Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA POPULAR BRASILEIRA - O Choro

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosangela Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Identificar os elementos musicais que caracterizam o Choro.

Conhecer os principais músicos, instrumentistas, cantores e compositores destes ritmos e sua contribuição para a formação da música brasileira.

Desenvolver o espírito investigativo, pesquisando sobre grupos de choro da sua cidade.

Conhecer as diversas formas de expressão de um tema ou ideia contextualizando as diversas áreas de arte.

Duração das atividades
5 a 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 A contribuição dos povos europeus, indígena e africano na música brasileira e noções básicas sobre os instrumentos utilizados na música brasileira.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

 

A combinação dos ritmos e elementos musicais dos povos indígena, europeu e africano propiciou o surgimento dos primeiros ritmos brasileiros como a polca lundu, polca brasileira, o tango brasileiro, o maxixe que contribuíram para o surgimento do Choro.  

 

Professor comente com seus estudantes:

  • Vocês já ouviram Choro?
  • Alguém já ouviu, por exemplo, a música “Brasileirinho”? (Comente sobre a apresentação da ginasta Daiane dos Santos que utilizou esta música em sua apresentação) Esta música pertence ao gênero musical chamado Choro.

 

Vamos assistir duas apresentações:

 

 

Em seguida o professor definirá o Choro (Professor veja mais sobre este conteúdo em recursos complementares)

 

O Choro originalmente era uma maneira “abrasileirada” de tocar as danças europeias trazidas pela Família Real em 1808, como valsa, polca, schotisch, quadrilha e outros. Os grupos musicais que tocavam estes estilos chamavam-se Chorões. Pixinguinha com sua forma de tocar, arranjar e orquestrar fez com que o Choro passasse de uma forma de tocar para um gênero musical. É importante salientar que continuam existindo grupos musicais tocando Choro nos dias atuais. 

 

A roda de Choro.  

 

A Roda de Choro consiste em um grupo de instrumentistas reunidos em círculo, onde todos interagem tocando em conjunto. Os músicos pertencem a diversas faixas etárias, classes sociais, porém estas diferenças desaparecem nestes encontros musicais. Uma das características da Roda de Choro é a liberdade musical para se fazer improvisos criativos e acompanhamentos de alto nível. Essa liberdade possui várias denominações como “ginga”, “sotaque”, “malícia” variando de acordo com diferentes autores.

Apresente esta imagem dos instrumentos musicais mais tradicionais do Choro como: cavaquinho, flauta transversal, pandeiro, violão de 6 e 7 cordas. 

INSTRUMENTOS MUSICAIS DO CHORO

FONTE: ARTE VIOLONISTA. Instrumentos musicais do choro. Disponível em: http://recantodochorinho.50webs.com/imagens/Instrumentos_choro.jpg acesso em 04/04/2012

 

Descrição da Imagem de alguns instrumentos utilizados no CHORO, da esquerda para a direita:

  • violão de 7 cordas,

  • violão de 6 cordas,

  • bandolim,

  • flauta transversal,

  • cavaquinho,

  • pandeiro.

 

ATIVIDADE 1

 

Será apresentado o vídeo sobre Chorinho (Brasilidade) que está abaixo. Oriente o aluno para que ele preste atenção nos depoimentos a fim de anotar o que ele achou mais relevante na história do Choro. Peça também para eles anotarem os instrumentos musicais. Se for necessário passe o vídeo mais de uma vez.

  

 Chorinho [Brasilidade]

 

 

  • Objetivo:  Investigar sobre as origens do chorinho

  • Descrição: Apresenta vídeo sobre o chorinho e suas origens. Gênero tipicamente brasileiro, o chorinho foi originado do improviso, da maneira própria dos artistas brasileiros de tocar os ritmos vindos da Europa, como a polca, por exemplo. O vídeo apresenta o depoimento de vários artistas e estudiosos do tema

  • Duração: 4 min, 30s.

  • Autor: TV Câmara

  • Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29048

 

Agora que vimos alguns depoimentos sobre o Choro, produza um texto comentando e apontando pontos importantes que você considerou na fala dos entrevistados e liste o nome dos instrumentos musicais que você identificou. Após, reúna-se em grupo e compare as anotações realizando um pequeno debate sobre o tema.

