Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Basquetebol - 24 segundos são suficientes?

 

22/05/2012

Autor e Coautor(es)
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

ROSÂNGELA MENTA MELLO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar alguns aspectos históricos do basquetebol desde sua origem, sua evolução e modificação das regras ao passar do tempo;

• Conhecer as regras atuais do basquetebol aprovadas pelo Comitê Central FIBA em 2010;

• Vivenciar a prática dos fundamentos do basquetebol;

• Problematizar sobre possíveis dificuldades encontradas na prática dos fundamentos.
Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Vamos iniciar a aula apresentando aos alunos cada momento e os assuntos que serão abordados.

 
1º Momento: iniciar contextualizando o tema Olimpíadas Escolares e pesquisar as modalidades esportivas presentes nesse evento.
 
2º Momento: aprofundar os conhecimentos no basquetebol, visando à identificação das novas regras, por meio da leitura de diversos objetos de aprendizagem.
 
3º Momento: vivenciar algumas práticas esportivas e problematizar sobre possíveis dificuldades encontradas para praticá-las e levantar possíveis adaptações para as mesmas.
 
Introdução ao conteúdo:
 
Um grande evento esportivo mobiliza mais de dois milhões de estudantes, de 40 mil escolas de 3,6 mil municípios brasileiros.
 
Você sabe qual é esse evento?
 
Contextualizando
 
Esse evento são as Olimpíadas Escolares, maior competição esportiva escolar do calendário brasileiro, que proporciona a jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos o incentivo da prática esportiva orientada. Inspirada no modelo olímpico resgata a importância das competições estudantis, promovendo a inclusão social a partir de uma prática positiva e saudável e abrindo espaço para os novos talentos.
 
Mas quais são as modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas Escolares?
 
Simulador de Badminton
 
Nesse momento será necessário o uso do laboratório de informática para que os alunos possam pesquisar especificamente sobre modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas Escolares.
 
  • Atividade 1- Explorando as modalidades
 
O primeiro passo é dividir a sala em dois grupos, nomeando-os (como, por exemplo, Grupo A e Grupo B). Após a divisão dos grupos o professor sorteia seis modalidades esportivas para o Grupo A e seis modalidades esportivas para o Grupo B. A pesquisa deverá ser realizada em um laboratório de informática, exceto nas escolas onde não houver essa possibilidade, nesse caso a sugestão é de o professor levar textos para que os alunos possam realizar suas pesquisas, ou usar a biblioteca da escola.
 
Essa pesquisa deverá contemplar as características de cada esporte, histórico, regras, entre outras informações.
 
Modalidades das  Olimpíadas Escolares :
 
1. Atletismo 5. Basquetebol 9. Ciclismo
2. Futsal 6. Ginástica Rítmica 10. Handebol
3. Judô 7. Natação 11. Taekwondo
4. Tênis de Mesa 8. Voleibol 12. Xadrez
 
Apresentação da Atividade - Jornal Mural
 
Propor aos alunos (Grupo A e Grupo B) a construção de um Jornal Mural com a finalidade de informar a todos na escola/colégio de maneira clara e objetiva sobre as modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas Escolares, cada grupo ficará responsável em pesquisar e escrever sobre as modalidades sorteadas. 
 
Para elaboração do Jornal Mural sugerimos a leitura do artigo "O jornal mural na escola". Disponível em: http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/mural.pdf acessado em: 21/05/2012
 
 
24 segundos são suficientes para quê?
 
Essa é a questão inicial, que até o momento não foi respondida. Pois para respondê-la é necessário aprofundar os conhecimentos em uma modalidade específica das Olimpíadas Escolares, o basquetebol.
 
Nos dias atuais, o jogo de basquetebol está mais dinâmico, necessitando, com mais premência, de decisões rápidas diante das ações dos adversários, exigindo novas metodologias para o treinamento físico e inovações para o treinamento técnico-tático, além de outros fatores pertinentes ao treinamento, como aspectos psicológicos.
 
Para isso em 2010 o Comitê Central da Federação Internacional de Basketball (FIBA), estabeleceu as novas regras do basquete. Com objetivo de unificação das diferentes regras existentes em todo o mundo. Para os campeonatos de nível médio, o tempo de regulamentação é a partir de 2012, após os Jogos Olímpicos de Londres.
 
Mas o que realmente mudou?
 
