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Divisão Internacional do Trabalho (DIT): processo histórico e perspectivas (Pesquisa Científica)

 

17/08/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia O mundo em transformação: As questões econômicas e os problemas geopolíticos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Evolução tecnológica e as novas territorialidades em rede
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Conhecer o processo histórico de implementação da Divisão Internacional do Trabalho (DIT);
  • Compreender as consequências da DIT na economia local e mundial;
  • Observar, coletar e organizar informações sobre a interferência da DIT na organização do mundo do trabalho desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças em escala local e global;
  • Exercitar o processo de analise das relações econômicas estabelecidas nas diferentes escalas do espaço geográfico;
  • Ter uma atitude crítica em relação às consequências da DIT no espaço geográfico.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de desenvolvimento do capitalismo: comercial, industrial e financeiro. Domínio da elaboração do mapa conceitual.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), para que o processo de aprendizagem torne-se significativo sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta, coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, que têm como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos apresentados pelos alunos. Segundo Portilho e Almeida (2008, p.5) "Hoje o objetivo primeiro da ação docente deve ser a construção do conhecimento, visando ao pleno desenvolvimento de todas as potencialidades de cada indivíduo, sejam elas intelectuais, afetivas, sociais, criativas ou morais. Isto só se tornará possível a partir do momento em que se deixe para trás os modelos prontos, a cópia, a reprodução, a transmissão pura do conhecimento como se o professor fosse detentor do mesmo e o aluno, uma tábula rasa, sem conhecimento prévio ou experiência". Sugere-se, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos do Ensino Médio.

 

PESQUISA 

Imagem: Etapas de Elaboração e Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa com alunos da Educação Básica

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são assuntos presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos.  Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento” (Portilho e Almeida, 2008, p.7).

 

EXECUÇÃO DA PESQUISA

 

Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a diversidade da sociedade brasileira. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um computador por aluno (UCA) ou tablet, que são ferramentas que contribuem para o processo de pesquisa e a construção do conhecimento.

 

Tema: A Divisão Internacional do Trabalho (DIT)

 

Problematização do Tema:

  • O que é a DIT?
  • Como se organiza a DIT?
  • Quais são as consequências DIT para os países diante do novo cenário global?

 

Objetivo da Pesquisa:

  • Conhecer a evolução da DIT e as consequências na organização econômica.  

 

Hipóteses da Pesquisa:

  • A economia local reflete a organização da Divisão Internacional do Trabalho intensificando a economia global.  

 

Levantamento e seleção de fontes:

  •    Sites diversos (informados nos recursos complementares)       
  • Livros didáticos ou paradidáticos disponíveis na biblioteca da escola.

 

PRIMEIRA AULA

 

Professor(a), provoque nos alunos o interesse por estudar a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) que consiste na especialização produtiva e na intensificação das trocas no cenário mundial entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento, cada um desempenhando um papel na organização produtiva. A DIT teve origem no final do século XV, momento em que se realizava a distribuição e a circulação das mercadorias entre as metrópoles e as colônias. Assim, os diferentes lugares do mundo passaram a especializar-se na produção e fornecimento de determinados produtos. 

 

1. Utilize a  imagem à seguir como um recurso provocador para o estudo do tema. Apresente a imagem e proponha uma roda de conversa procurando estabelecer e identificar a relação existente entre a imagem e a DIT:   

 

charge

Imagem:  Charge Divisão Internacional do Trabalho (DIT)

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-Oqd8ZOoaf5Q/T0WZl48efcI/AAAAAAAABgE/_7ng0yKNQkI/s1600/DIT.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Sugere-se as seguintes questões para abordagem da charge:  

  • O que aconteceu com a esfera da Terra?
  • O que ela apresenta?
  • Que características são apresentadas no hemisfério Norte? E no Sul?
  • Para você, por qual motivo os hemisférios foram caracterizados desta maneira?
  • Qual a relação da apresentação dos hemisférios com o desenvolvimento econômico dos mesmos?