 

ATIVIDADE 2

 

Dividir a turma em 6  grupos e propor uma pesquisa sobre a vida e obra dos principais músicos do Choro, para ser apresentada à turma utilizando recursos multimídia com vídeos e áudios.

Grupo 1 : pesquisa sobre  a vida e obra de  Chiquinha Gonzaga.

Grupo 2:  Pesquisa sobre a vid e obra de Ernesto Nazareth.

Grupo 3: Pesquisa sobre a vida e obra de Pixinguinha.

Grupo 4: Pesquisa sobre a vida e obra de Jacob do Bandolim.

Grupo 5: Pesquisa sobre a vida e obra de Waldir Azevedo

Grupo 6: Pesquisa sobre músicos da atualidade que tocam Choro: Joel Nascimento, Luciana Rabello, Paulinho da Viola, etc

(Se houver grupos de Choro em sua cidade, a pesquisa número 6 poderá ser sobre eles, ou ainda, num outro momento, levar a turma para assistir a este grupo de choro da cidade ou convidá-los para se apresentarem em sua escola, a fim de que os alunos também valorizem os artistas locais.)

 

Sites para auxiliar na pesquisa sobre o tema:

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade tem por objetivo fazer relação com outras áreas artísticas, no caso as artes visuais, para que o aluno perceba que a arte pode se manifestar em diversas formas de expressão sobre um mesmo tema.

  

Pesquisar obras de arte que representam o Choro.

 

Para esta pesquisa, o professor levará os alunos para o laboratório de informática para abrirem o site Google-imagens, partindo do nome do artista. Surgirão diversas imagens das obras e os alunos poderão escolher as que representam o Choro. Pode-se ainda pedir que o aluno pesquise  e escolha a sua imagem do seu computador em casa, se não houver laboratório de informática em sua escola. Quando ele escolher a imagem irá imprimi-la para poder reproduzir. Esta reprodução pode ser feita no papel de seda, carbono ou a olho nu, segundo opção do aluno.

 Vamos fazer uma reprodução de uma destas obras estudadas num tamanho A4 em papel cartão, ou num papel tipo canson colado numa superfície mais dura (papelão). Em seguida, corta-se a imagem em diversas partes de mesmo tamanho compondo um quebra-cabeça. Este trabalho pode ser realizado em dupla ou trio, após fazerem a obra e dividi-la, trocar com a outra equipe para que eles possam montar o quebra-cabeça e identificar a obra.

Sugestão de artistas para serem pesquisados: Candido Portinari, Carybé, Heitor dos Prazeres.

Recursos Complementares

 Para melhor fundamentar a história do Choro e dos principais músicos deste gênero, deixaremos referências bibliográficas que poderão auxiliar o professor:

  1. CAZES, Henrique. Choro: Do Quintal ao Municipal. 4ª edição, Ed.34, São Paulo, 2010.

  2. DINIZ, André. Almanaque do Choro: A História do chorinho, o que ouvir, o que ler, onde curtir. Ed. Zahar. Rio de Janeiro, 2008.

  3. DINIZ, Edinha. Chiquinha Gonzaga :uma história de vida. 3ª edição. Rio de Janeiro. Ed. Rosa dos Tempos, 1999.

  4. DREYFUS, Dominique e outros. Raízes Musicais do Brasil, Sesc Rio de Janeiro, 2005.

Avaliação

 Será avaliado o processo de produção e desenvolvimento das atividades propostas, bem como o resultado final.

 

Instrumentos de avaliação

Avaliação escrita (individual) produção de texto dissertativo.( atividade 1)

Pesquisa e apresentação  utilizando recursos de multimídia.( avaliação em grupo) – resultados da atividade 2.

Atividade de desenho e montagem de quebra-cabeça ( produção em grupo)

 

Critérios de Avaliação

Identificar os instrumentos musicais do Choro e compreender o processo de formação do choro brasileiro.

Capacidade de organizar dados para apresentação em multimídia.

Conhecer os principais músicos e compositores de Choro, inclusive os da atualidade.

  • Capacidade de organizar informações e desenvoltura na apresentação para a turma.

  • Capacidade de expressão de suas ideias por meio do desenho, relacionando com a realidade da cultura brasileira na atualidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.