 
Aprofundando nossos conhecimentos
 
  • Atividade 2 – Leitura de Imagens
 
Para responder a questão acima, os alunos deverão pesquisar as primeiras regras do basquetebol e também as novas regras do basquete. Após essa pesquisa os alunos devem identificar e comparar as imagens abaixo, apontar e justificar quais são as diferenças existentes entre elas e quais são os personagens que fizeram e fazem parte de sua história.
 
Sugestão para o Professor:
 
O auxílio de imagens é de grande valia para os que estão se inserindo no âmbito escolar, tendo em vista que as pessoas, ainda na idade infantil, são introduzidas na sociedade a partir de leituras visuais (de mundo), para, a partir delas, dar início às textuais.
 
Para isso sugerimos a leitura do artigo - Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos, que apresenta uma discussão sobre gêneros visuais no desenvolvimento da competência textual com o auxílio de imagens.
 
BETTIO, Maíra Althoff De. Leitura de Imagens como Facilitadora para Interpretação de Textos. Disponível em: http://www.infoescola.com/pedagogia/leitura-de-imagens-como-facilitadora-para-interpretacao-de-textos/ acessado em: 01/04/2012
 
Obs: as imagens podem ser visualizadas no laboratório de informática, em televisores com entrada USB ou mesmo impressos em papel.
 
Sugestão de roteiro para as imagens:
 
- Identifique os "personagens" nas imagens 01 e 02 e relate a relação deles com o basquetebol;
- Esclareça a relação entre um cesto de pêssegos na imagem 03 e um aro com rede na imagem 04;
- Aponte as principais diferenças entre as duas bolas (imagem 05 e 06) e seu contexto histórico;
- Justifique as diferenças entre a imagem 07 onde o garrafão é em forma de trapézio e na imagem 08 o garrafão é um retângulo;
- Descreva as mudanças em relação entre as imagens 09 e10.
 
Após a visualização os alunos deverão responder o roteiro com questões referentes às imagens apresentadas. As respostas devem ser registradas no caderno de cada aluno e posteriormente no Google Docs.
 

Imagem 01

James Naismith

Imagem 02

Oscar Schmidt

 Disponível em: http://www.basketmg.com.br/wp-content/uploads/www.avizora.com_.jpg acessado em: 08/05/2012

 Disponível em: http://www.canalolimpico.com.br/wp-content/uploads/2011/06/oscar-schmidt.jpg acessado em: 08/05/2012 

Imagem 3

Cesta antigo

Imagem 04

Cesta de basquetebol

Disponível em: http://coach-cle.blogspot.com.br/2010/09/o-basquetebol-e-suas-caracteristicas.html acessado em: 08/05/2012 Disponível em: http://www.cestadebasquete.com.br/img/fotos/foto01.jpg acessado em: 08/05/2012I

Imagem 05

Bola antiga

Imagem 06

Bola nova

 Disponível em: http://www.basketmg.com.br/wp-content/uploads/early_basketball.jpg acessado em: 08/05/2012  
Disponível em: http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/a-historia-oficial-do-basquete.jpg acessado em: 08/05/2012 

Imagem 07

Quadra antiga

Imagem 08

Quadra atual

 Disponível em: http://e8.img.v4.skyrock.net/e85/dmma22/pics/2709732124_small_2.jpg acessado em: 08/05/2012 Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php acessado em: 08/05/2012

Imagem 09

Imagem de James Naishimit

Imagem 10

Tiago Splitter

Disponível em: http://basketshow.com.br/a-historia-do-basquetebol-o-comeco/ acessado em: 08/05/2012

Disponível em: http://www.lancenet.com.br/minuto/Spurs-Jazz-vitoria-avancar-playoffs_0_695330473.html acessado em: 08/05/2012

 
Professor, após a leitura das imagens contextualizar com seus alunos sobre esse esporte especificamente,  pois anteriormente os alunos pesquisaram as modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas Escolares, mas entre elas o Basquetebol foi o esporte que sofreu a maior reformulação nas regras.
 
Com objetivo visar uma regulamentação única para todos os países, foi aprovado em abril de 2010 pelo Comitê Central da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), mudanças nas regras o basquetebol. Essas mudanças tornam ainda mais importante à discussão do tema, para que alunos possam compreender e praticar essa modalidade respeitando as novas regras.
 
 
- Novas Regras do Basquetebol disponíveis em: http://www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp acessado em: 02/04/2012
 
Desenvolvimento da atividade: após a apresentação das imagens os alunos deverão dentro de seus grupos (de preferência o mesmo grupo inicial), discutir e analisar as situações apresentadas referentes ao roteiro.
 