 

Professor(a), aproveite e leve para a sala de aula ou acesse no endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf o mapa mundi. Aproveite a charge e retome a discussão das linhas imaginárias do planeta Terra, identifique os continentes e os seus principais países, o que pode contribuir para que entendam a proposta da charge.

 

planisferio   

Imagem: Planisfério Político

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_pdf/mundo_planisferio_politico_a3.pdf

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

 

SEGUNDA AULA

 

Para continuar os estudos sobre a Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é importante retomar com os alunos os conhecimentos relativos a Evolução do Sistema Capitalista: capitalismo comercial, capitalismo industrial e capitalismo financeiro, o que contribuirá para a compreensão da organização econômica mundial.  

1. Apresente a imagem da Evolução Esquemática da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) que retrata características do sistema capitalista em determinado período histórico:

 

sistema capitalista

Imagem: Evolução da Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: http://www.oocities.org/br/ftmprevest/Geo-evolucao.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

2. Organize a sala em grupos de forma que cada um fique responsável por pesquisar sobre um dos momentos do capitalismo. Após a pesquisa, solicite que elaborem uma charge apresentando as características do momento histórico e econômico. Aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Artes e proponha a produção de novas charges ou a releitura de outras que poderão ser apresentadas pelos alunos.  Charge é uma ilustração cômica que satiriza de forma crítica os acontecimentos sociais e políticos sendo de grande importância o conteúdo humorístico, pode ser feita à mão, o que preserva seu valor artístico, também pode ser produzida ou retocada por computador. 

3. Depois, analise os principais produtos exportados pelo Brasil de 1600 a 1900:  

 

 tabela

Imagem: Principais produtos exportados pelo Brasil (1600-1900)

Disponível em: http://www.geografiaparatodos.com.br/img/terrsoc_cap9_clip_image008.png

Acesso em: 13 de abril de 2012 

 

       Comparando a imagem da Evolução Esquemática da Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e a tabela com os Principais Produtos Exportados pelo Brasil (1600-1900). Reflita com os alunos sobre:

  • Que produtos foram mais exportados até o final do século XIX?
  • Que mudanças ocorreram na exportação das commodities brasileiras em meados do século XX?
  • Como caracterizar o Brasil na Divisão Internacional do Trabalho (DIT) no período apresentado?      

 

4. Acessem no endereço web http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1846&refr=608 o link Evolução anual das exportações brasileiras por fator agregado de 1964 em diante que apresenta um gráfico com as exportações brasileiras por fator agregado. Solicite que comparem os dados do gráfico e o da tabela anterior e elaborem um gráfico unindo os dois dados, faz-se necessário elaborar uma analise dos dados. Sugere-se que elabore o gráfico em programa próprio no laboratório de informática ou tablet, faz-se necessário elaborar uma análise dos dados, no dia combinado os grupos apresentarão para a turma as analises realizadas. 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Informática para a produção dos gráficos e com História para a contextualização dos fatores políticos e sociais que interferiram diretamente na produção econômica. 

 

TERCEIRA AULA

 

1. Organize a turma em grupo de até quatro alunos. Depois, sugira a leitura do fragmento da entrevista Não tem mais centro e periferia, concedida a Folha.com pela economista Maria da Conceição, reportagem de Cláudia Antunes em 12 de setembro de 2010.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/797136-nao-tem-mais-centro-e-periferia-afirma-maria-da-conceicao.shtml

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Utilize a dinâmica de leitura do texto O que diz a realidade?

a. O professor solicita a um aluno que destaque uma informação que considere importante no texto;

b. O professor solicita a um segundo aluno que diga se a informação destacada pelo colega corresponde ou não a fatos da realidade e por quê.

