22/05/2012
ROSÂNGELA MENTA MELLO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
• Identificar alguns aspectos históricos do basquetebol desde sua origem, sua evolução e modificação das regras ao passar do tempo;
• Conhecer as regras atuais do basquetebol aprovadas pelo Comitê Central FIBA em 2010;
• Vivenciar a prática dos fundamentos do basquetebol;
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.
1. Atletismo | 5. Basquetebol | 9. Ciclismo |
2. Futsal | 6. Ginástica Rítmica | 10. Handebol |
3. Judô | 7. Natação | 11. Taekwondo |
4. Tênis de Mesa | 8. Voleibol | 12. Xadrez |
- Identifique os "personagens" nas imagens 01 e 02 e relate a relação deles com o basquetebol; |
- Esclareça a relação entre um cesto de pêssegos na imagem 03 e um aro com rede na imagem 04; |
- Aponte as principais diferenças entre as duas bolas (imagem 05 e 06) e seu contexto histórico; |
- Justifique as diferenças entre a imagem 07 onde o garrafão é em forma de trapézio e na imagem 08 o garrafão é um retângulo; |
- Descreva as mudanças em relação entre as imagens 09 e10. |
Dicas importantes:
O
Google Docs possibilita o compartilhamento do documento com até 200 pessoas incluindo leitores e colaboradores; no entanto, a publicação do seu documento garante acesso sem a necessidade de um convite. 10 pessoas podem editar e/ou visualizar a qualquer momento.
Ao trabalhar com vários colaboradores é interessante que cada um utilize uma cor para fazer suas contribuições, dessa forma cada um saberá o que foi inserido, alterado ou excluído.
|
|
DIAS, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 02/04/2012 |
Título: TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2 Ficha Técnica:
Objetivo: conhecer e vivenciar o basquetebol, suas características e regras básicas; Aprender e desenvolver os fundamentos técnicos do basquetebol para uma prática autônoma e permanente; Desenvolver o espírito de companheirismo e cooperação próprio das modalidades coletivas.
Descrição do recurso: o vídeo contempla atividades que visam, entender a origem e criação da modalidade de Basquetebol, bem como suas características (físicas, técnicas e táticas), variações (esportes que se originaram do basquetebol) e possibilidades de utilização no cotidiano (como lazer, exercício físico regular e prática competitiva).
Data de publicação: 2012-02-16
|
|||
|
|||
Parte 1 - Tamanho: 41.77Mb
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Parte 2 - Tamanho: 46.73Mb
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
|
Sugestão de vídeos:
- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)
- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!