 
Sugestão de sites para pesquisa:
 
- Confederação Brasileira de Basquetebol – Conheça o Basquete. Disponível em: www.cbb.com.br/conheca_o_basquete.asp acessado em: 02/04/2012
 
- NBA Brasil – História do Basquete. Disponível em: www.nba.com/brasil/historia_do_basquete.html acessado em: 02/04/2012 
 
- Portal São Francisco - Basquete: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/basquete.php acessado em: 02/04/2012
 
- Esportes.br101.org – Operador de 24 segundos. Disponível em:  http://esportes.br101.org/basquete/regras-basquete/vinte-quatro-segundos.html acessado em: 02/04/2012
 
- Liga Nacional de Basquete – 24 segundos. Disponível em: http://lnb.com.br/territorio/novas-regras-entram-em-quadra-no-proximo-nbb/ acessado em: 02/04/2012
 
- Wikipédia - Oscar Schmidt. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Schmidt acessado em: 02/04/2012  
 
 
Simulador de Badminton
 
No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs. Caso a escola não ofereça laboratório de informática, o professor pode sugerir que as respostas sejam registradas no caderno de cada aluno.
 
  • Texto de apoio: "Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs" - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
 
Google Docs
Dicas importantes: 
 
O Google Docs possibilita o compartilhamento do documento com até 200 pessoas incluindo leitores e colaboradores; no entanto, a publicação do seu documento garante acesso sem a necessidade de um convite. 10 pessoas podem editar e/ou visualizar a qualquer momento.
 
Ao trabalhar com vários colaboradores é interessante que cada um utilize uma cor para fazer suas contribuições, dessa forma cada um saberá o que foi inserido, alterado ou excluído. 
DIAS, Juliana Souza. Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs. Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR acessado em: 02/04/2012
 
 
Vídeos
 
  • Atividade 3 – Leitura de Vídeos
 
De acordo com José Manuel Moran, o uso do Vídeo como conteúdo de ensino mostra determinado assunto, de forma direta ou indireta. De forma direta, quando informa sobre um tema específico orientando a sua interpretação. De forma indireta, quando mostra um tema, permitindo abordagens múltiplas, interdisciplinares.
 
Veja o artigo disponível na íntegra em: 
 
• MORAN, José Manual.  O vídeo na sala de aula. Disponível em:  http://www.eca.usp.br/prof/moran/vidsal.htm acessado em 01/04/2012
 
Para que os alunos possam fazer essa leitura, a sugestão é a apresentação das duas partes do vídeo “TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2”, que poderá ser assistido na TV da escola, no laboratório de informática, no multimídia, ou outros meios que permitam a visualização do vídeo.
 
 
Análise em conjunto
 
1. Assistir as duas partes do vídeo  “TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2”.
2. Reprisar o vídeo, colocando somente as cenas marcantes e pausar para discussão após cada uma.
3. Solicitar que os estudantes anotem as observações importantes.
4. Nesse momento o Professor atua como moderador nas discussões, seu posicionamento deverá ser colocado no final das discussões para que todos tenham liberdade de argumentar.
 
Nesta metodologia o professor exibe as cenas mais importantes e as comenta junto com os alunos, a partir do que estes destacam ou perguntam. É uma  conversa sobre o vídeo, com o professor como moderador. O professor não deve se o primeiro a dar a sua opinião, principalmente em matérias controvertidas, nem monopolizar a discussão, mas tampouco deve ficar em cima do muro. Deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser
(modelo real).
 
Sugestão de roteiro para analise dos vídeos:
 
- Comente sobre como se deu a criação do basquete;
- Como é composta uma equipe de Handebol (quadra, jogadores, tempo de duração do jogo);
- Qual o objetivo de basquetebol e como são dispostas as linhas na quadra;
- Cite as posições básicas do basquete;
- Quais os benefícios do basquetebol para o corpo;
- Comente por que o basquete é considerado um jogo anaeróbio.
 

Título: TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e 2

Ficha Técnica:

 

Objetivo: conhecer e vivenciar o basquetebol, suas características e regras básicas; Aprender e desenvolver os fundamentos técnicos do basquetebol para uma prática autônoma e permanente; Desenvolver o espírito de companheirismo e cooperação próprio das modalidades coletivas.
 