Observações

a. A dinâmica poderá ter continuidade com o destaque, por outro aluno, de uma outra informação que considere importante;

b. Professor e alunos poderão comentar a experiência, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

RANGEL, M. Dinâmica de leitura para a sala de aula. 16.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1990, p.68

 

2. Após a leitura solicite que em grupo conversem sobre as seguintes questões:

Analise a interferência da China na organização da DIT;

Qual a posição de Tavares em relação ao déficit na balança de pagamentos;

Como a economista analisa a exportação das commodities brasileira atualmente; 

Como o Brasil está classificado na DIT;

Qual a mudança radical ocorrida na DIT segundo Tavares;

Que fatores dão vantagem para o Brasil competir no mercado internacional;

Qual o principal fator que favorece a distribuição de determinadas indústrias pelo planeta;

Qual a relação entre os países com a nova DIT.

 

3. Utilizando o laboratório de informática ou o tablet, solicite aos alunos que acessem os links sugeridos abaixo. Os mesmos tratam de dois trabalhos sobre  DIT desenvolvidos por alunos do Ensino Médio , o que pode contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o tema em questão.   

Divisão Internacional do Trabalho

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=EHdcwsrZtq8

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Geoparódia

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iBDs0eNzbCQ&feature=related

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

3. Á partir das leituras e pesquisas realizadas solicite aos alunos que para socialização da pesquisa elaborem um mapa conceitual apresentando as relações estabelecidas e as consequências da DIT para os diferentes países. "Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino [...]"  (Disponível em: http://popnews.wordpress.com/2007/08/22/como-fazer-mapas-conceituais/ Acesso em: 23 de julho 2012). Após a elaboração do mapa conceitual organize  um momento para que o grupo apresente sua produção, é interessante que, durante as apresentações, os outros grupos alterem o mapa conceitual produzido, tal atividade contribui para ampliar as conexões que vão sendo estabelecidas. 

 

mapa conceitual 

Imagem: Mapa Conceitual

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-JmZaFSHYwDg/T3ipCisNr9I/AAAAAAAAAIc/8VbtQYFRSsU/s1600/mapas.jpg

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Professor(a), identifique se na organização e apresentação do mapa conceitual a problematização foi respondida: O que é a DIT?; Como se organiza a DIT?,  Quais são as consequências DIT para os países diante do novo cenário global? e se as hipóteses foram comprovadas ou refutadas. Se necessário, amplie as discussões para que os alunos possam compreender o assunto proposto. 

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Avaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no Ensino Médio

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Pesquisas escolares, Projetos colaborativos e o uso de novas tecnologias na educação

Disponível em: http://saberemrede.wordpress.com/2006/01/30/pesquisas-escolares-projetos-colaborativos-e-o-uso-de-novas-tecnologias-na-educacao/

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Mapas Conceituais 

Disponível em: http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=642

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Mapas conceituais como instrumentos didáticos.

Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Sugestão de leitura e pesquisa para o aluno(a):

 

Pesquisa na Escola...

Disponível em: http://opatifundio.com/glossolalia/?p=263

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

A charge

Disponível em: http://www.reinaldoferreira.com.br/charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

 

O que é uma charge?

Disponível em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

 

O que é uma charge?

Disponível em: http://boaspiadas.blogspot.com.br/2007/03/o-que-e-uma-charge.html

Acesso em: 25 de julho de 2012

 

Os países e a economia mundial

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/divisao-internacional-do-trabalho-os-paises-e-a-economia-mundial.jhtm

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Divisão internacional do trabalho

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/divisao-internacional-trabalho-dit.htm

Acesso em: 13 de abril de 2012

 

Comércio na divisão internacional do trabalho

Disponível em: http://www.algosobre.com.br/geografia/comercio-na-divisao-internacional-do-trabalho-dit-o.html

Acesso em: 13 de abril de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  1.  A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. A capacidade de reconhecer o processo de implantação da Divisão Internacional do Trabalho;
  3. A possibilidade de compreender os conceitos que envolvem a organização do espaço geográfico;
  4. O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilite a sensibilização para a observação e análise das questões relativas à organização do espaço mundial;  
  5. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo dos fatores sociais que constituem o espaço geográfico.
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