônicas ao longo dos séculos. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/a-maconaria-no-seculo-xxi

- O link abaixo do site Wikipédia faz uma breve explanação com relação ao surgimento e à consolidação da Ku Klux Klan como uma organização que chegou a possuir milhões de adeptos nos Estados Unidos da América (EUA). Também, aborda um pouco do processo de decadência da organização. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ku_Klux_Klan

- O link abaixo do site BRASIL ESCOLA, é um artigo no qual se aborda um pouco da história da KKK. Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/ku-klux-klan.htm

- O link abaixo, de formato PDF, é um artigo que aborda um pouco das principais características da KKK, tanto antigamente como nos dias atuais. Disponível em: http://www.oocities.org/br/aflensino/klan.pdf

OBS: A Revista de História da Biblioteca Nacional (Ano 6, n. 69, jun. 2011) possui um exemplar com uma interessante reportagem a respeito do tema das sociedades secretas.

Ao final da aula, o professor deverá dividir a sala em grupos de quatro ou cinco pessoas, que terão como tarefa para a segunda aula levantar dados a respeito da história das organizações seguintes: Ku Klu Klan, Maçonaria, Illuminati, Máfias, Ninjas, Skull and Bones, Opus Dei e Cavaleiros Templários.

Cada grupo será responsável pela pesquisa de uma organização secreta, que será definida pelo professor. As pesquisas deverão conter os seguintes elementos de cada sociedade secreta: surgimento, local de origem, local de atuação, organização, objetivos, simbologia, impacto na política e/ou sociedade de sua época, organização atual (caso ainda exista) ou decadência, seguida de extinção.

Abaixo, seguem alguns sites para que o professor oriente os alunos em suas pesquisas:

Site da Revista de História da Biblioteca Nacional: http://www.revistadehistoria.com.br/

Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal

Brasil Escola:

 http://www.brasilescola.com/

Wordpress:

"As  dez maiores sociedades secretaas"

http://jknow.wordpress.com/2010/11/23/as-10-maiores-sociedades-secretas/

 

Aula 2

Esta aula será dedicada à apresentação das pesquisas feitas pelos alunos, que deverão conter todos os elementos informados pelo professor na aula anterior. As apresentaçoes deverão ser exibidas em formato de powerpoint. Caso não seja possível uma apresentação em powerpoint devido à ausência de recursos necessários para este fim, torna-se válida a apresentação com cartazes e outros. Ao final de cada apresentação, haverá um momento para perguntas relativas à pesquisa apresentada. Os alunos de cada grupo deverão responder às perguntas formuladas pelo professor e pelos outros alunos.

Aula 3

Nesta aula, em um primeiro momento, o professor abordará a influência das sociedades secretas Bucha e Maçonaria na política brasileira. Para isso, poderá consultar a reportagem “A influência das sociedades secretas na política”, do site da Revista de História da Biblioteca Nacional, que mostra como organizações como a Bucha e a Maçonaria foram influentes no início da República e do Império, respectivamente. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/a-influencia-das-sociedades-secretas-na-politica-brasileira

Em um segundo momento, o professor explicará a influência da Maçonaria nos principais acontecimentos históricos na história dos EUA. Nomes importantes da política americana como Benjamim Franklin e George Washington foram comprovadamente maçons. O professor poderá, também, apresentar imagens de monumentos e objetos importantes na história americana com uma possível ligação maçônica.

Links úteis:

- Reportagem “A influência da Maçonaria nos Estados Unidos”, site Manual do turista. Disponível em: http://www.manualdoturista.com.br/materias_detalhes.asp?Cod=101

- Blog com informações sobre Maçonaria, no qual encontramos além de informações, um link que leva a um site americano, com várias imagens de uma gigantesca loja maçônica no Estado da Filadélfia, nos EUA. Disponível em: http://blogdamaconaria.blogspot.com.br/2009/03/clique-e-veja-que-bela-loja-no-eua.html

- Link de um site americano com as imagens da gigantesca loja maçônica na Filadélfia. Disponível em: http://www.galenfrysinger.com/Philadelphia_masonic_temple.htm

As imagens que sugerimos para serem mostradas e explicadas aos alunos, por possuírem possíveis ligações maçônicas, são as seguintes:

- Imagem 1:

nota de um dólar

Nota de um dólar. Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4071/os_eua_e_a_relacao_secreta_com_a_maconaria/

- Imagem 2:

mapa de Washington

Mapa da cidade de Washington. Fonte: http://www.sobrenatural.org/materia/detalhar/4071/os_eua_e_a_relacao_secreta_com_a_maconaria/

- Imagem 3:

graus maçonicos

Possível organização da sociedade maçônica. Fonte: http://www.bruxospoderosos.kit.net/maconaria.htm

- Imagem 4:

Degraus do conhecimento na maçonaria

“Degraus” na Maçonaria. Fonte: http://www.umbandacomamor.com.br/demais/maconaria/maconaria.html

Aula 4 – O debate

Nesta última aula, será organizado pelo professor um debate, no qual serão incentivadas competências como a criatividade e a formulação de respostas rápidas pelos alunos. O debate será a respeito da organização, atividade e influência (positiva e/ou negativa) de uma das principais sociedades secretas pesquisadas por eles mesmos: a Maçonaria. A Maçonaria foi a escolhida por ser uma das sociedades secretas mais polêmicas e que influenciou e, ainda, influencia a política em alguns dos mais importantes países do mundo.

A turma será dividida em dois grupos, mais um pequeno grupo de quatro alunos, que, junto com o professor, formarão o Júri.

- Grupo 1: Ficará encarregado de analisar a influência positiva da Maçonaria em importantes acontecimentos históricos como, por exemplo, na Revolução Americana e na Independência do Brasil.

- Grupo 2: Ficará encarregado de analisar a influência negativa da Maçonaria, os mistérios que a cercam e as polêmicas que envolvem a sociedade secreta.

Roteiro para o debate:

 

- O primeiro grupo terá dez minutos para defender o ponto de vista favorável a uma influência positiva da Maçonaria em importantes acontecimentos históricos. Os alunos deverão expor suas ideias como se pertencessem a sociedade dos maçons;

 

- O segundo grupo terá o mesmo tempo para expor suas ideias a respeito da influência negativa da Maçonaria, bem como os mistérios e as polêmicas que a cercam;

 

- Ao final desse tempo, o professor deverá dar um intervalo de cinco minutos, para que cada grupo se reúna e escolha um representante, o qual ficará responsável por fazer a réplica, contrapondo-se ao grupo oponente;

- Cada grupo terá um tempo de cinco minutos para realizar a sua réplica;

 

- Ao final da exposição de ideias, o Júri deverá reunir-se e escolher o grupo que melhor defendeu suas ideias, com argumentos e contra-argumentos, sem entrar em contradição, desenvolvendo um debate crítico, criativo e dinâmico. Cada representante do Júri deverá dar a sua opinião a respeito do grupo vencedor do debate, com argumentos plausíveis, que serão analisados pelo professor, que, como presidente do Júri, poderá validar ou, até mesmo, invalidar o voto de algum representante, quando este não se utilizar de argumentos convincentes sobre o grupo escolhido como vencedor.

OBS.: Caso algum aluno possua uma tradição religiosa muito forte e, segundo ele, isso o impeça de defender a Maçonaria, esse aluno deverá ser incorporado ao grupo contrário à sociedade secreta. No entanto, caso o aluno ainda insista em não participar da atividade, o professor deverá avaliá-lo de outra forma, ou aumentando os pontos das atividades anteriores ao debate, ou propondo outra atividade ao aluno, no caso, uma atividade individual.

Recursos Complementares

Os links abaixo se referem às quatro partes de um documentário sobre a Maçonaria, reproduzido no canal History Chanel, do site Youtube:

- Maçonaria – EUA – Parte 1 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=v381OXOe0u4

- Maçonaria – EUA – Parte 2 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=VqqviAXxd1k&feature=relmfu

- Maçonaria – EUA – Parte 3 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=qagiC1aowB4&feature=relmfu

- Maçonaria – EUA – Parte 4 de 4:

http://www.youtube.com/watch?v=ueB4lOubbMg&feature=relmfu

Avaliação

A avaliação será feita da seguinte forma:

- apresentação da pesquisa relativa a uma determinada sociedade secreta pelos alunos: 5 pontos.

- debate: 5 pontos para todos os participantes e 2 pontos extras para o grupo vencedor.

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