Descrição do recurso: o vídeo contempla atividades que visam, entender a origem e criação da modalidade de Basquetebol, bem como suas características (físicas, técnicas e táticas), variações (esportes que se originaram do basquetebol) e possibilidades de utilização no cotidiano (como lazer, exercício físico regular e prática competitiva).  
Data de publicação: 2012-02-16

 

TV Escola - Série Atividade - Basquetebol Tv Escola - Basquetebol
 
 
Parte 1 - Tamanho: 41.77Mb
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
 
 
Parte 2 - Tamanho: 46.73Mb
• Disponível em: Ensino Fundamental Final: Educação Física: Vídeos
 
 
 
Atividades Práticas
 
  • Atividade 4 – Vivencia dos fundamentos do Basquetebol
 
Para a realização das atividades/vivencias práticas é necessário a leitura do Guia do Professor referente aos vídeos TV Escola - Série Atividade - Basquetebol - parte 1 e parte 2, que estão anexados juntos com os vídeos para  download.
 
Realizar as cinco aulas listadas abaixo e propostas nos textos da TV Escola:
 
Aula 1 – domínio de corpo, empunhadura e manejo de bola;
Aula 2 – os passes do basquetebol:
Aula 3 – os arremessos do basquetebol;
Aula 4 – bandeja e rebote;
Aula 5 – utilização dos fundamentos em situações de jogo.
 
Sugestão: ao final das atividades práticas, problematizar sobre possíveis dificuldades encontradas na prática dos fundamentos e levantar possíveis adaptações as mesmas a fim de torná-las mais acessíveis e menos excludentes para a aula.
 
aplicação da realidade
 
Após realizar as atividades na quadra ou no pátio, que tal sentar com os alunos e propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre a evolução do basquetebol, bem como as atividades de leitura de diferentes objetos de aprendizagem como as imagens e os vídeos.
 
Para finalizar esse debate peça aos alunos que relatem como foi vivenciar alguns fundamentos desse esporte. Esse momento é muito importante, pois através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos, principalmente ao retomar as perguntas iniciais:  “Mas o que realmente mudou"? "24 segundos são suficientes para quê"?
 
Realizado o fechamento do Jornal Mural, cada equipe deve apresentá-lo de forma expositiva para a turma e para o professor. Discursando sobre as modalidades das olimpíadas Escolares pesquisadas, levantando suas principais características. Devem deixar um espaço aberto para questionamentos dos outros alunos e também do professor. Após a apresentação a sugestão é expor o trabalho final no mural da escola/colégio. Durante essa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados com todos os alunos, tem como o professor avaliar e retomar algum assunto que ficou com dúvidas para alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.
Recursos Complementares
Sugestão de sites para pesquisa:
 
  • Confederação Brasileira de Atletismo. Disponível em: www.cbat.org.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Badminton. Disponível em: www.badminton.org.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Basquete. Disponível em: www.cbb.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Ciclismo. Disponível em: www.cbc.esp.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Futsal. Disponível em: www.cbfs.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Ginástica. Disponível em: www.cbginastica.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Handebol. Disponível em: www.brasilhandebol.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Judô. Disponível em: www.cbj.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Lutas. Disponível em: www.cbla.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Natação. Disponível em: www.cbda.org.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Taekwondo. Disponível em: www.cbtkd.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Disponível em: www.cbtm.org.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Vôlei. Disponível em: www.cbv.com.br acessado em: 02/04/2012
  •  
  • Confederação Brasileira de Xadrez. Disponível em: www.cbx.org.br acessado em: 02/04/2012

 

Sugestão de vídeos:

Avaliação

- A avaliação deve se caracterizar como um processo contínuo, permanente e cumulativo, tal qual preconiza a LDB no 9394/96, em que o professor organizará e reorganizará o seu trabalho. (Fonte: Diretriz Curricular de Educação Física do Paraná, pg.77)

- Para a avaliação dessa aula pode-se utilizar alguns instrumentos de avaliação de acordo com cada atividade proposta.

- Acompanhamento do desenvolvimento de cada aluno, sua participação no debate, as dúvidas ou respostas dos mesmos.
 
- Apresentação dos trabalhos, o desenvolvimento de cada grupo, a organização, a forma de apresentação individual e coletiva.
 
- Durante as atividades práticas verificar as dinâmicas de criação de jogos, a socialização bem como a participação e a contribuição no desenvolvimento de algumas atividades em grupo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.